Resenhas - Duas Vidas

Cesar Garcia 29/08/2023

Uma linda história
Que história maravilhosa é contada em Duas Vidas.
Faz a gente refletir sobre viver nossa vida de forma plena, correr atrás dos nossos sonhos e simplesmente ser feliz.
Uma obra prima.
Maravilhosa.

Larissa Tavares 27/08/2023

Sobre o que realmente importa na vida.
Mais um quadrinho do Toulmé que, embora tem uma premissa simples, nos ajuda a pensar algo complexo de se colocar na prática: o que te deixa realmente feliz? O que realmente importa na vida?
Quando eu deixar esse mundo, vou lembrar de quem eu amo e dos dias que ri sem parar ou daquele super trabalho que entreguei pro meu chefe?
Pra gente pensar sobre o que de fato é importante pra nós. ??

Natalia (Vitória) Sousa 26/08/2023

Essa hq passa uma mensagem muito importante, temos que ter atenção e não viver absolutamente sob regras alheias.
A história mostra alguém preso em uma realidade que nunca desejou para si.

Danton 08/08/2023

Quadrinho publicado pela editora nemo do francês fabien toulmé. conta a história que interliga dois irmãos, um mais velho, um legítimo bon vivant, que sabe apreciar e curtir o momento e o mais novo, o caçula, que não se arrisca tanto, não toma passos arriscados. um é médico que vive viajando, atendendo em diversos países e coisas do tipo. o caçula, advogado, mas cuja paixão é a música, sonho que não seguiu. um dia, recebe um diagnóstico de que está com câncer e de que tem pela frente pouco tempo de vida. o irmão mais velho então o incentiva a viver tudo aquilo que gostaria enquanto ainda tem tempo. larga o emprego, dá um soco no colega idiota, vai embora. muda de país. se apaixona. acaba tocando numa banda africana após se hospedar no país com o irmão. descobre-se. no final, uma reviravolta pela qual não percebi ou esperava. ótimo quadrinho.

Bruda 29/07/2023

Uma das melhores quadrinhos que eu li nos últimos tempos, me arrancou algumas boas lágrimas. Recomendo fortemente!

DéboraMP 26/07/2023

Duas vidas
Muitas lições de vida numa história tão curta. Achei muito bonita, me fez pensar em muitas coisas sobre mim e a forma como estou levando a minha vida. Confesso que o final foi previsível, mas ainda assim, não deixa de ser emocionante.

Marina 25/07/2023

Eu amo os quadrinhos do Fabien Toulmé! As histórias, os desenhos, os personagens... ele é um dos meus quadrinistas preferidos. Pegar um livro dele é uma escolha segura para mim. E esse me fez pensar sobre as escolhas e obrigações trabalhistas que fazemos na vida, muitas vezes influenciadas por algum adulto de referência (pais, avós...), e que nem sempre seriam fielmente as nossas. E a vida segue... até onde?!

Larissa1510 24/07/2023

INCRÍVEL
Impecável. Fiquei uns 2 minutos quando acabou agarrada com o livro em prantos! Demorei pra entender o que aconteceu, mas quando entendi eu caí em si e surtei. Meu deus! SENSACIONAL! Recomendo pra todos !

Lusia.Nicolino 23/07/2023

Duas vidas é uma preciosidade
Duas vidas - Toulmé, Fabien - Editora Nemo

Eu ainda me espanto, e que bom que me espanto, com o quão profunda pode ser uma história em uma HQ! Duas vidas é uma preciosidade. Quando você pensa que já entendeu tudo há uma reviravolta de tirar o fôlego. Mais não dá para dizer. Luc e Baudoin são irmãos, que tem uma relação próxima, mas vidas muito diferentes! Em que momento será que as retas se cruzam e o espírito livre de um quer acabar com a monotonia da vida do outro? Ser advogado, mas sonhar ser um rock star, ser um médico que viaja o mundo socorrendo corpos e almas, destino ou planejamento? Como não se emocionar com uma HQ que abre suas "tirinhas" com a frase de Confúcio: "Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma."

Quote: "Pelo menos você tá se dando conta. Tem gente que nunca terá essa sorte... E como dizem por aqui: 'quando um antílope sai da floresta, não pede à gazela pra beber água'. Não sei se entendi muito bem esse seu provérbio... Nem eu... Mas é o único provérbio beninense que conheço."

Myllena 16/07/2023

" Temos duas vidas e a segunda começa quando nós damos conta
... que temos só uma. "

Esse livro me fez repensar em como estou vivendo, se estou dando importância pras coisas certas, o que tem feito sentido e acredito que todos nós devemos refletir sobre isso. Só temos uma vida e ela tem que ser vivida.

Livya 10/07/2023

Ponto final.
Existe uma ideia melancólica no desconhecido. Seja nosso medo do novo, de não dar certo, ou de talvez não ser a melhor escolha. Com a morte não é diferente, nunca sabemos nem quando nem como, muito menos o que esperar do depois. Mas uma coisa é certa, ela é nossa única certeza.
A ideia de sabermos quanto tempo de vida temos, parece assombrosa, ainda mais se acompanhada de uma doença catastrófica. A dualidade de escolher viver mais uns dias, quem sabe meses, se com sorte ou esperar, curtir o pouco, talvez o muito, com azar o nada.
A idea de abraçarmos mais os que amamos, de dizer aos nossos amigos as suas importâncias ou largar nosso trabalho só podemos desfrutar diante de algo maior, e muita das vezes é acompanhado de um susto, nada ensaiado ou esperado.
Este livro trás uma ideia póetica de como viver o adeus, acompanhado de uma doença. De viver seus sonhos, talvez os mais importantes, os que você viveu esperando ter uma coragem, um pontapé inicial. Nos faz pensar que talvez a resposta esteja nos detalhes, talvez largar seu emprego não seja tão mal. Ou deixar seu apartamento em uma cidade caótica para trás não seja tão difícil assim.
Tudo isso dependem de muitos fatores, a coragem é uma delas. O livro trás uma sede de viver, uma vontade de amar sem medidas e uma ideia romantizada da vida. Talvez seja o que nos falta.
Reverências e palmas de pé ao autor.

Darcy 08/07/2023

Que lindo e emocionante, a forma como um irmão cuida do outro. O final te pega de surpresa. Recomendo, leitura rápida e maravilhosa

Sandra Silva 20/06/2023

Mais um livro lindo de Fabien Toulmé.
Ele tem uma sensibilidade linda para falar sobre os mais diversos assuntos. Em Duas Vidas, Baudouin é um homem que sempre fez o que esperavam dele: era o menino que sofria bullying na escola, tinha medo das brincadeiras destemidas do irmão, fez o curso que os pais julgavam dar mais retorno financeiro, tinha um bom emprego, se matava de trabalhar, e contava os dias para a aposentadoria.
Já Luc é o irmão descolado: sempre burlou as regras, namorador, fez do seu trabalho sua alegria e viajou o mundo todo.
Até que Baudouin recebe a notícia que todos temem: a morte está cada dia mais próxima. Não há como evitar!
Então, junto com o irmão, ele decide viver a vida que ele gostaria de ter vivido, nesses poucos dias que ainda lhe restam. A vida que ele deixou de lado para satisfazer padrões. E então ele mergulha fundo numa aventura cheia de novas experiências!
O final é surpreendente! E mostra como o amor entre irmãos é capaz de curar, de uma forma ou de outra!
Lindo!!!!