A Very Large Expanse of Sea

A Very Large Expanse of Sea Tahereh Mafi

Resenhas - A Very Large Expanse of Sea

Annik | @leiturasannik 20/04/2022

Ocean me fez querer dar uma segunda chance ao mundo.
Comecei esse livro já sabendo que ia ser incrível, pois a sinopse me conquistou e eu amo a escrita da Tahereh. Ele trata de questões muito importantes e é considerado ?own voice?, pois é baseado na própria experiência de vida da autora.

A história é narrada pela Shirin, uma garota americana e mulçumana que relata o bullying e preconceito que ela sofre após a tragédia de 11 de setembro. Tudo é contado de uma maneira forte, sem enfeitar ou aliviar, e eu tive muita raiva e fiquei indignidada em como o ser humano pode ser horrível. Com somente 16 anos, a Shirin é uma das personagens mais fortes que eu já li, ela teve muita força para aguentar tudo o que enfrentou, e para isso criou uma armadura para o mundo externo, nunca deixando ninguém se aproximar demais. Isso mostra o quanto ela é humana, e que apesar de se fazer forte, ela na verdade se sente muito fraca.

Tudo muda quando Ocean James surge em sua vida ? a primeira pessoa que demonstra querer conhecer ela de verdade. O Ocean é aquele personagem que dá vontade de colocar num pontinho, ele trata a Shirin tão bem e foi emocionante ver o amor deles sendo construído. O jeito que ele aos pouco vai conquistando a confiança e amizade da Shirin é lindo demais. Os últimos 30% da história foram tão intensos, eu não conseguia parar de ler e sofrer junto com os personagens. Mas o final me deixou de coração quentinho, apesar de um pouco corrido tudo acabou de forma perfeita.

Uma história que todo mundo deveria ler. Se prepare para o turbilhão de emoções ao conhecer a Shirin e sua história. Favoritado e recomendadíssimo!

leticiavers 15/04/2022

a very large expanse of sea
que livro, meus amigos, que livro.
eu devorei ele em um dia e não consegui largar de jeito nenhum.
a história da shirin me tocou muito e infelizmente é a história de muitos jovens ao redor do mundo. esse livro traz uma visão real e necessária do racismo na nossa sociedade.
a shirin e a família dela são extremamente fortes e passaram por tanta coisa, eles merecem o mundo.
o ocean foi simplesmente um amor, ele é tão precioso e a relação dele e da shirin é muito fofa.
uma das coisas que eu mais gostei foi a amizade da shirin com o jacobi, navid, carlos e bijan. eu simplesmente amei a relação dela com os meninos, adorei o quanto eles são protetores com ela e sempre a apoiaram.
a relação dela com o navid é tudinho, amei o como ele sempre esteve do lado dela e a ajudou em absolutamente tudo.
agora, vamos falar das cenas dos meninos putos com o [*****] na escola que jogou comida na shirin e do ocean metendo o socão, mais que merecido, no arrombado do treinador QUE SABOR, QUE CENAS!!!!
adorei esse livro, é um tapa na cara da nossa sociedade e um pedido pra acordamos pra vida e entender a merda que tá o mundo.

Tha 14/04/2022

simples e intenso
Esse livro é similar a todos do gênero, adolescentes se apaixonando, o que torna esse livro mais especial é que trata-se de uma garota mulçumana após o 11 de setembro, e lidando com o preconceito, é uma historia linda, com muitas lições, com muitas indignações, e me fez refletir muito, principalmente porque se passa em 2002, onde a diversidade não era nem discutida, e claro numa realidade americana, eu fiquei com muita raiva, e as provocações que a personagem principal faz são muito boas, todos os personagens são tão maravilhosos, as duvidas, os medos a gente entende tão bem, eu passaria mais 300 paginas lendo numa boa, leitura super fluida, inglês muito fácil. Só tem um defeito que o final, nossa muito corrido, muito sem graça.

Eu estava com bastante expectativas, e todas foram cumpridas com sucesso!
Meus livros de conforto são jovens adulto contemporâneo, e esse com certeza vai para os favoritos, Shirin e Ocean, tudo pra mim.

livia1088 10/04/2022

incrível
"The more I got to know people, the more I realized we were all just a bunch of frightened idiots walking around in the dark, bumping into each other and panicking for no reason at all."

juliana.3 27/03/2022

?don?t give up on me, he wrote. and i never did.?
Este foi um livro que eu li em apenas um dia, menos que isto, na verdade. Eu não consegui colocar o livro de lado, não pude deixar esta história para depois. Ainda estou tentando encontrar palavras para escrever esta resenha. Fui dormir atordoada pensando em tudo o que tinha lido, não achei que iria me envolver tanto. Acho que posso dizer que é uma leitura que me ensinou muito.

O livro se passa um ano após o atentado às torres gêmeas. Nele iremos acompanhar a história de Shirin, uma garota muçulmana de dezesseis anos, nos Estados Unidos, que precisa conviver com o preconceito, o racismo e a propaganda anti-islâmica.

?I was no longer free to be only a teenager, only a human, only flesh and blood?no, I had to be more than that.?

Para se proteger dos constantes ataques sobre sua etnia, sua religião, ou seu hijab, ela nunca permite que as pessoas se aproximem demais. Mas tudo muda quando ela conhece Ocean, o primeiro a tratá-la como um ser humano, e não como um objeto de curiosidade e medo.

?Ocean made me want to give the world a second chance.?

A Shirin é uma pessoa tão forte. De verdade.

?A very large expanse of sea? mostra a perspectiva da própria autora em seu lugar de fala, como experiência pessoal. E saber que ela passou por isto tornou tudo ainda mais angustiante e real. Não sabia o quão intenso isto seria. Tiveram momentos em que eu precisava fechar o livro e respirar um pouco. Senti raiva, tristeza, dor mas também carinho e admiração. Shirin, você é incrível. (e Tahereh)

Foi uma grade experiência e, de fato, uma leitura muito necessária.
nana 27/03/2022minha estante
amei! só me deixou com ainda mais vontade de ler

juliana.3 27/03/2022minha estante
apenas leia, nana!

Gonçalez_ 27/03/2022

Livro que todo mundo deveria ler
Primeiramente que a escrita e o romance desse livro são perfeitos. Mas achei ele muitoo importante para qualquer um ler e entender mais sobre a cultura muçulmana e o preconceito que eles sofreram após as torres gêmeas e o preconceito que eles ainda sofrem hoje em dia, como são estereotipados. Além disso, tem cada frase nesse livro que mostra força! Apresenta tbm uma relação de irmãos e amigos ?? perfeito LEIAM!!

Bah 22/03/2022

Gostei
Li em inglês e a linguagem foi bem fácil. Muito legal essa representatividade que o livro trás, com uma personagem muçulmana. O romance é bem fofo, mas para mim que não sou muito dos clichês, não teve nada de genial.

laraximenes 19/03/2022

Perfeito
Quando bati o olho na sinopse, antes até do lançamento, achei que ia amar. Eu acabei amando por outros motivos. Linda história de amor, horrível realidade mas muito bem escrita pela autora. Não conseguia tirar os olhos do kindle.

laura 18/03/2022

O oceano, no caso, é das minhas lágrimas
Eu tô completamente abalada com o final desse livro. Eu acabei de ler e comecei a chorar.

Eu não sabia o que esperar e mesmo assim ele me surpreendeu.

O livro é cheio de emoções e sentimentos tão puros e sinceros, os personagens são tão amáveis, divertidos e genuínos e tudo é contado de uma forma tão incrível que eu voltei no tempo pra quando tinha 16 anos e me apaixonei pela primeira vez, e a sensação foi linda e inexplicável e eu amei tanto!

Eu também amei a forma como ele expõe realidades duras sobre racismo e xenofobia que me chocaram, emocionaram e me fizeram chorar e refletir. E apesar de ser um "coming of age", não foi nada clichê, por ter sido contado sob essa lente tão particular da Tahereh e com partes da própria experiência dela.

Não é surpresa que esse livro foi completamente perfeito, eu já amava Estilhaça-Me desde 2013, mas esse foi um lado completamente novo dela como autora, e eu posso dizer com toda certeza que amo cada vez mais.

Isabelle @juntandocapitulos 17/03/2022

who created Aaron Warner couldn?t do less than perfection!!!
que livro extraordinário.
tahereh surpreende um total de zero pessoas ao ser ainda mais maravilhosa q o normal.

ela possui um dom com as palavras que nunca vi, em autor nenhum.
o racismo e a intolerância religiosa tomou uma forma completamente nova pra mim. nunca tinha lido nada nem remotamente muçulmano, mas fico feliz em conhecer - mesmo q a menor parcela possível - uma religião tão grande e tão cheia de nuances.

ocean me deu o ar q eu tava precisando. já estava me sentindo sufocada a tanto tempo lendo livros chatos, horríveis e razoáveis kkkk, que me vi surpresa em me apaixonar tanto, tão rápido.
shirin iluminou completamente a minha cabeça. me fez realmente sair do escuro da bolha q eu vivo e encontrar uma vivência completamente diferente da minha. vou ser eternamente grata a esse livro, a esses personagens, a essa experiência, por me fazer entender tanto, em tão poucas páginas, de forma tão leve - mesmo que também dolorosa.

ultimamente toda vez que tento ler algo YA, me vejo revirando os olhos, e não gostando no geral kkk mas aqui foi diferente. lembrei de varias coisas do meu ensino médio e me deu uma sensação enorme de nostalgia.
tahereh segue no meu top 5 de autoras favoritas, e não consigo imaginar o dia em q ela sairia. me apaixono por tudo q ela escreve, sempre.
leia se quiser ser completamente arrebatado pelo poder das palavras.

a edição q eu tenho tem varios errinhos e por isso quero mto comprar a outra kk agora que virou favorito. com ctz vou fazer isso!

ana 13/03/2022

15 ??. ?? a very large expanse of sea
hummm achei bem imprevisível? a very large expanse of sea é um romance sobre a shirin, uma adolescente muçulmana morando nos eua após os ataques terroristas de 9/11. e o livro segue sua luta contra o fanatismo/preconceito/islamofobia e xenofobia após esse evento.
- pelo menos ele é vendido desta forma kkkkkkkkk

mas na verdade eu senti que ele é sobre uma adolescente se apaixonando pela primeira vez e tendo que lidar com a repercussão e preconceito de uma relação interracial?? bsjsjsjs fiquei confusa lendo e percebendo isso!

algumas coisas eu gostei bastante, como a relação da shirin com o irmão dela (!!!!!!!! fofos) e a escrita da tahereh que foi muuuito fluida - alguns capítulos e frases são especialmente bonitos // outras obviamente me deixaram c muita raiva?.. mas enfim acho que vale a pena ler pra tirar uma conclusão pessoal - muita gente favorita esse livro.

ps: sobre o ocean??? ele é tão perfeito que chega a ser irreal não gostei muito disso KKKKKK

Lavinia129 04/03/2022

Prometeu tudo, entregou tudoooo!!!
Mds esse livro é mto bom.
Além do romance ser incrível, a abordagem do preconceito é super bem abordada e escrita (a escritora tem lugar de fala).
O inglês é bem facil e tals.
Gostei mtooo.

giu 19/02/2022

o oceano entre nós
muito bom.
relatou muito bem a xenofobia e a ignorância do ser humano! me emocionei muito lendo, recomendo muito, me irritei em certas partes, principalmente com a personagem principal mas é bom, gostei bastante
@sobrevivilendo 19/02/2022minha estante
Saiu resenha dele ontem no meu ig, eu fiz um paralelo com as coisas que passei na escola também. Poderia ir lá dar uma olhada? É @ sobrevivilendo

wisebrain 13/02/2022

Fiquei impressionada como a Tahereh acertou nesse. Senti tantas coisas e me identifiquei com a complexidade dos sentimentos da protagonista de uma forma muito tocante. A história é tão cruel mas tão verdadeira que é impossível não se sensibilizar. Leiam!!!