Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

Ana 09/01/2022

Devoção: O processo criativo de patti Smith
"Jesus died for somebody's sins but not mine". Disse a cantora de rock Patti Smith na música 'Glória' do álbum, "the horses", um marco para o movimento punk. É possível ver por meio desse trecho a ousadia e sagacidade da cantora em suas canções, ao ponto de ocorrer nesse gênero uma bela interposição poética. Logo, o ensaio "devoção", é um livro pelo qual trabalha especificamente com esse processo criativo da artista perante a escrita. No entanto, utilizando diversos elementos que a ajudam na criação do conteúdo, como fotografias, referências cinematográficas e bibliográficas.
O livro é desenvolvido em três partes, a primeira é um relato de sua viagem para o sul da França, onde estabelece bem como esse processo criativo se articula com a vida profissional da artista. Enquanto a segunda parte, é a fundamentação desse processo por meio da criação de um conto. Por conseguinte, conta-se a história da menina Eugênia, uma patinadora amadora que sonha em exercer esse talento para o resto da vida. Já a terceira parte é repleta das reflexões finais sobre a necessidade de se escrever. Por conseguinte, todas as partes são importantes para manter o conjunto do seu raciocínio.
Portanto, é uma leitura leve e introdutória, caso alguém queira iniciar por esse livro, já que ele demonstra muito bem as nuances do mundo feito por palavras da Patti Smith para obras futuras da autora.

Felipe 06/01/2022

Gostei, mas esperava mais
Eu pensei que a autora fosse se concentrar em seus processos criativos. Ela os aborda vagamente. Ainda assim, gostei do livro, principalmente por causa do conto da segunda parte, bem intenso. Vale a leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/12/2021

Devoção
"Virginia Woolf tinha seu quarto. Proust, suas venezianas fechadas. Marguerite Duras, sua casa calada. Dylan Thomas, seu modesto casebre. Todos em busca de um vazio que pudessem encher de palavras. Palavras que irão adentrar um território virgem, arrombar cofres que ninguém veio abrir, articular o infinito."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-8535932768

Marcus 22/05/2021

Patti Smith não se prende a gênero, e encanta em todos
Gostaria demais de conhecer Patti Smith, conversar com ela sobre sua vida artística e literatura. Não é assim tão simples, e tudo ficou ainda mais difícil com a pandemia. Mas Patti Smith vem conversar conosco, leitores, em uma obra como "Devoção".

É um pequeno livro criativo como ela. Começa como um diário de viagem mesclado com reflexões, surge a inspiração para uma novela, que começa a ser escrita ainda na França. A novela é uma história poética e tocante. E depois a autora volta para uma emotiva visita à casa onde Albert Camus viveu, e sua família ainda vive. Lá, ainda tem acesso ao manuscrito inacabado do autor.

Entremeados na narrativa, há comentários e pensamentos sobre inspiração, literatura e escrita. Um bom livro não se mede pela capa, nem pelo tamanho, comoo prova mais uma vez esse "Devoção".

Nathani 30/04/2021

Devoção
O primeiro livro que eu li da Patti há alguns anos foi Só garotos (e recomendo que você também comece por ele caso ainda não tenha lido). Eu não conhecia a artista antes disso e fiquei obcecada por ela e por suas músicas por meses. É uma autobiografia tão bem escrita, tão sensível e cativante que recomendo até pra quem não seja fã. Só acho difícil você não se tornar fã depois da leitura.

Em Devoção temos um ensaio sobre seu processo de escrita, sempre deixando transparecer sua sensibilidade e autenticidade. Acompanhamos Patti Smith em uma viagem de trem a Paris, onde ela escreve um conto e discorre sobre suas motivações e inspirações ao escrever.

O livro é dividido em três partes: primeiro acompanhamos suas divagações sobre escrita, o delicado processo de transformar seus sentimentos, percepções do mundo e memórias em literatura. Na segunda parte temos o conto que foi escrito durante a viagem de trem, a história de uma jovem patinadora por onde permeiam e se encaixam perfeitamente as reflexões da primeira parte. E na terceira parte acompanhamos Patti em visita a casa de Albert Camus onde ela emocionada manuseia o manuscrito de seu romance inacabado e reflete sobre ?Por que alguém se sente compelido a escrever??.

Não espere um manual prático de como escrever: é uma imersão nos pensamentos de uma escritora e leitora apaixonada, que escreve porque ?não podemos apenas viver?. Como uma pessoa que respira livros e encontra muitas vezes refúgio na escrita, esse livro conversou comigo de diversas maneiras. A sensibilidade e melancolia de Patti Smith me encantam, me inspiram e inúmeras vezes me acolhem.

Dea 25/04/2021

Surpreendente...
20° livro do ano. Achei bem interessante a descrição da autora sobre como chegou à ideia de escrever ?Devoção? e fiquei empolgadíssima com os lugares de Paris que ela costumava visitar com a irmã... minha lista de ?próxima vez em Paris? cresceu muito... rsrsr... também fiquei maravilhada com a oportunidade que ela teve de passar uma noite no quarto de Albert Camus, a convite da família dele, e de ter lido seu último manuscrito. Quanto à obra ?Devoção? propriamente dita, fiquei surpresa e ao mesmo tempo com uma sensação de estranheza ao terminar a leitura. Quem imaginaria isso de Eugenia/Filadélfia? Me remeteu a ?Crime e Castigo?, do Dostoiévski, mas pode ser viagem minha. Enfim, recomendo. Livro pequenino, mas poderoso. Me deixou com mais vontade de Patti Smith. Eita mulher completa... empoderada, música, literata... mulheraço! Bem à frente de seu tempo!

Maria.Printes 03/03/2021

Patti Smith, Ser Que Muito Venero
Ah, como gostaria de uma tarde com Patti Smith, para muito conversar sobre Literatura, música e poesia.
E lógico, não poderia faltar café, nosso extremo vício. Rs

Maira Giosa 12/02/2021

Uma surpresa muito agradável! Meu primeiro contato com a escrita de Patti Smith (antes de começar Só Garotos), e fiquei surpresa com o quanto de Hemingway vi nela. Este pequeno livro tinha aquele quê de mágico, poético e perturbador (embora reconfortante) que fez com que eu olhasse para as páginas boquiaberta e pensasse como eu ainda não havia lido nada dela antes. Uma verdadeira preciosidade!

Brenda 09/02/2021

Sempre que me encontro com as palavras dela me vejo suspensa em minhas próprias palavras. É tão especial e inconcluso se enxergar nos vazios indizíveis e nos excessos minuciosos, que me perco nos sentidos de quem sou e fico permanentemente dividida em tentar me conhecer e ser o que já me sei. Não é fácil falar sobre o nada e não podemos somente viver, e eu termino mais uma vez as numeradas e texturizadas páginas da Patti agradecendo por saber que no fim das contas somos todos absurdos e divagamos nisto por mera contradição.

Vinícius 03/01/2021

?DEVOÇÃO, DEVOTION, DÉVOUEMENT...?
?Por que escrevemos? (...)
Porque na?o podemos somente viver.?
(#PattiSmith, #Devoc?a?o, p. 127)
??
?Devoc?a?o? (no original: ?Devotion?) foi publicado em 2017 nos EUA e saiu em outubro de 2019 por aqui, a?s ve?speras da lenda?ria visita da musa Patti Smith ao Brasil.
Um livro sobre o ato de escrever, com direito a uma incursa?o de Patti pela ficc?a?o - o conto ?Devoc?a?o?. Fora isso, o leitor e? brindado com algumas fotos de andanc?as e dos manuscritos da pro?pria autora.
Um livro pequenino, delicado e que demonstra a grandiosidade de Patti Smith como artista.
Comec?o 2021 com uma leitura bastante inspiradora...
#book #livro #livro #companhiadasletras

Yanka 22/12/2020

Sinto uma onda de nostalgia induzida pelo presente perfeito
A patti tem uma escrita deliciosamente nostálgica e melancolica, qualquer coisa que ela escreve me transporta para um estado muito específico de saudades inexplicável e em Devoção não podia ser diferente. A delicadeza e a poesia dessa mulher é absurda, não espere um livro com um manual sobre como escrever e de onde extrair inspiração, mas sim retalhos que formam a colagem.

Cinara... 26/10/2020

"Não existem sinais que nos digam quem somos. Nada de estrelas nem cruzes, nem cifras no pulso. Nós somos o que somos."

Minha primeira experiência com a Patti, gostei muito! Ela escreve de uma forma que me fez sentir como se eu estivesse lá junto com ela, vivenciando as mesmas coisas que ela!
Glenda 15/10/2021minha estante
Amo a sensibilidade da Patti Smith. Vale a pena conhecer a carreira dela na música também, que ela construiu e a ainda constrói (pois ainda está na ativa). A poetisa do punk ?

Cinara... 15/10/2021minha estante
Eu sigo ela no Instagram Glenda já estava favoritada no meu spotify tb ?

mateuspy 24/10/2020

Devoção é conceitualmente...
muito interessante. Um livro sobre a escrita que se propõe apresentar todo o processo de (de)composição da obra: no caso de "Devoção", um conto. Patti Smith narra sua viagem à França como forma de nos introduzir aos passos e pessoas que levaram ao conto. Seguido disso vem o conto, que é bom, mas apenas isso(e percebo a arrogância dessas palavras, mas é esse o sentimento). E depois, uma breve reflexão sobre a escrita, que, apesar de gostosa de ler como todos os textos da Patti, não parece acrescer tanto ao ofício mas sim ao "mistério" e ao poético da escrita.
Enfim, é um bom livro, de leitura gostosa e com alguns belos momentos. Não passa disso. É gostoso passear com a Patti e com seu afeto e referências, e é sempre bom rever uma velha amiga.
Apesar das críticas, pretendo ler toda a obra da Patti, mesmo sabendo que a sombra de "Só Garotos" é muito grande e provavelmente irá eclipsar todo o resto de sua obra.
Tendo dito tudo isso, recomendo aos que sentem que criaram uma relação com a Patti em "Só Garotos" e através de sua discografia. Aos que pretendem começar por esse título, recomendo que façam um favor a vocês mesmos e leiam "Só Garotos" antes.