O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos Augusto Cury

Resenhas - O Vendedor de Sonhos - Vol. 1

Géci 18/09/2013

Vale a pena
Foi um pouco demorado pra eu me prender à leitura, mas não me arrependo. O livro conta a história de um cara, aparentemente sem nada, porém muito inteligente. A história começa no alto de um prédio, onde um homem querendo se jogar chama a atenção de muitas pessoas. Policias, bombeiros e até psiquiatras tentam convencê-lo a descer, mas não adianta. Momentos depois aparece um homem sujo e mal vestido que depois de conversar com o homem acaba convencendo-o a viver. Julio César é professor de uma universidade, e acaba virando "seguidor" do homem que salvou sua vida. Com o tempo o grupo aumenta e juntos eles saem mudando a visão de vida das pessoas, saem "vendendo sonhos". O livro mexeu muito comigo, me fez repensar atitudes e até me comoveu, vale muito a pena.
Maria Fernanda 05/11/2013minha estante
A sua resenha até me deixaria com vontade de ler se eu já não tivesse começado a leitura e percebido que não gostei da narrativa porque ela não me prendeu. Nada contra livros de auto ajuda, mas esse é realmente um saco. A linguagem é muito culta e normativa. Eu preferiria um livro de auto-ajuda com uma narrativa mais "jovem". Pra mim a leitura tem que ser boa, e com esse livro, não deu. E não é só por causa do gênero, porque A Cabana também é de auto-ajuda, e é um livro ótimo. Devo admitir que leria de novo, mas não cheguei a metade de O Vendedor de Sonhos.

Géci 30/01/2014minha estante
Eu concordo que o começo é bem chatinho. Mas o final é tao lindo e surpreendente, não me arrependi de ler, mas confesso que não sei se leria de novo .

Ana Camino 01/05/2014

Costumo dissertar sobre os livros que leio relatando os pontos fortes da história, mas dessa vez me recuso a dar spoiler, pois ele, para que cumpra seu papel instigador plenamente, tem que ser absorvido de forma surpreendente e não previsível.
O que posso dizer é que ele me tirou o fôlego, acima de tudo no final. Muitos definiram-no como um simples livro de auto-ajuda (não tenho nada contra o gênero), mas ele é mais do que isso, pois pinta um retrato da sociedade fútil e individualista que temos hoje, e mostra como nós podemos ser, mutuamente, médicos a curar as partes doentes que temos em nossos corações.
Para lê-lo, precisamos abrir nossa mente para uma auto-avaliação, e não tentar ficar encaixando outras pessoas em um papel que, muitas vezes, é nosso.
O autor conseguiu ser muito abrangente e, ao mesmo tempo, profundo em suas teses - o que muitas pessoas definiram como repetitivo. Acredito que as críticas partiram de pessoas que procuravam ler outros gêneros literários, que mexessem com as emoções e não com a psique (sim, estou apaixonada pelo termo). Mas tudo é válido! Estou ansiosíssima, no bom sentido, para ler os outros volumes da coleção!
Leonardo 12/06/2014minha estante
Até que enfim um comentário descente sobre esse livro. Vi tanta gente falando tanta asneira aqui. Acho que se você não gosta de uma obra deve simplesmente procurar ler o que gosta e não criticar o autor como se fosse um inimigo pessoal dele. Como diz o Paulinho moska,opinião não é conhecimento. Cada um que se encaixe com seu gênero. Bela resenha prezada.

Ana Camino 12/06/2014minha estante
É verdade, Leonardo... E é uma pena que eles não tenham gostado, pois é um livro transfomador.
Obrigada!

Nena 13/02/2016

Um livro q daria para ser concluído em dois dias e acabei levando dois meses. Creio q não estava no momento para me entregar a essa leitura. Foi difícil, enfadonho, tedioso. Simplesmente não curti e só terminei pq jamais abdico de um livro iniciado. Não gosto de auto ajuda, acho q esse tipo de leitura mais atrapalha do q ajuda, pois somos seres q agimos e pensamos diferente, não dá para tratar o ser humano como receita de bolo. Mas gostei do título e da capa, estava em promoção, ai não resisti rsss. Meu irmão teve a mesma má impressão q eu, tbém levou tempos para concluí-lo. Foi minha primeira experiência com Augusto Cury e creio q vá demorar para ter outra. É a história de uma homem q está passando por uma crise existencial e ao tentar sicídio depara-se com um outro homem q aparentemente deveria ter uma vida bem pior q a sua, mas acaba lhe mostrando a vida de uma outra ótica.
Pepi 31/08/2016minha estante
Que pena que não gostou :(
Eu quero muito ler esse livro, e espero que funcione pra mim ;/

Nena 01/09/2016minha estante
Leia, de repente vc tem uma boa impressão. Não rolou pra mim, mas pode ser maravilhoso pra vc.

Biu.V 08/03/2010

Não resistí as imposições, e como só era um livro a mais para ler, eu lí um livro de Augusto Cury, "O Vendedor de Sonhos", minhas expectativas se confirmaram o livro é ruim, linguagem tacanha, estória boba, cheia de lugares comum e clichês, bastou um só: Não é bom escritor.
Allef 11/04/2012minha estante
eu não gosto de livros de terror
então, não importa o quanto um livro de Stephen King seja ótimo, se eu ler algum, eu não irei gostar, e acharei muito chato
foi isto o que aconteceu com a maioria de vcs
se não gostam de refletir em assuntos cotidianos
vão achar o livro uma bosta mesmo

li o livro, e achei que nenhum dos pensamentos a ser discutidos foi perca de tempo
uma opinião do contra

Flávio 24/02/2013minha estante
Como você mesmo disse que leu o livro na expectativa de ser ruim, já leu com um senso crítico negativo procurando erros e discordâncias é claro que não iria satisfazê-lo.

Sheila 24/11/2012

A princípio fiquei empolgada com o texto. Porém, logo veio a desmotivação. Li até o fim pq esperava q a vivacidade do início fosse retomada em algum outro trecho do livro, mas não aconteceu. A crítica não é pq o livro é de autoajuda (até pq existem livros de autoajuda muito bons), e sim pq seu enredo é repetitivo e enfadonho e, muitas vezes, sem noção, já q há uma proposta nítida nele(que é conscientizar a sociedade moderna a respeito de valores que estão sendo deixados p trás, enquanto o peso da modernidade os suplanta de forma esmagadora). A intenção foi boa, mas o autor escorregou na criação da trama. Desisti de ler qualquer obra de Augusto Cury, graças a esta.
Aline Stechitti 07/12/2012minha estante
Ah, não faça isso, Augusto Cury é ótimo em livros q falam sobre a mente, personalidade ou livros de autoajuda mesmo. Esses em q ele tenta fazer histórias não dão certo, não gosto tb, são mto ruins, mas vc foi no livro errado. Ele tem ótimos, mas claro, dependendo do q vc procura, no caso dos livros dele servem de crescimento intelectual e de qualidade de vida. Em literatura ele não é mto bom. Meu preferido dele e q eu indico p todos é 12 semanas p mudar uma vida.

Sheila 19/05/2014minha estante
Rsrsrs. Realmente, O "12 semanas p mudar uma vida" é um bom livro. Li somente depois que vc me indicou e gostei. Obrigada pela dica, :) Bjsss

Marcelo.Oliveira 13/09/2020

O sonho de vender sonhos
Na obra, o autor Augusto Cury utiliza de uma narrativa romântica, repleta de reflexões, com pilares na psicologia, filosofia e teologia para instigar o leitor a questionar sua vida cotidiana e seus alicerces do pensamento através da história de um "vendedor de sonhos", um homem maltrapilho e desconhecido, porém muito sábio, e dotado de uma humanidade tremenda.
Em minha opinião pessoal, achei o livro muito interessante, o autor traz os conhecimentos e reflexões através de uma fábula urbana de simples compreensão.
Nunca fui adepto a livros de auto-ajuda, como taxam esse autor, entretanto, acho ilógico categorizar essa obra do mesmo, como auto-ajuda.
Débora Galter 13/09/2020minha estante
Arrasou bebê ?

Marcelo.Oliveira 13/09/2020minha estante
Hahaha agradeço ??

PandaLoveBooks 24/05/2020

Já disse que eu amo o Augusto?
Amei cada palavra, cada sentimento, cada ponto de referência que fez esse livro. Realmente esse livro é meu preferido
Doristeu 02/06/2020minha estante
Adoro cury também apenas de estar comecando agora. Que mal o povo ve em auto ajuda.

PandaLoveBooks 16/02/2021minha estante
Verdade

Tiago 01/10/2013

Lixo com sincretismo religioso
Livro que eleva autoajuda ao nível da babaquice extrema, misturando filosofia, religiosidade, psicologia ao mesmo tempo que difama cada um desses pontos colocando-os numa perspectiva inferior.

Desagradável a falta de respeito do autor para com o leitor mais instruído.
Tihh.Goncalves 24/04/2014minha estante
Nossa, sempre ouvi falar muito bom desse livro.
Já leu "O Futuro da Humanidade"? Se sim, o que achou?

Abraços amigo.

Tiago 25/04/2014minha estante
Só comecei a ler esse livro a pedido de um amigo que amou. Mas, como eu suspeitava, o baixo nível literário me decepcionou. Por mim, queimava tudo que esse sujeito escreveu. É lixo e mentira que afasta as pessoas do que a Palavra de Deus faz aproximar. "Com comigo não ajunta, espalha" E esse sujeito infeliz espalha com turbina de avião.Se você leu alguma coisa dele e gostou, é porque ainda não confrontou o que leu com a Palavra e também porque não leu mais muita coisa na vida. (O caso do meu outro amigo lá.)

Sara.Meira 21/02/2017

O vendedor de sonhos - O chamado
Aquele livro que te torna uma pessoa melhor, ou pelo menos te faz refletir sobre inúmeras questões, e nos ensina a amar a vida e a tentar tirar o melhor de cada um. Cada capítulo um aprendizado novo, uma lição de vida, uma história incrível.
Albert.Lenon 22/02/2017minha estante
Quero leeeer

Sara.Meira 22/02/2017minha estante
Leiaaaa ??

Denilson Diniz 13/03/2020

Os 20% finais do livro é chato pra cassete.
O livro começa bem, com uns clichês bacana e tal, tem muito aqui o que se chama "enchendo linguiça". Quando se chega nos capítulos finais o livro é insuportável, vc não ver a hora de acabar e não quer nem saber em ler os agradecimentos.
Eu quero ficar longe dos demais livros dessa trilogia, já chega...
Biel 13/03/2020minha estante
Ótima resenha man

Denilson Diniz 13/03/2020minha estante
Kkkk,se eu tivesse esse livro no em físico, largava fogo kkk

grande leo 10/07/2015

Uma bela duma porcaria.
Começo dizendo que demorei cerca de três meses pra terminar de lê-lo, pois eu só o fazia quando ia cagar. Que fique claro que esses três meses são uma estimativa otimista, ao invés de um exagero, como pode parecer. E ainda me arrependo de não tê-lo usado para outros fins, dadas as circunstâncias da minha leitura.

Eu diria que só se pode dizer que o livro é feito pra pensar se pensar não é seu forte: as mensagens são, no máximo, bonitinhas. Embora o começo seja realmente interessante, isto não dura os 5 primeiros capítulos - e novamente estou sendo otimista. As mensagens são clichês, expostas de maneira clichê por personagens clichês, em situações clichês com desfechos clichês. O livro ensina que é bom viver, que dinheiro não é tudo, que trabalhar demais faz mal, que Augusto Cury não é um escritor sério, que o capitalismo tem suas mazelas, que a maioria das pessoas perde tempo demais com futilidades, que vivemos numa sociedade consumista, blá, blá, blá... Tudo isso eu conclui com 15 anos, quando li o livro.

O que realmente aprendi com essa leitura foi que não devemos julgar um livro pela capa, título ou sinopse.
Lee 20/11/2015minha estante
Concordo em número e grau.

Daniel Oliveira 10/06/2014

"Vendedor de Mesmice"?
É cômico quando descobrimos qual é o tipo de leitura preferida dos usuários desse pequeno recinto denominado "Skoob".
As séries que os pré-adolescentes favoritam são as mais bem avaliadas e os livros de literatura nacional e "O Vendedor de Sonhos" são abandonadas e as resenhas com "Mais Gostei" o denominam como um livro chato e que possui uma mesmice. Vivemos, bem como o livro retrata, em um "Hospício Global".

Não sou o dono da verdade, mas digo que este livro precisa ser lido por qualquer jovem, adulto ou idoso. E que se tornou um dos meus favoritos e mereceu a minha primeira resenha.

Não me "arrastei" em nenhuma parte do livro, muito pelo contrário, me perdi em meio a leitura das páginas desse clássico. Uma história envolvente que além de ser um ótimo passatempo lhe oferece o que você realmente pode levar de uma leitura, um aprendizado para sua vida.

Vocês, amantes desse livro, possuem o meu verdadeiro respeito e somente dou minhas condolências aos que não conseguem apreciar um clássico. Livro digno de releitura. Todos nós podemos ser vendedores de sonhos.
Leonardo 12/06/2014minha estante
Caro Daniel até que enfim um comentário a altura deste livro. Tem cada crítico aqui que se acha um grande formador de opinião falando tanta asneira que chega a dar pena dessas pessoas. Como diz o Paulinho moska,opinião não é conhecimento. feliz por saber que nosso querido escritor brasileiro consegue alcançar a mente de alguns de nós, pois realmente essa gente daqui só da valor a literatura estrangeira.

Ly 05/01/2016

Revolucionário.
"O Vendedor de Sonhos" veio pra causar uma revolução no nosso modo de pensar e agir. Essa história/esse livro se encaixa bem com o dito "livros não mudam o mundo, mas livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo", pois é certo de que esse livro nos muda por completo.
Anderson 21/01/2016minha estante
Concordo plenamente com você .uma fineza literária ,esse foi o segundo do livro que li de Augusto cury" um grande sábio .queria poder apagar esse livro da minha memória para poder degustar de uma forma mais prazerosa .

Lee 20/11/2015

Um milk-shake de ideias, feito sem receita e servido com um misto frio de enfado e clichê.
O Vendedor de Sonhos - O Chamado
Escrito por Augusto Cury
Capa por Marcílio Godoi
2008 / 295 páginas – Editora Academia

Augusto Cury é um autor conhecido por escrever livros de autoajuda. Todavia, não classifica esse livro como autoajuda, mas como uma novela de ficção brasileira. As críticas feitas ao livro e o tempo que o livro esteve no topo de mais bem vendidos da revista veja, me levaram a considerar sua leitura.

A história é sobre um homem prestes a se jogar do alto de um edifício, que é surpreendido pela figura do Vendedor de Sonhos, ninguém sabe sua origem, seu nome ou sua história, mesmo assim o Vendedor de Sonhos o convence a não pular. No decorrer da história o vendedor de sonhos vai chamando mais pessoas a se unirem a eles. De tal modo que o grupo vai aumentando e vamos sendo apresentados a outras personagens. O Vendedor de Sonhos considera o mundo moderno um hospício global, e por isso tenta a todo custo moldar a mente dos seus seguidores para que eles possam ver o mundo da mesma forma que ele vê.

Minhas considerações. O livro começou bem, mas se perdeu a partir do segundo capítulo. Quando peguei a história para ler, me chamou atenção o título e as críticas que o livro recebeu na época do lançamento. A narração em primeira pessoa também chamou minha atenção, principalmente quando a primeira pessoa é um homem prestes a se jogar do alto de um edifício. Adorei a possibilidade, mas me decepcionei com o que foi feito dela.

Não gostei do enredo. A história não parece ter sido pensada com início meio e fim. Os acontecimentos pareciam ter sido lançados na história de qualquer jeito apenas para suprir a necessidade do autor de discorrer sobre determinado assunto, pois é exatamente dessa forma que me senti ao ler, como se o Mestre precisasse falar sobre os mais diversos assuntos e desse a eles total importância. Por exemplo, se o autor quer criticar a moda, lança na história um desfile de moda, se quer criticar a polícia, lança na história uma delegacia... Mas não há conexão entre os locais, nem muito menos com os assuntos abordados em cada local. Os assuntos uma vez abordados são passados, as personagens não ganham a chance de colocar o que aprenderam em prática, e logo já estão em um outro local engolindo as idéias do Vendedor de Sonhos. Também, senti falta do desenvolvimento das personagens. Tudo parecia muito linear no decorrer da história. Não conseguia identificar verdadeira personalidade nas personagens (jeito de falar, formas de agir, se eram ou não agressivas), todas elas pareciam ser a mesma pessoa, mesmo com tantas possibilidades (bêbado, gago, suicida, pessoa que sofre de transtorno obsessivo compulsivo, etc.) o autor não soube explorá-las. Não houve desenvolvimento mesmo que o autor tenha tentado disfarçar esse desenvolvimento, as personagens são lineares, não amadurecem. O suicida fica completamente em segundo plano, mesmo sendo ele o narrador da história. Desde o início do livro até o final as personagens permanecem as mesmas pessoas. Por último, o tom de superioridade do mestre, e a arrogância dele eram absurdamente chatos. O livro me entediou do segundo capítulo até o último. Não fui feliz com essa leitura, e não gostei do livro.

A edição do livro tem uma capa bonita com o título em alto-relevo e aplicação de verniz no título e na placa que o Vendedor de Sonhos carrega com a figura de um céu com algumas nuvens. A edição não tem capa dura, mas possui orelha. Os capítulos não são numerados, nem organizados em índice, mas no início de cada capítulo tem uma pequena figura do Vendedor de Sonhos e logo abaixo o título do capítulo.
Luiz 06/01/2017minha estante
Essa é a melhor resenha que li sobre esse livro até agora. Obrigado!