Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Alê 26/04/2022

esperava muito mais...
ok vamo lá, por ser um livro brasileiro com uma personagem cheia de representatividade eu realmente esperava algo incrível mas meu deus esse é uma dos piores livros que já li, no início o livro tenta trazer personagens tridimensionais e introduz dramas familiares simplesmente para encher linguiça e justificar o saco que é a personagem principal, a iasmin some no meio do livro QUE TIPO DE MELHOR AMIGA É ESSA? e como assim o romance se deu tão rápido SEM UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO! inúmeras tramas são introduzidas totalmente sem necessidade porque no futuro são completamente esquecidas como o drama com a mãe e o projeto da faculdade, além dos dramas com o namorado que podem ser resolvidos com um simples diálogo, e se realmente foi um grande conflito PORQUE FOI RESOLVIDO EM UM PARÁGRAFO? aaaaa odiei não me conectei com a história e nem de longe senti empatia pela personagem, sinceramente achei horrível, horrível como drama familiar, horrível como romance, horrível como livro.
Min 10/05/2022minha estante
Meudeus esses pontos que você citou foi exatamente o que eu estava pensando, mas não via ninguém falando sobre e dando 4 ou 5 estrelas pra esse livro! Eu não diria que é horrível porque até gostei do contexto e personagens, mas não é UAU e certas coisas poderiam ser muito mais aprofundadas, é muita enrolação e bla bla bla pra 360 páginas

Marcus Menezes 29/04/2020

Sutilidade define a autora
Medo, insegurança, depressão e tristeza são palavras que definem a trajetória de Cecília. Para mim, "Céu sem estrelas" de Iris Figueiredo foi bastante delicado (no sentido de sutilidade) em vários sentidos, pois a autora soube tocar no que era necessário e quando necessário.

Em relação ao livro em si, achei importante a existência do livro para a literatura contemporânea, visto que há referências da nossa brasilidade (de forma sútil). Referências que vemos da mesma forma em livros americanos sobre espaço e cultura sem parecer forçado.

A autora foi sútil até mesmo tratando do tema. Ao mesmo tempo que colocou outras questões como relacionamento abusivo, negritude, autoestima, lgbtfobia e família sem parecer, como já disse, forçada.

No fim, outras palavras também definem a trajetória de Cecília: amor, amizade e família. Entretanto, apesar da sutilidade, não acho um livro recomendado para pessoas que estejam passando por situações semelhantes. Até chegar no final (e nas notas da autora), o leitor pode ser bastante gatilhado.
Maisa.Louzeiro 29/04/2020minha estante
Também gostei bastante dessa história.

ada2 21/10/2021

?A todos aqueles que não conseguem enxergar as estrelas?
Para ser sincera, quando comprei o livro, achei que trataria do romance e os problemas de Cecília seriam apenas um ?bônus?. Estava muito enganada.
A primeira parte do livro me deixou com muita expectativa de como se seguiria e como Cecília resolveria seus problemas de forma saudável, mas não foi assim que aconteceu. Já a segunda parte foi uma confusão para Cecília, muitos problemas e muitos gatilhos. Confesso que em vários momentos me senti irritada pela forma como Cecília tratava seus problemas, quando muitos deles poderiam ter sido resolvidos com um diálogo.
Também me senti incomodada com o desenvolvimento de outros personagens ? Iasmin sofrendo em um relacionamento abusivo e ninguém a ajudando, a situação com a mãe de Cecília mal explicado, enfim. Além da escrita pesada e uma certa normalização de autoflagelação.
Apesar dos gatilhos e tudo mais, é um livro que nos deixa muito reflexivos e pensativos sobre como saúde mental ainda é uma coisa tratada como tabu. Também foi legal a autora deixar unidades públicas de atendimento psicológico no fim do livro. :)
Carol 22/11/2023minha estante
Olá. Nossa vc resumiu exatamente o que eu senti ao ler esse livro. Achei que Cecília em algum momento foi até um pouco mimada quando se tratava dos "problemas" dela.

juliamonteiro 25/07/2021

"Não existe um céu sem estrelas, Cecília"
demorei uns 3 dias para terminar o livro porque estava com uma grande ressaca literária, mas o livro é bom, porém não como eu esperava.
Vou ser muito breve nessa resenha pois sei que muitos tem ele como favorito.
Céu sem estrelas tem uma temática muito importante (??contém gatilhos de: inseguranças em geral, ataques de pânico, depressão, má relação com a família...??) e o livro em si é muito importante, até mesmo como uma ajuda. Mas sinceramente, eu não me conectei com os personagens e achei alguns diálogos e problemas muito incompletos, que precisavam de mais aprofundamento... Além disso, o final foi um pouco confuso e, particularmente, achei que ficou meio aberto.
Falando assim até parece que eu não gostei do livro, e não foi isso!!!! eu gostei, mas acho que não ao ponto de dar 4/5 estrelas. Inclusive, amei a escrita da autora e o jeito que ela te traz pra perto da história.
p.s: nunca vou ver um fusca azul da mesma forma.
JuhSilveira 10/08/2021minha estante
Nossa você descreveu minha opinião, não vou nem precisar fazer resenha

camille 19/02/2022

que livro incrível!! quando comecei a ler não imaginei que fossem acontecer metade das coisas que aconteceram. é muito mais que um livro de romance, trata de temas extremamente importantes e tem uma representatividade enorme.
superou todas as minhas expectativas
Sarahdiiass 21/02/2022minha estante
Simmm.

Raiza 28/10/2022

O livro mais fofo que eu já vi
Esse livro foi recomendado pela minha melhor amiga e eu não tava colocando muita espectativa, mas no fim eu amei, é tão fofo??. Cecília é incrível e agora eu tô obcecada por fuscas azuis.
Mychelle 31/10/2022minha estante
Eu sou a melhor amiga que recomendou ...
A dedicatória é sensacional e vc só entende depois que terminar de ler

Nickjj 11/01/2023minha estante
Ok depois dessa resenha eu PRECISO ler esse livro

Steff 10/10/2020

Sensível
Iniciei a leitura sabendo que o livro aborda temas complexos, mas não esperei que fosse tão profundo e delicado ao expressar sentimentos que muitas vezes são reprimidos.
É preciso muita cautela ao iniciar a leitura, pois aborda questões como gordofobia, problemas familiares, automutilação, tendência suicida, transtornos psicológicos e outras.
A escrita da autora faz o leitor se aproximar dos personagens e sentir junto a eles em cada momento, seja feliz ou triste. Os personagens são abordados de forma bem realista e mostram a forma como encaram problemas complexos que acometem as pessoas do mundo real, incitando reflexão e despertando identificação.
Me identifiquei em vários momentos com os personagens e as adversidades que estavam enfrentando, principalmente na forma que encaram os desafios. Esse é um fator importante por permitir ao leitor perceber que as circunstâncias podem aparentar não haver uma saída, mas que com apoio tudo é contornado, mesmo que você acredite estar sozinho e que não seja fácil pedir ajuda ou lutar contra a enxurrada de problemas.
Gostei da forma que os personagens foram retratados, cada um foi aprofundado na medida certa e com sua dose de realidade.
Cecília é encantadora e de uma força enorme, em cada momento há uma lição que a própria personagem precisa aprender. Bernardo mostra que há possibilidade de mudança, que nem tudo é perfeito e o quão importante é enxergar, respeitar e ajudar aos que rodeiam e a si mesmo.
Além dos protagonistas, os personagens secundários também representam características marcantes que agregam grande valor ao livro, principalmente no sentido de reflexão.
O final do livro foi necessário e as decisões tomadas pela protagonista tornaram tudo mais sensível ao mostrar que há momento para tudo.
Uma leitura muito fluida e impactante, recomendo muito.
Lucas 11/10/2020minha estante
Adoro resenhas que me fazem querer ler o livro mesmo sem contar quase nada sobre ele. Obrigado e parabéns.

Carol.Lisboa 27/03/2020

Necessário falar.
ESSE LIVRO POSSUI GATILHOS.
Cecília tem uma relação complicada com a mãe (ranço eterno).
Ela se acha feia, gorda e que todos vão abandona-lá e em meio a tudo isso ela perde o emprego, briga com a mãe e sai de casa.
Indo morar na casa da sua melhor amiga, ela não consegue mais disfarçar o que sente pelo Bernardo, irmão da sua amiga. E é ai que começa a relação deles, mas não é nada fácil, os dois têm questões, os dois sofrem.
Esse livro nos mostra como os sinais podem ser sutis, que para quem tá em volta pode passar despercebidos e para muitos que percebem acham que é birra, doidice e não dão a devida importância, faz pouco caso.
NÃO IGNOREM. PODE FAZER TODA A DIFERENÇA.
O livro é narrado pela Cecília e o Bernardo, a autora consegue descrever maravilhosamente bem, o sentimentos dos dois. Li querendo gritar para as pessoas que conviviam com a Cecília: VOCÊS NÃO ESTÃO PERCEBENDO?
Apesar do romance, não tira o foco do principal assunto, não mostra que amor pode curar tudo, a Cecília precisava de ajuda, por mais que ela não aceitasse ou percebesse até chegar ao limite.
Além disso tudo, a autora mostra outro assunto importante: o preconceito.
A amiga que não conseguia emprego por causa do cabelo, a prima que é excluída por alguns da família por ter uma namorada.
Apesar do tema pesado, a escrita é fluida, faz a gente se sentir dentro da história de tão perfeita como foi descrita.
Agora estou torcendo por um livro da Iasmin.
PaTy_LiKa @patylika.libros 27/03/2020minha estante
Amei a resenha, Carol!
Passou bem o q relata o livro.

Luiza3222 17/06/2021

Esse livro aborda diversos temas, como aceitação, relacionamentos tóxicos, depressão, gordofobia, entre outros. Me senti próxima dos personagens, e a relação da Cecília com a mãe mexeu muito comigo. Demorei um pouco para engatar na leitura, no começo senti uma preguiça pois tem muita narração (prefiro diálogos).

Em várias cenas queria proteger a Cecília. Ela colocava muita pressão sobre si mesma pra corresponder às expectativas dos outros, especialmente as da mãe. Chorei em diversas partes da história.

Bernardo é um amorzinho, e a dinâmica entre ele e Cecília é muito fofa. Ri e chorei com o casal, é o clichê ?apaixonada pelo irmão da melhor amiga?. A forma como eles se aproximaram é muito bonitinha.

?? Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
? É como a esperança ? ela comentou, pensativa. ? Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.?
Line 17/06/2021minha estante
??????

Lucy 06/01/2022

Não existe um céu sem estrelas, elas ainda estão lá.
"- Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar."

Esse livro é muito mais do que eu pensava. Quando li a sinopse soube que se tratava de algo importante, mas não sabia que era tão profundo.
Cecília é a prova de que as pessoas conseguem esconder muito bem o que estão sentindo e que a gente não consegue nem imaginar o problema em que elas passam.
A escrita do livro é ótima, o que fez a leitura fluir muito bem, mesmo nas partes pesadas. E ter o ponto de vista de Cecília e do Bernardo também, foi muito bom para a compreensão.
Em algumas partes o que estava acontecendo era bem detalhado, o que fez com que eu me sentisse ainda mais próxima da Cecília.
Também amei as referências de livros e filmes no meio da história, é uma coisinha besta mas que me faz ficar ainda mais apegada a história.
Porém senti falta do desenvolvimento de alguns outros personagens, como a Iasmin, que ficamos sabendo de alguns dos seus problemas, mas não tive respostas sobre.
Mas no geral, é um livro muito bom e cheio de aprendizados, principalmente pra quem consegue se identificar com a Cecília.
stardust 06/01/2022minha estante
Essa resenha me fez ter ainda mais vontade de ler o livro. Obrigado Lua.

@luizathaddeu 19/05/2021

Amei
História fluída demais. Uma delicia pra ler. Otima pra curar ressaca. Ameei, recomendo super pra quem quer ler algo levinho
eu_sou_fake 19/05/2021minha estante
ja queri

Shoreline 02/05/2020

acho que o momento em que eu li esse livro não era o momento certo. talvez fosse o ponto em que eu cheguei na minha vida ou então como eu tô lidando com a minha saúde mental e autoestima, mas parece que não encaixou. na verdade, pra ser sincera, acho que é um daqueles casos que a gente diz "eu tô nesse meme e eu não gostei", porque ao mesmo tempo que eu me via me identificando demais com a protagonista, eu também ficava pensando que não era bem assim.

é um livro importante, acho que é sempre bom que as pessoas leiam livros que mostrem outras realidades, mas eu fico triste de como a minha realidade, que é bem parecida com a protagonista, é simplesmente triste e sem um momento que me fez sorrir durante a leitura. eu sei que a questão de autoestima + saúde mental é complicada, porque tudo faz um furacão que a gente não sabe como sair de dentro, e é claro que a gente TEM que mostrar esse ponto de vista, só que... poxa, eu não queria um livro que muitos elogiaram virasse um gatilho pra mim, sabe?

eu amo histórias com protagonistas gordas, são as que eu mais gosto de ler porque eu posso me ver ali tendo um romance legalzinho, mas eu tô cansada de como ser gorda SEMPRE é um problema de alguma forma, como se a gente não tivesse direito de ser tranquila com o nosso corpo nem em um romance. aí juntou essa questão de gorda não conseguir feliz com a saúde mental debilitada e um romance estranho que... nossa, gente, eu não consegui, eu me peguei tendo que amarrar minha ansiedade e falando "não é hora pra isso, fica calma".

eu achei o romance sem sal porque o carinha é super sem sal, achei a protagonista meio pedante, e claro que eu entendo que ela Tem Seus Motivos, mas chega um momento do livro que você fica pensando "garota, você não tem UM pingo de felicidade aí não?". é tipo quando as pessoas escrevem fanfictions só pelo dom de ser... triste, chega uma hora que você olha a tristeza ali e se pergunta qual a graça de ler coisa triste com gatilho, e talvez tenha sido por isso que eu acabei dando duas estrelas, porque no começo eu entendia os motivos pra tudo ali, mas chegou em um momento que a tristeza se arrastou demais e o livro foi se tornando um gatilho enorme que, no final das contas, só me fez lembrar dele como algo triste que me deixou com o coração pesado.
_lara_borges_ 10/05/2020minha estante
Oiee! Você já leu um livro chamado "Do Outro Lado"? Não lembro se a palavra gorda é citada, mas tudo dá a entender que a personagem principal é sim acima do peso. Além do mais, pelo que me lembro, ela não tem problemas com isso - talvez a mãe implicando às vezes? Não lembro real. O livro é bem diferente dos clichês habituais, pelo menos, pra mim foi. Na história, a protagonista morre, mas a alma dela está muito pesada para ela ir pro paraíso pessoal dela. Logo, ela tem que descarregar esses pesos, sendo revelando algum segredo ou agindo algo em relação a alguém querido.

Vimercati 25/01/2022

Perfeito.
" Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas
pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
? É como a esperança ? ela comentou, pensativa. ? Sempre existe uma
saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.
? Sim, sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas"
Tiphany.Gomes 25/01/2022minha estante
Estou doida para ler essa belezinha ??

rayspf 10/01/2022

Resenha de Céu sem estrelas
" Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão encobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.?
?É como a esperança."

Resenha ?

?Cecília acaba de completar 18 anos,mas sua vida está longe de estar nos trilhos.Após perder o seu primeiro emprego e ter uma terrível briga com a mãe ela vai passar um tempo na casa da melhor amiga,Iasmin.Lá se aproxima de Bernado,o irmão mais velho de Iasmin e os dois criam uma espécie de relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo

?Uma história muito sensível cheia de amor, amizade, superação e problemas reais e como é difícil enfrentar todos eles.Eu sou apaixonada na escrita da Iris e como ela retrata todos esse problemas.
Minha maior vontade enquanto eu leio é guardar a Ceci e o Be em um potinho.
Victoria556 10/01/2022minha estante
Livro lindo, me identifiquei mto