O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Michelle Oliveira 07/07/2020

Não sei o que esperava desse livro, mas gostei da leitura, trouxe um lado um pouco diferente da guerra, com o romance.

dudaatayde 07/07/2020

Um amor que sobreviveu ao Holocausto
Uma mistura de emoções lendo esse livro, esse relato. Aqui, como leitora, li sobre os horrores relatados por Lale, um sobrevivente do holocausto que no meio de tantas vidas acabando, enquanto tentava sobreviver e fazia o que podia para ajudar quem estava com ele, se arriscando para conseguir comida a mais e distribuir para os outros prisioneiros, para os idosos, mulheres e crianças. A autora fala no final do livro sobre o medo que Lale e Gita tiveram por muitos anos após tudo isso chegar ao fim, de serem considerados "colaboradores" e cita o que ele, em suas conversas, contava para ela sobre os traumas que os acompanharam a vida toda. São marcas que jamais saíram de todos os que sobreviveram. O Tatuador de Auschwitz é uma história triste na maioria das cenas, dos relatos do que Lale presenciou durante os anos que ficou preso no campo de concentração. Mas também, nos conforta em saber que apesar de tudo, ele encontrou o amor, no meio de tanta tristeza e atrocidades, Lale e Gita se encontraram, e pelo o que podemos perceber, seu amor foi genuíno.
Na leitura, me vi em vários momentos tremendo por causa do que lia, o Holocausto sempre será um assunto aterrorizante de se estudar ou assistir sobre, e nesse livro, por mais que não presente em 100% da história, foi difícil ler e não se emocionar. Principalmente lendo a nota da autora no final e vendo sua primeira conversa com Lale.
Um livro ótimo sobre coragem e força, sobre promessas de um futuro incerto para duas vítimas que estiveram nas mãos dos nazistas durante o maior genocídio do século XX e que no meio de tanta destruição, conseguem encontrar o amor.

Kelly 06/07/2020

Que história de amor.
A obra relata o amor entre Gita e Lale, contado através de memórias de Lale e testemunhos de sobreviventes do mais famoso campo de concentração. É uma história de amor linda e forte, que resistiu aos horrores da guerra. A autora optou por contar alguns momentos do campo de concentração sem focar somente nas barbaridades. Contando o dia a dia através do olhar do sobrevivente Lale, ela descreve como era a relação dos prisioneiros com os guardas, relação entre os próprios prisioneiros e como conseguiram sobreviver tantos anos vivendo o horror.
" Quando passamos anos sem saber se daqui a cinco minutos estaremos vivos, não há nada com que não possamos lidar. Enquanto estivermos vivose saudáveis tudo vai dar certo."

Alessandra Leandro 06/07/2020

Emoções conflitantes
Dá aquela sensação de coração quentinho, de um amor que supera tudo, Mas também de dor pela descrição dos fatos de forma vívida, angústia em alguns momentos e de empatia pela dor do outro. Empatia meio fraca, porque realmente acredito que nunca conseguiremos entender de fato a dor de um sobrevivente dos campos de concentração. Dolorido, verdadeiro e impactante!

Jaque 06/07/2020

Olá pessoal tudo bem com vocês!?
Hoje vou falar sobre o livro "O tatuador de Auschwitz ".
Vamos conhecer a incrível história de amor e sobrevivência de Lale e Gita !
?Que até mesmo nos locais mais improváveis como um campo de extermínio nazista, pode surgir um amor puro e verdadeiro.
?Emocionante, verdadeiro e necessário!

Renata 06/07/2020

Leitura maravilhosa!
Acabei de terminar de ler ?The tatooist of Auschwitz?. Se você ainda não leu, por favor, leia! Foi maravilhoso! Uma história linda de amor em meio a tanto ódio.

Luiza Valente 05/07/2020

O Amor sobrevive ao Holocausto
Neste romance histórico, um testemunho de coragem daqueles que ousaram enfrentar o sistema da Alemanha nazista.

Somos conduzidos pelos horrores vividos dentro dos campos de concentração na 2a Guerra Mundial e que o amor não se reduz a dor e sofrimento. E que por amar e por amor foi possível sobreviver ao Holocausto.

damn__books 05/07/2020

A história é linda , um casal que encontra amor em um momento terrível. Porém eu não consegui me apegar aos personagens ( talvez foi proposital por causa da temática) porém não teve nenhum momento que me fez ficar apegada a algum deles.

Fernanda.Fagundes 03/07/2020

Emocionante
Um livro que retrata o amor em tempos de tentativa de sobrevivência e que te faz chorar em vários momentos desumanos e ainda assim ter esperança !

Gabi 02/07/2020

História de dar nó na garganta!
Gênero: Romance biográfico/histórico.

Julgamento na lata: que história de amor linda, quanto aprendizado a história te rendeu e quão fortes foram esses personagens!

Sinopse: Lale é um jovem de vinte e poucos anos que se vê obrigado e intimado a "trabalhar" no campo de concentração em Auschwitz na tentativa de deixar sua família - eslovaca e judia - intacta e a salvo dos alemães. Nessa jornada, como tatuador do campo (aquele que marca as "novas identidades" de cada prisioneiro = números), Lale sobrevive a cada dia, encantando o leitor com sua humanidade, com seu coração, com suas atitudes corajosas e com um otimismo que não está escrito em lugar nenhum da face da terra.

Em meio aos horrores de tudo o que testemunhou, esse personagem real se apaixona perdidamente por Gita, que também já não vivia, mas sobrevivia.

O amor entre eles é o protagonista dessa história cheia de esperança e a chave pra sobrevivência aos horrores da Segunda Guerra Mundial.

História emocionante e que nos ensina muito sobre a vida, sobre a esperança, sobre o amor e sobre a gratidão.

Le Heinrichs 02/07/2020

História linda
Uma história muito bonita apesar de todas as circunstâncias vividas pelos personagens, e livros nesse gênero sempre me fazem pensar o quanto devo ser grata pela vida que tenho!

Samira :) 01/07/2020

Apesar do inferno em que vivem, a história de Lale, Gita e tantos outros contada nesse livro exala amor. Ela mostra como, em um lugar onde só o sofrimento e a morte iminente habitam, a amizade, a compaixão e a parceria podem existir (talvez de forma ainda mais forte do que fora desse contexto, na minha opinião).
Apesar de mostrar um pouco do quão terrível um ser humano pode ser, é de encher o peito de emoção e esperança ler sobre um amor que sobreviveu ao caos!
A leitura é bem fluida e a história bem contada, apesar de eu achar que algumas cenas poderiam ser melhor exploradas.
Com certeza um dos meus preferidos do ano :) talvez da vida.

Gabi 27/06/2020

Uma história de coragem, fé, esperança e amor. Em um campo de concentração, Lale busca sobreviver e promete a si mesmo sair daquele lugar; em meio a todo o terror e medo que vive encontra forças no amor.

Izabelle 27/06/2020

Perfeito. Uma história de amor e sobrevivência
Ler sobre o holocausto é muito doloroso, mas essa história de amor num lugar pior que o próprio inferno é de aquecer o coração. Lale foi um herói e o amor por Gira uma grande inspiração

Gabi 25/06/2020

Romance histórico
Bem no centro da guerra e da destruição, Lale e Gita se amam e prometem sobreviver para ficarem juntos em um futuro incerto. Um livro sobre força, coragem e amor em meio à guerra e a morte. No pior local possível, nos terríveis campos de concentração, dois judeus se apaixonam e vivem os piores anos de suas vidas, vivenciam amigos morrerem e esperanças e sonhos serem perdidas. Uma leitura emocionante de um amor proibido. Eu devo confessar que eu esperava muito mais dessa leitura, mas em geral me agradou bastante, principalmente por ser tratar de um testemunho dos horrores vividos dentro dos campos de concentração.
Ander 26/06/2020minha estante
????