Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Gláucia 14/09/2021

Apesar de esperar um "passo a passo" para encontrar o Ikigai, adorei que não há isso, porque não tem como fazer um "passo a passo" de algo que é relativo, o que importa para mim pode não ser o mesmo que importa para você.
A longevidade é o assunto mais recorrente no livro; e ler os depoimentos dos centenários me encantou, não por eles viverem tanto mas sim pela simplicidade. Viver um dia por vez, fazendo o seu melhor no momento, no seu ritmo e não numa frenesi que a sociedade "impôs".

Gio 11/10/2021

Ótimas lições
Gostei muito do livro e de conhecer mais sobre a cultura dos japoneses, tirei ótimas lições, algumas são bem comuns pra gente, mas é interessante saber como eles aplicam. Já estou praticando ??

Helaine 14/10/2021

Leve e com boas lições para a vida
É uma leitura bastante interessante e que realmente nos leva a pensar sobre qual o nosso ikigai, o que é que nos move todos os dias e dá sentido à nossa vida. A leitura fica um pouco cansativa em algumas partes (como o passo a passo de movimentos de ioga e tai chi, por exemplo), mas no geral é uma experiência bastante enriquecedora, além de ter várias curiosidades e o encanto de depoimentos de pessoas acima dos 100 anos. Recomendo a leitura.

Gabi Santos 25/10/2021

Reaprendendo a viver..
O IKIGAI pode ser descrito com uma atividade que reúna o que amamos com o que a sociedade pode estar precisando e pode nos pagar para fazer e aquilo em que somos bons fazendo. É o alinhamento da nossa missão, vocação, paixão e profissão, de acordo com o diagrama de Marc Winn. O IKIGAI é mais do que uma profissão ou um propósito, ele é um modo de vida que vai desde você dormir as horas que seu corpo precisa e manter uma alimentação balanceada, até manter seu corpo ativo e praticar meditações. Viver de acordo com o seu IKIGAI muitas vezes é reaprender a viver, saindo um pouco dos excessos que a vida de hoje possui para a simplicidade de cultivar poucas e boas amizades.

Luiza 27/10/2021

Inspirador para mim
Você já ouviu falar em Ikigai? Eu nunca tinha ouvido falar quando ganhei o livro "Ikigai" de uma antiga líder minha em um momento que eu estava meio perdida, confusa sobre os caminhos que eu deveria seguir.

A princípio o livro parece ser sobre os segredos dos japoneses para ter uma vida longa, mas é muito mais que isso. A verdadeira questão que o livro aborda é o nosso propósito, o que nos faz ter disposição para viver aquele dia que se inicia. Segundo o livro, Ikigai significa "a felicidade de estar sempre ocupado". Interessante, né?

(página 19)
"O ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente para chegar até o mais profundo de nosso ser e encontrá-lo. De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários do mundo, ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã."

Esse não é um livro muito profundo, ele parte de entrevistas feitas com os moradores centenários de Okinawa e reúne sabedorias interessantes para quem quer alcançar uma melhor qualidade de vida.

Os japoneses entrevistados falam sobre princípios que melhoram a produtividade, como manter a mente ocupada, como tornar mais fortes os vínculos em comunidade, exercícios físicos rotineiros, maneiras de se alimentar, a importância de se celebrar as pequenas coisas e como fazem para lidar com o estresse e a ansiedade.

O livro se encerra com as 10 leis do ikigai:
Mantenha-se sempre ativo
Tenha calma
Não coma até se encher
Rodeie-se de bons amigos
Coloque-se em forma para o próximo aniversário
Sorria
Reconecte-se com a natureza
Agradeça
Viva o momento
Siga seu ikigai

(página 190)
"Uma vez que tenha encontrado seu ikigai, trate de segui-lo e alimentá-lo todos os dias para dar sentido à sua existência. No momento em que você adota a sua vida de significado,a tarefa mais rotineira se converte em um feliz fluir, como o calígrafo diante de sua tela ou o cozinheiro que, meio século depois, continua preparando com amor o sushi para seus comensais."

Adriana.Karimi 14/12/2021

Qual o seu Ikigai?
Sempre tive vontade de conhecer melhor a cultura japonesa. Entender a disciplina, disposição, bem como a vitalidade desse povo. Não só ter uma vida longa, mas longa ativa, independente e produtiva.
Invertemos os valores. Na Revolução Industrial foi feito um grande marketing para convencer que comer um feijao enlatado era bom. Hoje quando nós é pedido para retirar os produtos industrializados questionamos o que vamos comer então? Questionamos o colega que se empenha e faz sua própria comida.
Ikigai é um livro de desenvolvimento pessoal. O conhecimento nos traz uma reflexão. E isso é a chave da vida.
Esse livro traz essas reflexões. Qual é o sentido da vida? O que te faz acordar de manhã? Qual o seu Ikigai?

Belisa.Mitsuse 28/12/2021

Ikigai
Leitura leve e simples. A melhor parte é a descrição da forma de vida dos moradores da ilha do Japão com maior número de centenários. Estilo de vida.

Luciane 03/01/2022

Livro rápido para ler, sobre maneiras de obter longevidade, onde os autores pesquisaram na localidade de Okinawa, no Japão, lugar esse considerado uma das zonas azuis.

Bianca.Marinelli 08/01/2022

Uma vida com mais sentido
O livro nos inspira a ter uma vida com mais sentido e dá diversas dicas de hábitos saudáveis para alcançarmos a longevidade. Para alguns, tais dicas podem parecer óbvias, mas acredito que com boas explicações e com exemplos de pessoas para nos inspirarmos se torna muito mais fácil mudar nosso estilo de vida.

Ane Elyse Fernandes 09/01/2022

Há algum tempo venho buscando leituras que me instiguem a entender melhor o que quero e qual é o meu propósito. Nesse processo, indicaram esse livro e li um pouco a respeito do Ikigai. É um conceito e uma proposta muito interessante e por isso, comprei o livro, com intuito de saber mais a respeito. Infelizmente, a leitura não foi como eu gostaria e acredito que, os autores pecaram de certa forma em discutir e aprender, de forma mais explícita o que é o Ikigai, por exemplo. Muitas vezes senti que, ao contar as histórias dos supercentenários e centenários, eles usavam a palavra sem expressar exatamente o que é e o que isso significava para cada um.
Eu entendo que não há como construir, de fato, um manual de como alcançar o ikigai, porque vejo que é um processo individual e pautado na busca por autoconhecimento. Mas, é interessante ver que um livro que leva no título essa palavra, pouco aborda a respeito. Na verdade, a narrativa é autocentrada nas discussões sobre o segredo dos japoneses na promoção de um envelhecimento saudável e que foca no bem estar. É algo interessante e vale a leitura, sabe? Só aconselho a não se criar tantas expectativas em relação a se encontrar ou entender, de fato, a respeito do ikigai durante. Em todo caso, vale a leitura e é algo que nos faz refletir sobre como estamos vivendo e como queremos seguir, daqui para frente, de forma consciente, saudável e prezando pelo bem estar.

aaa 15/01/2022

Foi uma leitura boa e não me arrependo, mas não foi exatamente como eu esperava.
Pude conhecer mais sobre a cultura oriental (com foco quase total na japonesa).
Aprendi várias coisas com a leitura, mas em certo ponto se tornou um tanto repetitivo pra mim e acabei terminando a leitura de forma arrastada, porém é um livro que vale a pena ler.

Amanda 18/01/2022

Conceitos interessantes
Os conceitos trazidos são bem interessantes! O autor traz exemplos deles aplicados principalmente na cultura japonesa. Gostei de saber algumas curiosidades da cultura japonesa mas parece que alguns assuntos ficaram superficiais e outro foram muito detalhados sem necessidade.

Ronaldo.Aragon 26/01/2022

Mudou minha vida
Me tornei mais saudável, mais relaxado mentalmente, concentrado, ativo fisicamente e menos ansioso. Um livro com dicas de saúde física e mental. Ótimo.

Michelle Lopes 27/01/2022

Espeverava mais
Livro bom por trazer elementos da cultura japonesa, mas esperava mais sobre o Ikigai em si. Traz muito "mais do mesmo", daquilo que já sabemos.

Carolina 29/01/2022

Leitura leve e rápida, mas nada muito aprofundado. Esperava um pouquinho mais, pois parece um compilado de ideias já bem exploradas por outros livros, como ?Antifrágil? do Taleb e ?Em busca de sentido? do Viktor Frankl.