Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Erika 07/02/2022

Uma bela e emocionante surpresa
Livro me surpreendeu, esperava menos. Me fez refletir sobre vários aspectos da vida e me emocionou.

Francisco Cabral 12/02/2022

IKIGAI
Embora antes eu apenas tenha ouvido falar de IKIGAI, foi através desse livro que tive um contato mais direto. Para minha surpresa, os autores dialogam com outras filosofias como estoicismo grego, o zen, o wabi-sabi, o conceito de flow e a logoterapia austríaca, de modo a contextualizar a busca humana por um sentido para existir. Abraçar tantos temas num livro só deve ter sido um desafio, e acho que infelizmente eles apenas tocaram superficialmente na maioria dos temas. No entanto, achei a narrativa leve e informativa, como se os autores fossem documentaristas do tema e quem lê até pode imaginar os autores caminhando por Okinawa e a comunidade Ogimi e interagindo com os locais em busca de descobrir os segredos do envelhecimento ativo de seus habitantes. É um livro que me deu insights de como ter uma vida mais saudável física e mentalmente, por isso valeu a pena a leitura. Hoje tenho um quadro com o diagrama de Marc Winn no meu escritório, de inspiração. Já comecei a modificar alguns hábitos de vida e, claro, estou buscando o meu IKIGAI.

stelindner 13/02/2022

Livro bom, fácil de ler, segue a mesma forma de escrita de livros para ?melhorar e mudar a sua vida?

Gostei muito das partes que retratam a realidade das colônias centenárias e as dicas dos velhinhos ??

Algumas dicas gerais boas.

Gabi 16/02/2022

Um guia para viver bem, feliz e por muito tempo!
Ikigai é ter um propósito para viver! Baseado nesse conceito, os autores viajam a povoados de pessoas centenárias, principalmente no Japão, em Ogimi, um povoado de Okinawa, para conhecer e compreender seus hábitos e o que os levaram a ser um povoado de pessoas tão longevas.
Com uma narrativa fluida, o livro fornece quase que um passo a passo de como adquirir hábitos que proporcionem uma melhor qualidade de vida, mais saúde, mais bem-estar e chegar à longevidade.
Um livro para ter na cabeceira e rever sempre!!

Giany.Alves 23/02/2022

Um bom livro, que acima de tudo nos relembra que práticas simples, ou as vezes a simplicidade da vida nos proporcionam uma vida mais saudável, feliz e longeva.
Alguma práticas orientais,
simples como boa alimentação, bons amigos, vida em coletividade e uma vida em ativa e em movimento, são capazes te proporcionar uma vida muito mais feliz e saudável.

karinacardoso 01/03/2022

Um bom livro para refletir
Um livro que te faz refletir alguns pontos importantes e consegue aguçar ao menos a curiosidade de pesquisar mais sobre o assunto, visto que não são aprofundados os temas listados. Porém, os autores nos dão norteadores para seguir em frente e, quem sabe, pôr em prática alguns passos.

darlla 04/03/2022

"Uma das características comuns a todos aqueles que têm um ikigai bem claro é que sua paixão persiste, aconteça o que acontecer. Mesmo quando a vida lhes apresenta um revés, quando tudo se torna obstáculo, eles nunca se rendem. Continuam lutando, não importa o que aconteça."

livro maravilhoso! só me faz admirar ainda mais a cultura japonesa ??

Mips 13/03/2022

Da série livros que podem mudar vidas
Maravilhoso, uma leitura rápida e deliciosa. Fala sobre como sermos mais saudáveis, demonstra o que centenários de um povoado do Japão fazem para viverem muito e bem. Ressalta muito a questão de viver no presente, estar presente em cada momento. Gostei muito, um livro que vai muito de encontro ao que acredito, embora nem tudo pratique, mas esse livro també me deu motivação para isso. Aprendi coisas muito interessantes que podem ajudar a impulsionar uma mudança.

Dani 20/03/2022

Curto r com dicas práticas
Achei a leitura fluida, rápida e gostei das partes em que tinha aplicações práticas. No entanto, li um pouco obrigada e fiquei entediada em algumas partes. É um livro melhor que o "Ikigai" do Ken Mogi, na minha opinião.

eduanton 24/03/2022

Interessante
O livro aborda a filosofia japonesa de encontro e vivência do propósito de vida, narra os costumes e hábitos de pessoas que vivem em uma ilha japonesa onde os habitantes passam e muito os 100 anos de vida, com saúde e ativos. Muito interessante para conhecer um pouco da cultura japonesa. Esperava um pouco mais de profundidade sobre como encontrar o próprio ikigai, mas valeu a pena!

Mori.Tudorache 25/03/2022

Eu odeio livros de auto ajuda, já iniciei vários, mas concluir sempre foi difícil, esse foi a exceção, tirando a parte do exercícios físicos, que achei maçante, o restante do livro fez muito sentido e agregou muito a minha vida, por agora teoricamente, mas espero colocar em prática em algum momento!

adrianabooks 09/05/2022

Superficial
A leitura não fluiu da forma como eu estava esperando. Pensei em abandoná-lo algumas vezes, especialmente no começo, mas consegui chegar até o fim. O livro não trás uma narrativa profunda sobre como encontrar o seu IKIGAI - propósito de vida, e entender melhor sobre esse conceito, fato esse que me fez começar a leitura. O livro aborda vários temas relacionados a cultura japonesa como, ter um bem-estar físico e mental, alimentação, exercícios, chás, como vivem em comunidade e etc. Então, eu indicaria mais para aqueles que gostam e querem conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Entretanto, ao decorrer da leitura consegui pegar alguns insights de temas que eu considero importante na minha vida como: melhorar a produtividade, focar no que é importante, viver o presente (aqui e agora), e ir em busca do que é realmente faz sentido para a minha vida.

Edson 14/06/2022

Ótimo livro
Recomendo a leitura do livro, as vezes nos sentimos perdido de alguma forma, o livro nos mostra como encontrar nosso ikigai, sentido na vida enfim, ótima leitura vale a pena.

leandrosg.bezerra 24/07/2022

Nada de novo
O livro é até bem escrito, mas não traz nada realmente novo à tona, pois parece compilar conceitos abordados por outros livros, mas sem a mesmo profundidade que os originais.
Mesmo assim você encontrará dicas úteis, que estão inclusive resumidas ao final do livro, recomendo que leia esse resumo para avaliar se quer lê-lo por inteiro