A Cidade de Bronze (eBooK)

A Cidade de Bronze (eBooK) S.A. Chakraborty

Resenhas - A Cidade de Bronze

Maybeinabook 19/05/2024

A cidade de bronze - S. A. Chakraborty
Esta foi uma releitura, mas, como não escrevi uma resenha da primeira vez, estou fazendo isso agora.

É uma fantasia incrível, muito bem construída, com uma ambientação e mitologia que não vemos por aí todo dia.

Gosto da escrita da autora; é fluida e com um bom equilíbrio entre construção de mundo e desenvolvimento dos personagens. Encontrei alguns erros de digitação e letras faltando, mas isso é competente responsabilidade da editora brasileira, então obviamente não influenciou na minha nota, mas acho importante pontuar para quem pretende ler.

Este livro tem uma das melhores explorações de intrigas políticas e sociais que eu já li. A autora construiu uma sociedade muitíssimo complexa, com uma história brutal, e fervilhando de conflitos que poderiam muito bem ser reais. A autora apresenta os plots sem tornar muito complexo para muitos leitores, mas também não tem medo de subverter as expectativas e destruir tudo aquilo que, aparentemente, estava sendo construído.

Não há mocinhos e vilões, tudo nessa sociedade tem tons de cinza, e eu simplesmente AMO isso.

O que me leva ao ponto que, pelo menos para mim, deixou a desejar: o romance.

Talvez tenha sido algo fora do controle da autora, talvez não, mas simplesmente não acho que o romance esteja no mesmo nível dos outros aspectos do livro. Longe disso, na verdade. O romance teve um início muito repentino, não vi uma boa justificativa para toda aquela atração, e, por mais que não fosse o aspecto principal da história, quando aparecia, a narrativa parecia muito mais um YA do que uma fantasia adulta. Esse vai e vem no tom da narrativa me fez revirar os olhos algumas vezes.

Espero que o romance melhore nos próximos livros, mas tenho que admitir que minhas expectativas não estão tão altas.

Enfim, recomendo fortemente a leitura, especialmente para quem está acostumado com YA e quer tentar ler uma fantasia adulta.

natalha17 13/05/2024

Entre tapetes, Dava e pequenos surtos
O mundo é fantástico e tem uma trama bem trabalhada. A Nahri não é uma protagonista frágil e a forma que ela pensa não se distancia muito da realidade.

Completamente propensa a cometer pequenos furtos, nossa Nahri conhece os fortes laços que possui com os 'deuses' que tanto ouviu nas histórias.

Os demais personagens são bem construídos e apaixonantes. A história não se prende a clichês.

Ruby 08/05/2024

Eu ameeeeei, estou doida para ler os próximos logo, histórias envolvente e personagens muito bons leitura incrível

Ma.Castro 05/05/2024

Gente comecei amando o livro mas depois tudo virou uma bagunça? pode ser que continuo ?? vou ler a sinopse do próximo toa ver se animo comprar!!! Tá com cara de bom não em ??

Erika.Reis 05/05/2024

Esse livro é um acontecimento

Não existe um momento de tédio, tudo é muito acelerado e a história flui rapidamente. Eu amei o fato de aqui não existir certo e errado, apenas pontos de vista diferentes. Eu, particularmente, não me apaguei muito a outros personagens, apenas ao Dara. Isso inclusive é algo interessante pq ele é um personagem tão complexo que chega a ser fascinante. A nossa protagonista também é fascinante e o senso dela de sobrevivência é algo que eu admiro muito e sinto falta em personagens de fantasia, ela faz o que é preciso para sobreviver. Eu acho interessante o fato da história sair do óbvio e ir além das expectativas. Mal posso esperar pra ler o segundo livro, vou começar hoje mesmo.

P.s. sou curiosa e fui procurar spoiler na internet antes der terminar a leitura e fiquei TÃO triste

Marcela 05/05/2024

Amei.
Uma das melhores fantasias que já li. Os elementos são diferenciados, os temas são importantes e os personagens são carismáticos. Não vejo a hora de ler o próximo.

@lendocomjulian 28/04/2024

Esse livro me surpreendeu positivamente. Um universo diferente, baseado em uma cultura que não li muito até o momento.

Acampanhamos a história, a protagonista Nahri que vai acabar no mundo dos Djins.

Esse mundo tem um plano de fundo imenso, que vamos colhendo conforme a leitura.

A politicagem de Daevabad é cruel e boa de acompanhar.

Final é aberto, e bem curioso, pretendo engatar no livro 2

Cris Peixoto 24/04/2024

Saindo do ocidente
Uma das melhores fantasias que já li. Trata de temas que gosto muito: política, preconceito, violência, traição, romance, luta de classes e se passa no Egito que sempre mostra leva a lembrar que os personagens são pretos e o autor sempre encontra um jeito de lembrar o leitor do tom da pele dos personagens e eu pude perceber o quanto eu sempre imagino os personagens com a pele branca (foi muito desconfortável pra mim). A história é boa, mas não consegui me envolver com os personagens, apenas o príncipe boêmio mexia com minha curiosidade. Estou curiosa para ler os outros livros da trilogia.

Patricia Kessler 20/04/2024

Esperava mais
Gente, cadê a trapaceira? Cadê o romance, cadê as reviravoltas?
Eu escutei falar tão bem desse livro, e me decepcionei. Final em aberto para o próximo livro que eu não vou ler. Pq é caro e não estou a fim.

Thalyana 11/04/2024

Não fazia ideia do que esperar e foi incrível
Minhas avaliações são muito medíocres pq dou 5 estrelas pra qualquer bomba, mas esse livro merece cada uma delas!
Quando percebi que o livro teria um outro ponto de vista, fiquei extremamente preocupada de perder o interesse na leitura, mas o Ali, mesmo com toda sua culpa cristã, é ainda mais interessante que a Nahri e a forma como os personagens que ambos trazem a história foram construídos te faz perder completamente a noção do que seria certo ou errado, bom ou ruim, você se afeiçoa com todos os personagens!
É tão bem feito que nem sei como as pessoas dormem nesse livro e porque nunca vi ninguém enlouquecendo sobre ele pq é exatamente assim que me encontro 🥸🤷‍♀️

Estou obcecada.

Silvana 07/04/2024

Nahri vive de aplicar pequenos golpes com a ajuda de um poder que não entende. Ela tem uma grande facilidade em aprender novas línguas e sabe dizer quando alguém está doente ou prestes a morr3r. Mas quando ela está fazendo um ritual no qual não acredita acaba invocando Dara, um poderoso guerreiro djinn, e junto com ele um mundo mágico que Nahri só conhecia das histórias. E o único lugar seguro para ela agora é Daevabad, a lendária Cidade de Bronze. É lá que Nahri conhece Alizayd que está dividido entre o dever e a honra.

Esse livro vai entrar para a lista dos livros do porque eu não li antes. Que história maravilhosa. Rica, cheia de detalhes que a gente vai absorvendo e no fim as 600 páginas se transformam em mais de mil de tanta história que tem nesse livro. E já desponta como uma fortíssima candidata de ser uma das melhores histórias do ano. Apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia de fantasia a autora não se atem a apresentação dos personagens e do mundo criado por ela. A história só vai num crescente e quando percebemos estamos sem fôlego de tanta aventura que estamos vivendo.

E mesmo o livro tendo tudo isso de páginas a escrita da autora é tão fluida que a gente nem percebe as páginas passando. Dá para ler fácil mais de 100 páginas em uma sentada. Mitologia árabe é uma das minhas favoritas desde a infância, Alladin era um dos meus contos de fadas favoritos, por isso foi muito bom me ver dentro de uma história que começa no Egito e vai para um mundo totalmente novo, mas de igual forma interessante. E os personagens? Desde os protagonistas até os secundários são todos interessantes, cada um deles tem muito a oferecer.

Minha única ressalva fica por conta do romance, que no caso foi meio que inexistente nesse livro, mas não afetou a qualidade da história. Tanto Ali como Nahri são dois protagonistas com muito potencial e creio que eles crescerão ainda mais nos próximos livros. Agora quem me ganhou mesmo foi Dara, que personagem excepcional. Por isso tudo é claro que recomendo o livro. A gente sabe reconhecer quando uma história é boa e tenho certeza de que a autora não vai se perder nos próximos livros

Ana Barbalho 06/04/2024

Confesso que tinha um pouco de receio de iniciar essa série pois já vi comentários de que seria densa e complicada... mas estou feliz em ter decidido pegar o livro com um pensamento positivo.
A história de Nahri apenas me encantou! Foi meu primeiro contato com esse tipo de fantasia envolvendo djinns e mitologia árabe no geral e fiquei fascinada.
A escrita é bem fluida e, apesar das 600 páginas, nenhuma delas foi desperdiçada. A história é cheia de tramas políticas, tem um mundo bem elaborado e personagens cativantes. Está sempre "acontecendo algo", não existe enrolação e gostei das descrições nas cenas de ação.
Já quero emendar no volume 2.

Jujubacoutinho 06/04/2024

Cidade de Bronze
Nahri nunca acreditou em magia de verdade, mas fingia muito bem ter habilidades mágicas para conseguir dinheiro fácil de pessoas ricas de mente fraca. O que ela não esperava era que um dia de fato, as palavras mágicas que fingiu proferir parar alguém, fossem realmente surtir algum efeito, e agora ela descobriu seres que nunca imaginou que existiram, e descobriu que talvez ela mesma fosse algo que nunca ao menos imaginou.

O livro é muito divertido e interessante de se ler. As histórias de Djins e o tipo de cultura que se vê na cidade do Cairo é muito diferente da nossa, e eu sempre gosto bastante disso nas minhas leituras.

Estou ansiosa para os próximos livros, a autora deixou o final do primeiro com tensão, e assim que eu puder comprar o segundo, eu vou.