As mentiras que os homens contam

As mentiras que os homens contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras Que os Homens Contam

drachacotinha 16/04/2024

Só li pela uerj
Aparentemente eu não sou o público alvo desse livro porque sei lá... Ou ele só envelheceu mal mesmo, parece meio humor homem classe média carioca morador da Urca, até demorei pra terminar de ler, enfim, boa sorte para nós mortais que vamos fazer a prova da uerj....

larissa santiago 16/04/2024

O livro do brasileiro pro brasileiro
Demorei um tempo considerável pra ler esse livro, mas não foi por opção ou porque o livro era ruim, pelo contrário, ele é maravilhoso (demorei tanto tempo porque ando bem atarefada).
Ao começar a leitura, eu já tinha na cabeça que esse seria um livro para refletir e rir ao mesmo tempo. Ele fala sobre o brasileiro, de um brasileiro para outro.
A escrita não é em português, é em carioquês, gaúchês e nordestiêis: é brasileiro.
Ele fala muito sobre nós, de um jeito cômico e reflexivo. Eu amei demaiss, obrigada UERJ.
Se quiserem rir e refletir sobre o ser humano, só leiam.

Laura.Santos 15/04/2024

Eu achei no geral bem chatinho e repetitivo. Algumas crônicas me chamaram atenção, como ?Encontro?, ?Nestor?, ?Lar desfeito?, ?A verdade? e ?Farsa?, mas no geral não me pegou. Mas eu achei legal a proposta ser sobre mentiras, uma pena que não foi tão interessante.
Lewan 15/04/2024minha estante
É porque homem não mente

carina.cerqueira 14/04/2024

Uerj me aceita pfv
Li esse livro obviamente, como a maioria das pessoas, pelo vestibular da uerj.
Mas no final achei engraçado, um livro leve, com histórias rápidas e geralmente fáceis, mas que nos deixam com uma ideia a ser refletida
os papéis de genêro na sociedade

_My 14/04/2024

Li pelo vestibular kkkk
Com a UERJ pedindo a leitura, me obriguei né ksksksk. Mas em suma, é um livro bom. Engraçadinho até. Repleto de ironia e alfinetadas que levam à reflexão.

Atenasis 12/04/2024

Pela Uerj
Li pela Uerj e embora seja um livro interessante no início duvido que teria o terminado se não fosse pelo vestibular.

Sendo bem sinceras são miniminimini crônicas em sua maioria supérfluas e bobas.
No início, como já disse, é legal, mas você cansa da ?mesma coisa? em 20 páginas embora a leitura seja fluida.

Talvez depois de estudar sobre, eu passe a gostar mais.

Dudxn 07/04/2024

Li pela UERJ
Achei interessante, é dividido por vários contos e crônicas, alguns são mto divertidos engraçados, outros dão raiva e tem uns que são sem pé e nem cabeça, não dá pra compreender. Mas até que é legal e divertido, achei q seria chato por ser obra obrigatória.

Liss 07/04/2024

Li por causa da uerj e eu gostei
não é o tipo de livro que eu leio, mas valeu a experiência
tem uns contos que não consegui entender ?

maria1691 07/04/2024

As mentiras que os homens contam | ?
"Eles se amavam, mas não se entendiam. Era como se o amor fosse mais forte porque substituía o entendimento, tinha função acumulada. Ela interpretava o que ele dizia, ele não queria dizer nada." ? As únicas crônicas que gostei genuinamente foram 'Contos de Verão' e 'O encontro', algumas me fizeram rir e outras foram mais indiferentes. No geral, é um bom livro para passar o tempo, quando se quer ler algo mais leve.

tatá 06/04/2024

Recomendo
Li pra uma prova de vestibular estadual, mas acabei me divertindo horrores com essa leitura leve, engraçada, que dá pra se identificar em diversas ocasiões, mas que dá pra refletir também sobre papéis de gênero na sociedade. recomendo bastante
5/5 ??
tatá 06/04/2024minha estante
muita gente diz que o livro reproduz esteriótipos mas? será que o livro não diz essas coisas pq elas realmente acontecem todos os dias? onde vcs vivem? 90% dos homens da minha família traem e mentem até mais do que tá nessas crônicas kkkk

Rê Lopes 04/04/2024

Primeira vez q dou uma nota tão baixa para um livro. Eu queria mt rir com ele, mas vou deixar pra próxima..
O q a gente não faz por uma prova né?
Td em nome da graduação rs

camila del rio 03/04/2024

? as mentiras que os homens contam
por algum motivo eu não tinha feito uma resenha desse livro antes? não é o tipo de obra que eu pegaria para ler por vontade própria, mas foi um pequeno sacrifício para a prova da UERJ.

apesar de Verissimo ser bem humorado e afiado em sua escrita, as histórias acabam se tornando repetitivas devido à quantidade. não estou dizendo que o livro é ruim, só que não é o meu estilo de leitura. cada crônica era tão curta que eu não conseguia compreender os personagens até que já tivessem acabado. ainda assim, de cabeça, acho que O sebo, O trapezista e aquela sobre o funeral foram as que mais me marcaram e me divertiram.

apesar de não ter curtido muito o livro, foi interessante ver a maneira como Verissimo documenta a mentira. as discussões em torno dessa obra têm tudo para serem muito interessantes no vestibular.

laurinha 01/04/2024

Me surpreendeu positivamente
Comecei a ler esse livro porque é uma leitura obrigatória para a primeira fase do vestibular da UERJ. Sempre que leio algum livro com fim "didático" (no sentido de lido para escola ou vestibular), já me dá um cansaço só de pensar em ler... mas me surpreendi muito com esse livro. A escrita do autor é MUITO boa, os contos são engraçados, humorísticos e te prendem de tamanha forma que não da vontade de parar. Ri demais com vários contos. O humor ácido que ele bota neles é perfeito! Cinco estrelas! (Só essa capa desse livro que, convenhamos, é muito feia!!)

Breno 31/03/2024

Devorei, mas começa melhor do que termina
Li em uns dois dias, mas no fim estava bem menos empolgado que no início. Como não estou para fazer julgamento moral de comédia da virada do século, acho que vale a pena pelas sacadas que só um observador singular do cotidiano teria. Estas, apesar de não serem uma constante, estão pulverizadas pela coletânea e trazem bons risos sempre que aprecem.

Tata 31/03/2024

Dei risadas sinceras
Confesso que me surpreendi, não é meu tipo de leitura, achei que não ia fluir, mas me surpreendi com a escrita. O livro inteiro é como uma grande piada, um homem descrevendo as "situações" que os homens mentem, é tudo muito sincero e irônico.

Você lê sobre homens que mentem e se ferram na maioria das vezes, logo você com certeza vai soltar uma risada anasalada em muitos contos.
É um livro divertido, que você termina em um final de semana ou até menos. Gostei da experiência, é um livro que vale a pena.