Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Laura Chaves Araújo 10/09/2022

Céu sem estrelas
Só estou em choque... não é nada, simplesmente nada do que eu esperava, não sei se foi uma boa escolha de leitura, porque eu acho que deveria haver "warnings" de conteúdo sensível; é uma leitura densa, é realmente muito sensível o conteúdo, mas eu gostei muito da escrita da autora e da história em si, porém vi muita gente chorando com ele então li esperando essas lágrimas que não vieram, mas muito bom.
Jessie 15/09/2022minha estante
Eu simplesmente decidi que vou abandonar o livro na metade....ele é muito pesado para mim. Depois que fui dar uma olhada no final que tive um ataque, não era o que eu esperava também

Laura Chaves Araújo 16/09/2022minha estante
Realmente me incomoda o fato de não ter alerta de gatilho, sendo que o livro trata de assuntos tão delicados

Gabi 25/06/2021

O livro nos conta a história de Cecília e Bernardo, tendo Iasmin como o elo em comum, melhor amiga dela e irmã dele.
Cecília acabou de completar 18 anos e sua vida vira de cabeça pra baixo, demitida do emprego na livraria, expulsa de casa por sua mãe, além de não se sentir boa o suficiente.

Esse livro é muito importante e todos deveriam ler, ele trata de temas que precisam ser falados como a aceitação do próprio corpo e saúde mental.
Lendo é possível sentir tudo o que a personagem passava, confesso que as páginas finais foram as que me mais me deixaram apreensivas pra saber se tudo iria ficar bem.
Eu amei esse livro do fundo do meu coração, eu ri, chorei e senti que estava vivendo a história como se fosse parte dela, como se eu estivesse do lado da Cecília em cada momento.
Marcy 25/06/2021minha estante
Esse livro ??
Ansiosa para a adaptação

Thér (@gatonaestante) 23/04/2020

Bah...
Acredito que possa ser um livro com muitos gatilhos de depressão e autoflagelação, mas não deixa de ser um livro que trata o assunto de forma muito importante. E inclusive a autora cita várias formas de buscar ajuda psicológica no fim
A representatividade da mulher gorda também é bem presente. Me identifiquei tanto com a Cecília que sofri por ela o que já sofri na minha vida, mas foi bom viver isso. Felizmente eu não precisei de uma Iasmin rica na minha vida pra me ajudar com a autoestima, mas quando a questão psicológica é muito, MUITO importante identificar essas pessoas que te apoiam e que nem sempre a gente enxerga.

Livro lindo, vale muito a pena.

site: @gatonaestante no instagram
Bah 23/04/2020minha estante
Nossa, eu amei esse livro! Nao esperava temas tao fortes, e foi uma surpresa, mas apesar do susto eu gostei hehehe

Tóri 01/08/2021

Mds que livro...
"Quando não vemos estrelas no céu, é preciso buscar a luz ao nosso redor"

É incrível como um livro consegue fazer a gente sentir tantas coisas ao mesmo tempo né?

Esse livro é simplesmente perfeito, a história possui uma força tão grande que te envolve completamente com as personagens e suas tramas.

É encantador o jeito que a autora conseguiu contar uma história tão sensível e importante, de uma forma tão cuidadosa e arrebatadora ao mesmo tempo, não sei como explicar, somente lendo para tentar entender.

Recomendo demais esse livro, é muito rápido e possui uma escrita fácil de ler porém cuidado com possíveis gatilhos que a história pode te proporcionar!!

"Há muitas estrelas no céu, não deixe que as nuvens te façam se esquecer disso"
Bia 01/08/2021minha estante
eu amo amo amo esse livro ?

Myli 23/09/2021

Um dos melhores que já li
Quando é para enaltecer livro nacional eu vou com tudo... e esse livro é perfeito! Começando pela representatividade e os problemas reais que se tratam durante ele. Uma leitura gostosa e te prende muito. Acho que todos deveriam lê-lo algum dia, vai te fazer ver o mundo de uma forma diferente e as referências são SENSACIONAIS, como por exemplo a piada do fusca azul que eu NUNCA vou esquecer haha.
Eu daria tudo para ler de novo como se fosse a primeira vez...
lanna 23/09/2021minha estante
ele é perfeito!!

andreqc 09/08/2021minha estante
Esse livro é uma obra de arte mesmo ?

Luísa 18/03/2021

Céu sem estrelas
Muito bom. O livro aborda temas MUITO importantes de uma maneira verdadeira. Só não dei 5 estrelas porque a Cecília me irritou demais do meio pro final do livro. Começou a se vitimizar muito, ficar "ai como eu sofro" "coitada de mim" sendo que em toda situação complicada ela simplesmente vai embora, e não é assim que funciona. Começou a ficar grossa com o Bernardo, mas ela nem queria ouvir o lado dele da história. Em geral gostei bastante, mas me irritei muito bom a Cecília, por isso 4 estrelas.
Luísa 18/03/2021minha estante
18/03

Luiza3222 17/06/2021

Esse livro aborda diversos temas, como aceitação, relacionamentos tóxicos, depressão, gordofobia, entre outros. Me senti próxima dos personagens, e a relação da Cecília com a mãe mexeu muito comigo. Demorei um pouco para engatar na leitura, no começo senti uma preguiça pois tem muita narração (prefiro diálogos).

Em várias cenas queria proteger a Cecília. Ela colocava muita pressão sobre si mesma pra corresponder às expectativas dos outros, especialmente as da mãe. Chorei em diversas partes da história.

Bernardo é um amorzinho, e a dinâmica entre ele e Cecília é muito fofa. Ri e chorei com o casal, é o clichê ?apaixonada pelo irmão da melhor amiga?. A forma como eles se aproximaram é muito bonitinha.

?? Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
? É como a esperança ? ela comentou, pensativa. ? Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.?
Line 17/06/2021minha estante
??????

juliamonteiro 25/07/2021

"Não existe um céu sem estrelas, Cecília"
demorei uns 3 dias para terminar o livro porque estava com uma grande ressaca literária, mas o livro é bom, porém não como eu esperava.
Vou ser muito breve nessa resenha pois sei que muitos tem ele como favorito.
Céu sem estrelas tem uma temática muito importante (??contém gatilhos de: inseguranças em geral, ataques de pânico, depressão, má relação com a família...??) e o livro em si é muito importante, até mesmo como uma ajuda. Mas sinceramente, eu não me conectei com os personagens e achei alguns diálogos e problemas muito incompletos, que precisavam de mais aprofundamento... Além disso, o final foi um pouco confuso e, particularmente, achei que ficou meio aberto.
Falando assim até parece que eu não gostei do livro, e não foi isso!!!! eu gostei, mas acho que não ao ponto de dar 4/5 estrelas. Inclusive, amei a escrita da autora e o jeito que ela te traz pra perto da história.
p.s: nunca vou ver um fusca azul da mesma forma.
JuhSilveira 10/08/2021minha estante
Nossa você descreveu minha opinião, não vou nem precisar fazer resenha

ada2 21/10/2021

?A todos aqueles que não conseguem enxergar as estrelas?
Para ser sincera, quando comprei o livro, achei que trataria do romance e os problemas de Cecília seriam apenas um ?bônus?. Estava muito enganada.
A primeira parte do livro me deixou com muita expectativa de como se seguiria e como Cecília resolveria seus problemas de forma saudável, mas não foi assim que aconteceu. Já a segunda parte foi uma confusão para Cecília, muitos problemas e muitos gatilhos. Confesso que em vários momentos me senti irritada pela forma como Cecília tratava seus problemas, quando muitos deles poderiam ter sido resolvidos com um diálogo.
Também me senti incomodada com o desenvolvimento de outros personagens ? Iasmin sofrendo em um relacionamento abusivo e ninguém a ajudando, a situação com a mãe de Cecília mal explicado, enfim. Além da escrita pesada e uma certa normalização de autoflagelação.
Apesar dos gatilhos e tudo mais, é um livro que nos deixa muito reflexivos e pensativos sobre como saúde mental ainda é uma coisa tratada como tabu. Também foi legal a autora deixar unidades públicas de atendimento psicológico no fim do livro. :)
Carol 22/11/2023minha estante
Olá. Nossa vc resumiu exatamente o que eu senti ao ler esse livro. Achei que Cecília em algum momento foi até um pouco mimada quando se tratava dos "problemas" dela.

Livinha 04/10/2020

Leitura leve, escrita super gostosa. Gosto muito de ler new adult, relembrar esse momento da vida entre sair da escola e início da faculdade. Esse livro trata de temas importantes como transtornos psicológicos, e no final a autora deixa uma mensagem de apoio e um lembrete: nunca estamos sozinhos!
kathrein.oliveira 04/10/2020minha estante
Que lindo!! Já vou colocar na minha lista

@luizathaddeu 19/05/2021

Amei
História fluída demais. Uma delicia pra ler. Otima pra curar ressaca. Ameei, recomendo super pra quem quer ler algo levinho
eu_sou_fake 19/05/2021minha estante
ja queri

Marcus Menezes 29/04/2020

Sutilidade define a autora
Medo, insegurança, depressão e tristeza são palavras que definem a trajetória de Cecília. Para mim, "Céu sem estrelas" de Iris Figueiredo foi bastante delicado (no sentido de sutilidade) em vários sentidos, pois a autora soube tocar no que era necessário e quando necessário.

Em relação ao livro em si, achei importante a existência do livro para a literatura contemporânea, visto que há referências da nossa brasilidade (de forma sútil). Referências que vemos da mesma forma em livros americanos sobre espaço e cultura sem parecer forçado.

A autora foi sútil até mesmo tratando do tema. Ao mesmo tempo que colocou outras questões como relacionamento abusivo, negritude, autoestima, lgbtfobia e família sem parecer, como já disse, forçada.

No fim, outras palavras também definem a trajetória de Cecília: amor, amizade e família. Entretanto, apesar da sutilidade, não acho um livro recomendado para pessoas que estejam passando por situações semelhantes. Até chegar no final (e nas notas da autora), o leitor pode ser bastante gatilhado.
Maisa.Louzeiro 29/04/2020minha estante
Também gostei bastante dessa história.

Jotinha 15/05/2021

Tocante, Revelavante e sensível.
Céu sem estrelas foi uma surpresa maravilhosa.
No primeiro momento achei que seria uma livro comum de romance, algo para passar o tempo. Mas me deparei com uma abordagem super sensível sobre temas extremamente importantes, ver como a personagem principal foi construída para que aos poucos a gente entendesse pelo o que ela passava foi incrível.
Terminei o livro aos prantos e meses depois figura entre os meus favoritos do ano, provavelmente o favorito até agora.
Fabiana 15/05/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro, tá nos meus desejados (?????)?