A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

Thamiris 12/11/2021

resenha completa em @frasedeumlivroo
Achei que esse foi um livro muito importante de ser lido, por mostrar um assunto tão polêmico de uma forma tão real e bonita. Eu adorei a escrita da autora, o livro é todo escrito em versos e isso fez ser bem mais fluido e além disso, tiveram várias frases incríveis que eu marquei.

A única coisa que me incomodou um pouco foi que não parecia muito linear, a personagem divagava em algumas coisas, o que me deixava perdida às vezes. Eu quero ler Agora que ele se foi da mesma autora, porque gostei muito da sinopse e a história também é toda escrita em versos.

Nah 07/05/2021

Para criar empatia
Sentir na pele as dificuldades e limitações de ser mulher numa sociedade machista e com uma mãe ultra religiosa, faz com que a protagonista vá aos poucos se rebelando contra as amarras que a vida a impôs

Vivi 29/09/2021

"burn it! this is where the poems are," i say, thumping a fist against my chest."
um livro tão poderoso e doloroso ao mesmo tempo.

vaneperola 10/07/2022

Potência!
?E, da próxima vez, en voz alta, Xiomara.?

QUE LIVRO POTENTE! Não sei como demorei tanto para lê-lo. Fiquei presa nas últimas páginas entre choros, risos e reflexões importantíssimas. Altamente necessário

Leo Oliveira 26/01/2019

Esse livro é simplesmente incrível! Foram tantas passagens lindas e emocionantes que fica difícil escolher uma só, mas com toda a certeza do mundo Elizabeth Acevedo entrou para a minha lista de autores favoritos. Se você ainda não leu "A Poeta X", por favor, leia! É o tipo de livro que deve ser lido e relido sempre que possível.

Estou apaixonado.

Bea Barbe 17/01/2021

Profundo
Favoritado. Foi uma viagem profunda ao sentimento de Xiomara que mexeu com meus sentimentos e tocou profundo em meu coração.

Luuh_hs 24/01/2021

Necessário
Não tenho palavras direito para descrever esse livro então vamos de trechinho:

"E foi assim que Xiomara,
de mãos nuas, lutou com o mundo
para que a chamassem pelo nome certo,
para que não esperassem que fosse santa,
para que a respeitassem como mulher.

Ela soube desde pequena
que o mundo não cantaria seus triunfos,
mas pegou todos os estereótipos
e os prendeu entre os braços
até que a verdade fosse sua última respiração.

Xiomara pode ser lembrada
como muitas coisas: estudante,
milagre, irmã protetora,
filha incompreendida,

mas o mais importante é que
deve ser lembrada pela
luta constante para se tornar
a lutadora que queria ser."

Preciso começar dizendo que ler esse livro na live da @pronomeint foi incrível, não só pelas companhias mas por todas as vivências compartilhadas e perpectivas incríveis. (E todo mundo chorando junto, claro!)

A escrita poética da @acevedowrites contribui para o impacto surreal que cada página desse livro trás, a autora nos faz sentir na pele, ainda que fora da realidade de Xiomara, cada sentimento que ela passa num nível que não tenho palavras para explicar.

Esse livro é essencial para pessoas brancas, porque mostra uma realidade que nós não só não vivemos, como as vezes esquecemos que existe do auge de nosso privilégio. E embora apresente gatilhos (racismo, machismo, intolerância religiosa, lgbtfobia), é uma experiência importante a se passar.

Se puder, leia com o vídeo da live (que ficou salva) lá no canal da @pronomeint e aproveite as discussões RIQUÍSSIMAS que tivemos lá! O livro foi lido inteiro de uma vez e foi doloroso, a pesar de curto mas com certeza já é o melhor livro do ano!

????? ?

julia 20/07/2022

eu senti tantas emoções lendo esse livro, fui tomada por tantos pensamentos e reflexões, que chega a ser difícil escrever algo sobre ele. é o tipo de experiência que você só entende vivendo e, nesse caso, lendo.
o jeito como a história é contada, toda através de poesias extrememante potentes, gera uma conexão e apego ainda maior pela Xiomara.
mais uma leitura obrigatória e sensacional.

MLI: 3/6.

viajandoempapel 18/03/2023

Uma releitura que mexeu e muito comigo!
A primeira vez que eu li ?A Poeta X? eu tinha 18 anos e, após alguns anos com ele aqui na estante, decidi reler e relembrar sobre essa história, e foi uma das minhas melhores escolhas!

Com uma leitura feita em versos lineares, nessa narrativa vamos acompanhar o dia a dia de uma adolescente que tem o sonho de ser poeta e que escreve em seu diário sobre a sua rotina como mulher, mas também sobre seus desejos, sua vivência em uma casa com uma grande pressão religiosa por parte de seus pais e sobre seus sentimentos em relação a toda essa situação.

Os textos deste livro são tão reais e trazem tantos sentimentos para o leitor, que muitas vezes precisei fechar o livro por alguns minutos para conseguir analisar tudo o que Elizabeth tinha trago naquele momento e realmente entender de fato tudo o que estava sentindo. Em alguns jogos de palavra e a conversa sobre ser mulher em uma sociedade machista, sentia como se alguns dos textos conversassem diretamente comigo.

Faz alguns dias que eu terminei a leitura desse livro de fato, mas eu já queria voltar e reler alguns trechos, para que eles não saiam mais daqui.

É uma leitura tocante, importante e muito MUITO especial, que eu queria que todos pudessem apreciar pelo menos uma vez. Indico com todo o meu coração!

gabriellamoreira 25/04/2021

eu amo a escrita dessa autora, já li o outro dela e quero ler tudo que ela escreve, ouvi esse livro em um dia por audiobook.
a linguagem poética dela é tão linda que me faz gostar de poesia, algo que eu geralmente não sou muito fã.

Luh 18/01/2021

O Poder da palavra!
Esse livro é SEN-SA-CIO-NAL!
A Elizabeth Acevedo tem uma escrita potente em A poeta X.
Esse é o meu primeiro livro da autora e só li por conta de uma leitura coletiva que aconteceu no canal da Thaís do Pronome Interrogativo, se não fosse isso não passaria pela minha cabeça iniciar essa leitura.
Pois bem... Sobre a leitura: Simplesmente FANTÁSTICA! Primeiro a forma como a autora escreve deixa a leitura dinâmica e muitas vezes rítmica. A sugestão na capa do livro onde diz que é PARA SER LIDO EM VOZ ALTA, faz total sentido quando você começa a ler. De forma poética a autora traz temas interessantes de uma forma nova e leve. Temas como conflitos familiares, a influência da religião e a utilização dessa como válvula de escape e a alienação advinda dessas instituições que deveriam prezar e pregar o amor ao próximo.
Pra mim o tema principal envolve o autoconhecimento e crescimento da Xiomara (personagem principal) enquanto mulher numa sociedade que sempre tenta diminuí-la e silenciá-la.
Com temáticas importantes , interessantes e instigantes, a autora nos faz refletir sobre as relações e como se desenvolve essas relações sobre o pretexto de "estou te machucando para te proteger" ou "Você tem que sofrer para alcançar o paraíso". Qual a relação que pode se desenvolver quando o que predomina nela é o sentimento de medo e raiva?

Super, ultra, mega recomendo! Uma leitura super fluída, em um dia você consegue acabar e ser acabada por esse livro.

bluesargent 30/03/2021

Realista e emocionante!
Ouvi o audiobook desse livro em inglês, e sinceramente, que experiência incrível! Só o formato em que a história é contada já foi uma surpresa por si só, achei muito inteligente e super apropriado à temática do livro.

A protagonista é maravilhosa, e vivenciar uma jornada tão vívida e realista como a dela foi ótimo. Elizabeth Acevedo serviu TUDO na escrita desse livro (fiquei chocada ao descobrir que esse foi o livro de estreia dela, visto que esse é um projeto super intimista)!

Inclusive preciso que a madame escreva mais livros, minha quantidade de livros não lidos dela só diminui, e eu pessoalmente aprecio muito o trabalho dela. Ela sempre nos trás protagonistas negras de diferentes nacionalidades e navega fundo no desenvolvimento de todos os dilemas que perseguem essas garotas. Nunca vou deixar de aclamar!

Juliana.Ferreira 02/04/2020

Não sei bem o que dizer desse livro. Acredito que é um romance em forma de poesias, de uma garota negra, pobre, latina que está descobrindo em que lugar ela quer estar no mundo, seus medos, angústias e sua força, principalmente através da palavra.

Najara 17/01/2021

(...)
E deveria me acostumar.
Eu não deveria ficar tão puta
Quando os garotos – às vezes,
homens feitos –
falam comigo como querem,
acham que podem se tocar
ou me agarrar
ou fazer todo tipo de oferta.
Mas eu nunca me acostumo.
E sempre deixa minha garganta apertada.
(...)