Herança Christopher Paolini

Resenhas - Herança

Lua 09/04/2021

Final agridoce
Temos o final de um ciclo e início de um novo.
Uma grande aventura com reviravoltas a todo instante e um final agridoce.

Say 09/07/2013

Dei três estrelas pro Herança por quatro motivos: primeiro, porque ele demora pra pegar o embalo da coisa, a primeira metade do livro é bem entediante, mas depois que ele começa a ficar bom ele realmente prende a atenção do leitor até o fim.

Segundo, porque o livro termina e deixa umas incógnitas no ar sobre alguns personagens.

Terceiro, o livro merecia um glossário melhor. Não só com o vocabulário das diferentes línguas (como de fato já o tem), mas também com a identificação de quem é e o que é cada personagem. Eu li os livros anteriores há uns 2 anos e como não os tenho, pois eram todos emprestados, tive dificuldade em lembrar de alguns personagens mais secundários que mal eram citados ao longo do livro.

E quarto, eu esperava um pouco mais pela batalha final com Galbatorix. Mas entendam, não foi ruim, mas acho que foi pouco explorada.

Mas vale a pena ler, afinal é aqui que a saga termina. Nesse quarto livro, Eragon e outros crescem ainda mais como personagem e fatos inesperados acontecem (e outros nem tanto...).

Wandert 24/06/2021

Herança
Estava tão ansioso pelo desfecho da história, mas sei lá, achei o final um tanto corrido.

No geral, foi muito bom, mas o fim me deixou bem chateado pelo modo.
Harumib 24/06/2021minha estante
Indicaria??

@books_beatriz 24/06/2021minha estante
Amo demais esse livro.

Wandert 24/06/2021minha estante
Indico sim. A saga TD é muito boa.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 24/07/2013

Despedindo-se de Cavaleiro e de seu Dragão
Para quem acompanhou a saga de Eragon e Saphira desde o primeiro livro, é impossível se despedir do "Ciclo da Herança" sem um certo pesar. Em "Herança", Christopher Paolini demonstrou mais uma vez ser um grande nome da literatura fantástica, e é notável seu amadurecimento no desfecho da série. Ele nos fez cair de amores pela história dos dragões e seus Cavaleiros e nos trouxe um mundo onde raças diferentes como humanos, elfos, anões e urgals, outrora inimigos, agora se unem com um só propósito: lutar contra Galbatorix, o grande vilão da história, que criou enorme curiosidade nos leitores por só aparecer no último volume da série.
Em partes, o final era esperado, mas o autor conseguiu surpreender com algumas descobertas no decorrer do livro e com o caráter das personagens que honram seus deveres acima de tudo (incluindo sua própria felicidade) e o leitor mais sensível corre sérios riscos de lacrimejar ao final da narrativa. Resta a esperança de que Paolini volte a nos brindar com outras histórias na Alagaesia, e talvez nos dê notícias de Eragon, Saphira, Arya, Roran, Nasuada, Angela e tantos outros personagens que fizeram parte dessa aventura.
Uma certa melancolia nos apodera ao final de qualquer série que tenha-nos apegado, mas essa em especial, deixou um mundo tão vasto e tantas personagens interessantes que é difícil dizer adeus simplesmente. No final, demonstrou ser não só um livro de fantasia, mas um livro com apelo filosófico em algumas passagens, que podem ser transferidas para o "mundo real" e nos faz pensar e aplicar o que aprendemos em nossas vidas. Por isso ele se torna tão especial. Por isso a leitura dessa saga vale muito a pena.

CinMeireles 17/08/2013

Um Final Merecido
Como o segundo e o terceiro livro, Herança começa a mil por hora, em meio a uma violenta batalha na qual levamos um enorme susto. Apesar disso, nas páginas seguintes a ação vai embora e encontramos de novo o clima parado, as cenas repetitivas e o excesso de descrições que já tínhamos visto em Brisingr.
Um "nada" quase total se estende por quase cento e cinquenta páginas. Eu estava me perguntando se aguentaria uma leitura tão maçante por quase oitocentas páginas, quando de repente, temos a sequência da tomada de Aroughs.
Confesso que eu não esperava nada dessa cena. Estava esperando mais uma luta "vai-não-vai" na qual previsivelmente os Varden venceriam no final, como vinham sendo as cenas de batalhas até então. Mas não. A cena da tomada de Aroughs é uma das melhores batalhas de toda a série. Roran foi mais do que genial, e coisas totalmente inesperadas acontecem. Foi quase chocante a mudança no ritmo do livro.
A partir daí, temos um outro livro. Esqueça o tédio de Brisingr: Herança é ágil, surpreendente, inteligente, enfim, fazendo uso de um clichê muito adequado, é de tirar o fôlego.
Praticamente não há pausas a partir da batalha de Aroughs. A todo momento, temos a tomada de uma cidade (tais batalhas se tornam cada vez mais dramáticas), ou nos deparamos com uma decisão difícil, ou com uma revelação inesperada e surpreendente. Algumas cenas, aliás, surpreendem tanto que me obrigaram a parar a leitura por alguns segundos para poder pensar no que tinha acontecido.
Alguns personagens são revelados sob novos aspectos. A bruxa Angela, personagem profundamente intrigante, é revelada muito mais do que nos livros anteriores - apenas para ser coberta de novo, o que me decepcionou muito. Roran amadurece ainda mais (me pergunto se existe um limite para o que ele é capaz de fazer) e ganha novos traços em sua personalidade. Eragon se modifica mais profundamente do que nos outros livros, embora de todos seja o personagem mais constante; mas ele finalmente cresce. Nasuada, que em certo ponto estava me parecendo bastante irritante e antipática, mostrou uma força ainda maior do que já havia demonstrado; e temos Murtagh.
Murtagh... Esse personagem merecia uma resenha inteira só para ele. Sua atuação nesse livro é tocante, emocionante, e de extrema importante. Um personagem muito complexo, cheio de contradições, de paixões e ódios - por vezes paixão e ódio pela mesma pessoa - e de conflitos psicológicos. Nesse livro ele é mostrado de uma forma que não foi em nenhum dos outros livros. De importância fundamental para o desfecho da história, esse personagem desperta emoções bastante contraditórias no leitor.
Qualquer coisa a mais que eu diga sobre a história ou sobre os personagens será spoiler. Mas aviso ao leitor que ele se decepcionará profundamente com vários aspectos do livro - e isso só o fará gostar ainda mais da história. Não é um livro previsível, muito menos um livro para agradar aos leitores. É um fim digno para a história, um fim merecido e plausível, na maioria dos aspectos nada forçado. As coisas que devem acontecer acontecem; as coisas que não têm como acontecer não acontecerão. Esse livro retomou o brilho de Eragon e Eldest, e deu um fechamento muito merecido ao Ciclo da Herança. Recomendo a leitura, mas apenas para os leitores fortes. O tom agridoce do final poderá ser demais para leitores mais sensíveis.

site: http://theatheistvit.blogspot.com.br/2013/06/resenha-007-heranca-ciclo-da-heranca.html

Vivi 01/11/2021

A história começa com a continuação da tomada das cidades de Alagaësia até chegar em Uru’bean, a capital, onde se encontra o vilão, Galbatorix e seu dragão. Eragon, junto com os Varden coleciona vitórias de uma conquista após a outra, mas se vê em desespero quando sua líder, Nasuada, é sequestrada pelo antagonista.

O personagem se encontra em um momento difícil, confrontando a perda de uma líder poderosa e capaz. Obrigado a virar líder do grupo rebelde, começa a duvidar de suas capacidades e chances na tomada final da cidade capital e destruição do seu governante. Em um momento de desespero máximo, lembra-se de um conselho dado pelo Menino-Gato, Solembum, no início de sua jornada. Depois de muitas pesquisas e conversa, parte em direção ao desconhecido, para aquilo que pode ser uma armadilha, na última tentativa de achar um modo de vencer o invencível e salvar Alagaësia.

O livro é envolto de aventuras e altos e baixos capazes de prender o leitor até o final. Consegue fechar a história iniciada há três livros atrás, apesar de algumas questões ainda ficarem sem explicação.

O ponto mais alto da história é seu final que divide opiniões e diverge de finais completamente felizes encontrados em livros e filmes. Apesar de não envolver mortes e não ser completamente triste, ele contém uma nota de tristeza capaz de gerar uma certa angústia no leitor mais sensível. Também é um final esperado, uma vez que foi mais de uma vez citado ao longo da história, previsto pela personagem Angela e citado por outros personagens por meio de maldições.

O livro é recomendado para àqueles que já começaram a ler as edições anteriores e apresenta um fechamento de ciclo.

Bruna2012 08/11/2021

Juro... Tô apaixonada nesses livros... Amei o final do ciclo da herança, apesar de achar que deveria ter sido um pouco diferente

Venson 03/02/2014minha estante
Eu tive bastante dificuldade de me prender nos capítulos do Roran. Não que eu não goste de pancadaria, mas toda vez que o Martelo Forte aparecia, era sangue jorrando pra todo lado e um ciclo sem fim de bate e apanha.

Mas de qualquer forma foi épico.

JuCamila 02/04/2014

Nesse livro Christopher me fez rir, me fez infartar! e no final do livro ele quebrou meu coração, foi um fim duro que mostra que não importa o quanto você lute no final você vai ter que fazer a coisa certa mesmo que para isso você tenha que abrir mão do que poderia ter sido.

Kelly 22/06/2014

Herança
Este é o livro da saga de Eragon que mais apresenta batalhas e conflitos. Aqui vemos que somente a união de todas as diferentes raças de Aligaësia para derrotar o antigo cavaleiro de dragão Galbatorix.

Depois de acompanhar o crescimento de Eragon como personagem e também como herói, vemos a cada novo capítulo o amadurecimento do personagem a cada decisão difícil não só para ele, mas também para o seu dragão Saphira. Seus amigos estão presentes e percebemos a instabilidade, como o medo do grupo diante do inimigo final. A batalha tem desfecho interessante e mais profundo que o esperado.

Apesar de todos os pontos positivos desta leitura acredito que faltou ousadia ao escritor em fazer um final fechado. Ele se supera em tentar fechar todos os pontos que estavam abertos, entretanto o modo como o final foi escrito deixa a entender que ele quis agradar a maioria dos fãs. Apesar disso aconselho a leitura e para quem gosta de fantasia esta é uma obra que vale a pena o investimento :D
linze 22/10/2014minha estante
Nossa,adorei sua resenha *o*
Aproveitem e façam uma visita aqui
http://league-of-legends-skins.tk/?rf=fSP4FIft8bMws cliquem