Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Bel 22/05/2022

Sobre amar e seus obstáculos
Do que somos capazes ao tentar manter um amor a todo custo? Na insistência há amor? Essas e outras perguntas me acompanharam durante a leitura. Não gostei muito do formato do livro (vai e vem dos narradores muito entrecortado e idas e vindas no tempo), mas adorei as reflexões que me trouxe e gostei muito do final, que não esperava.

Luísa 16/01/2021

Bem mais fluido do que pensei que seria!
Por algum motivo, pensei que esse seria um livro difícil, um pouco arrastado, com linguagem complexa, mas eu estava bastante enganada. Fique comigo, ao contrário do que pensei, é bem rápido de ler, bastante envolvente e linguagem simples, tornando a leitura muito fluida.

O livro conta a história de uma mulher nigeriana, parte de uma cultura em que a poligamia, por parte do homem é não só aceita como também incentivada. Ela e seu marido decidem juntos que serão monogâmicos, mas essa decisão é abalada por a personagem não engravidar, o que é extremamente julgado e criticado por seus familiares e pela comunidade em geral.

Esse é então o conflito central da narrativa, que leva a vários outros e que consegue surpreender e tocar. A história é bastante sensível e com certeza será uma das melhores leituras do ano.

Mariana113 29/03/2024

Muito bom!
Um livro surpreendente em vários aspectos, tinha ele há alguns anos mas enrolava pra ler. Diferente de tudo que já li, com certeza vai entrar na minha lista de favoritos.

Manoela138 22/10/2023

Fique comigo
Definitivamente não é um livro leve. Trata de temas como a dificuldade de engravidar, poligamia, traição e diferenças culturais. É preciso ler o livro com a cabeça aberta e ciente de que trata de uma cultura diferente da nossa. Os personagens cometem erros e, muitas vezes, tomam decisões questionáveis.
O livro alterna entre capítulos narrados pela Yejide e pelo seu marido, Akin. A angústia para ter um filho permeia a história e mexe com o psicológico das personagens. Além disso, a situação política na Nigéria também é um tema presente no livro e que intensifica um momento que já é muito difícil para as personagens.
Foi uma leitura diferente e muito boa, recomendo!

crosk 27/09/2021

Impactante
Que livro forte, gerou um mix de sensações da compaixão a raiva dos personagens. Cada capítulo uma surpresa que incomodava e envolvia. Nos últimos capítulos eu tive a sensação que sabia onde a história ia nos levar. O que não minimizou o sentimento de sofrimento, dor e euforia!!

Mari 19/05/2021

por favor leiam esse livro, é um daqueles que você não consegue parar. lindo e davastador ??

Fabian Rodrigo 23/07/2020

Tenho pouca experiência com autores Africanos, mas sempre que tenho está oportunidade não me arrependo. Este livro é um desses momentos. O que mais me fascina são as diferenças culturais, nesta história especifica, como a tradição pode exercer uma pressão tão destruidora na vida das pessoas. Por obrigações tradicionais a personagem principal se submete a pressões, humilhações que não deveriam ser impostas a ninguem.

Heley 22/03/2022

Drama Familiar
O livro conta a história do casal Yejide e Akin, juntos há quatro anos e com a enorme pressão de terem filhos. Após a chegada de uma segunda esposa, tanto Yejide como Akin passam a tomar decisões perigosas, visando salvar a família e o casamento.
A história é narrada tanto por Yejide quanto por Akin, assim, ficamos sabendo dos segredos que são guardados por cada um deles. Também compreendemos as motivações de cada um para as suas ações.
Essa é uma história sobre os sacrifícios feitos em nome de um desejo maior, e o preço a ser pago quando se escolhe vivê-lo em detrimento de tudo mais.
O livro tem um ritmo ligeiro de acontecimentos. Quando você acha que já aconteceu o pior, a história traz outro baque para a família. Não é uma leitura fácil, mas super recomendo!

Guilherme k 03/12/2020

Pelos primeiros capítulos imaginei algo bem diferente daquilo que iria se desenvolver na história. Muito bom, história triste e um final inesperado.
Renata Martins 30/12/2020minha estante
Ta na fila para 2021. Ganhei de aniversário no final de 2019... ?

ekundera 30/12/2020

?Aquele que tem filhos é dono do mundo?
Um bela história sobre relações familiares e todos os seus dramas envolvidos. A gente vai acompanhando e sendo surpreendido com boas reviravoltas ao longo da narrativa, com as pontas que se costuram muito bem ao final.

03/03/2021

Se faz sentir faz sentido!
Fazia tempo que um livro não me fazia sentir a dor real de um personagem! Tenho hábito de ler livros fortes, histórias tristes, mas essa me tocou de uma forma absurda. Quando o leitor tem esse tipo de envolvimento, é pq o autor acertou em cheio. Já amo as autoras nigerianas!! Mais uma grata surpresa.

Carol Felizardo 11/08/2020

Amei!
Não esperava que fosse gostar tanto desse livro. A história me surpreendeu e me tocou de tantas formas... O romance explora amor, casamento, religião e maternidade, e é contado de uma forma que o leitor se identifique com a personagem e com a sua história. Em várias passagens me senti amiga de Yedjie, e como essa história estivesse sendo narrada realmente para mim.
Não posso dar outra nota além de 5 estrelas! Recomendo muito!