Nunca houve um castelo

Nunca houve um castelo Martha Batalha

Resenhas - Nunca houve um castelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata (@renatac.arruda) 16/10/2018

A escritora retorna agora com Nunca houve um castelo (Companhia das Letras, 248 págs.), cuja ambição é reconstruir a história de Ipanema através das vidas íntimas de alguns de seus moradores ilustres e outros tantos anônimos, partindo da memória há muito esquecida da construção de um pequeno castelo erguido no bairro carioca pelo cônsul da Suécia no início do século passado, hoje inexistente. "Achei a história fascinante, era tentador criar um universo a partir destas informações. Eu poderia associar o início do bairro à construção de um castelo, inventar personagens, construir a minha Ipanema", conta a escritora que, em paralelo, aproveita para mostrar que na privacidade de suas casas, a mentalidade das famílias do bairro não era tão avançada quanto aquela vista pelas ruas.

"Esta é uma das questões que o livro aborda. Como que as grandes transformações pelas quais o país passou, além das discussões sobre emancipação feminina e sexualidade, podem ser indiferentes para uma família de classe média, preocupada com questões como status, manutenção do casamento, aparências", diz ela.

Entrevistei Martha Batalha para o HuffPost Brasil: https://www.huffpostbrasil.com/renata-arruda/martha-batalha-ainda-falta-muito-para-as-mulheres-brasileiras-adquirirem-direitos-basicos_a_23420295/

site: https://www.huffpostbrasil.com/renata-arruda/martha-batalha-ainda-falta-muito-para-as-mulheres-brasileiras-adquirirem-direitos-basicos_a_23420295/

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2019

"Martha Batalha segue também com suas ironias, e humor sarcástico em alguns momentos, proporcionando uma crítica à sociedade daquele tempo e, obviamente, à nossa sociedade, pois, por mais que muitas coisas tenham mudado, parece-me que alguns vícios e costumes deploráveis persistem com os séculos.

Será que é sonhar muito, desejar que logo em breve a escritora nos presenteie com um novo livro? Fico na ansiedade e na curiosidade sobre o que ela poderá retratar."

Link da resenha completa: http://www.delivroemlivro.com.br/2018/06/resenha-nunca-houve-um-castelo-de.html#.XN2CflJKjIU

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930825

Gaby 06/12/2023

Nunca houve um castelo.
Se você acredita que o que houve no Brasil em 1964 foi uma revolução, esse livro não é para você.
Fico extremante encantada como Martha consegue voltar para o passado, explicar ligações e pequenas biografias dos personagens de forma não cansativa. A escrita da autora é digno de uma salva de palmas, instiga a curiosidade e prende a atenção do leitor.
Este livro é sobre tudo! Superação, arrependimentos, vida, amor, solidão, família, ditadura militar. Aborda os mais variados temas.
Está obra deveria ser posta como obrigatória na grade curricular, substituindo alguns clássicos datados que os alunos não querem ler.
[?Era um passado com falhas conscientes de memória, mas autêntico nas pequenas conquistas.?]

rroncato 12/01/2020

Um propósito
Gostei da escrita, da idéia, mas não gostei dos personagens, não entendi o porque do livro e para que... deixou um sentimento de vazio.

adrianlendo 05/05/2023

Pensar no futuro é assustador, mas, mais do que isso, pensar no passado é aterrorizante. É claro que o presente acaba vindo de uma série de decisões que nos levaram até aqui e que pensar nelas é que faz com que o futuro aconteça, mas entrar em paradoxos nunca é tão bom quanto estar vivendo o agora da melhor maneira possível.

Dito isso, em 'Nunca Houve um Castelo', Martha Batalha nos apresenta uma gama de possibilidades do que poderia ter sido o destino do Rio e dos seus personagens desde o início do século passado.

É com uma escrita extasiante que somos transportados do agora para o de antes, muito antes, e acompanhamos o início de diversas gerações de uma mesma família enquanto o Brasil cresce e afunda para depois crescer novamente.

Martha pega diversos personagens no passado para os conectar no agora e construir um futuro para eles que simplesmente nunca se torna previsível.

'Nunca Houve um Castelo' reúne todas as nossas expectativas e as joga para o alto misturando humor, dor, amor, tristeza e encanto. É um livro para se apaixonar com o começo de sonhos, se espantar com rumos que a história guardou para aquelas pessoas e ficar aliviado ao ver como tudo contado aqui se mostra necessário e jamais fica só por isso.

Esse é um livro que mexe com o passado doloroso do país em um dos lugares mais lindos dele. Um livro para se apaixonar e odiar personagens, sobre as decisões do passado que resultam na imperfeição do presente e que, no futuro, parecem ter sido certas.

São muitas histórias em poucas páginas que, de certa forma, às vezes parecem muitas. Mas a imprevisibilidade do vem a seguir é sempre o que o torna mais interessante, o que faz valer cada linha.

mreane 25/03/2023

Leitura de rio
Falo que esse livro é leitura de rio por que é uma leitura fluída, que simplesmente segue seu ritmo e te leva. Gosto muito do tipo de escrita da Marta e já queria ler esse livro por causa de Eurídice Gusmão. Nunca Houve Um Castelo também segue a mesma linha: histórias de mulheres brancas medíocres. Não é uma leitura rasa, mas também não é um livro denso. É gostoso de ler, me senti envolvida pela trama e o final deixa a gente bem reflexivo, tanto pelo que foi tanto pelo que poderia ter sido. É isso!

Nani84 13/03/2023

Definitivamente eu gosto de Martha Batalha. Leitura fluida, leve e que me prendeu do início ao fim. Pronta para ler Chuva de papel

Fátima Lopes 30/08/2022

Fui criança/adolescente na década de 70 e muitas lembranças vieram à tona depois da leitura do livro! Filmes, programas de tv, acontecimentos políticos e reuniões de família.
Fiz minha a reflexão da personagem principal : " se eu tivesse tido coragem..."

Luisa Pup 04/09/2022

É um bom livro...
É um bom livro, mas definitivamente não é genial como "A vida invisível de Eurídice Gusmão". Minhas expectativas eram altas, acho que me decepcionei um pouco.

1 | 2 | 3 | 4 | 5