Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Vinícius Tyrone 21/09/2023

Queria ter gostado mais
Sem dúvidas que é um ótimo livro e um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Um livro de filosofia. Um livro sobre as várias fases da vida. Um livro difícil. Um livro que não me pegou como eu gostaria que tivesse acontecido.
Gosto muito do jeito que o Machado divide seus livros em vários pequenos capítulos, o que deixa um livro difícil, um pouco mais leve pra se ler.
Esther41 22/09/2023minha estante
Tô querendo ler esse

Vinícius Tyrone 22/09/2023minha estante
Se já tiver uma boa relação com o Machado, pode ler tranquilo

Esther41 22/09/2023minha estante
Nunca li nada dele K

Vinícius Tyrone 22/09/2023minha estante
Então é melhor começar por Dom casmurro ou O alienista

Paloma404 03/10/2021

Sublime
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance que marca o início do Realismo no Brasil, faz parte da tríade realista machadiana, uma fase mais madura do autor.

Conforme o título sugere, é um livro que narra as memórias de Brás Cubas, um advogado boêmio, membro da burguesia carioca do século XIX. O livro possui uma peculiaridade - ele foi escrito pelo autor após a sua morte. Temos, portanto, um defunto autor e não um autor defunto.

Brás nos confidencia que a franqueza é a primeira virtude de um defunto, dessa forma, essa "biografia" não fica amarrada por nenhum pudor ou medo das opiniões alheias, ela fica sujeita apenas as impressões e crenças do próprio autor. Portanto, ao longo do livro nos deparamos com todos os defeitos, desvios de caráter, deslizes e também a vida fútil e sem propósito de Brás.

Machado de Assis possuia uma ironia, uma acidez e um humor incomparáveis, me lembrou muito a escrita do Douglas Adams, autor do Guia do Mochileiro das Galaxias. É uma escrita inteligente e, embutidas no romance, existem críticas ferrenhas à burguesia carioca da época, assim como a sociedade como um todo. A narrativa, tipicamente Machadiana, possui muitas interrupções, e o próprio autor compara seu estilo ao andar dos ébrios. Machado faz diversas digressões ao longo do romance, falando diretamente com o leitor e proporcionando muitas reflexões.

Meu primeiro contato com o livro foi nas aulas de literatura no ensino médio, e, 15 anos depois, relendo a obra, pude perceber como foi mal aproveitada na época. Que bom poder retornar a essas páginas após certo amadurecimento literário e ter a oportunidade de apreciar tal obra de forma muito mais intensa.

Uma obra sublime! ?????
Nan ® 03/10/2021minha estante
Acompanhei, Paloma, as suas notas de leitura e, dado agora esta resenha, não pude deixar de manifestar o quanto assino embaixo.
Principiei a ler ontem a obra; contudo, a sensação de quando, ao 10-14 anos, quando me foi empurrado Machado de Assis pelos meus professores... mesmo o diamante pode ser tratado como bronze perante a ignorância mais cristalina. Dessabo se findarei a obra amando tanto quanto a sua paixão fez-me ansiar a leitura, mas jamais poderei dizer que o autor não escreve bem e o humor conquistou-me até aqui. Merece no mínimo três estrelas só pela escrita, na verdade. ?

Nan ® 03/10/2021minha estante
* aos10-14

Paloma404 03/10/2021minha estante
Nan, que comentário maravilhoso. Exatamente oq penso, me foi ofertado um diamante na época da escola mas eu não soube reconhecer. Bom mesmo é ter a oportunidade de ler anos depois, sem nenhum prazo, imposição, apenas pelo prazer de ler. To recomendando pra vários amigos, pedindo pra eles darem uma segunda chance! rs
Em breve pretendo reler "A cidade e as serras" que há 15 anos foi uma tortura. Espero mudar de opinião!

Nan ® 04/10/2021minha estante
Corro o risco de tornar-me fastidioso, caso assinar embaixo outra vez?! Posto isto, ?A Cidade e as Serras?: confesso que nunca li nada do celebríssimo Queirós e recorri ao Skoob agora, a sinopse da obra despertou-me um leve interesse que, infelizmente sou assim, devido a terríveis dilúvios do passado, a nota 3.3 colocou esse interesse em xeque. Parece que será vítima da minha bisbilhotice novamente, Paloma ? como se fosse uma novidade! ?
Quanto a Assis, Dom Casmurro conquistou a minha lista de 2022, espero não me arrepender. E Shakespeare, caso ainda esteja empolgada em combater os maravilhosos anos de escola, merece atenção, embora seja suspeito ao falar deste.

Prof. Gabriel 29/06/2019

Memórias póstumas de brás cubas
É um livro que terei que reler, porque não rolou! Pulei vários capitular, a leitura não fluiu, achei chata, densa, maçante, sem graça, ruim. Nunca pensei que não fosse gostar de Machado, tendo em vista ter gostado de todos os outros. Espero que quando for ler novamente seja uma experiência diferente.
Marcio P 30/06/2019minha estante
Concordo contigo. Achei bem chata a leitura, mas terminei de raiva! História sem graça, de difícil leitura, com vai e volta que fica sem sentido às vezes. Lerei outros livros de Machado, mas este não.

Ana 05/08/2019minha estante
Senti o mesmo, tanta gente gosta do livro que acabo me sentindo "burra". Mas não gostei, achei tedioso e sem graça, beirando a confusão em alguns momentos.

Prof. Gabriel 31/10/2019minha estante
Ainda bem não fui o único a não gostar kkkk desse livro que foi transição do romantismo para o realismo

TatianaTati 08/10/2022

Vou precisar de umas três vidas para absorver todas as referências históricas e literárias contidas nessa obra... Mas com certeza não foi por isso que Machado foi tão exaltado por sua genialidade.
Realmente, é uma obra inovadora para a época, a dureza da ironia, a crítica social, e me causa mal-estar ver que as páginas escritas no século XIX não soam tanto como "coisa antiga" quanto eu gostaria. A dominância da elite, os interesses políticos, a forma de ascensão na política, a escravidão e a penúria dos pobres.
Talvez por isso a leitura tenha sido tão incômoda para mim. A leitura é um escape, mas escapei para um cenário semelhante à vida atual. Afff Brás Cubas, lamento te ter detestado... não é você, são eles.
@oslivrosdalu 08/10/2022minha estante
Amei a resenha!

TatianaTati 09/10/2022minha estante
Valeu, Lu

TatianaTati 09/10/2022minha estante
*adorando

JurúMontalvao 30/01/2022

Ao verme, o legado da nossa miséria.
O que vou dizer? É um dos meus favs!!!!

- Primeira leitura:
livro físico, por motivos de obrigação de estudar

- Segunda leitura:
e-book, por pura diversão e desafio de reler um fav. Amei essa edição da "Série Prazer de Ler" da Câmara dos Deputados.

- Terceira leitura:
quero que seja em audiobook. Será que encontro com voz e acento do Rio? Seria demais!!!

- Top 3 capítulos favoritos:
"O delírio"
"A borboleta preta"
"Utilidade relativa", na vdd todos que envolvem D. Plácida.

- Top 3 personagens favoritas:
O almocreve (me remete a Nietzsche)
A borboleta preta
D. Plácida

Curiosidade dessa segunda leitura:
- Contei 43 citações diretas e indiretas à escravidão/pessoas escravizadas
- Percebi reflexões profundas sobre saúde mental percorrendo toda a obra
Joao 30/01/2022minha estante
Até hoje tá entre os meus livros favoritos da vida! Top 3 com certeza :D

amandafffdo 07/02/2022minha estante
Caraaa.. em algum momento cheguei a conclusão que Brás Cubas tinha depressão.

JurúMontalvao 07/02/2022minha estante
Amanda, nessa segunda vez q li tive essa percepção nova de q o Machado tava conversando sobre saúde mental

Maria.Capobianco 16/03/2022

"Matamos o tempo; o tempo nos enterra"
Tenho um projeto pessoal de reler os clássicos da época do colégio. Decidi começar por esse que desde a primeira leitura me impactou e se tornou um favorito da vida.
E que livro espetacular, ele é sarcástico, irônico e extremamente inteligente. A forma como Machado conduz a narrativa é brilhante, inserindo críticas e dando margem à imaginação do leitor.
É um dos livros mais bem escritos que já li, e alguns capítulos como "o delírio" só reforçam a genialidade do autor.
Essa é uma daquelas obras que só crescem com a releitura.
Pedro 16/03/2022minha estante
Eu me acabo de rir quando lembro do namoro dele com Marcela...kkkkkkkk

Maria.Capobianco 21/03/2022minha estante
Kkkkkkkkk eu tbm Pedro, principalmente quando ele diz que ela o amou durante quinze meses e onze contos de réis.

Pedro 21/03/2022minha estante
"Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos."

Essa frase é um clássico! Marcela nem era interesseira...kkkkkkkk

nanarissa 22/08/2021

Se o livro é genial hoje, imagina na época do lançamento! É, Machadinho... Não é famoso à toa, né, meu filho?
E esse gran finale que vai ser válido até o fim da humanidade (que de repente nem tá tão longe... ?)?
Só lê.
Rhana 22/08/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

nanarissa 30/08/2021minha estante
Eu indicaria para pessoas com 12 anos ou mais. ?

Rhana 30/08/2021minha estante
Muito obrigada

Maycon.Felipe 18/06/2020

Memórias póstumas de Brás Cubas é aquele livro que você acha cansativo no começo, talvez seja pela linguagem machadiana ou porque realmente ninguém se preocupa com as memórias de um defunto-autor. Sobretudo, Machado conseguiu elevar a literatura brasileira a outro nível, tanto que recentemente este livro tornou-se um best-seller entre os estadunidenses.
Inglethe 18/06/2020minha estante
E é por esse cansaço q estou demorando a pegar essa leitura.

Maycon.Felipe 18/06/2020minha estante
É bem cansativo mesmo, mas depois você se acostuma, o livro é espetacular.

Inglethe 22/06/2020minha estante
??????

anapachecoeumsm 30/03/2022

Brás; a borboleta preta
Das coisas tristes que se sucedem nesse livro; a constância dos dias cortados, a sutileza nas coisas abrupta, o cotidiano dramático, apático, a vida como qualquer coisa, a vida de Brás nos vem, como muitas outras perspectivas, como a borboleta do capítulo A Borboleta Preta, XXXI (pg.130). E apenas isso.

Não tenho embasamento cultural, político ou histórico o suficiente pra debater ou me debruçar sobre essa obra, mas posso dizer que ela me toca ainda mais sensível que da primeira leitura; em primeiro plano porque a edição da Antofagica é surrealmente" superior as outras e, em segundo, porque li como leitura de ensino médio e a mente de hoje é de longe mais madura que a da época.

Choro horrores com o conteúdo por ser real e cru em sua dificuldade. Acho, sim, que há falta de didática em impor uma leitura densa e profunda pra adolescentes, mas acho também que o livro faz parte de uma daquelas "obrigatoriedades" da vida, uma bagagem cultural excelente, que assimilamos mesmo sem perceber, como quem escova os dentes ou respira.

E sem o embasamento suficiente, mas com amor em demasia eu digo que esse é um dos meus livros favoritos de todos, se não o favorito, além de uma das melhores obras de todo o mundo. Machado faz com maestria o que autores passam anos tentando. Nós, leitores, nos vemos como o protagonista (ou seria uma parte de Machado?) a encarar esse cadáver de borboleta com alguma simpatia e apego, talvez até por identificação, já que a vida dele permeia, em algum modo ou ideia, a vida de todos nós.

Brás, na ironia paradoxal das suas negativas, nos deixa um legado em nossa plena miséria do dia a dia; sua vida e a consciência que ela elucida.
João 30/03/2022minha estante
Ficou ótima sua resenha, me interessei pelo livro

anapachecoeumsm 30/03/2022minha estante
Leia! É uma leitura densa, a edição da Antofagica toma cuidado com expressões antigas e as mantém com nota de rodapé que podem incomodar algumas pessoas que preferem só alterações (a outra versão que li nem tinha todos os capítulos), mas insista no Brás e verá que valeu a pena haha ? Obg!

Rafael 30/03/2022minha estante
Ótima resenha, completa e instigante. Parabéns

joaoggur 21/09/2021

Machado de Assis é sinônimo de ESTUPENDO!
Vamos todos assumir: todos, antes de iniciarmos as nossas vidas de leitores, sempre tivemos um preconceito com Machado de Assis. Nao sei se voce, que está lendo a minha resenha, le mais romance, suspense, terror, mas se oferecem um livro de Machado de Assis, a maioria esmagadora das pessoas fechará o rosto, alegando que os livros são entediantes.

E vamos aos fatos:
1 - a maioria das pessoas que falam que eh chato jamais leram.
2- Não entendo a aversão a Machado de Assis: como assim chato????

Bras cubas morreu. Todos morremos, eh algo que acontecerá com todos, mas há sempre há um tabu em cima disso. Mas imagina toda a sua vida, desde a tenra infância até a dolorosa terceira idade, ser documentada em livro, um livro de memórias de um falecido, como memórias póstumas de um tal Brás Cubas????

Pois bem, talvez falando assim realmente achem o livro chato. Mas, por favor, acreditem em mim: não eh. E não eh pois a escuta de Machado de Assis É UMA DAS MELHORES ESCRITAS, NÃO SÓ BRASILEIRAS, MAS DE TODO O MUNDO. A habilidade de envolvimento do leitor com a história, guiada por descrições primorosas, consegue deixar o livro incrível! Até partes ?mais lentas? que muitos poderiam considerar chatas foram primorosas!

E o mais surpreeendente de tudo isso eh que esse livro tem mais de 100 anos. Isso é bizarro: há muitos escritores contemporâneos dos quais não têm tais habilidades de escrita.

Recomendo que leiam Memórias Póstumas de Brás Cubas, não só por ser um grande clássico, mas para furar a bolha de Machado de Assis ser entediante.
dani 21/09/2021minha estante
Bateu uma vontade enorme de reler ? Já vou colocar na minha lista para o próximo ano.

joaoggur 21/09/2021minha estante
Obrigado pelas palavras, @dani.

Roberta 23/09/2021minha estante
??????

Larissa.Furman 02/02/2021

E após anos tentando, finalmente consegui!
Tentei ler esse livro umas 3 vezes antes dessa, e apenas agora consegui não apenas finaliza-lo como também ter prazer em lê-lo.
Percebi que com um pouco de esforço é possível amar um clássico e se apaixonar pela escrita de Machado de Assis.
Não vou me estender, apenas recomendo que se você é como eu, (não tem costume em ler clássicos com facilidade) leia aos poucos, nem que demore meses, mas não deixe de ao menos dar uma chance. Compreendo agora tamanha fama!
Tiago.Boaventura 02/02/2021minha estante
Eu li esse livro um pouco depois de ter lido o excelente Dom Casmurro. Confesso que fui com grandes expectativas para ler o Memórias Póstumas e devo acrescentar que achei que gostaria mais desse livro. A escrita do Machado permanece irretocável nessa obra, porém, o desenvolvimento e o desfecho da história ficaram aquém. Ainda assim eu recomendo esse livro para qualquer um que queira ter contato com os clássicos nacionais. Enfim, obrigado por compartilhar sua experiência e que venham outras leituras.

Larissa.Furman 02/02/2021minha estante
Admito que a vida de Brás Cubas não me encantou muito, um pouco medíocre talvez, mas é realista.
O que me fez gostar foi o quanto as reflexões citadas no livro me fizeram pensar, o que é sempre válido.
Bom, eu que agradeço por comentar sobre, lerei mais dele, com toda certeza.

Tiago.Boaventura 02/02/2021minha estante
Se você ainda não leu Dom Casmurro eu recomendo muitíssimo.

Leidi.Mendes 20/06/2022

Memória
É um clássico né gente, mas é uma leitura q fluiu bem, gostoso de ler.
Uma história contanda por Brás Cubas depois da morte.
Engraçado, triste e surpreendente.
Fique atento aos detalhes e a mensagem q que livro trás, da história de um homem q não conseguiu alcançar tudo q desejou
Carlos 20/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Leidi.Mendes 20/06/2022minha estante
Acredito q seja uma leitura para a partir dos 12 anos

Carlos 21/06/2022minha estante
Obg

José Ricardo 26/04/2010

Hoje coloco em prática o meu desejo de escrever algumas resenhas para o Skoob e começo com o Memórias que sem dúvida, é um livro do qual não me desapego nunca. Aquela pergunta idiota Qual livro você levaria para uma ilha deserta? seria por mim prontamente respondida com ele. O humor inteligente de Machado me insta a tentar crescer como leitor. Com ele, você tem duas escolhas: aceitar o desafio, conhecer as palavras pra entender a piada, não se intimidar com as digressões e a narrativa arrastada ou simplesmente abandonar a leitura, julgando o livro anacrônico.

A seleção vocabular, a crítica mordaz na hora certa, tudo em Memórias pode servir de exemplo para o que na universidade chamávamos de economia de meios, ou seja, uma literatura na qual nada falta e nada sobra. Tudo está no seu devido lugar. Brás Cubas e as mulheres de Brás Cubas Marcela (Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, uma pérola), Eugênia, dona Loló e é claro, ela: Virgília. Brás Cubas e seus fracassos. Brás Cubas e sua única vitória: a de não ter filhos: não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Mas o que estou fazendo? Estou chovendo no molhado, como diria minha avó. Estou colocando na minha resenha o que tem em todas as outras. Mas isso não é problema. O livro fala por si mesmo. Não precisa de resenhas, de indicações.

Um trecho pra convencer alguém a ler Memórias? Escolho, sem sombra de dúvidas, esse: Não acabarei, porém, o capítulo sem dizer que vi morrer no hospital da Ordem, adivinhem quem?... a linda Marcela; e vi-a morrer no mesmo dia em que, visitando um cortiço, para distribuir esmolas, achei... Agora é que não são capazes de adivinhar... achei a flor da moita, Eugênia, a filha de D. Eusébia e do Vilaça, tão coxa como a deixara, e ainda mais triste.
Paulinha 11/04/2013minha estante
Isso sim é resenha de classe... Parabéns!

Elda 22/05/2013minha estante
Concordo com Mah e Kami!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo.Carneiro 22/06/2017minha estante
Pra que tanta discussão.