Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Amanda3913 04/01/2024

Esperava mais!
Sinceramente, esperava bem mais desse livro. A ideia inicial é abordar o ikigai, propósito de vida, o que gera uma vida longa e feliz. Porém a maior parte do livro foca em longevidade e muito pouco é aprofundado sobre a visão japonesa de propósito de vida.
Achei beeem superficial, sem base científica, apenas experiência de pesquisa pessoal dos autores na província.
Traz referências de trechos de livros conhecidos sem tecer uma ideia original sobre elas. O próprio capítulo sobre resiliência foi bem pobre em termos literários.
Enfim, deixou MUITO a desejar se comparado com outros livros de desenvolvimento pessoal.

alexsandernsantos 06/01/2024

O SEGREDO DOS CENTENÁRIOS
Este livro nos conduz a uma jornada profunda e significativa. Os autores exploram o conceito de Ikigai, que representa o propósito que dá sentido à nossa existência. Inspirado pelos habitantes de Okinawa, a ilha japonesa da longevidade, ele desvenda os segredos para uma vida plena e feliz. Com clareza e sabedoria, eles compartilham as práticas diárias dos okinawanos, desde a alimentação até a conexão com a natureza e a comunidade.

O livro nos convida a refletir sobre nossos próprios valores, paixões e habilidades, buscando o equilíbrio entre o que amamos, o que somos bons em fazer, o que o mundo precisa e o que podemos ser recompensados por fazer. Ele nos lembra que a felicidade não é um destino, mas sim uma jornada contínua de autodescoberta e crescimento.

A leitura foi essencial para o meu crescimento pessoal. Por meio dela, pude conhecer o modo de vida dos centenários e entender um pouco como foram suas jornadas para chegarem a esse ponto da vida com vitalidade. Houve menções de alguns conceitos, filosofias e práticas já conhecidos como o estoicismo, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e mentais, sono regulado, entre outros. Recomendo a leitura!

Jarbas15 06/01/2024

Simples e preciso
O livro fala sobre uma vila no Japão onde as pessoas tem facilidade em chegar aos 100 anos. Um resumo de tudo, para você ter uma vida longa: Pratique exercícios, coma pouco e saudável, esteja rodeado de amigos e tenha um propósito para acordar de manha (trabalho que goste ou hobbies) e pronto. Acho que algumas partes como ensinar movimentos do Tai chi chuan por escrito pareceu que foi apenas para encher linguiça. Mas no todo vale a pena, principalmente para sedentários ou idosos.

Asunción 14/01/2024

Ikigai- Razão de Viver ou Ser
Segundo algumas traduções, o termo ikigai pode significar "razão de viver", como um propósito. Este livro trás as experiências, rotina e hábitos de centenários da ilha japonesa de Okinawa, que contribuem para uma vida longeva e para a saúde mental e do corpo.
Esse livro me ajudou muito a lidar com a ansiedade, recomendo muito.

Pedro1769 18/01/2024

Interessante, mas raso
O livro é de fácil e agradável leitura. Os autores passam por diversos aspectos da cultura japonesa. Considerei o livro raso porque os autores citam muitos conceitos e fazem breves comentários apenas. Não é uma crítica, apenas um comentário. O livro é atrativo ao nós trazer e mostrar o que as pessoas mais velhas do mundo fazem para viver com saúde.

julisianthus 20/01/2024

Qual o seu ikigai?
Esse livro me lembrou absurdamente o documentário ?Como viver até os 100? da Netflix, que inclusive eu amei!

O livro retrata de maneira simples muitas informações para que possamos ter uma vida mais longa e com saúde. Nós estamos nos afastando cada vez mais da essência do que é realmente viver e esse livro deixou isso muito claro pra mim.

Por mais que os avanços da tecnologia nos ajudem a ter uma expectativa de vida maio, acaba tendo como colateral a destruição da nossa saúde mental e de hábitos simples e saudáveis para o nosso corpo.

Nós não comemos, andamos, nos divertimos e nos reunimos como antigamente. Isso claramente impacta no desenvolvimento de nossas vidas e reflete na velhice.

Os ensinamentos desse livro vão completamente contra os discursos de produtividade e competitividade que temos tão em voga nos dias de hoje.
Terminei a leitura com a certeza de que preciso encontrar o meu Ikigai.

Giulia.Pessoz 26/01/2024

Gostei da proposta
Talvez eu não deveria ter lido tão rápido. Sinto que não absorvi muita coisa, mas também continuei por curiosidade. Achei legal, mas não genial. É ótimo para refletir e rever algumas coisas, mas tendi em mente que vivemos em uma realidade muito diferente.

Patrícia 05/02/2024

Leve e interessante
O livro trata de mudanças de hábito baseadas nos hábitos de japoneses centenários. Achei o livro bem leve e interessante que pode ser lido rapidamente, mas esperava que tivesse se aprofundado mais em identificar seu ikigai, propósito de vida.
Ainda assim, é um livro que vale a pena ser lido. Ele estimula boas reflexões sobre a vida.

ROSEANE 08/02/2024

Não aprofunda no assunto
O livro conta de costumes praticados por centenários habitantes de uma vila no Japão. O livro é raso no assunto, esperava mais.
Escrito por dois autores poderiam descrever mais profundamente sobre dicas de como encontrar o seu ikigai e não gastar 1 capítulo sobre alimentação saudável ou exercícios de ioga.
Enfim...vou buscar mais sobre o assunto pois esse não me completou!

Priscila 18/02/2024

O livro abordar costumes japoneses para uma vida longa. São boas dicas, porém bem superficiais. É interessante ler sobre práticas de pessoas centenárias e são simples para serem colocadas no cotidiano.

Thamyres58 27/02/2024

Gostei muito :)
Ótimo para ouvir em audiobook, tenho certeza que é um livro que voltará em minha memória algumas vezes.

IKIGAI te faz refletir sobre os motivos que fazem a vida valer a pena, a importância de encontrar os seus e seguir a vida realizando cada coisa que te faz um pouco feliz diariamente.

A sua saúde e longevidade é impactada pelo mundo ao seu redor. Ser ativo no sentido de não permanecer sentado por horas e sim levantar, fazer pequenas coisas frequentemente, se alimentar melhor e socializar.

Te faz pensar em como viver a vida, como você quer ser com mais idade. Lindo.

Fabi Luques 28/02/2024

Fraco
Achei muuuuito superficial, além de não ter ensinado praticamente nada sobre como achar seu ikigai, e sim como viver 100 e poucos anos contando sobre os japoneses de Okinawa durante o livro inteiro. Alguns capítulos trazem bons insights mas, ainda assim, foi uma decepção. Esperava mais.

indyr 07/03/2024

Notas de rodapé
Esse livro foi um respiro!

Eu decidi por ler/ouvir a versão em áudio e isso me fez focar e relaxar. Prestar atenção nos detalhes e esquecer o mundo lá fora, coisas que não precisavam da minha atenção no momento.

Fez eu refletir sobre muitas coisas, mas principalmente com relação a minha ansiedade. O mundo vai continuar aí, as coisas vão continuar, inclusive os problemas que não tem solução. E nessa perspectiva, faz muito sentido concentrar as energias no que realmente importa para mim e para as pessoas que amo.

O capítulo 9 foi o que mais me marcou. E tirei de lá algo que quero levar comigo sempre: a oração de Reinhold Niebuhr:
'Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para mudar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras'.

A vida é constante e impermanente, por si só já vemos que não há como ter controle. Então porque não posso só relaxar? Viver e fazer o que eu tiver de fazer? Soltar esse cabresto invisível que seguro com tanta força e flutuar nas suas ondas para que me leve aonde quer que eu deveria estar?

Ao que me parece, a solução é ter fé e deixar rolar. Aproveitar o aqui e agora, por ser único, por ser um presente.

Denise 24/03/2024

Ikigai
O livro apresenta boas reflexões sobre o ikigai; propósito da vida e costumes e tradições japoneses; não aprofunda muito no conceito. A experiência de leitura para mim foi um pouco arrastada. Uma opção razoável de leitura para quem se interessa pelo assunto.

Felipe.Gazire 03/04/2024

Bem gostoso de ler.
Recentemente li dois livros sobre o Ikigai, esse e um outro escrito por Ken Mogi. Enquanto o outro foca mais em detalhes da cultura japonesa, nesse os autores acompanharam a rotina de moradores de um vilarejo em Okinawa no qual as pessoas tem a maior expectativa de vida do planeta.
Embora tenha muita coisa em comum dos dois livros, eles se complementam para maior conhecimento desse tema delicinha que é o Ikigai. Leitura fácil e bem fluida, mas com alguns aprendizados bem legais.