A Poeta X

Ludy @emalgumlugarnoslivros 08/06/2019

Uma leitura potente
A poeta X - Elizabeth Acevedo
222 páginas/Galera Record

" ... palavras dão às pessoas a permissão de serem elas mesmas."

Aos 15 anos, a vida de Xiomara Batista é repleta de regras.
Ela aprendeu a cerrar os punhos, a ficar em silêncio; mas também aprendeu a escrever para aliviar a dor.
Através da poesia ela grita, ela se encontra e emociona com sua realidade.

Esse livro tem vários elementos que amo em uma leitura: é YA, tem poesia, reflexões e uma narrativa diferente.
Xiomara conta sua história através da poesia - 97% do livro é narrado nesse estilo; isso foi algo fascinante, ao mesmo tempo se tornou monótono em alguns momentos. Narrar uma história com início, meio e fim somente com poesia é um trabalho árduo.

X é uma potência, é uma personagem forte e cativante.
Ela traz inúmeros questionamentos: sobre os meninos, a igreja, o seu corpo... Ela quer compreender, quer poetizar e viver livremente.
Mas nada disso é possível, pois sua mãe é uma fanática religiosa.
E é aí que essa leitura se torna mais intensa, quando percebemos o quanto a vida dela é opressiva.
Então eu sofro com ela e vibro por ela; e quando a vejo florescendo, o meu coração se expande de orgulho.

Elizabeth Acevedo estreia de uma forma original, com uma escrita precisa e temas que precisam ser falados.
Me senti desconfortável com a questão religiosa, mas compreendi a X. Até porque a fé não pode ser exigida.
E toda essa pressão que os pais colocam é exaustivo, ainda mais quando não há diálogo.
A autora conseguiu fugir da monotonia inicial e seguiu de uma maneira fluida e envolvente.
Ela dilacerou meu coração com essa relação familiar conturbada, mas fez afagos mostrando gestos de amizade e irmandade.
E sobre o primeiro o amor? Ah, aí sou só suspiros.

Talvez seja um tanto inexplicável tudo o que senti com essa leitura, pois A poeta X tem poemas fortes e tocantes; são versos que arrancam lágrimas e tocam lá no fundo da alma.
Me emocionei com essa história poética e pude reafirmar que a escrita salva.
A poesia é exaltada do início ao fim, e é ela que nos inspira a ser quem quisermos ser.
Leitura perfeita até para quem não é fã de poesia.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Isabella @epilogo.literatura 04/07/2019

A Poeta X
“Para ser lido em voz alta” – já na capa do livro (e que capa hein Galera Record? Sensacional!) temos uma ideia da força da escrita da Elizabeth Acevedo. O primeiro livro da autora, escrito em versos, é um grito de liberdade empoderador.
Dividido em três partes, os versos de Elizabeth contam a história de Xiomara Batista, uma adolescente, filha de dominicanos, que mora no Harlem, em Nova Iorque. Sufocada pela religiosidade da mãe, a inutilidade do pai, e os preconceitos e machismo da sociedade, Xio tem a poesia como um confessionário e um dos únicos lugares no qual ela consegue ter sua própria voz e lidar com seus conflitos diários.
Não se engane ao pensar que, por ser em versos, A Poeta X é uma leitura leve. Questões como o machismo, a influência da religião (cristianismo, nesse caso) e a sexualidade chegam a nós leitores como um tapa na cara, expondo problemas enormes da nossa sociedade.
Elizabeth Acevedo dita um ótimo ritmo a história e faz com que a gente queira marcar inúmeras passagens do livro e usá-las para a vida toda.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Y6A6R6XGuZQ

Fernanda 14/07/2019

"Um livro para ser lido em voz alta". Não é por acaso que a autora Elizabeth Acevedo é campeã de declamação de poesia e este livro traz com toda a sensibilidade a história de vida de uma moça também apaixonada por poesia e talentosa com as palavras.

Xiomara é filha de imigrantes dominicanos nos EUA. Uma jovem negra, bela, com curiosidades comuns para a fase adolescente. Sua mãe é extremamente religiosa e seu pai completamente ausente. Seu irmão gêmeo é um gênio e estuda em uma escola para tal. Xiomara, não. Ela estuda na escola comum do bairro com os demais filhos de imigrantes.
Ela é uma mulher forte que sempre soube se defender e, se preciso, usa até seus punhos para isso.
No entanto, por traz de todo mistério dessa garota calada porém firme há uma alma repleta de duvidas e desejos; desejos de descobrimento, desejos de fuga.

"A Poeta X" tem uma narrativa poética que transbordam essas dúvidas, angustias, desespero, amor.
A autora conseguiu construir um enredo completo em versos, literalmente.
Xiomara tem uma vida complexa, como todo o ser humano, no entanto, sua alma é grande demais para seu lugar.
Seus questionamentos são diversos e pertinentes, como religiosidade, desejos, sexualidade, silêncios, personalidade, lugar no mundo, sobre ser.
Xiomara, com sua história toda contada em poesia, nos inspira a enxergar o mundo através do seu olhar, do seu lugar de fala.

Uma obra que merece ser conhecida e, sim, merece ser lida em voz alta.
"A Poeta X" é um livro lindo e comovente sobre o processo de crescimento de uma mulher que ama as palavras e tem sua vida transformada por elas.
É uma leitura que vale muito a pena.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2019/04/eu-li-poeta-x-elizabeth-acevedo.html

Tuca 18/07/2019

"Você vai me queimar também?"
Esse é um livro que eu não estava conseguindo aproveitar na versão escrita e traduzida. Por ser em versos, muito do ritmo é perdido na tradução. Além de que é destacado logo no início que ele foi feito para ser lido em voz alta. Na prática, assim como Ecos de Pam Muñoz Ryan, ele foi feito para ser ouvido. No caso de Ecos, a escolha entre livro e audiobook está mais relacionada a uma experiência de imersão maior, mas não há sentido que se perde; já em a Poeta X, pareciam até histórias diferentes. Não conseguiria ter gostado tanto do enredo se não tivesse optado por trocar o livro traduzido pelo audiobook em inglês (narrado pela própria autora). Mesmo com a mudança, ainda demorei para deixar de achar a história cansativa. Com mais de 1/3 do livro é que a maravilha começa, quando entram a trama, mesmo que tímida, do gêmeo, os grandes conflitos com a mãe e o processo de Xiomara de encontrar sua turma e sua voz. Xiomara é uma adolescente de uma família da República Dominicana que morava nos EUA, cuja mãe muito cristã, teve um casamento arranjado, quando o sonho dela era ser freira. Assim, a menina e o irmão gêmeo eram criados de maneira muito rígida dentro dos preceitos da fé e ela não sabia se acreditava em tudo o que a mãe e a igreja pregavam. Ela queria experimentar, conhecer meninos, escrever e ser livre, sem ser julgada ou castigada por isso. Seu amor pela escrita e pela poesia era o que a faziam viver, lhe impulsionavam, também eram o meio de escapar de “mami” e sua realidade, de questiona-la, de se conhecer e de ser quem ela queria.

Não vejo como um livro que critique a religião, mas sim o fundamentalismo e a intolerância. Ainda mais por que Xiomara transformou a igreja de sua grande inimiga em uma das suas maiores aliadas, mostrando duas facetas da religião e do seu poder transformador, ora podendo ser negativo, ora positivo.

Dá para perceber que há muito da autora nesse livro. Elizabeth assim como Xiomara tem pais que vieram da República Dominicana e é campeã nacional de declamação de poesia, além de quase quinze anos de experiência com performances na área. Não é à toa
que a narração dela no audiobook é perfeita. Ela sabe o que faz.

Se eu fosse resumir esse livro em uma palavra seria comunicação. Não apenas no processo de Xiomara de interpretar e aprender a se mostrar para o mundo, mas no de saber se expressar dentro da sua família, principalmente com sua mãe, e na busca do diálogo, que em vários momentos, parece ser impossível.

Nada é.

A conversa não é impossível, nem a compreensão, a maior problemática é a de encontrar mecanismos para tocar o modelo de mundo do outro e esse é um dos maiores desafios da poeta X. De certa forma, também o de mostrar as adolescentes que vivem realidades semelhantes às de Xiomara que a vida delas não se resume aquele momento e que elas têm sim direito à voz e vez. Nossas vozes importam, sejam como sussurros, sejam como gritos, sejam como rabiscos, literatura, arte ou música. E a crença alheia não deve ser capaz de nos abafar. Para uma adolescente que não tem alternativa a não ser viver sob o teto e as regras de alguém com o pensamento completamente diferente ao seu, encontrar caminhos para se fazer existir, para se fazer sonora e presente é sua maior forma de resistência. E resistindo, vivemos. Resistindo, vencemos.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Gabi 09/03/2020

lindo demais!!!

Mah 10/03/2020

Peguei esse livro para ler por causa de um desafio que faço parte no Facebook, e o tema eram livros premiados e este foi o vencedor do Michael L. Printz Award que é um prêmio de livros Jovem Adultos, foi o vencedor de 2019. Além disso, a capa chamou muito minha atenção a primeira vez que vi e ele já estava na minha lista.

No começo da leitura eu fiquei com medo por causa da poesia, porque eu não sou uma pessoa que consegue ler poesia normalmente (nem peças só para constar) mas a autora conseguiu esse feito comigo porque a escrita é tão maravilhosa e fluida que me fez ler esse livro sem parar. Não li em um dia mas era possível.

A narração é feita por Xiomara, a personagem principal, em forma de poesia em seu caderno, onde a garota sente que é o único lugar onde ela tem voz. Uma família com fortes raízes na Republica Dominicana e mora no Harlem e só isso já dá um tom completamente diferente a história.

Uma protagonista forte mas vivendo com todo o peso da sua cultura e também dos seus pais, eu me apaixonei por ela logo de cara. O fato de seu nascimento, junto ao seu irmão gêmeo, ser considerado um milagre fez com que sua mãe já católica se transformar em fervorosa com relação a igreja, e por isso e todo seu background ela cobra demais da garota.

A história é composta por personagens maravilhosos, e o crescimento da Xio é muito bonito. Livro sensacional, consigo entender ter vendido o prêmio. Uma história de jovens adultos crescendo, se descobrindo, brigando pelos seus sonhos, tecendo planos.

Não consigo colocar em palavras a quantidade de sentimentos que essa história me proporcionou, o que posso dizer é que recomendo muito a leitura.

site: https://perhapss.wordpress.com/

Malu 29/08/2020

Incrível
Um excelente livro de estreia que em forma de poesia nos conta uma história de amor, luta e descoberta. Virei fã!

vasilisamorozko 12/01/2021

Choque De Realidade É Uma Coisa Estranha

"O mundo é quase pacífico
quando você para
de tentar compreendê-lo”

#15 - Mesmo você conhecendo o costume e até ter vivido algo parecido a sensação de levar um soco no estômago ao ler é muito grande, realmente nas primeiras páginas eu já estava entendendo porque meu escritor favorito falou que esse livro era potente.
Eu passei raiva e amei na mesma intensidade e isso é incrível, todos os personagens foram bem construídos ao ponto de você se importar com eles e não perder a vontade de ler.
Esse livro tem muitos pontos interessantes para serem debatidos, nossa eu queria salvar a Xiomara em muitas partes - queria salvar todas as mulheres do mundo na verdade - muito agoniante as coisas que ela passa e na metade delas ela era só uma criança, homens são muito nojentos e a mentalidade de que é por causa da roupa ou porque tem o “corpo pro pecado” é muito pior, sério eu mesma queria descer a porrada em geral por ela. Ainda tinha a mãe da Xiomara, ela é um elemento que eu ainda não sei o que sentir, raiva? Ódio?? Pena??? Não sei, o que sei é que não consigo aceitar e nada no mundo vai me fazer perdoar ela ou as coisas que ela fez, acho incrivelmente desrespeitoso alguém achar que tem o direito de destruir ou queimar algo que não lhe pertence só porque você é o responsável ou porque tem mais poder. E ainda sobre esse ponto vou ser sincera, achei o final muito corrido, como a mãe dela não pede desculpa e fica tudo bem?? “ela se abraçaram” okay… mas só um abraço conserta tudo e vida que segue?

Enfim para um livro que quero ler a quatro anos a experiência foi muito boa, recomendo.

Vik 03/02/2021

Relevante
Acho que não li esse livro no momento certo, porém isso não diminuiu o que ele quer repassar. Gostei da forma como a autora escreve esse livro e tenho certeza que a maior parte do público jovem se identificaria muito com os receios da personagem principal. Fiquei muito encantada com a força de Xiomara e com o fato da autora dar voz ao que muitas meninas também passam, o contanste assédio imposto pela sociedade.

Nathy Alcantara 24/07/2021

De uma sensibilidade tocante vamos acompanhar a vida conturbada e as descobertas de uma garota que desde nova aprendeu a lidar com as coisas difíceis da vida. Xiomara é uma garota com baixa estabilidade familiar. Que além de ter a luta diária de ser quem é, ainda tem que lidar com uma mãe extremamente religiosa que não leva em consideração nada do que a filha vive/quer viver. Se descobrir fica cada vez mais difícil pra X, no entanto, no pico de uma discussão ela descobre o que realmente é preciso pra que consiga conviver "em paz" com sua mãe. É um livro que pode nos tocar de diversas formas.

Jade 29/12/2021

Leitura rápida que emociona
"Quando olho pela igreja e nenhuma das imagens de anjos, de Jesus ou Maria, ou de algum dos apóstolos é como eu: preta, grande, nervosa. Quando escuto que devo ter fé nos homens e os homens são os primeiros a fazer eu me sentir tão pequena. É aí que eu me sinto falsa."

A poeta X é um livro super rápido de ler, pois é todo escrito em forma de versos. Eu não consegui me conectar com a personagem logo nas primeiras páginas, mas em algum momento da história a conexão aconteceu. Eu torci muito para que a Xio expressasse seus sentimentos e seus poemas para além do seu caderno, assim como para que tanto ela quanto seu irmão tivessem um relacionamento melhor com a família. Que principalmente a mãe deles pudessem aceitá-los.

Indico para todos aqueles que desejam uma leitura rápida e querem conhecer um pouco mais da Xiomara.

Zé Guilherme 24/04/2022

Palavras tem força? e sonhos também.
Meu primeiro contato com a Elizabeth Acevedo que já chega com os dois pés no nosso peito. Xiomara é uma protagonista real e apaixonante. Ler sobre cultura latina nos EUA, sempre me deixa meio cabreiro, mas da pra sentir que o empenho de Acevedo aqui é quase auto-biográfico. Terminei torcendo para X ser uma artista com um alcance tão grande quanto o da Cardi B/Nick Minaj. Acreditei em tudo e todos. Lindo demais encontrar personagens tão vivos em versos tão fortes. Sensacional!

danda 26/07/2022

Comecei não acreditando muito na história,mas queria dar uma chance. Um drama que conseguia sentir sentir a tristeza da personagem.

Thalia 10/10/2022

Não julgo mais pela capa
Confesso que quando recebi o livro da Vaixa do Turista Literário, fiquei meio sem vontade de ler. Poesia nunca foi o meu forte. Porém quando decidi ler esse livro, amei d+.
A escritora conta a história de uma maneira linda, em alguns momentos bem explícita, porém muito metáfora a maior parte do tempo.
Também confesso que no início não me cativou tanto, mas acho q isso seria uma coisa mais minha mesmo.
Chorei algumas vezes, umas por sentir a dor dela, outras por sentir orgulho dela.
Recomendo muito a leitura, me fez passar e repassar minha adolescência novamente, e mais importante, repensar algumas coisas.