Ler, viver e amar

Ler, viver e amar Jennifer Kaufman...

Resenhas - Ler, Viver e Amar em Los Angeles

Nanda 17/09/2012

Não gostei do início. A partir da metade o livro começa a ficar bonzinho, mas não gostei do final...

25/07/2012

Não sei definir...
Eu realmente não sei como descrever o que sinto a respeito desse livro. Em geral eu tenho uma opinião fácil sobre os livros, ou eu amo, ou eu não suporto, simples assim... mas sei lá, acho que no fundo eu esperava mais.

Bem, comprei esse livro ano passado, justamente pelo tema, a tal mistura de paixão por livros e comédia romântica. Pra começar, não achei Dora nada engraçada e tive dificuldades sérias em começar a gostar dela. E eu confesso que quando não gosto da personagem principal do livro, quando ela não me desperta nenhum tipo de sentimento (amor ou raiva), fica bem difícil ler o livro.

E foi assim... comecei lendo e abandonei... ele ficou na minha estante durante todo o ano passado e até agora também, comecei a lê-lo por falta de opção. Eu queria algo leve e pronto, comecei. Não acho que seja um livro leve, longe disso, mas eu achei que fosse.

Depois eu comecei a gostar mais de Dora e até torcer por ela. A história vai se desenrolando com alguns acontecimentos que pretendiam ser engraçados, mas que pra mim não tiveram graça. Enfim. Algumas cenas são descritas de forma excessiva, acho que muitos detalhes poderiam ser cortados, deixaria a leitura mais fácil. Apostar em mais diálogos também seria bom. O final deixou a desejar, acho que algumas cenas faltaram, especialmente entre ela e seu par final, ficou meio solto, talvez porque eu ame cenas românticas, que são beeeeeeem poucas.

Enfim, terminei, uma boa leitura, mais da metade para o final. Mas com citações perfeitas de livros e também uma boa reflexão sobre o hábito de ler. Vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

Jamile 10/07/2012

Plágio?
Foi a primeira impressão que eu tive do livro. Será que é um plágio de Comer, Rezar e Amar? Mas ao ler, percebi que o livro tem uma historia divertida e original. Mostra a paixão pela leitura e como está pode ajudar/atrapalhar na fuga da realidade. Recomendo o livro para quem gosta de mulheres solteironas e divertidas como Bridget Jones ,e com a vida emocional complicada, mas essa é melhor pois a Dora é culta. Dora é uma jornalista, solteira, que já foi casada duas vezes e que está se recuperando do ultimo divórcio. Quando está passando por problemas , ela gosta de se trancar em seu apartamento e ficar dias incomunicavel apenas lendo e tomando bebidas alcoolicas.É nessa época que conhece Fred, também amante de livros com o qual vive uma paixão arrasadora e descobre muito sobre si mesma.Ao mesmo tempo que tenta lidar com as aparições inesperadas do ex-marido, Palmer.

Viviane.Sansone 03/07/2012

A sinopse de uma personagem apaixonada por livros fez muita gente se identificar, mas não gostei do modo como foi escrito.

A autora faz muitas menções a livros estrangeiros, e quem não conhece a maioria, como eu, ficava perdido, tornando a leitura chata e cansativa.

A história por trás de todas essas citações até que era legal, um bom romance água com açúcar!

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:Ler, Viver e Amar
Um infância conturbada marcou toda uma vida de reclusões aos seus porres literários para cada problema que aparecia. Sua desculpa para se afundar em uma banheira com sais, uma garrafa de vinho e um bom punhado de livros era sempre a mesma, uma infância difícil com um pai ausente e uma mãe alcoólatra, porém sua irmã Virgínia era a salvação de sua vida em vias de mãos duplas.

“As mulheres fazem coisas diferentes quando estão deprimidas. Algumas fumam, outras bebem, outras ligam para o terapeuta, algumas comem. Minha mãe costumava ficar furiosa quando ela e meu pai brigavam e, depois, se embriagava durante dias sem fim e desaparecia dentro do quarto. Minha irmã era mais do tipo frieza total; dê-lhes um gelo e, nesse meio tempo, devore um bolo gelado Sara Lee de banana. E o que eu faço - o que sempre fiz - é sumir de tudo e de todos, mergulhando em um porre literário que pode durar vários dias.”
(Pag15)

Recém separada do bem sucedido Palmer, Dora busca por algo que só descobre no final da trama. Nesse meio tempo se apaixona por Fred, uma boa pessoa que encanta senhoras da terceira idade com o seu sorriso maroto e um bom conselho literário.

Se vê mais que envolvida pela família de Fred, Harper sobrinha de apenas 6 anos abandonada pela mãe e Bea, mãe de Fred e avó de Harper, neta e avó são sozinhas para cuidarem uma da outra e Dora tem seu coração tocado em querer ajudá-las, agradá-las e mimá-las, para tentar minimizar as tristezas que ambas carregam no peito, nem que para poder fazer isso coloque em risco o seu relacionamento com Fred.

E quem não se apaixonou por Harper, Bea, Darlene e Palmer?

"Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. As vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso". (Pág 21)

P.S: Esse é mais um daqueles chick lits disfarçados de memórias. As doses de humor são constantes, mas o clima depressivo do livro é contínuo; acho que isso é bem a cara de um chick lit. Não tanto porque Dora é deprimida, mas pelo contexto das histórias que giram em torno dela. E os personagens são muito cativantes, todos: sua irmã, seu ex-marido, sua amiga, seu namoradinho, a família do namoradinho...

Sobre os Personagens eu achei:

Fred - Achei ele uma graça no início.Mas no final passei a odiá-lo , por causa de suas atitudes egoístas.
Dora - Gostei da Dora , foi um personagem bastante diferente das que eu tenho visto.Ela é uma amante da leitura , e também uma pessoa muito gentil ,principalmente, com Bea e Harper.
Harper - Uma garotinha bastante adorável e corajosa,que passa por situações difíceis.

Apesar de eu ter dado apenas 4 estrelas para ele, ele faz parte da minha lista de favoritos. O que me fez dar 4 estrelas? O final. Ele não é tão bem elaborado. É claro que você consegue entender sim o que acontece, e ele dá um toque bem real pelo fato de não dar muitos detalhes do que acontece dali em diante, como se fosse mesmo a vida real, na qual você nunca sabe bem o que é que vai acontecer.

Portanto, se você gosta de chick-lits um pouco mais sérios do que o habitual, uma certa dose de drama, e de leituras compulsivas, com certeza você gostará deste livro. Por estes e vários outros motivos, o livro se torna especial de alguma forma e nos vemos apegados à ele sem perceber enquanto isso acontece.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

juliana 08/06/2012

Confesso que quando eu li a sinopse de ‘Ler, Viver e Amar em Los Angeles’ , eu meio que esperava algo tipo “O Diário de Bridget Jones” só que com mais referências literárias, felizmente não foi o caso (não gente, eu não odeio Bridget Jones, gosto muito do livro; só que foi uma surpresa agradável o Ler, Viver e Amar ser um livro diferente do que esperava).

Dora vive no mundo dos livros, além de apaixonada por leitura, ela também busca as páginas para ‘escapar’ das frustações da própria vida. Dora teve uma infância meio conturbada, casou-se duas vezes (os dois casamentos resultaram em divórcio) e está desempregada, ela está meio que vivendo por viver, sem ter um objetivo na vida. Então Dora conhece o charmoso Fred, um dos atendentes da livraria que ela frequenta, a atração entre os dois é inevitável e, a partir daí, nos deparamos com uma relação cheia de idas e voltas. O caso é que, a relação com Fred acaba ajudando Dora a se ‘entender’ como pessoa e a estabelecer seus objetivos pessoais, fiquei muito surpresa com algumas atitudes que ela tomou, foi muito bom acompanhar a evolução dessa personagem.

Falando em personagem, eu não poderia deixar de citar algumas figuras secundárias na estória que, por sinal, me cativaram muito mais do que o próprio casal principal. Gente, não teve como não se divertir com aquela amiga maluquinha da Dora, Darlene; assim como não teve como não se emocionar com as mulheres da família de Fred: a mãe Bea e a sobrinha Harper. Estas três fortes mulheres também foram muito importantes para que Dora se redescobrisse como pessoa.

Mas okay, nem só de drama-romance se trata esse livro. “Ler, Viver e Amar em Los Angeles” é uma chuva de títulos literários, autores, passagens, poesia e afins. Confesso que algumas vezes eu ficava um pouco perdida, afinal, ainda não li a maioria das obras citadas e também não conhecia muitos autores, mas achei muito interessante a forma como Jennifer e Karen inseriram todo esse aporte literário na estória. À vezes, a Dora tecia certos comentários que me faziam rir, ainda mais porque ela é uma leitora muito... digamos assim... exigente (sim gente, o que ela não gosta ela critica mito, aliás, tentem relevar esse jeito dela, caso ela fale mal dos autores favoritos de vocês), então algumas coisas era na base da ironia. Não apenas a Dora, mas também outros personagens do livro também apreciam leitura, nesse aspecto, não tem como não se identificar com eles xD nessa hora a gente se sente em ‘casa’ rsrsrs

"Ler, Viver e Amar em Los Angeles", apesar de ser uma boa leitura, não é um dos melhores livros que já li, por isso não posso atribuir 5 estrelas, mas essa é a minha avaliação, se você der uma chance ao livro, talvez acabe gostando bem mais que eu; de modo geral, posso dizer que recomendo a leitura! Ah, um último detalhe, no final do livro tem a lista de todos os autores, livros, poesias, personalidades, filmes, etc... citados ao longo do livro, ótimo para quem quiser fazer alguma pesquisa depois.

Ester Conor 08/05/2012

Esse é a prova que não se deve "julgar pela capa", confesso que ao ganha-lo, nem me dei ao trabalho de ler o prefácio, guardei-o na prateleira, achei que fosse um daqueles livrinhos enfadonhos destinado a burgueses fúteis. Que burrice a minha! Me privei durante um mês de uma leitura fascinante... O livro é incrível! Indico.

Rafa 28/04/2012

Resenha - Ler, Viver e Amar - Jennifer Kaufman e Karen Mack
Imaginem um livro super luxuoso só para amantes da leitura e dos livros? Pois bem, esse é o livro!

Dora é a personagem principal da história e muitas meninas que adoram livros podem se comparar com ela, pois ela vive no mundo dos livros. Depois de uma infância confusa, Dora casou-se duas vezes, mas o último deixou traumas sociais que ocasionou até para não poder ir trabalhar, vivendo da herança de seu pai.

Ler, Viver e Amar é maravilhoso! Adorei o livro!

Sem contar nas citações que o livro faz quase a todo o momento de livros que ela já tinha visto e lido. É então que Dora quer tudo de volta, seu marido, seu trabalho, sua vida de volta, um padrão de vida só encontrado nos livros que lia.

Esse livro traz uma vontade de se tornar a personagem principal e se jogar na vida, ajudando o próximo, assim como Dora sempre fazia.

E como toda mulher, ela tem uma melhor amiga, Darlene, que é muito divertida tornando a leitura muito mais contagiante. E Virgínia, sua irmã é quem dá conselhos a ela, quando ela necessitava.

Cada personagem completa a principal, por isso acho que a vida de Dora é perfeita e tem tudo o que quer e na hora que quiser.

O que dá vida ao livro é a forma como Dora vive, sem medo de errar, e começa tudo de novo se algo der errado. O livro é impecável, com boa revisão e construção de uma história feita para nós amantes da literatura, só não gostei muito da capa, mas pela história vale a pena. Nenhum leitor pode deixar de ler esse livro, corra pra ler.

Debora 02/04/2012

Ao chegar ao final da história, percebo que esperava mais do livro.

Se bem me lembro, eu não conheço UM título que Dora leu ao longo da história. Talvez sejam autores clássicos para americanos, mas senti falta de algo mais atual, já que a história É atual. Ela era tão ávida por livros que não é possível que só gostasse de clássicos.

Achei também o enredo fictício demais. Não consigo conceber que alguém viva como Dora. Os porres de livro que duravam dias, eram descritos como se em nenhum momento ela saísse da banheira, comesse, e tudo mais. Do jeito que era descrito, parecia que ela lia, sei lá, 3 livros ou mais em uma só noite. NÃO TEM COMO, não haveria tempo. Esperava uma coisa mais realista.

Além disso, achei a protagonista um tanto fútil, superficial a maior parte do tempo. Ela até "cresceu" no final do livro, mas mesmo assim senti falta de um amadurecimento maior.

O final foi feliz, e até acho que eu torcia pra que fosse do jeito que foi, mas ao mesmo tempo preferia um outro desfecho, não tão "perfeito".

No mais, é um bom livro, não digo ÓTIMO, mas diverte. Só não emociona... pelo menos não me emocionou. Não senti nem vontade de rir, nem de chorar, nem raiva, nem nada pelos personagens. Só li. Ponto.

Evy 19/03/2012

Começa com Ler, ...
Eu gostei bastante desse livro, embora eu tenha visto várias opniões bastante diversas a respeito dele. Concordo com algumas opniões de que a história e a narrativa não são lá daquelas que nos fazem suspirar ou ficar extremamente entusiasmados com a leitura e que o desenrolar dos fatos é lento e a protagonista não muito cativante.

Mas, como costumo fazer com algumas leituras, eu foco em um aspecto que me chama muita atenção e o restante fica em segundo plano não pesando muito na minha avaliação. E o meu foco, nesse livro, como devem imaginar, é a leitura e os livros.

A maioria dos livros com esse tema central (e principalmente os que tem alguma biblioteca envolvida), tendem a me influenciar de forma a gostar da história imediatamente. Isso, e o fato da protagonista mergulhar nos livros como forma de escapar de sua realidade (coisa que costumo fazer também), me fizeram automaticamente me identificar com a história.

Além disso, todos os fatos que citei acima sobre a lentidão do enredo, a protagonista não muito cativante e a narrativa não muito glamourosa, foram outros pontos que me fizeram gostar da história. Esses fatos reunidos me trouxeram a sensação de que tudo era muito real e verdadeiro. Como a vida da gente, que nem sempre tem um desenrolar de fatos rápido e nem sempre podemos nos considerar protagonistas extremamente cativantes.

A paixão da protagonista por livros e leitura me chamou mais atenção que qualquer outro fato do livro e seus diálogos sobre literatura com os vendedores da livraria do bairro me cativaram e encheram de inveja, porque é tão difícil encontrar pessoas que trabalhem em livrarias e realmente sejam leitores capazes de indicar livros e leituras coerentes. Além disso, tem o romance e personagens que trazem uma nova cor ao livro, como é o caso de Harper e Bea.

O fato do romance central do livro também não ser "comum" é outro fato positivo na minha opnião. Adoro quando autores fogem do lugar-comum e criam situações mais próximas a realidade da vida. E para finalizar, as citações contidas ao longo do texto são um toque delicioso a mais, para os amantes de literatura como eu.

Por todos esses fatores, recomendo a leitura!

Fernanda 20/02/2012

Decepcionante
Confesso que tinha muitas expectativas ao começar a leitura de "Ler, viver e amar em Los Angeles". Afinal, a protagonista é uma bookaholic! A sinopse da trama me deu a (falsa) ideia de que seria uma comédia romântica no estilo dos livros da Marian Keyes. Que decepção!
Não achei a personagem principal, Dora, carismática. Sei lá, simplesmente não consegui me identificar com ela. Achei o desenvolvimento da trama muito lento. A história só ganha um pouco de fôlego com a chegada de Bea e Harper lá pela metade do livro.
Para falar a verdade, não me identifiquei com o estilo narrativo das autoras (aliás, não me lembro de ter lido nenhum outro livro de literatura com 2 autores). A trama é narrada em 1ª pessoa, é Dora quem nos conta sua história. Ora, esse tipo narrativo pressupõe um mergulho a fundo no interior do personagem, afinal é ele quem está nos contando sua vida, seus sentimentos, que está nos mostrando o mundo através de seus olhos. É exatamente isso o que não acontece nesse livro. Dora nos conta sua vida de forma superficial. Faz constantes visitas ao seu passado que na verdade não ajudam o leitor a conhecê-la melhor, mas apenas tornam a sua narrativa confusa!
Enfim, é uma questão de gosto. Eu não gostei da forma como Kaufman e Mack contam uma história. Simples assim. O que é uma pena, pois as autoras tem uma bagagem cultural fantástica. Aliás, o que eu mais gostei nesse livro foram as citações a outros livros e autores.

Lygia 29/01/2012

Ler, viver e amar em Los Angeles - Jennifer Kaufman e Karen Mack
Em "Ler, viver e amar em Los Angeles" conhecemos Dora, personagem central e 'dona' do belíssimo quote acima! Quem duvida que eu quase morri quando li o parágrafo que define toda a minha compulsão literária em poucas palavras? A-P-O-S-T-O que várias pessoas se identificaram. Gostaram? Então, preparem-se, pois a narrativa gira em torno do comportamento bookaholic da protagonista, rs.

Dora está na faixa dos 30 anos, acumula dois divórcios e quase nenhuma vida social. Ela troca facilmente qualquer passeio por um final de semana deitada em sua banheira com um (ou vários, haha) bom companheiro - o livro! A obra toda, em si, quase se confunde com um almanaque de boas frases que definem leitores viciados, bookaholics e toda sorte de pessoas dessa área. Essa parte do livro eu realmente AMEI!

Quanto ao enredo, apesar da vida difícil - mãe alcoólatra, renúncia de carreira devido a doença do pai e uma irmã que constantemente precisa de ajuda com a filha pequena - Dora consegue proporcionar ao leitor ótimos momentos. Fatos cotidianos da vida da personagem são narrados e, posteriormente, sua busca pela resposta do famoso "o que vou fazer da vida?", isso tudo descrito de uma maneira que chega a ser cômica. A personagem principal é bem irônica e o fato de o livro ser narrado em 1ª pessoa, permite que tenhamos a visão do mundo através dos seus olhos. Alguns momentos são hilários e, em outros, você sente a tristeza de Dora.

Em meio à busca de objetivos, claro que a protagonista iria conhecer um homem - que não é perfeito, mas que chega quase lá, de acordo com ela - e adivinhem onde? Em uma livraria. Clichê? Claro que sim, rs. Mas não que isso seja um ponto negativo. Os dramas e loucuras da personagem parecem familiares e nos dão aquela sensação de "eu já vi isso antes", mas não chegam exatamente a incomodar. O que poderia ser melhor explorado pelas autoras são os diálogos. Em certo ponto do livro, a leitura, arrisco dizer, torna-se um pouco massante, devido às constantes 'viagens' de Dora.

Além do foco do vício de leitura da personagem, não existe nada de extraordinário na narrativa que justifique que o mesmo seja o "livro que mudou a minha vida". O enredo fica preso ao de sempre: um novo amor, o vendedor da livraria Fred que, diga-se de passagem, não me convenceu como 'mocinho apaixonado'; Palmer, o ex-marido arrependido e as confusões e descobertas que Dora realiza até tomar um rumo satisfatório em sua vida!

Não vou desmerecer os bons momentos da narrativa, pois eles existiram, mas confesso que o que mais gostei foram às citações de outros livros e falas de personagens de clássicos que amamos. Tanto que foi necessário, no fim do livro, um mini-apêndice com a lista de 'autores, artistas e trabalhos que são discutidos ou mencionados neste romance', nas palavras das autoras. Após ler a sinopse e descobrir que o tema principal é o 'vício em livros', criei expectativas altas e, infelizmente, o livro não conseguiu superar o que eu esperava.

Resenha em: http://brincandocomlivros.blogspot.com/2011/11/resenha-ler-viver-e-amar-em-los-angeles.html