Um banquete para Hitler

Um banquete para Hitler V.S. Alexander

Resenhas - Um Banquete Para Hitler

Brenda 14/12/2021

NÃO ESPERAVA GOSTAR TANTO!
A cada livro que leio sobre a Segunda Guerra, fico mais interessada em saber o que foi esse período tão doloroso e marcante na história.

Nesse livro vamos conhecer, Magda Ritter, era uma jovem alemã que saiu da casa de seus país em Berlim para viver com os tios em outra cidade da Alemanha.
Assim que ela passa a morar lá, eles pedem para que ela arrume um emprego, e durante essa busca por uma oportunidade, ela acaba indo trabalhar como uma das 15 provadoras do Führer, como eles o chamavam. Sendo responsável por provar os pratos servidos a ele antes que ele os comece, para caso de alguém tentar envenená-lo.

A partir daí cada prova de comida podia ser a sua última. Dar sua vida para que um homem que nem mesmo apoiava, vivesse.

Magda não era afiliada ao partido e tão pouco concordava ou descordava. Era uma pessoa que não se metia em assuntos políticos, assim como seu pai.

Ela e muitas outras pessoas que estavam a serviço de Hitler, não tinham ideia das catástrofes que ele proporcionava durante a guerra. O quão desumano ele conseguia ser.
No convívio, o homem era sempre muito amável e atencioso com todos que estavam a seus serviços.

O interessante deste livro é que temos a visão da guerra de outro ponto de vista.

Existem momentos muito dolorosos de serem lidos no livro, onde nossa protagonista passa por situações terríveis, a trama tem uma evolução enorme no decorrer da leitura.

O autor se baseou na história de Margot Woelk, que em 2013 disse ter trabalhado para Hitler desta forma, não tendo se pronunciado antes por medo.
Muitos personagens na trama são ficcionais outros são reais, porém o autor fez um longo trabalho de pesquisa sobre a segunda guerra e teve acesso a muitos detalhes para escrever este livro, tentando trazer o máximo possível de informações verificas.

SOBRE A LEITURA:
Eu mergulhei na história desde os primeiros capítulos. A narrativa é muito bem escrita, e como disse anteriormente, é possível sentir tudo o que a personagem sente e crer em tudo o que está escrito.

Gatilho para: violência infantil e abuso sexual

Recomendo muito para quem gosta e quer de ler sobre o assunto.

@aceita.cafe

Bia Cattaneo 18/12/2021

Um banquete para Hitler
Apesar de fictício, uma boa estória para tentar imaginar como eram as pessoas próximas a Hitler e como era a vida das pessoas que trabalhavam para ele. Um audiobook bem forte e reflexivo.

Karina 31/12/2021

"Um Banquete para Hitler" é uma obra que mistura história com ficção. Em apenas 304 páginas o autor nos faz viajar a diversos momentos da segunda guerra mundial contando a história da personagem Magda Ritter, uma jovem alemã que trabalhou como provadora dos alimentos de Hitler.
A obra obviamente conta parte dos horrores trazidos pela guerra mas o seu foco é a saga da personagem principal em tentar tirar a vida do líder do Nazismo.
Diferentemente de outros livros desse período, como "O Dário de Anne Frank", esta obra mostra a vida pela perspectiva dos alemães e de como muitos estavam de acordo com a guerra e a supremacia de seu povo, enquanto outros torciam pelo declínio de Hitler.

Vivian.Bieberbach 05/01/2022

A história te prende, não via a hora de continuar poder ler e vero que ia acontecer. A história parece que realmente aconteceu. Um livro realmente feito com muita pesquisa e dedicação. Recomendo.

MJ.Nober 12/01/2022

Uma história baseada em fatos reais, com um pouco de romance (que acaba sendo irrelevante).

O livro traz detalhes da vida de Hitler em contraste com a vida social na Alemanha.
Me fez pensar que nem todos os que estão do lado cruel da história tiveram escolhas, e que também não existe um lado totalmente "salvador" em meio a uma guerra. (Muitos homens são cruéis e perdem a humanidade quando decidem lutar por uma bandeira).

A obra nos faz lembrar de um dos piores momentos históricos da humanidade (que não está tão distante dos nossos dias), e nos permite refletir sobre o perigo da repetição dessa história, já que muitos ainda idolatram loucos, com a desculpa de um falso patriotismo.

O questionamento permanece: As pessoas não sabiam o que estava acontecendo? Sabiam e concordavam? Sabiam, mas não tinham coragem ou vontade de lutar para combater a tirania?

Mudamos? Melhoramos? Será?

cams 29/01/2022

Imersivo
É tão claro pra mim o quão bem escrito esse livro é. Apesar de não ter sido baseado em fatos reais dá pra notar um pouco de verdade em cada linha, principalmente no sofrimento dos personagens e do povo alemão. Leiam!!

Carol 30/01/2022

Mesmo não sendo baseado em fatos exatamente reais, o livro é ótimo para entendermos os efeitos da guerra no povo alemão. Entretanto, como uma obra ficcional (e pela sinopse), eu esperava mais ação e tensão no enredo, mas ficou parecendo quase uma biografia. Comecei a ler esperando uma história intrigante e estimulante, mas acabou sendo só uma aula de história, praticamente. Quem começar a ler, não deve esperar grandes surpresas.

Catarine Heiter 30/01/2022

Acho que fui com muita expectativa para esta história. Sabe quando um livro não nos passa uma verdade? Sei que se trata de uma obra de ficção, mas por ser uma leitora mais madura no contexto da segunda guerra mundial; achei pouco verossímil. Mas não é um livro mal escrito ou ruim, de todo modo. Recomendo para quem gosta de acompanhar casais românticos e que não esperam muito do contexto histórico. Uma pena, pois tinha tudo para desenvolver a perspectiva da experiência das provadoras de maneira brilhante.

Esta leitura foi inspirada pelo desafio DLL 2022, na categoria ‘Narração em 1ª pessoa’

Sarah.Cardoso 31/01/2022

INCRÍVEL
1 livro favoritado de 2022. Eu só não dei 5? pq houve um parte do livro um pouco arrastada, mas esse livro me despertou uma curiosidade sobre o tema.
É realmente muito bom, o tipo de livro que quando acaba você não consegue para de pensar nele.

Alessandra @talvez1livro 05/02/2022

Surpreendente!
É uma história maravilhosa! Foi meu primeiro contato com o autor e eu amei a escrita! É um livro pesado, principalmente pela temática que aborda, mas é incrível!

Adoro livros que retratam a segunda guerra mundial, porém nunca tinha lido nada como esse livro, que mostra o dia a dia de Hitler durante seus altos e baixos.

#Dll22 tema: Histórico

alefszlm 08/02/2022

um banquete para Hitler
Uma história envolvente dos últimos anos do governo de Hitler. Os fatos e a ficção se misturam, na vida de Magda Ritter, uma das provadoras de Hitler.
Um enredo que narra em um romance surpreendente o cotidiano, as escolhas, indignações e atitudes corajosa de Magda e muitos outros que queriam dar um fim ao estado que a guerra condenava seus envolvidos.
É sobre abrir os olhos e questionar sem se contentar com menos.

Monica Sobrinho 13/02/2022

Neste livro temos a história de Magda Hitter, uma das mulheres designadas para provar a comida que era servida para Hitler. Acompanhamos sua vida e também temos conhecimento de como eram as atitudes de Hitler pelo ponto de vista de Magda. Vamos visitando os horrores desse momento histórico a medida que a história de Magda vai sendo contada. É uma ficção que mostra os privilégios e a opressão durante a ditadura de Hitler. Para quem gosta de história é um livro muito bom.

ThainA.Campos 02/03/2022

Apesar da história não ser baseada em uma história real, muitas das informações foram inspiradas em acontecimentos reais, o que torna o livro muito interessante porque mistura não apenas ficção, ação, tensão e romance, mas um pouco de fatos reais.
Gostei muito e fiquei presa a história em todo momento. Devorei o livro em três dias.

Marilia 08/03/2022

Detestei
Sinto que ler esse livro foi pior do que perder tempo, uma vez que termino irritada pela reunião de incoerências que acontecem em uma sequência bizarra que transita entre clichês e absurdos inaceitáveis.

O pano de fundo é a segunda guerra mundial, e o livro poderia ser interessante por trazer como trama central uma visão menos explorada na literatura.

Contudo, a autora perde essa oportunidade ao tratar personagens históricos com sua trajetória amplamente conhecida de forma quase infantil, sem nenhum compromisso com a verossimilhança.

O livro traz uma miscelânea de acontecimentos de toda ordem relatados com uma intensidade juvenil e sem nenhuma profundidade.

Não recomendo. Aliás, recomendo que não leiam. E olha que é muito raro eu não conseguir tirar nada de um livro, mas esse ficou difícil defender.

eliazevedo 11/03/2022

Uma história que mistura ficção e realidade. Magda, uma alemã que não concorda com as politicas de Hitler, para se salvar das misérias e perigos da guerra se vê empregada como uma das provadoras de comida do Fürher, que temia ser envenenado.
Ao se apaixonar por um oficial da SS, descobre coisas horríveis sobre a guerra, e passa a ter uma única ideia na cabeça: matar Hitler.