As mentiras que os homens contam

As mentiras que os homens contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras Que os Homens Contam

andradeanaa 30/03/2024

Li somente pela Uerj!
Confesso que esse não é o tipo de livro que eu leria por vontade de própria, mas não é um dos piores.

Jonathas.Marlon 29/03/2024

LEITURA FORÇADA
É difícil dizer ao certo, ou dar uma opinião 100% honesta em um livro como este. Suas crônicas são em grande parte interessantes, ainda sim temos o grande, "mas". Esse por si só vem com algumas de suas crônicas que não atraíram minha atenção, muitas das vezes sendo até mesmo engolidas pela sonolência causada.

Ainda sim, insisto em dizer que minha opinião deve ser levada ou considerada como uma visão partícula minha que não diminui a intensidade ou reflexão proposta pela leitura.

Sempreeudi 29/03/2024

O livro entregou aquilo que foi proposto, mas eu não gostei do livro.
Crônicas sobre situações, complicadas causadas pela mentira.

pallomahellen 28/03/2024

Li por conta da UERJ
Se não fosse a UERJ, talvez nunca buscaria ler esse livro. Ele tem uma visão bem descontraída do que é o homem de fato, nas várias mentiras que um homem pode contar e que são bem corriqueiras no nosso dia a dia, ri bastante com o livro no início e no meio, porém mais pro final achei bem chatinho e acabei enrolando bastante pra terminar

Numbra 21/03/2024

Mudem o Título
Primeiro de tudo troquem o título para " Situações e Pensamentos que os Homens Passam" transmitiria melhor o que está contido no livro! No geral, o livro é bom. Há contos legais, uns nada com nada e outros que você se pergunta o que tá fazendo ali.

qudakness 18/03/2024

Primeiro vez lendo algo do autor, e agora entendo a razão dele ter se materializado no humor enquanto descobria sua forma de expressão. Muitos dos contos são ?polêmicos?, mas creio que ele usou isso mais como uma forma de crítica do que para chocar.

Através do humor, ele teceu críticas ao adultério, situação social, economia, e muitas outras! Realmente um livro incrível, e divertido.

Se você leu até aqui, deve estar se perguntando o porquê de eu dar diversos elogios e manter uma nota 3,5. Embora eu tenha realmente gostado, sinto que não gostei pela forma que algumas críticas foram estruturadas.

clara 17/03/2024

Homem que é homem?
Li por conta do vestibular da uerj. não achei ruim, mas também não é um livro que eu leria por vontade própria? algumas crônicas me tiraram risadas, mas a maioria foi bem entediante.

debb0 17/03/2024

As mentiras que os homens contam são mini contos de 3 a 4 páginas que retratam mentiras que os homens contam no cotidiano, comecei a ler por conta da minha escola, mas confesso que me apaixonei, já li duas vezes

Nanda 16/03/2024

Ehhhh
Veríssimo é um cronista irônico, logo, grande parte de suas obras são construídas apartir dessa figura de linguagem.
Em "As mentiras que os homens contam" percebe-se uma crítica aos homens, as mentiras frequentes e farsas sem cabimento, a acontecimentos cotidianos, uns sendo mais ficcionais que outros.
Alguns capítulos me agradaram. A presença de uma chuva de acontecimentos sem ordem me incomodou um pouco por ser disposto desorganizadamente. No entanto, não é um livro péssimo, mas também não é meu favorito, se não fosse pela UERJ-como todos estão lendo para o primeiro EQ- eu não leria.

ananda 16/03/2024

Li esse por causa do vestibular da uerj e sinceramente... castigo do monstro. eu fiquei feliz que, além de ser curto, o livro também é fácil de ler, mas a que custo né. eu dei uma risada nos dois primeiros contos e depois foi só ladeira abaixo. muita misoginia, muito reforço de estereótipo de gênero e humor heterossexual pastelão. foi tipo entrar dentro da cabeça de um homem que se acha muito progressista, mas que na verdade é tão homem quanto todos os homens, e talvez seja essa a mensagem. enfim, não gostei e no fim já estava com nojo depois de ler tanta besteira. obrigada deus por ter me feito lesbica, se não fosse isso talvez eu achasse as coisas que eu li nesse livro normais.

DarkEden 15/03/2024

Mas são muitas mentiras
Me pego lendo esse livro e o terminando tentando entender que mensagem escrita nele eu deveria entender ou ele simplesmente é o que o título se propõe a dizer. São apenas contos e histórias de mentiras que homens contam todos os dias e nada mais? Se fosse só isso não seria tema da UERJ, mas então que mensagem eu deveria captar. Ao tentar ir além dos simples contos, creio que o autor quis dar a entender que as mentiras fazem parte do nosso dia a dia, estamos diariamente mentindo, diariamente escondendo a verdade de alguém que gostamos ou amamos, seja para proteger um casamento de anos por conta de um adultério realizado por alguma das partes, ou então para agradar um estranho que te confundiu com alguém que conhecia.
A questão é, todo mundo já mentiu uma vez na vida, sendo ela uma mentira boba sobre a comida estar maravilhosa mesmo você sabendo que faltou sal, ou uma tão elaborada que você se vê numa enrrascada que se você não contar a verdade logo a situação vai tender só a piorar. Por vezes mentem tanto que a mentira se torna uma verdade, pelo menos para quem a conta.
O livro lidou com as situações das mentiras contadas pelos homens de forma bem cômica e que faz com que o leitor queira saber como irá terminar a aquela enganação.

Concluindo, já está cheio de mentiras no mundo, o melhor é evitar isso ao máximo e contar a verdade, mesmo que ela possa magoar alguém.

Essa é a minha interpretação.

Marilza18 14/03/2024

Precisa aliviar a tensão de um dia cheio, estressante ou quer aquele momento descontraído? Essa leitura fará você chorar de rir. Veríssimo como sempre retratando a realidade de forma ímpar. Leitura leve e fácil

isa 10/03/2024

Li pela uerj
Pensei que por ser um livro obrigatório para o vestibular fosse ser mais chato, mas até que ele é legalzinho

julia5245 08/03/2024

Ok
Li por causa da uerj e achei alguns contos engraçadinhos e outros sem sentido, mas é um livro bem flúido e rapidinho de ler

Gly 08/03/2024

Só li por causa da UERJ
Mts contos são engraçadinhos e bem perspicazes nas críticas mas outros são tão sem pé nem cabeça que eu não entendi o propósito deles. Legalzinho.