Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

Joao Lira 30/05/2021

Resenha de Rede de Sussurros - Chandler Baker
Terminei de ler a nota da autora ao fim do livro e achei interessante. Um livro escrito por uma mulher que constrói uma narrativa feminista sobre mulheres enfrentando todos os seus problemas pessoais e os do mercado de trabalho, principalmente o assédio, não poderia dar errado.
Gostei demais do livro, apesar de achar algumas partes demoradas. Porém essas partes mais lentas são importantes para conhecer os personagens e gerar empatia por eles.
Agora, sobre os temas relacionados à mulher no mercado de trabalho e todas as suas dificuldades, eu achei que foram tratados de formas bem didáticas e, além de aprender, pude até me identificar com alguns deles, enquanto filho de uma Mulher que está presente no mercado de trabalho mas que sofreu mais dificuldades por ser mãe.
É importante dizer que Minha personagem favorita é a Rosalita, porque eu senti muito carinho nela e também uma grande força após ela tomar decisões importantes e depois tem um capítulo específico que ela conversa com outra personagem que se chama Crystal que mostra a potência da personagem de uma forma sutil e isso me encantou.
Enfim, esse livro é um thriller, então acontece algo suspeito e óbvio que as mulheres serão questionadas e culpadas, e como diz, o prólogo do livro, bastava que ouvissem elas e nenhuma tragédia teria acontecido, no entanto como no nosso dia a dia elas são ignoradas, e as consequências é essa história trágica, com várias posicionamentos e vozes feministas importantes mostrando como é viver nesse ambiente de serviço cheio de problemas e de machos escrotos (que não deixam de ser problema, talvez sejam até piores).
Por fim, achei leitura é muito interessante e apesar de eu não estar imerso, empolgado e nem muito apegado com outras personagens em certos momentos da história, eu gostei bastante da experiência em geral.

Kinha 27/05/2021

Rihanna aprova esse livro
Por vezes fechei o livro, dei um respirada e voltei a ler. Algumas partes a única reação possível é querer gritar de ódio ( As transcrições dos interrogatórios principalmente!)

É um livro bem escrito, que te prende ali no desenrolar das coisas, com uma confusão de sentimentos com relação a algumas atitudes das personagens.

"Estávamos fartas de implorar que acreditassem em nós. Não pediríamos mais o beneficio da duvida. Não pediríamos mais permissão. A palavra era nossa"

Felizcomlivros 25/05/2021

Gostei mas não gostei
Vou ser bem sincera, espero que a autora me perdoe, a história é boa, mas do meio para o final, sei que não sou nenhuma perita em escrita nem nada, mas achei o desenrolar bem difícil de acompanhar, por mais que seja um livro que aborda assuntos totalmente relevantes para nossa vida, achei que não precisava enrolar tanto.
Entendo que embora não atue no ramo da advocacia, como as personagens, me familiarizei com as dificuldades impostas para as mulheres nos quesitos, trabalhar fora, maternidade, relacionamentos, desempenho profissional, que ao meu ver são coisas que todas nós mulheres enfrentamos. Gostei bastante das revelações arrebatadoras do final, mas acredito que com umas 100 páginas o resultado poderia ter sido bem mais atrativo do que realmente foi.

alice 24/05/2021

Doloroso e real
"Rede de Sussurros" foi uma montanha russa para mim.
No início, eu tava amando e super empolgada.
No meio, eu desanimei e lia as páginas com muito sacrifício.
No final, eu voltei a amar e a ficar envolvida com o enredo.

Em um geral, foi um livro muito bom! Eu achei que ia acabar me decepcionando, mas a reviravolta do final foi um ponto chave para que eu ficasse empolgada (apesar de já ter previsto o que tinha acontecido).

Ainda que eu tenha achado que algumas partes se estenderam além do necessário, esse livro me tocou muito e deve ser lido, principalmente por mulheres!

Jhenyfer 23/05/2021

Um livro que te fará refletir!
Um livro que tinha tudo para ser 5 estrelas, porém a autora não soube desenvolver a história, mesmo assim é o tipo de leitura que levanta diversos questionamentos em relação ao lugar da mulher na sociedade, a mulher como mãe, dona de casa, no mercado de trabalho e esposa.
Fica em evidência as diferenças de salário de acordo com o sexo, como uma mulher é tratada de forma inferior no mercado de trabalho.
A questão do abuso sexual e psicológico ao qual diversas mulheres estão sujeitas pelo simples fato de serem mulheres e serem subordinadas a homens não devemos nos calar até para não perpetuar tal prática.

Naah; 23/05/2021

MULHERES, LEIAM!!!!
Uma história sobre mulheres. Mulheres que são esposas, mães, trabalhadoras e precisam lidar com o machismo e o assédio sexual constante em suas vidas.
É um suspense empolgante, que envolve um suposto homicídio, segredos e dores que as mulheres da vida real entendi bem.
Acima de tudo, deixa uma mensagem sobre a importância da sororidade.

livrosdomath 22/05/2021

?Começamos a nos perguntar: ao sussurrar, estávamos guardando os segredos de quem, afinal? Os nossos ou os deles? Nosso silêncio acabava protegendo os interesses de quem no fim das contas??

Julie 22/05/2021

Construtivo
Leitura lenta, porém de grade aprendizado. Aborda as inseguranças, frustrações e cobranças femininas. Mostra a dinâmica do setor jurídico de uma grande empresa, e do assédio sexual sofrido.

Thalita.Romolu 20/05/2021

Os primeiros 25% da leitura foram um soco no estômago. Acho que a maioria das mulheres já viveu ou viu várias das situações abordadas no ambiente de trabalho. O problema desse livro foi os 75% restantes.
As personagens não cativam, e a história enrola demais, fazendo com que você sinta até raiva delas pelas atitudes egoístas e pela falta de sororidade entre si.
O mistério que deveria manter um suspense na trama acaba sendo bem óbvio e clichê. Não me instigou em querer desvendar algo que nem era tão abordado no decorrer dos fatos.
Esperava uma história com heroínas, com mulheres fortes que se ajudam e não que apenas contam com a sorte.

tata 19/05/2021

Rede de Sussurros
Eu amo livro em que o macho sofre no final as devidas consequências dos seus atos. Ler esse thriller feminista foi uma experiência boa com uma pitada de esperança pro futuro. Delatar um chefe? ainda mais sobre abuso sexual? Tem que ter coragem. Por mais que isso seja rotineiro na vida das mulheres.
Quatro estrelas porque ainda não sei bem se engulo o final (apesar de amar ver o homem se fudendo).

"Sloane se esticou por cima da mesa e apertou as mãos das amigas. Ardie sentiu um pouco de pena dos homens, porque eles nunca davam as mãos uns aos outros."

"E ela pensou, assim como todas nós: como é conveniente ter sempre um homem por perto para nos explicar nossos sentimentos irritantes!"

"Tínhamos culpa para todos os gostos: culpa da mãe que trabalha fora, culpa da mulher sem filhos, culpa porque tínhamos recusado uma obrigação social, culpa porque tínhamos aceitado um convite para o qual sabíamos que não teríamos tempo, culpa por recusar trabalho e por nao recusar quandos sentíamos que já estávamos sendo exploradas demais."

Michele.GaviAo 19/05/2021

No começo não estava gostando, mas depois que entendi o significado da história ficou super interessante. Um livro que fala de abuso sexual e de como mulheres são silenciadas e sempre posto em dúvida quando falam.

TAssia19 18/05/2021

Necessário!
O livro já começa com um mistério que me deixou ansiosa para ler rápido e saber o que realmente tinha acontecido. Homens deveriam ler esse livro para ter um pouco de noção do que nós mulheres passamos. Teve momentos que eu pensava se realmente todas as histórias teriam um sentido e se todas as pontas seriam amarradas e a autora não me decepcionou! Me vi em vários momentos do livro, na pele de algumas personagens. A forma como os capítulos começam falaram muito comigo... Eu sou umas dessas mulheres!
"Nosso legado seriam nossas palavras. Gritadas bem alto. Para todos ouvirem. Estávamos fartas de implorar que acreditassem em nós. Não poderíamos mais o benefício da dúvida. Não pediríamos mais permissão. A palavra era nossa.
Ouçam."

Amanda Fidelis 18/05/2021

Estávamos guardando os segredos de quem, afinal?
Adriana Valdez, Grace Stanton e Sloane Glover, são três mulheres que trabalham em uma respeitada empresa de advocacia. Considerada uma das maiores do país, Truviv se vê num período conturbado, já que seu atual CEO é encontrado morto em casa, vítima de um ataque cardíaco. Tal notícia não afeta tanto as três mulheres, não tanto quanto o rumor que se começa a espalhar no escritório de que Ames Garret, excecutivo da companhia e chefe de Sloane, é sugerido como novo CEO.

Os motivos para o desespero das três advogadas se dá pelo fato de saber que Ames Garret tem uma péssima conduta profissional, principalmente no que se diz com sua relação com as mulheres do ambiente corporativo. Ames chantageia, manipula, intimida e assedia as mulheres ao seu redor.

Em meio a toda essa turbulência, uma nova funcionária entra no setor onde Sloane é diretora, o que causa o estranhamento de Sloane é o fato de  Katherine ter entrado em sua área de trabalho sem nenhuma notificação. Tudo se torna ainda mais suspeito quando Ames parece criar um interesse pouco profissional com a nova funcionária. Nesse impasse, Sloane se vê obrigada a tomar uma ação para impedir o que poderá ser um abuso, entretanto, como fazer sua voz ser ouvida?

Os elementos que compõem as três protagonistas desse livro são muito bem desenvolvidos por Baker. Tanto Ardie quando Grace e Sloane possuem histórias interessantes fora o âmbito empresarial, a partir daí conhecemos um pouco mais sobre suas vivências e suas características que fazem com que cada uma reaja a ameaça (que aqui seria o personagem de Ames Garret) de uma forma diferente.

Já se tratando do antagonista, Ames me gerou repulsa logo nas primeiras páginas, seu comportamento (infelizmente) pode ser assimilado com muitos homens que estão no poder em ambientes corporativos, acredito que a autora o tenha descrito justamente de uma forma que sua figura fosse fácil de ser reconhecida em diferentes casos de assédio que encontramos na vida real e que são, muitas vezes, protegidos por outros membros da empresa ou pela posição de poder que detém.

Além dessas questões primordiais, a autora consegue desenvolver sua narrativa de uma forma muito fluída e envolta de ganchos que prendem sua atenção e fazem você querer ler mais um capítulo antes de dormir. Isso porque a linha do tempo na narrativa é dividida em duas: temos os acontecimentos da trama principal acontecendo e uma série de transcrições de depoimentos oficiais dados pelos personagens a (que parece ser) a polícia. Isso porque alguém da firma morreu, entretanto, não sabemos quem é ou o porquê esses personagens estão sendo interrogados.

Priih | Blog Infinitas Vidas 17/05/2021

Tema muito necessário, mas com personagens que não cativam
O mistério do livro inicia com alguém que cai (ou é empurrado?) do alto do prédio de uma grande empresa de artigos esportivos, a Truviv. Em seguida, a narrativa passa a alternar entre os acontecimentos prévios à misteriosa queda e as investigações, que são focadas em três amigas, Sloane Glover, Grace Stanton e Ardie Valdez.

À primeira vista, Rede de Sussurros parece ser narrado em primeira pessoa, ainda que não saibamos por quem. Antes da queda fatídica acontecer, há outra morte importante: a do presidente da Truviv, cujo acontecimento funciona como a primeira peça de um dominó, que em seguida derruba todas as outras, pois quem está sendo cotado para substituí-lo é Ames, chefe das três mulheres. Enquanto grande parte da empresa o enxerga como um excelente nome e alguém competente e adequado ao cargo, Sloane e Ardie sabem que Ames é alguém incapaz de de respeitar limites – especialmente se quem os coloca é uma mulher. Quando uma nova funcionária é contratada pelo próprio Ames, Sloane sente um ímpeto de protegê-la dos avanços do chefe e, motivada por esse desejo, ela acrescenta o nome de Ames a uma planilha que tem circulado anonimamente, em que homens são denunciados por assédio sexual (sem saber que isso desencadearia uma série de graves consequências para todos).

O livro é bem contundente nas descrições sobre desigualdades de gênero. Ao longo das páginas, o leitor percebe que não é nenhuma das personagens principais quem está narrando a história, mas sim um coletivo – o “nós”. Esse estilo narrativo se faz valer desse afastamento com a trama em si pra trazer aspectos mais gerais do “ser mulher” no mercado de trabalho. Situações como o fato de que mulheres precisam se preocupar com o envelhecimento enquanto homens são levados mais a sério conforme os anos passam são um exemplo disso. [...]

A história do livro em si é bastante previsível: é fácil acertar quem é o corpo na calçada, assim como é fácil prever o que aconteceu com Rosalita, uma personagem cuja importância vai crescendo ao longo da trama e é um exemplo claro de silenciamento feminino. Mas, apesar da história não conter grandes reviravoltas, o grande mérito de Rede de Sussurros é evidenciar o abismo que existe entre homens e mulheres – no ambiente de trabalho, sim, mas também na vida. O assédio sexual é o principal tema, claro, mas a trama também expõe os absurdos aos quais as mulheres precisam se submeter para conseguirem ser bem sucedidas. A narradora coletiva fala sobre o nosso perfeccionismo, já que mulheres sofrem com a pressão de serem boas em tudo: boas profissionais, boas mães, boas donas de casa. Temos que nos provar três vezes mais para atingirmos o mesmo patamar de um colega homem, e tendo o cuidado de não sermos lidas como agressivas ou teimosas (o que, no caso deles, é visto como firmeza e confiança). Precisamos voltar ao trabalho pouco tempo após parir, mesmo com o nosso corpo e nossos hormônios pedindo por descanso pois, caso contrário, seremos deixadas para trás na guerra corporativa. Essas são apenas algumas situações que Rede de Sussurros expõe de forma precisa e, infelizmente, relacionável.

Se por um lado a crítica social é competente, a trama peca por sua lentidão e por seus personagens nada marcantes. Não consegui me afeiçoar e nem torcer por nenhuma das protagonistas, e isso é um fator que eu levo bastante em consideração ao avaliar uma leitura. Senti falta de um mistério que perdurasse por mais tempo, além de ter me cansado com a futilidade de Sloane. [...]

Rede de Sussurros não atingiu todas as minhas expectativas e acabou sendo uma leitura bacana, mas mediana. Minha recomendação se concentra muito mais nos fatos abordados pela narradora coletiva do que pela trama em si, porque esses sim precisam vir à luz para serem cada vez mais combatidos. [...] O mérito do livro está nessas discussões, e sempre serei a favor de tramas que toquem em pontos delicados que já deveriam ter sido vencidos há muito tempo. E deveríamos fazer isso sem sussurrar, mas gritando aos quatro ventos mesmo.

Resenha completa no blog. Te espero lá! ♥

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/05/02/resenha-rede-de-sussurros-chandler-baker/