Um banquete para Hitler

Um banquete para Hitler V.S. Alexander

Resenhas - Um Banquete Para Hitler

Fernanda 27/09/2021

"você não sabe qual será sua última refeição"
Ficção e fatos históricos. Um Banquete para Hitler retrata a dura realidade das mulheres "provadoras" do período em que Adolf liderava a Alemanha, ele era obcecado pelo medo de ser envenenado por seus inimigos. Romance, intrigas, revolucionários, mortes, fome, venenos, guerra, bombardeios, devastação, Terceiro Hachi, pervercidades, governo controlador, nazismo, são alguns dos pontos importantes do livro. Magda Hitter narra seu dia a dia, iniciando um pouco antes de ser contratada pelos nazistas, até seu último dia com Hitler, cheios de nuances, suspense e sofrimento.

Esse livro deve ser um lembrete para todos sobre a segunda guerra e os massacres ordenados pelo nazismo de Hitler. Milhares de pessoas perderam suas vidas, seus famílias, suas casas, e nada pode reparar a dor e o sofrimento que uma gerra pode causar em toda nação. Este período da história ocorreu a poucos anos atrás e não deve ser esquecido nunca. Devemos sempre está com os olhos bem abertos, sempre em vigília constante contra aqueles que usam seu poder para destruir um povo.

Ana Paula 30/09/2021

Incrível
Esplêndido! Muito sofrido, triste, MAS QUE FINAL, QUE FINAL!!!!! Narrativa envolvente, intrigante... não consegui ler rápido pelo conteúdo pesado. Foi um livro de partir o coração, daqueles que eu não queria largar, que deu vontade de não ir trabalhar para ficar em casa lendo. Um primor. Vale MUITO a pena a leitura.

@dicasmeuslivros 03/10/2021

Uma escrita densa, conturbada e encantadora!
A temática de Segunda Guerra Mundial e a nazismo sempre me traz muita vontade pela leitura. Esse livro não foi diferente, quando vi a indicação da @anaclaraac percebi logo que seria um livro que gostaria.
A leitura não é fácil, de forma nenhuma, é densa, conturbada e tem horas que ficou devagar por aqui. Mas, o livro tem várias reviravoltas que prendem o leitor e trata de vários temas interligados no fato histórico.
Um romance permeia toda a história, a nesse ponto trata-se de ficção, que cai muito bem ao enredo. O final é surpreendente, não esperava que desse certo, já estava conformada com o que foi exposto anteriormente.
Enfim, uma leitura muito boa, produtiva e construtiva. Requer do leitor vontade e sagacidade para se manter preso ao livro.

Simone 13/10/2021

Muitas vezes me perguntava o que era ficção e o que era realidade, parando para consultar.
Me envolvi muito com a história de Magda, e acaba que sentimos todas as angústias que ela passou.
Eu gostei bastante do livro, acho que ficou muito perto da realidade. E relatou todas as atrocidades que a guerra causou.

dandara 19/10/2021

Interessante
Um livro muito bom, demorei um pouco para ler porque senti a necessidade de parar as vezes para assimilar o que estava acontecendo e conseguir ler as cenas mais difíceis.

O final é bom e fiquei um pouco surpresa. Não foi um livro que a história me prendeu muito, confesso que eu esperava mais.

"Se você sentir que não tem nenhum motivo para viver, você vai morrer."

paula1735 25/10/2021

Não, esse livro não é uma comemoração ao fascismo.
História vem sendo minha matéria favorita na escola durante algum tempo; e sem dúvida, estudar sobre a Segunda Guerra Mundial é uma das coisas que mais gosto de fazer.
Magda conta sobre seu dia-a-dia sendo a provadora de Hitler; fala sobre os horrores que os alemães vem passando; conhece seu futuro marido, além de criar uma inusitada amizade com Eva Braun.

Apesar de ser uma obra misturado realidade com ficção, recomendo fortemente aos curiosos sobre esse infeliz pedaço de nossa história.

Leitora Caótica 04/11/2021

Ideia boa, execução nem tanto
É uma ficção histórica em primeira pessoa. A ideia é excelente: Magda é uma das mulheres que prova a comida de Hitler para que ele não seja envenenado, nunca se importou com política, nunca ligou pra guerra, mas se vê envolvida num plot para acabar com o Reich.
Parece show, né? Porém não.
O livro é mal escrito. A personagem não tem consistência alguma; num minuto ela não liga pra política, pro Hitler, pra guerra, pra judeus e no seguinte ela tá "EU VÔ MATÁ O HITLI". Além de ser completamente 2D, egoísta e não ter motivação pra nada. Muda de ideia como quem muda de roupa.
Aí temos oficiais da SS CONTANDO PLANOS SECRETOS PRA QUEM ELES NEM CONHECEM! É subestimar a inteligência do leitor de tal maneira que dá raiva.
Os diálogos são vergonhosos e alguns inúteis: não desenvolve a história, não desenvolve personagem, não desenvolve nada. Só tá ali pra preencher páginas. Assim como a morte de vários personagens. Parece que o autor pensou "bom, em guerra morre gente, vou matar fulano".
AVISO DE GATILHO: VIOLÊNCIA SEXUAL
Aí a gente chega numa cena de abuso sexual por parte de soldados inimigos. Foi a pior descrição que eu já vi. Era melhor não ter descrito e só deixado subentendido que rolou. Porque a descrição foi incômoda, claro, pelo abuso. Mas tirando o fato de que é uma situação ruim por si só, é desconfortável porque foi mal feita.
FIM DO CONTEÚDO SENSÍVEL
Assim como a cena acima, a cena de sexo (consensual, dessa vez) também foi ridícula. Parecia uma adolescente de 15 anos escrevendo sobre o que acham que seria a primeira vez dela.
Eu fico meio passada com quanta nota alta teve esse livro. A história não tem consistência nenhuma. Ainda bem que eu não comprei o livro físico.

Guilherme.Oliveira 24/11/2021

Grata surpresa
Um livro que me surpreendeu de forma positiva, desconhecia a existência da obra e do próprio autor, em um belo achado essa estória me proporcionou um mix de imaginações, tornando a leitura interativa e empolgante com certo frio na barriga fui levado aos pontos mais altos da Alemanha nazista como os locais descritos nas montanhas.

Tatiane.Gatto 28/11/2021

Me interesso mto pela época da segunda Guerra, portanto sempre que possível leio algo relacionado a isso. Essa história é fictícia,mesclado com pequenas partes verídicas.. acredito que vale muito a pena ler.

Sonia.Finha 30/11/2021

Um banquete para Hitler
Muito bom esse livro. Escrita perfeita, descrição de cenas muito bem detalhadas.
Recomendo muito essa leitura. Apesar do assunto ser pesado.

?A vida me castigou e os pesadelos rondam meu sono. Não há escapatória dos horrores do passado. Talvez aqueles que leiam minha história não me julguem com tanta dureza como julguei a mim mesma.?

Maria.Paula 01/12/2021

Esse é com certeza aqueles livros em que as informações que o autor traz depois acabam sendo um complemento muito importante para história.

Eu fiz a leitura junto com o audiobook então acabou demorando um pouquinho mais, mas não me arrependo pq nesse processo consegui digerir algumas informações e discutir um pouco da história.

Eu não sabia o que esperar então foi muito importante pra mim.

Eu sempre tive uma visão sobre a segunda guerra narrada pelos aliados ou pelos judeus então tinha uma opinião muito consolidada sobre a crueldade das pessoas. É claro que isso não mudou, mas a narrativa da história é feita de dentro. Mais do que uma alemã, Magda Ritter estava diretamente ligada a Hitler e, durante um período, sabia que não gostava dele, mas não entendia o pq. Ou seja, é provável que muita gente não tivesse ideia do que acontecia

Sobre a construção da história: foi bem amarrada nenhuma atitude tomada pelos personagens me pareceu forçada a seguir a linha histórica, pareceu natural e, se eu não soubesse o final, teria feito tanto sentido quanto.

Marcia 03/12/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Leitura concluída, livro: Um banquete para Hitler de V. S. Alexander.
Como é importante conhecer os dois lados para melhorar nossa compreenção numa história, num fato, num acontecimento...
E foi assim que conheci um pouco do lado o povo alemão na Segunda Guerra Mundial, guerra que marcou um dos mais tristes capítulos da humanidade e temos muitos lados para conhecer.
Eh amigos, Hitler não poupou ninguem nas suas maldades, nem mesmo seu povo. Eu não tinha idéia do tamanho do estrago que ouve na Alemanha tambem, o quanto a população foi enganada e o quanto sofreu. Claro que sabia das dificuldades, mas essa leitura abriu mais minha mente.
Livro: "Um banquete para Hitller" é mais um livro que recomendo a todos, uma história impressionante e abre nossa mente, nos mostra o final da Segunda Guerra sob olhar do povo alemão.
Trecho do livro:
“Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.
Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.
Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.
Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados."
Sinopse: Unindo a história e a ficção, Um banquete para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.

Brenda 14/12/2021

NÃO ESPERAVA GOSTAR TANTO!
A cada livro que leio sobre a Segunda Guerra, fico mais interessada em saber o que foi esse período tão doloroso e marcante na história.

Nesse livro vamos conhecer, Magda Ritter, era uma jovem alemã que saiu da casa de seus país em Berlim para viver com os tios em outra cidade da Alemanha.
Assim que ela passa a morar lá, eles pedem para que ela arrume um emprego, e durante essa busca por uma oportunidade, ela acaba indo trabalhar como uma das 15 provadoras do Führer, como eles o chamavam. Sendo responsável por provar os pratos servidos a ele antes que ele os comece, para caso de alguém tentar envenená-lo.

A partir daí cada prova de comida podia ser a sua última. Dar sua vida para que um homem que nem mesmo apoiava, vivesse.

Magda não era afiliada ao partido e tão pouco concordava ou descordava. Era uma pessoa que não se metia em assuntos políticos, assim como seu pai.

Ela e muitas outras pessoas que estavam a serviço de Hitler, não tinham ideia das catástrofes que ele proporcionava durante a guerra. O quão desumano ele conseguia ser.
No convívio, o homem era sempre muito amável e atencioso com todos que estavam a seus serviços.

O interessante deste livro é que temos a visão da guerra de outro ponto de vista.

Existem momentos muito dolorosos de serem lidos no livro, onde nossa protagonista passa por situações terríveis, a trama tem uma evolução enorme no decorrer da leitura.

O autor se baseou na história de Margot Woelk, que em 2013 disse ter trabalhado para Hitler desta forma, não tendo se pronunciado antes por medo.
Muitos personagens na trama são ficcionais outros são reais, porém o autor fez um longo trabalho de pesquisa sobre a segunda guerra e teve acesso a muitos detalhes para escrever este livro, tentando trazer o máximo possível de informações verificas.

SOBRE A LEITURA:
Eu mergulhei na história desde os primeiros capítulos. A narrativa é muito bem escrita, e como disse anteriormente, é possível sentir tudo o que a personagem sente e crer em tudo o que está escrito.

Gatilho para: violência infantil e abuso sexual

Recomendo muito para quem gosta e quer de ler sobre o assunto.

@aceita.cafe