Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Julia.Cerqueira 25/05/2020

Leitura fácil
O livro é pequeno e com texto bem fluido o que torna a leitura fácil. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre a cultura e hábitos do povoado japonês abordado no livro.

Kate_toujour 15/05/2020

Uma razão para a existência
O seu Ikigai é o que vai te motivar a continuar sua jornada, é o que vai te manter firme nas suas jornadas.
Incrivel a experiência compartilhada dos anciãos de Okinawa. Nós faz refletir realmente sobre as decisões de vida que estamos tomando. Vou levar os ensinamentos desse livro comigo, espero que ele inspire outras pessoas também.

Mari 14/05/2020

Um olhar diferente sobre as coisas
Nesse livro da pra além de aprender um pouco mais sobre uma cultura diferente, ter uma visão do que é o ikigai. Ele te instiga a parar e pensar nas pequenas coisas que realmente gostamos. Muito bom!

Aline330 27/04/2020

Leitura rápida. Achei que poderia ter focado mais no propósito do livro, que é o ikigai.

Mara Vanessa Torres 25/04/2020

Sobre propósito e uma vida plena

Como viver uma vida plena? Temos diante de nós uma pergunta que é exaustivamente tema de palestras, conferências, coachings, guruzadas e assim por diante. Por mais que 90% dos palestrantes e livros façam parecer fácil, esse questionamento é muito complexo. Várias são as fórmulas e receitinhas de sucesso. Elas estão sendo vendidas a granel; tem para todos os gostos. Cabe ao indivíduo selecionar e filtrar o conteúdo de acordo com os seus interesses, valores e objetivos.

Partindo dessa perspectiva, encontrei o livro Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, escrito por Héctor García e Francesc Miralles e publicado no Brasil pela editora Intrínseca. A obra aborda a filosofia do "ikigai" que, a grosso modo, significa algo como "a felicidade de estar sempre ocupado". Segundo o pensamento nipônico, a vida precisa valer à pena, ter um propósito, um sentido maior. É óbvio que todos sentimos forte atração por uma existência de "sombra e água fresca", mas quem acha verdadeiramente o seu ikigai entende que há algo muito maior e mais forte do que conforto e estado "morno".

García e Miralles partiram em busca de respostas e viajaram para Okinawa, uma ilha japonesa cuja população ultrapassa facilmente os 100 anos. Nesse pacato lugar concentra-se o maior número de centenários do mundo. E se você imagina que se trata apenas de uma "sonífera ilha", paraíso perfeito para aposentados, está enganado. Corpos velhos e mentes jovens se movimentam constantemente com longas caminhadas e exercícios físicos, trabalhando de sol a sol em suas hortas. Há um enorme senso de comunidade e ajuda mútua entre os moradores. Não há reclamações, lamúrias e praguejos. Há determinação e trabalho duro.

Ikigai traz entrevistas com os centenários e descreve como essa comunidade vive, do que se alimenta e o que a motiva. Há também exposição de técnicas mentais e comportamentais, além de um mini-manual de exercícios físicos praticados pelos habitantes de Okinawa (essa parte, especificamente, é o que podemos chamar de filler, pois não aprofunda nada e sai um pouco da rota na hora de explicar o tema).

Se você tem interesse em técnicas de aperfeiçoamento pessoal - que não sejam pastosas ou cardíacas, dois extremos da moeda - este livro é uma boa opção. Se quiser viver mais do que 100 anos, a hora de saber como é agora.

Isadora 23/04/2020

Ikigai
Livro bom, com bastante informações interessantes, uma leitura gostosa e rápida.

Raoni 19/04/2020

Poderia ser menor
Leitura fácil, mas poderia ter começado nos últimos capítulos

lubento 29/05/2018

Uma salada de autoajuda bem temperada
O livro aborta vários temas típicos da autoajuda na busca do segredos os japoneses para uma vida longa e feliz. Por falar de tantos assuntos, acaba sendo bem superficial em muitas partes, servindo mais para que a gente tenha uma ideia de algumas práticas japonesas para a longevidade, mas não tenha condições de aplicar efetivamente.

É uma boa leitura para distrair, mas não é um livro que te ajude a transformar a sua vida de forma prática.

lut 07/04/2020

"Apenas o que é imperfeito, efêmero e incompleto tem verdadeira beleza, uma vez que, assim, se assemelha à natureza."
É um livro muito bonitinho, tem várias passagens que eu marquei justamente por serem "jargões" legais, principalmente os provérbios japoneses
"“Nanakorobi yaoki, 七転び八起き,”
“Se cair sete vezes, levante-se oito.".

Achei ok, ele tenta contar sobre mecanismos dos centenários de uma província japonesa conhecida justamente pelo seu alto índice de longevidade em viverem de forma plena e feliz. O livro é curtinho e tem umas partes repetitivas mas vale a pena.

Rosana Miyata 02/04/2020

Muito explicativo!
Adorei o livro! Linguagen simples, leitura fluida, com bastante dicas, muitas explicações e exemplos, tem até uns exercícios de yoga e outras técnicas, com o passo a passo e os desenhos. Recomendo!

Bruno Henrique 18/03/2020

Um livro bom
Trás informações bastante interessantes sobre estilo de vida e alguns são possíveis de se aplicar no dia-a-dia ocidental.

Desperta Luz 16/03/2020

Leve e prático
Confesso que me surpreendi positivamente lendo Ikigai! O livro é muito leve, traz várias histórias dos moradores de povoados japoneses e seus segredos de longevidade. Com muitas dicas práticas e aplicáveis, fica claro o conceito da palavra Ikigai, e como desenvolvê-lo na própria vida,. gerando mais alegria, bem estar e por consequência, prováveis mais anos de vida. Leitura fácil, rápido de ler.

Naty 16/03/2020

Interessante
Livro bom, temática diferente e muito útil, com paciência da pra pôr em prática o que foi dito

hulda.oliveira 05/03/2020

Se ainda não sabe seu ikigai,sua próxima missão é encontralo
O livro é bem escrito, mas é fácil de ler, foi uma leitura muito agradável.
Os autores trazem detalhes da cultura japonesa, de como vivem os super centenarios.
Contém conselhos muito úteis para quem quer ter uma vida saudável e viver muito.

Kelly 29/02/2020

Livro de prateleira
Sabe aquele livro que você precisa ler, guardar e ler novamente? É um livro pra vida toda. Eu já achava incrível certas culturas japonesas, mas ler o livro fiquei encantada com os hábito, rotinas e felicidades dos ?centenários?! Nas primeiras páginas já adotei alguns hábitos para minha vida!