Ler, viver e amar

Ler, viver e amar Jennifer Kaufman...

Resenhas - Ler, Viver e Amar em Los Angeles

Yasmin/Funhouse 11/08/2011

O livro é ótimo para ler em um dia de chuva,pois é bastante agradável.

Dora, uma mulher de 30 anos, estava sem rumo na vida . Desempregada e divorciada pela segunda vez ,só tinha uma coisa que a deixava feliz : Ler seus livros na banheira durante dias.Sua vida começa a mudar quando se envolve com Fred , um charmoso vendedor de livros.A partir do momento em que conhece ele melhor, vocês verão mudanças significantes na vida de Dora.

O livro é muito legal , só não gostei muito do final.

Fred - Achei ele uma graça no início.Mas no final passei a odiá-lo , por causa de suas atitudes egoístas.
Dora - Gostei da Dora , foi um personagem bastante diferente das que eu tenho visto.Ela é uma amante da leitura , e também uma pessoa muito gentil ,principalmente, com Bea e Harper.
Harper - Uma garotinha bastante adorável e corajosa,que passa por situações difíceis.

Mais resenhas em : http://funhousesa.blogspot.com/

Márcia 07/08/2011

Seja autora da sua vida
Esse é mais um daqueles chick lits disfarçados de memórias. No estilo de “Nunca é tarde demais”, “Ler, viver e amar em L.A.” é escrito com um “q” de nostalgia, mas com muito humor e irreverência.

A paixão que a personagem sente pelos livros, embora não a tenha achado tão relevante para o contexto do enredo, é um tempero a mais. Ora, que leitor não se encanta e se projeta num personagem que gosta de ler? Aposto que muita leitora por ai já quis ser como Dora, ou achou que é – aliás, não excetuando-me.

Afora esse detalhe, a personagem é simpática, cativante, o que faz com que a leitura seja prazerosa e que torçamos para que seu final seja feliz. Ela rapidamente se torna a personagem preferida e quando um triângulo amoroso se forma, mesmo preferindo uma determinada ponta (tão charmosa e sedutora), torci para que o melhor para ela acontecesse.

Outros personagens são inseridos ao decorrer da leitura. Bons personagens, bens construídos e simpáticos também. Aliás, tudo nesse livro é bom. Não me lembro de não gostar ou mesmo de me incomodar com algo, nem mesmo com clichês, que se existem, me passaram despercebidos.

E o final... recompensador. Nem por um segundo a Dora decepciona. Nada de “coitadinha dela” ou “sou muito sofredora pra cuidar da minha vida”. O que temos aqui é uma heroína corajosa, uma mulher honesta e forte que escreve seu próprio enredo.

Carol 27/07/2011

Ler, viver e amar é a idealização de qualquer leitormaníaco, e com Dora não foi diferente.

Um infância conturbada marcou toda uma vida de reclusões aos seus porres literários para cada problema que aparecia. Sua desculpa para se afundar em uma banheira com sais, uma garrafa de vinho e um bom punhado de livros era sempre a mesma, uma infância difícil com um pai ausente e uma mãe alcoólatra, porém sua irmã Virgínia era a salvação de sua vida em vias de mãos duplas.

Recém separada do bem sucedido Palmer, Dora busca por algo que só descobre no final da trama. Nesse meio tempo se apaixona por Fred, uma boa pessoa que encanta senhoras da terceira idade com o seu sorriso maroto e um bom conselho literário.

Se vê mais que envolvida pela família de Fred, Harper sobrinha de apenas 6 anos abandonada pela mãe e Bea, mãe de Fred e avó de Harper, neta e avó são sozinhas para cuidarem uma da outra e Dora tem seu coração tocado em querer ajudá-las, agradá-las e mimá-las, para tentar minimizar as tristezas que ambas carregam no peito, nem que para poder fazer isso coloque em risco o seu relacionamento com Fred.

E quem não se apaixonou por Harper, Bea, Darlene e Palmer?

Querendo uma resposta da vida, Dora decide buscar seu emprego de Jornalista no Times de volta, bem como toda a sua vida desperdiçada diante de sua banheira com sais, suas garrafas de vinhos, seus livros e dias diante àquele porre literário.

Queria escrever mais, muito mais, porém não quero ser spoiler e tirar o gosto de alguém interessado se deliciar com essa maravilhosa história sobre o amadurecimento, o perdão, o amor e o bem.

Mas confesso que depois que acabei de ler o livro fiquei pensando com os meus botões, será que estou dando devida atenção ao redor do mundo por estar sempre absorta às minhas leituras e meu vício em querer carregar um (ou dois, ou três) embaixo do braço para onde eu for? Dora me fez pensar nisso.

Queria escrever vários trechos que me identifiquei com Dora, porém são tantos... que deixarei em minha memória.

Adriana 26/07/2011

Descobri este livro através do blog da Camila, Leitora Compulsiva, e desde que li a super resenha que ela escreveu soube que tinha de tê-lo em minha coleção. Para todos aqueles ou aquelas que amam ler acima de tudo, que são viciados assumidos, eu apresento esta obra com a qual você se identificará da cara.

Ler, viver e amar conta a história de Dora, uma mulher que acabou de sair do segundo casamento, não tem emprego nem nenhuma perspectiva de vida além de ler sem parar. Para ela a melhor coisa do mundo é se enfiar em seu banheiro (sim, isso mesmo, banheiro) encher a banheira de sais, acrescentar uma boa garrafa de vinho e muitos livros e começar mais um porre literário.

“Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre – o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz.”

Ela prefere passar a maior parte do seu tempo no mundo do faz de conta, onde tudo é possível e os sonhos mais loucos podem se tornar realidade. Desde pequena ela foi apresentada a este mundo mágico de aventuras postas no papel, e nunca mais se separou dele. Porém isso muitas vezes causa problemas em sua vida “real”. Ela é uma pessoa introvertida e com muitos problemas familiares sérios.

A mãe era uma alcoólatra e o pai saiu de casa quando ela ainda era uma criança. Por isso na fase adulta, Dora apresenta todos os sinais típicos e característicos de alguém marcado com uma experiência ruim na infância. Por este motivo, ela afundou de vez no mundo dos livros, e nós embarcamos junto com ela pelo universo literário.

Se eu pudesse, tiraria um quote de cada página, de tanto que me identifiquei com os pensamentos e ações da personagem. Ela é a personificação daquilo que eu me considero: uma leitora ávida e desesperada.

“(…) Os adoradores de livro vêm em seguida. Eles mantêm seus livros cobertos (e não porque são romances), usam marcadores de página e absolutamente nunca deixam o livro tocar o chão. Eles olham para o livro como se fosse um ser com sentimentos, um objeto de desejo vivo, que respira, que precisa ser tratado com absoluto respeito. Eles leem cada palavra, até mesmo as notas de pé da página.”

Porém, a narrativa me decepcionou em certos pontos, apesar de ser um bom livro, senti falta de algumas explicações e de mais ação e diálogos, ao invés de longos parágrafos. Por mais que a vida social de Dora fosse quase inexistente, a família e amigos ainda estavam presentes e senti que eles foram pouco aproveitados.

Também fiquei um pouco decepcionada com Fred e Palmer, os dois “mocinhos” do livro. Apesar de ter gostado do final, a relação de Dora com ambos poderia ter sido melhor explorada. Fred é o vendedor da livraria onde Dora sempre vai, e eles têm um longo flerte que vira algo mais. É com ele, ou melhor, com a família dele, que ela vai reviver dramas do passado e descobrir que todas as famílias tem o dom de ser incríveis! Palmer é o ex-marido que parece estar fazendo um esforço para se redimir.

Assim, vamos vivenciando as peripécias, dramas e loucuras da personagem, que tem o dom de nos fazer rir, mas também me fez querer chorar nas partes reflexivas sobre o hábito de leitura. Acho que fiquei um pouco deprimida com algumas perspectivas que o livro me trouxa, mas não tem jeito, não há nada no mundo que me faça parar de ler compulsivamente!!! Leiam e depois me contem o que acharam.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/07/26/jennifer-kaufman-e-karen-mack-%E2%80%93-ler-viver-e-amar/

Vanessa Meiser 18/07/2011

Este livro conta a história de Dora, uma viciada em livros (qualquer semelhança NÃO é mera coincidência, rsrs).
Dora tem 35 anos, é bonita com seus 1,80 de altura, mas ela não gosta de chamar a atenção, considera-se uma bibliômana e o que lhe dá mais prazer é se deleitar durante dias e dias com seus "porres literários" como ela chama (aliás, adorei a descrição).
Ela é divorciada pela segunda vez, seu primeiro marido foi Jack, casou-se com ele aos 21 anos. O segundo foi Palmer, com quem ficou casada por 5 anos. Palmer é um ex-marido muito presente na vida de Dora e, ela mantém com ele uma relação de amizade. Dora tem a impressão de que seu casamento com Palmer poderia ter dado certo se os dois tivessem tido um pouco mais de paciência um com o outro, ainda existe sentimento.
Marcada por uma infância traumática em que ela e sua irmã Virginia conviviam com a mãe alcoólatra e o pai ausente, Dora buscou nos livros o refúgio para sua depressão.
A maneira como ela descreve seu famoso "porre literário":

"Tenho todo um ritual para meus porres literários. Primeiro de tudo, abro uma garrafa de um bom vinho tinto. Depois, desligo o celular, ligo a secretária eletrônica e reúno todos os livros que tenho a intenção de ler ou reler e ainda não o fiz. Finalmente, encho a banheira com sais de banho de 30 dólares, dobro uma toalhinha, colocando-a na extremidade da banheira de modo que sirva de apoio para a nuca, e ligo a música....." Pág 16.

Dora é meticulosa com seus livros, segundo ela, os organiza em categorias, ficando assim fácil selecionar um, baseado em seu estado de espírito.

" Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. As vezes, sógosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso". Pág 21.

Mesmo com tantos livros em casa sem serem lidos, Dora, numa tarde de quarta-feira, sai de casa rumo à livraria McKenzie's. É nesta livraria que trabalha Fred, um vendedor que assim como Dora também ama livros. Fred é o tipo de homem que hipnotiza uma mulher e que sabe o efeito que exerce sobre as pessoas.
Ele e Dora dão início a um namoro que à primeira vista tem tudo para dar certo, dada a paixão que compartilham porém, nem tudo o que parece ser perfeito na verdade o é e, eles descobrem com o tempo que para um relacionamento dar certo é preciso bem mais que um ponto em comum......

Bom, para finalizar, quero dizer que amei o livro. A história me absorveu de uma tal maneira que foi quase impossível largá-lo até que eu terminasse as suas 308 páginas. Eu achei divino, em muitos momentos chegou a ser engraçado e puder dar boas risadas, mas além de tudo, é um livro sobre amor, amor pelos livros, amor pelas pessoas e amor por si mesmo. Vale muito à pena ler!

Evelin Vieira 17/07/2011

"Ler,Viver e Amar em Los Angeles"

Algumas comem.A maioria faz compras.Há aquelas que fumam ou bebem.Outras ligam para o terapeuta,já Dora cura sua tristeza lendo...

Dora é uma mulher que aparentemente consegue tudo,mas definitivamente ela não é assim,ela tem seus medos que as vezes é meio bobos,e cada vez que tem um problema serio,entra em seus mundinho literário,aonde fica dias e dias.Compulsiva assumida Dora,sempre tem um bom livro para recomendar para as pessoas a sua volta.

A história gira em torno de Dora e seus amores e desencantos,o que dá para perceber nessa história é que conta exatamente como as mulheres de hoje em dia se sentem,o livro não é perfeito, pois a nossa vida também não é.

As autoras,bom todos dizem que quando livro é escrito por duas pessoas vira bagunça,mas esse não é assim,elas fazem com que a história interaja entre si,fazendo um livros gostoso de se ler

Opinião

Bom esse seria um livro que eu não terminaria de ler,mas surpreendentemente o livro foi me conquistando aos poucos fazendo eu ficar viciada nele. Olha não posso classifica-lo com ótimo, mas ele é um livro realmente bom

Camila 06/07/2011

Ler, Viver e Amar
Um dos melhores livros que li esse ano!! Me identifiquei muito com a Dora, a personagem principal do livro e totalmente viciada em leitura! Sempre que Dora está deprê, é hora de um porre literário, com direito a banho de banheira e muito vinho! A vida inteira de Dora é marcada pela forte presença da literatura e isso me encantou! Não que a vida dela seja fácil ou melhor por isso, mas apenas diferente!

www.leitoracompulsiva.com.br

Carine 01/06/2011

Confesso que me decepcionei bastante com a leitura. A sinopse, a capa, tudo puxa você para ler um ótimo livro, repleto de citações de diversos autores. Mas, na verdade, as únicas coisas que realmente valem a pena são mesmo as citações.
A história é bem sem sal. No início, achei a personagem principal muito esnobe e a narrativa meio devagar. Só da metade para o final que Dora realmente melhora um pouco. Os romances do livro não conseguem conquistar o leitor, achei Fred realmente horrível e não tenho uma opinião formada sobre Palmer. A única parte da história que me interessou foram sobre Bea, Harper (mãe e sobrinha de Fred) e Lorraine, que colocaram um pequeno drama na história. Darlene, a amiga doida de Dora, também salva um pouco a leitura, mas é só.
Apesar de a leitura ser fácil e as citações interessantes, principalmente as que iniciam cada capítulo, a história não foi boa o suficiente para prender a minha atenção completa. Dei nota dois pelos personagens secundários e por trechos como esses:

"Outras vezes é sintomático do meu estado psicológico, tédio até o último fio de cabelo, minha vida que está bagunçada, e aquele sentimento de medo sempre que me perguntam o que ando fazendo. Como alguém pode colocar todas essas coisas em ordem? Levando tudo em consideração, prefiro ler. É a fuga perfeita."

"Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre - o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz."

mairla 31/05/2012minha estante
Excelente resenha. Concordo com praticamente tudo. Alguns poucos personagens chamam atenção, mas o livro em si é muito água com açúcar. O final deixou muitas pontas soltas. E Dora não conseguiu me conquistar completamente.

Karen 29/10/2012minha estante
Concordo! Gostei dos mesmos personagens.
A história é arrastada, começa a ficar interessante na metade e o final é decepcionante.
Discordo do outro leitor que achou que: "A estória é daquelas para quem quer relaxar com uma leitura leve, cativante, descompromissada e despretensiosa: uma água com açúcar das boas!".

Achei que passou lonnnge de um bom livro agua com açúcar que cativa as pessoas, os personagens que mais gostei foram a Bea e Harper e tive esperanças até o fim de que tivessem mais destaque.

Barbinha 13/04/2020minha estante
Descordo de algumas das suas colocações, acredito que sua decepção foi baseada em grandes expectativas, mas ao que se propõe ao livro ele atende bem ao público, é um livro simples e completo o que falta na nossa realidade atual, nem todos os livros nos devem "mudar a vida", mas fazer com que nossos momentos se tornem melhores.

Tricia 21/03/2011

SÓ M FALTA A BANHEIRA!!!
BOm... não é um SENHOR livro, mas traz situações muito comuns na minha vida. Quem as vezes ñ se fecha em um livro, simplesmente pelo fato de não ter q lembrar q há uma realidade por traz da capa do livro... na verdade acho q sofro do mesmo mal q a protagonista: porre literários,e as vezes porres literários aompanhados de porres alcoólicos (como ela tb)... bem, como se diz no começo de uns dos primeiros capítulo: algumas mulhers qndo estão deprimidas comem, choram, bebem, eu simplismente leio!
Mas acho q no fundo todo mundo aproveita a fuga de um livro... mas lembrando q a realidade pode ser bem gostosa tb!!!

Nicole 29/08/2010

o livro é bem diferente do que eu imaginei, mas ainda assim é bom. cheio de citações e referências, que em certas vezes me fizeram ficar perdida por nunca ter ouvido falar nem nos autores nem nos livros, que complementam o que as autoras escrevem. achei um livro bastante descritivo, no sentido de que descreve minusciosamente cada local e cada pessoa que surge na história, o que em certo ponto me entediou, confesso. mas a história é boa, envolve família, amor e passado. alguns personagens surpreendem e outros te fazem chorar. só achei que o livro acaba meio de repente. faltou amarrar a história direitinho, o final do casal meio que fica por sua conta, a autora o deixa subentendido e o caminho até ele é você quem faz.

num geral, 4 estrelas, de fácil leitura, meio cansativo em certos momentos, mas uma história linda que vale a pena e me fez pensar várias vezes.

Lia 02/07/2010

Um coração gigante, belas citações e muito amor pelos livros.
Adorei.

Iara 22/06/2010

O que é uma sinopse!
Pois, é!!! A sinopse me chamou tanto a atenção que comprei o livro e li... Mas enganou bem, viu? Esperava muito mais...

Nana 10/05/2010

Melhor do que eu esperava!
Eu gostei muito da estória! Uma leitura rápida, leve e agradável para aquele fim de semana que você quer relaxar.
Me identifiquei em várias partes com a Dora, com seus surtos de leitura compulsiva e a paixão pelos livros.
Adorei Darlene e Bea. Sofri junto com a pequena Harper, que é uma gracinha de menina e detestei Fred que é um "mala"!
Com certeza valeu a leitura!!!
*Rô Bernas 10/10/2011minha estante
Gauchinha, achei este livro o erro...achei chato demais...mas acho o máximo chegar aqui e ver opiniões diversas rsss

Nessa Gagliardi 14/03/2010

O livro começa num ritmo delicioso. Tem algumas passagens excelentes, como a definição dos diferentes tipos de leitores e porre literário de Dora (duvido que alguém não tenha sentindo vontade de tomar um também), mas depois de algumas páginas o ritmo cai bastante.
O livro que era leve, despretensioso, começa a ser dramático, meloso e chato.
Pela primeira metade, nota 5, para as páginas restantes, 2. Fico então na média e dou só 3 estrelinhas.
Iara 09/05/2010minha estante
Engraçado... eu gostei mais do meio pro final... Achei o começo um porre!

Tom Santana 08/01/2011minha estante
Eu achei um porre desde o começo, nao posso dizer sobre o fim porque nao aguentei a vida vazia e presunçosa de nossa ilustre personagem. Pra quem procura uma personagem que realmente goste de livros recomendo o A menina que roubava livros, este sim tem conteúdo.