A Poeta X

A Poeta X Elizabeth Acevedo

Resenhas - A Poeta X

lav 10/02/2021

Inexplicável
A vida de Xiomara é tão intensa e tão profunda... Muitas vezes me vi nela, me senti como ela. Não tenho palavras para descrever o que senti do início ao fim dessa trajetória imensa que ela vivência com sua família e amigos.

É apenas inexplicável a forma como isso tudo termina, a forma como ela consegue dizer em palavras situações tão complexas e grandiosas. Xiomara é, realmente, minha poeta favorita.

A poeta X veio com tudo e espero que mais pessoas conheçam a imensidão que é esse livro e essa história.

Lia Janice 14/02/2021

Esse livro é tão amor que não dá pra não dizer que a recomendação dele é o mínimo.
Normalmente obras com essa narrativa não linear e tradicional me acertam em cheio. É um texto tocante, profundo e lindo.

gi. 23/02/2021

Um livro muito necessário por trazer questões feministas com uma personagem "oprimida" pela religião. Leitura fácil e com reflexões profundas.

Nathy Alcantara 24/07/2021

De uma sensibilidade tocante vamos acompanhar a vida conturbada e as descobertas de uma garota que desde nova aprendeu a lidar com as coisas difíceis da vida. Xiomara é uma garota com baixa estabilidade familiar. Que além de ter a luta diária de ser quem é, ainda tem que lidar com uma mãe extremamente religiosa que não leva em consideração nada do que a filha vive/quer viver. Se descobrir fica cada vez mais difícil pra X, no entanto, no pico de uma discussão ela descobre o que realmente é preciso pra que consiga conviver "em paz" com sua mãe. É um livro que pode nos tocar de diversas formas.

Jade 29/12/2021

Leitura rápida que emociona
"Quando olho pela igreja e nenhuma das imagens de anjos, de Jesus ou Maria, ou de algum dos apóstolos é como eu: preta, grande, nervosa. Quando escuto que devo ter fé nos homens e os homens são os primeiros a fazer eu me sentir tão pequena. É aí que eu me sinto falsa."

A poeta X é um livro super rápido de ler, pois é todo escrito em forma de versos. Eu não consegui me conectar com a personagem logo nas primeiras páginas, mas em algum momento da história a conexão aconteceu. Eu torci muito para que a Xio expressasse seus sentimentos e seus poemas para além do seu caderno, assim como para que tanto ela quanto seu irmão tivessem um relacionamento melhor com a família. Que principalmente a mãe deles pudessem aceitá-los.

Indico para todos aqueles que desejam uma leitura rápida e querem conhecer um pouco mais da Xiomara.

Kaory 31/12/2021

Poesia pura!
Eu simplesmente ameei esse livro, é incrível. A autora representa muito bem a cultura Latina, como filha de imigrante latino no Brasil entendi várias questões que a protagonista enfrenta apensar de não vive-las. Acredito que o livro foi tão maravilhoso nesse aspecto de representatividade porque a própria autora passou por muitas dessas questões por ser filha de imigrantes latino nos EUA. Além disso o protagonismo negro e questões LGBT e de machismo são desenvolvidos muito bem. A protagonista escreve uma poesia slam, que é feita para ser recitada e quando eu li eu senti realmente essa vontade e sensação de precisa ler o livro em voz alta, é incrível! Sobre a escrita ela é maravilhosa e de uma sensibilidade tremenda.Nem acredito que ganhei esse livro por acaso, foi uma dos melhores que já li minha vida e vou comprar outros da autora com certeza!

Zé Guilherme 24/04/2022

Palavras tem força? e sonhos também.
Meu primeiro contato com a Elizabeth Acevedo que já chega com os dois pés no nosso peito. Xiomara é uma protagonista real e apaixonante. Ler sobre cultura latina nos EUA, sempre me deixa meio cabreiro, mas da pra sentir que o empenho de Acevedo aqui é quase auto-biográfico. Terminei torcendo para X ser uma artista com um alcance tão grande quanto o da Cardi B/Nick Minaj. Acreditei em tudo e todos. Lindo demais encontrar personagens tão vivos em versos tão fortes. Sensacional!

danda 26/07/2022

Comecei não acreditando muito na história,mas queria dar uma chance. Um drama que conseguia sentir sentir a tristeza da personagem.

Thalia 10/10/2022

Não julgo mais pela capa
Confesso que quando recebi o livro da Vaixa do Turista Literário, fiquei meio sem vontade de ler. Poesia nunca foi o meu forte. Porém quando decidi ler esse livro, amei d+.
A escritora conta a história de uma maneira linda, em alguns momentos bem explícita, porém muito metáfora a maior parte do tempo.
Também confesso que no início não me cativou tanto, mas acho q isso seria uma coisa mais minha mesmo.
Chorei algumas vezes, umas por sentir a dor dela, outras por sentir orgulho dela.
Recomendo muito a leitura, me fez passar e repassar minha adolescência novamente, e mais importante, repensar algumas coisas.

kkkkk4yl4 04/12/2022

marcante, profundo, sensível, pessoal e delicado.
suas palavras me encontram de uma maneira que nenhuma outra faz. conhecer seus escritos me fez conhecer melhor a mim mesma.

Monique 22/01/2023

A grande surpresa desse livro é que ele é escrito inteirinho em forma de poesia.
Foi meu primeiro contato com a autora e o primeiro livro que li nesse formato de poesia slam, que é também um dos temas principais do livro.

A verdade é que, embora tenha gostado da premissa, do formato, da relevância dos temas abordados, eu não consegui sentir tanto assim ou me conectar a personagem. Não foi um livro que falou comigo.

Mari.cf 12/07/2023

Mais um livro de poesia INCRÍVEL
É o segundo contato que tenho com a autora, e já estava confiante que ia gostar! Eu acredito que seja bem difícil criar uma história com um enredo e personagens profundos, que retratem a realidade, que você para e pensa: "Isso com certeza aconteceria na vida real". Ainda mais sendo em poemas. É maravilhoso! A autora tem o dom de te emocionar e prender sua atenção a cada página, fazer você sentir tudo o que os personagens sentem. Xiomara é uma personagem linda, inteligente, forte. Eu adorei a leitura. Leiam!

yurifelima 25/07/2023

Simplesmente incrível!
Uma leitura pra vida, uma de obra de arte dita como livro, merecia muito mais reconhecimento de todos

@julia_inbookland 27/07/2023

A poeta X
Não esperava que esse livro fosse me pegar tanto quanto ele pegou? até chorei! Adorei a forma que o livro foi contada porque foi rápido e mesmo assim cheio de sentimentos. Amei muitas das pautas da história e recomendo demais para quem ainda está aprendendo a gostar de ler! Com certeza irei ler outros livros da autora!