Deuses caídos

Resenhas - Deuses Caídos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

heitor 21/02/2021

Versão BR da série Deuses Americanos
Explorando todo o limite do surrealismo, quase estourando todas as fronteiras do aceitável numa ficção, o livro consegue entregar um universo complexo, denso e sem a necessidade de ter páginas e páginas de introdução à essa realidade; as explicações vêm no decorrer da história de uma maneira despretensiosa, como se já estivéssemos acostumados com toda a fantasia apresentada.

Apesar de leves incômodos durante a leitura, como o excesso de referências à séries, filmes e livros e a constante utilização do ?manda um zap? em momentos aleatórios, a história tem seu mérito pela ousadia e pela (por mais contraditório que seja) coerência ao desvelar as camadas da fantasia urbana que estamos tão bem acostumados em ver nos livros estadunidenses, mas agora em solo Carioca, o que torna o livro muito mais interessante!

Com cenas gore ao extremo e piadas infames, o enredo te joga num vórtex de acontecimentos insanos, porém críveis na realidade proposta pelo autor, abordando lendas, folclore brasileiro, seres mitológicos, anjos e demônios, numa mistura caótica de tantas coisas que podem causar dois sentimentos: um completo tédio pela bagunça, ou um completo fascínio pela ousadia.

A construção dos personagens é interessante, embora tenha seus clichês que nada causam problemas no arco principal! O protagonista parece de todas as formas querer te retirar da zona de conforto com sua excentricidade, mas como disse, à mim não causou dificuldade na leitura, pelo contrário, tornou um contraponto com o caos da fantasia que rodeia cada canto do Rio de Janeiro do livro.

Sinto que minha maior resistência a esse livro se deve ao fato da fantasia, do surreal, da magia pertencer sempre a lugres estrangeiros nos livros e nunca aqui no Brasil, e como esse livro é abrasileirado de uma ponta a outra, imaginar esses fatores em nosso território, se tornou um desafio pra mim do qual eu gostei de ultrapassar!

Com gancho para possíveis novas histórias, esse livro é de longe uma excelente leitura, fazendo vista grossa para algumas coisas e desconsiderando outras, o livro te entrega um mistério e ação de dar gosto de ler; e a escrita do autor só faz isso ficar ainda melhor!

Mat 11/02/2021

Obra prima
Deuses Caídos é quase um "Supernatural no Rio". Foi uma grande surpresa pra mim pois não li nada sobre ele antes.

A ambientação é incrível, principalmente pra nós brasileiros. O enredo é cativante e os personagens são a melhor parte, cada um, único e marcante.

Da pra chorar, rir, e principalmente fica muito tenso e curioso.

Este livro e "Nova Jaguaruara" foram minhas portas para literatura brasileira, me fez ver que a literatura brasileira pode não só ser boa como a gringa, mas MELHOR, muito melhor.

C.F. 11/02/2021

Livro brasileiro, sempre interessante ver um livro neste estilo contado com uma linguagem mais comum ao nosso dia a dia, me lembrou a escrita de Sacramento que gostei muito quando li.
O livro mistura terror, fantasia e suspense, nele acompanhamos o padre exorcista Judas Cipriano que faz parte de uma sociedade que protege de forma escondida os seres humanos.
O livro também deve ter tido algum inspiração em Constantine, me lembrei dele em várias partes, visto que nosso protagonista também segue a linha do anti-herói.
O vilão tem uma metodologia interessante e bem atualizada lembrando um pouco a pegada de Black Mirror.

Jenifer Tertuliano 07/02/2021

Sinistro
O início é bastante confuso, não da para se localizar bem na história e não da para saber o que está acontecendo. Mas depois, fica melhor.
Esse livro faz jus ao nome, pois traz toda mitologia sobre religião e sobre o sobrenatural possivel, nós temos anjos, demônios, vampiros, gárgulas, sucubus, dragões, ragnarok, orixás, sacis, fadas, e mais um monte de criaturas.
Mas não pense que o autor jogou tudo isso na páginas do livro não, tem um sentido para tudo isso, o que eles estão fazendo e como chegaram a essa realidade, como eles sobrevivem e o de se encontram.
Tem uma grande crítica a hipocrisia de alguns representantes religiosos, ao se utilizar da fé das pessoas para ter ganhos próprios.
É um livro muito interessante, algumas cenas são bem gore, com descrições bem nojentas, mas são legais e essenciais para entrar no clima tenebroso da obra.

Marina 16/01/2021

O livro que merecemos!
Deuses caídos é um livro peculiar brasileiro protagonizado pelo "próximo Messias", o exorcista Judas Cipriano e uma policial fodona chamada Júlia. Apesar de se apressar um pouco em seus capítulos finais apresentando poderes e fatos retirados do vácuo, a obra de Tennyson é extremamente bem escrita e seu progresso, na maioria do tempo, é dado em um tempo ideal. A história tem um estilo brutal de acontecimentos e um humor bem ácido, com a grande cereja do bolo: o jeitinho carioca. Juntar folclore e mitologia cristã de modo congruente não é fácil, e mesmo assim, Gabriel fez com maestria. O excesso de palavrões vêm sendo alvo de más críticas de leitores, porém, pessoalmente, é um toque mais que necessário na história, até porque, palavrão é o que o brasileiro mais fala. Não é um livro para qualquer um, pela descrição das cenas bem sangrentas e a quantidade significante de blasfêmia, uma atrás da outra. As reviravoltas também são apresentadas de modo cuidadoso e com muito sucesso. Não é a típica jornada do herói a qual estamos acostumados. Existem camadas e mais camadas de informações que a distanciam do comum épico. O autor infelizmente perdeu a grande chance de utilizar a mitologia brasileira, com seus poderosos deuses baseados nos elementos naturais e cultura indígena. Poderia ter dado uma história melhor com essa adição. Felizmente, apesar da falta, o livro me agradou e superou minhas expectativas.

Fran 29/12/2020

?ménage à trois? de suspense, terror e fantasia
Deuses Caídos é um ?ménage à trois? de suspense, terror e fantasia que traz o peso do cenário urbano do Rio de Janeiro nas nuances mitológicas desenvolvidas por Gabriel Tennyson, uma homenagem clara ao cenário tão familiar desse autor carioca. Senti que as descrições que compõem as criaturas do submundo se moldam de uma forma tão natural e convincente que permitem ao leitor uma imersão profunda no cenário, sendo impossível separar o que, para nós, seria o real do fictício. A sensação é de que eles estavam lá o tempo todo, mas nós não tínhamos notado antes. Acredito, como leitora e escritora, que isso é o que faz uma boa fantasia urbana.
A narrativa em terceira pessoa segue tanto Judas e a inspetora quanto as próprias vítimas do serial killer, o que torna o cenário bem dinâmico e em constante movimento. Uma coisa importante de se pontuar é que o linguajar de baixo calão e também as descrições puxadas para o gore podem exigir bastante da consciência do leitor, pois essas são duas características que costumam impelir uma leitura mais ágil mesmo para quem já está acostumado. Eu tive que parar duas ou três vezes no começo para digerir o acontecimento, pois a náusea se tornou uma força maior.

Gabriel Tennyson trouxe três personagens emblemáticos na sua obra de estreia. Judas Cipriano não é um padre comum, como eu falei antes, mas sua história vai além dessa simples constatação. Ele usa a batina por profissão e não por vocação, isso é deixado às claras logo no começo, seja pelo seu comportamento e linguajar ou, principalmente, por sua história de vida, anexados ao texto através de lapsos de lembranças por parte do personagem. A segunda protagonista é a própria inspetora Júlia, cujo fato de ser mãe e esconder segredos envolvendo sua família fazem dela uma personagem intricada e bem explorada. E, por último, o mais importante no meu ponto de vista, o serial killer é uma figura que faz a roda girar. Sem ele, o enredo nem existiria! Mas o que se destacou nele é ver como seu conceito de justiça consegue transpor a transmissão de vídeo e passa a influenciar o telespectador a validar um assassinato. É assustador, não? Se considerarmos nossa realidade atual, quais seriam as chances desses julgamentos ocorrerem? Infelizmente, acredito que muitas.

Considerando todos os pontos acima e sendo uma admiradora do sobrenatural, só posso ressaltar que Deuses Caídos não é uma leitura para qualquer pessoa, mas se torna recomendadíssimo para os de estômago frio e mente aberta, aqueles amantes das chacinas descritas em um terror pesado. Os direitos de adaptação do livro para o audiovisual foram comprados pela produtora carioca A Fábrica, em acordo intermediado pela Increasy Consultoria Literária. Ainda sem data de lançamento, é uma adaptação a que estou ansiosa para assistir.

Lukasaguiar 24/11/2020

Um otimo livro de estria
esse livro foi ótimo. o mundo junto com a magia foi muito interessante. os personagens super carismáticos e mais importante . esse livro te da medo que nem tudo pode dar certo. tem um ar bem pessimista que deixa o perigo das historia real.

Aline__ 13/11/2020

A história se passa no Rj e conta a história de um padre bem diferente do convencional que entra em uma investigação sobrenatural junto com sua parceira policial.

Por ser um livro nacional faz com que tenha as gírias, as expressões e até mesmo o ambiente familiar. Tem também palavrões e cenas de violência bem descritivas.

O enredo é uma mistura de criaturas mitológicas, folclore, sobrenatural, religião.. Algumas partes do livro achei um pouco arrastado e alguns personagens ficaram perdidos dentro da história, não tendo um desenvolvimento marcante após a apresentação.

No geral achei um bom livro, com uma história bem diferente, personagens inusitados e que vale a leitura.

@tigloko 05/10/2020

“Errar e se orgulhar da própria merda era ser Judas Cipriano”
O livro mistura uma narrativa policial com uma pegada de horror. Muito pesado, puxado para o grotesco. Acho que foi o livro mais pesado que já li nesse sentido. Partes sangrentas são descritas nos mínimos deles, então não recomendo para as pessoas sensíveis.

O trabalho de ambientação faz você sentir que é uma história no Brasil. Mesmo que eu não more no RJ, abro um sorriso ao ver descritos botecos pé sujo, camelôs e pontos turísticos conhecidos, como a Igreja da Penha. A construção do mundo fantástico também é maravilhosa. Criaturas saídas das mais diversas mitologias coexistem nesse mundo. Além do sistema de magia ser original ao meu ver.

Me chamou atenção o assassino usar as redes sociais como parte do seu plano, algo que casa muito com a nossa realidade atual em que todos estamos conectados.

O livro tem uma seleção de personagens coadjuvantes muito bons. Mas é Judas Cipriano, o protagonista, que rouba a cena. Cabelos grisalhos e encaracolados, barriga de chope, jaqueta de rock e gola eclesiástica: é um padre exorcista casca grossa. Com bom humor e carismático, ele tem um arco narrativo satisfatório e que me fez querer saber mais sobre ele.

A história é frenética, com o típico jogo de gato e rato para pegar o assassino. E ela se conclui bem apesar do autor deixar pontas para uma possível sequência, o que eu gostei pois quero mais desse universo.
Carlos 13/10/2020minha estante
Tiago, sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler esse livro...vou adicioná-lo em minhas metas de leitura.... muito estigante ????

@tigloko 14/10/2020minha estante
Opa valeu :D espero que goste do livro

Agatha G. 10/08/2020

Esse livro é muito bom, mas também muito pesado. Tiveram partes em que eu queria continuar lendo, mas tinha que dar uma pausa pra minha mente se acalmar depois de todas as coisas que iam acontecendo e das descrições difíceis de digerir. Esse certamente não é um livro para pessoas sensíveis.

O final foi uma quebra de expectativa, mas nada que me decepcionasse muito. Apesar disso, gostei bastante da história, da mistura de mitologias, dos personagens e da escrita do autor.

Eu fico muito animada falando sobre esse livro, então vou me segurar um pouco. Mas adorei e super recomendo! (menos pra quem não gosta ou se sente ofendido com demônios e criaturas sobrenaturais, histórias envolvendo interpretações bíblicas e críticas a algumas práticas relacionadas a religião).

Pedro.Gagg 06/08/2020

Uma viagem, em todos os sentidos conhecidos
Um bom livro para se divertir. Algumas partes são um tanto confusas (como o primeiro terço) com relação ao tempo. O que me incomodou (não muito, para falar a verdade) foi a explicação para o acontecimento do prólogo do livro, se não estivesse lá não faria falta. Na verdade este prólogo atrapalhou na construção da policial (não me lembro do nome dela. As vezes não me lembro do meu próprio nome). Se você não prestar atenção, este fator passa batido. É uma boa leitura, recomendo sem ressentimento! APOIE A LITERATURA BRASILEIRA!!

Carla.Marian 17/06/2020

Gostei muito que a história se passou no Rio de Janeiro, e deu para conhecer um pouquinho da mesma. Além disso, envolve totalmente o sobrenatural, vampiros, orixás... E o final... Esperava mais ou até mesmo outro.

Xande 12/06/2020

Espetacularmente maravilhoso!
Maravilhoso, com um ótimo ritmo, e de uma qualidade absurda! Criaturas fantásticas se aventurando no nosso Rio de Janeiro. Muito bom! O livro não deve em nada a livros internacionais. Amei... e esse é daqueles que você devora... li em 3 dias tamanha eletricidade presente no ritmo do livro! Produto nacional de alto padrão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6