Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Geanne 28/09/2023

Uma leitura leve, construtiva e com muita informação
Essa leitura traz muitos dados legais e interessantes, além de dicas de como os centenários vivem ao redor do mundo e principalmente em relação aos países orientais. Com certeza bons ensinamentos que levarei para a vida.

Le_deleitura 06/10/2023

O livro nos traz dados sobre a região de Okinawa e os costumes desses habitantes, conhecidos pela longevidade. Testemunhos mais longevos do mundo, não necessariamente ligados ao ikigai, com muitos sem saber o motivo dessa longevidade. Exemplos de pessoas que encontraram seu ikigai (razão para viver).
"Se ainda não sabe qual o seu ikigai, como diria Viktor Frankl, sua próxima missão ´encontrá-lo".

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Ale Kato 23/10/2023

Ikigai
Livro que nos inspira na busca de um propósito para conquista de uma vida mais longeva.
Temática controversa se tentarmos colocar em prática todos os pontos levantados mas penso que poderiam ser adaptados a vida urbana.

julia bertani 27/10/2023

Livro bom
O livro é muito bom e tem dicas muito boas sobre saúde, mas acho que eu gostaria que fosse mais focado em ikigai e menos sobre como ser um super centenário!
Mas é bem escrito, uma leitura leve e tem bons exemplos.

nay.gba 01/11/2023

Audiolivro
Audiolivro Audible
Praticamente a mesma coisa da série Zona Azul da Netflix. Gostei e foi bom relembrar os pontos principais que levam à longevidade e ao centenário.

Existem vários livros de Ikigai, talvez leia mais em outro momento. Recomendo o audiolivro e a série.

Danny56 16/11/2023

Simplicidade
Achei bem interessante entender um pouco dessa filosofia japonesa, trazer o foco para nossas atividades diárias e não ter pressa. Estar presente.

Carla.Parreira 17/11/2023

Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. (Héctor García & Francesc Miralles). Melhores trechos: "...Qual é o segredo de uma existência longa e feliz? Enquanto explorávamos esse conceito, descobrimos que em Okinawa existe um povoado específico, em uma área rural de três mil habitantes ao norte da ilha, com o maior índice de longevidade do mundo, razão pela qual recebe o apelido de 'a aldeia dos centenários'... Um grande número de japoneses nunca se 'aposenta', mas sim segue trabalhando naquilo de que gosta, a menos que a saúde não permita... Seu sangue apresenta um nível mais baixo de radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento celular, graças à cultura do chá e ao costume de se alimentar apenas até saciar 80% do estômago. A menopausa é muito mais suave e, de maneira geral, homens e mulheres mantêm um nível elevado de hormônios sexuais até idades muito avançadas... Assim como a falta de exercício físico deteriora o corpo e afeta a disposição, a falta de exercício mental também repercute de forma negativa no indivíduo, provocando a perda de neurônios e conexões neurais e, em consequência, a diminuição da capacidade reativa... A maioria dos problemas de saúde é causada pelo estresse... Quando não somos de fato desafiados, nós nos entediamos e acrescentamos complexidade à tarefa para nos manter entretidos. Nossa habilidade de converter uma tarefa cotidiana em microfluir, em algo que possamos aproveitar, é essencial para sermos 'felizes', já que todos precisamos fazer tarefas rotineiras..."

Aline.Zancani 21/11/2023

Conexão entre ikigai e outras temáticas
Neste livro os autores fazem conexões do ikigai com outras temáticas como psicologia, zen, budismo, práticas físicas, alimentação, entre outros trazendo sugestões e exemplos que se aproximam mais de algo aplicado.
Além disso, algo bastante interessante são os depoimentos de pessoas centenárias que compartilham o que as fizeram chegar em uma idade avançada, e de forma ativa.
Não basta apenas o autoconhecimento, que é fundamental para encontrar um propósito, mas sim ações intencionais que diariamente reforcem-o.
Algo que me marcou neste livro em específico ao contarem sobre a experiência de visitarem Okinawa é o poder do senso de comunidade e a importância do pilar social na longevidade e quão contrastante é uma perspectiva oriental da ocidental.
De forma geral, e o livro se encerra dessa forma, o convite é a busca pelo equilíbrio entre mente, corpo e comunidade.

Priferreirahinckel 30/11/2023

Uma leitura rápida e fluida. Muitas dicas, conselhos e experiências apresentadas. Bom no que se propõe.

Claudia 08/12/2023

Uma razão para viver bem
Não sabia que existia uma cidade no Japão onde os moradores acima de 100 anos viviam tão bem e ainda com tanto propósito. Quando pensamos em saúde, milhares de coisas aparecem, desde procedimentos a dietas malucas. Mas o simples se apresenta neste livro. Amei cada capítulo me colocou em um alerta. A busca para uma vida com propósito e um ikigai estabelecido é o segredo. Um livro sobre como viver melhor.

Lulu 29/12/2023

Uma leitura bem gostosinha. Tem boas reflexões e ensinamentos. Me incomoda um pouco a falta de seriedade com os dados. Os autores fazem várias afirmações se baseando em ?estudos?, mas não sabemos que estudos são esses.

Tati- Leitora 01/01/2024

Comecei a leitura com um certo receio pois o livro não foi escrito por psicólogos e os autores queriam falar sobre a psicologia, entretanto fui surpreendida.
Os autores cuidaram do tema com muita responsabilidade e cuidado e acredito que foi um bom livro.

Isagerada 03/01/2024

Sensacional.
me senti muito inspirada lendo.
já apliquei algumas pequenas coisas a minha rotina,
não tenho certeza se achei meu ikigai mas tenho certeza que tenho meu moai.
tenho certeza que vou refazer essa leitura várias e várias vezes ao longo da vida.