Devoção

Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

Luisa Dahmer 14/01/2023

"O que teria acontecido se tivesse prosseguido os estudo, se tivesse entrado no tabuleiro de xadrez, cada equação, e até mesmo a negra fluidez do amor, se tudo tivesse se cristalizado?"

Esse é o terceiro livro da Patti que eu leio, e desde a minha primeira experiência com "Só garotos" percebo o quão imersiva é a escrita dela. Você se sente o clima, as cores da floresta em volta do lago de gelo, a ambientação parisiense.
Assim como suas composições, que fundem o punk rock com a poesia, sua escrita traz essa carga poética, e propõe reflexões interessantes. Os personagens são bem construídos, com característica pessoais profundas.
O livro é rápido e fluido, na minha opinião ótimo para quem quer começar a ler Patti Smith.

Luci 06/01/2023

Por que escrevemos?
"...Porque não podemos somente viver."

Lindo livro em que Patti Smith nos oferece um passeio extremamente privilegiado por sua mente e seu processo criativo, como funciona até mesmo em dias em que a escrita parece estancada.

O livro possui três momentos e seu título "Devoção" aparece com significados transmutados em todos eles. No primeiro, ela nos fala sobre suas referências, sobre inspirações, rotinas e hábitos. No segundo, nos presenteia com um pequeno conto difícil de digerir dada a tamanha sensibilidade e notas de obsessão (devoção?). A última parte é uma reflexão sobre o ato de escrever.

Achei essa leitura muito especial e, com certeza, muitas passagens vão me acompanhar por um longo período, para serem digeridas e revisitadas. Recomendo muito o livro.

Jo 23/12/2022

lindo lindo lindo. tudo que a patti smith escreve é sincero e delicado, sempre me sinto imersa nas suas palavras. amei demais o conto do livro,e as vivências e devoções da mesma. amo como ela é tão fã quanto a gente

Luisa 07/11/2022

há alguns anos me recomendam a leitura de só garotos ou das coisas da patti smith, e alguma coisa sempre me faz deixar pra depois. comecei devoção por ter ganhado de uma amiga que amo e só por isso insisti, porque o começo é bem cansativo, tava lendo no automático. com o conto esperei que melhorasse, mas no início ainda estranhei qual seria a intenção por ali. no fim o saldo foi positivo, gostei do desenrolar e do relato da patti depois sobre a estadia dela na casa de camus e sobre seu processo de escrita.

não acho que foi uma leitura marcante, mas no fim o saldo foi positivo? acho que ano que vem finalmente coloco só garotos na meta de leitura.

Luciane 08/08/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Patti Smith, uma leitura agradável. Ela traça um relato de seu processo criativo na primeira parte. Logo após um conto que prende nossa atenção e por fim as impressões após receber um convite da filha de Albert Camus para se hospedar na sua casa e ler o.manuscrito inacabado de O primeiro Homem.

tonho 27/05/2022

quero ler tudo da patti smith
patti smith divaga entre a ato de escrever e seus próprios escritos. queria ler tudo que essa mulher já escreveu.

José 30/04/2022

Não sei o que pensar
Achei bonito e poético, é um livro interessante, mas o conto me incomoda demais por diversas questões.

Giovanavski 23/04/2022

Mesmo já conhecendo bastante o trabalho musical da Patti Smith, esse é apenas o segundo livro dela que eu leio. E que livro incrível, me senti viajando e conversando com Patti, me perdendo em suas ideias, nas suas impressões, assim como uma amiga intima, uma companheira em suas aventuras.
Patti Smith é certamente um ser único, alguém inspiradora, que viveu pela arte e que encanta!!

Renata.Mieko 07/04/2022

Gostei da pequena história que tem no livro, mas confesso que não sou fã de relatos de como um escritor chega até a história...

Henrique.Silva 31/03/2022

sobre sentir
a forma com que Patti brinca com as palavras é uma coisa única, e de maneira linda e sútil você é levado a uma submersão no que ela te descreve, despertando o sentir e pensar ao mesmo tempo, e no fim ela deixa escancarada a porta pela qual ela entrou para desenvolver tudo aquilo a partir de coisas vividas no dia-a-dia.

lilimonetta 02/03/2022

terceiro ano seguido relendo devoção no primeiro dia do ano, para reencontrar o último parágrafo do livro que abracei como mantra na primeira surpresa com patti.

Lilian 26/01/2022

Curtinho
Livro rápido de ler, com três partes, sendo duas sobre o processo criativo e um conto bem interessante no meio