Corte de Gelo e Estrelas

Corte de Gelo e Estrelas Sarah J. Maas

Resenhas - Corte de Gelo e Estrelas

Gabrieli Gudniak 09/11/2018

Nem fede, nem cheira.
Após a batalha com Hybern, o equilíbrio em Prythian ainda é delicado, com ainda muito trabalho pela frente e um futuro incerto. Entretanto, nossos queridos personagens se reúnem para o Solstício de Inverno e um merecido descanso, mesmo que as cicatrizes deixadas pela guerra ainda não tenham se fechado.

Eu ouvi muitos comentários negativos sobre esse livro, chegando ao ponto de me perguntar se iria mesmo ler com a possibilidade de manchar a memória de uma série tão querida. Muitas e variadas reclamações. Desde o relacionamento da Feyre e do Rhys, até Mor, Tamlin, Cassian e Nestha. E, apesar de concordar com a maior parte das críticas, não é tão ruim assim, tampouco a completa tragédia que eu esperava. Mesmo tentando ir para o livro de braços abertos, confesso que estava pronta para o momento em que me arrependeria de ter começado a ler e... Bem, vamos falar sobre isso.

Não acontece muita coisa na história e posso dizer para aqueles que não vão ler que esse spin-off não tem nenhum impacto evidente na série anterior ou na que está por vir, são simplesmente os personagens indo pelo seu dia-a-dia e comemorando o Solstício de Inverno, basicamente o Natal dos feéricos. Então podem relaxar quanto a isso. É um spin-off bobinho para revermos os personagens e, suponho, trazer lucros à editora. Capitalismo.

Uma das minhas maiores decepções da história foi a escrita da autora. Isso mesmo, a escrita da Sarah J. Mass, tão envolvente e bela nos livros anteriores, está... Boba, infantil. Definitivamente não parece a escrita de uma autora com séries de fantasia tão aclamadas, ela parece tentar fazer algo leve e despretensioso, mas não só acaba caindo em algo simplório demais, como também tira o peso do que nossos personagens estão passando.

Vamos ao nosso casal favorito, Feyre e Rhys, e acredito que seja o momento deles se aposentarem. Eles eram maravilhosos nos livros anteriores, mas nesse foi difícil os ver se provocando como dois adolescentes e as cenas de sexo... Eu me senti envergonhada nas cenas de sexo, e não foi por nenhum pudor, mas sim por parecer que eu não deveria estar ali, que não deveria estar vendo aquilo. E a forma como elas foram descritas me faz pensar que a Mass ainda não encontrou uma forma decente de fazer cenas de sexo, elas não são sexy ou instigantes e eu só queria que elas acabassem logo, para não ter mais que estar ali. Gostaria de ler mais dos dois, mas se for para seguir nesse ritmo, prefiro manter a memória que tenho dos dois e deixar que outros personagens tomem a frente.

Foi dito pelos canais gringos, principalmente, quando o livro foi lançado nos EUA, que a Feyre tinha se tornado a dona de casa que lutou para não ser no em ACOMAF e... Não. Ela está ajudando a reconstruir Velaris, exatamente o que queria fazer em ACOMAF e foi impedida. Só vemos Rhys viajando para o acampamento illiryano, e não vejo como Feyre poderia ajudar lá, pelo contrário. São citadas viagens a outras cortes, e ela diz que não pode ir sempre porque está ocupada com Velaris. Ela não pode lavar uma louça sem ter pessoas reclamando sobre isso, então me vejo obrigada a apontar que todas pessoas tem suas vidas domésticas.

Rhysand virou um garoto de catorze anos. Céus, foi quase doloroso lê-lo, eram poucas as vezes que ele lembrava o guerreiro e Grão-senhor dos livros anteriores, bem poucas. As poucas expectativas que tinha estavam depositadas nele, elas foram estraçalhadas no começo ainda, quando ele descreve uma cena de sexo no ar que foi uma das coisas mais embaraçosas que já li. Ah, Rhys, o que fizeram com você? Como disse, ainda há momentos bons dele no livro, mas são a exceção, não a regra.

Mor, Amren e Lucien não aparecem o suficiente para que eu tenha uma opinião sobre eles, eles só estão lá, mesmo que Mor tenha um papel um pouco mais importante. Nenhum deles me desagradou. Azriel e Elain são duas coisas preciosas que quero proteger para sempre, mas os ver pelos olhos de outras pessoas não é a mesma coisa de ter uma história pelo ponto de vista deles, o que espero que aconteça.

E então chegamos em Cassian e Nestha, e oh boy. Vou ser sincera, Nestha sempre foi um personagem insuportável para mim desde o começo. Mas consegui a entender nesse livro, ela está em um novo mundo, um novo corpo, uma vida que nunca desejou, acabou de sair de uma batalha violenta e está em luto. Ver as pessoas a sufocando e a julgando, como se seu bem estar fosse mais importante que o dela, foi... Eu esperava mais compreensão de personagens que já passaram por tanto, e a única que ofereceu foi Amren. Ela precisa de espaço, descobrir quem é e o que quer, não ser cercada e perseguida, foi a primeira vez que me senti mal pela Nestha. Cassian está perdidamente apaixonado, mas também tem séculos de vida e deveria saber esperar ao menos alguns meses antes de começar a persegui-la. Deveria entender pelo o que ela está passando caso se importe com ela tanto quando diz.

E... Tamlin. Tamlin. Como todo o fandom, eu o odiei nos dois últimos livros e torci por sua derrota, mas... Por onde começar? Rhys tem todo o direito de sentir raiva do feérico que foi cúmplice no assassinato de sua família e que machucou sua parceira, mas vê-lo zombando do Tamlin quando ele claramente já estava destruído não foi legal. Não esperava que Rhys se compadecesse, claro, mas sair se vangloriando como um adolescente... Não sei o que pensar de um arco de redenção para Tamlin, a não ser que vai ser interessante termos essa trajetória. Ainda não gosto dele, mas gostaria de ver a Corte Primaveril ser reconstruída e ele aprender a ser uma pessoa melhor, lidar com os erros de seu passado e conseguir a lealdade de seus súditos de volta, provar para Prythian que pode ser melhor. Para falar a verdade, também gostaria de ver a relação do Rhysand com o restante dos Grãos-senhores e da população de outras cortes, já que todos pensaram que ele fosse um monstro por séculos. Isso não é algo que vai embora tão facilmente.

Não há realmente um plot maior nesse livro, vemos como todos personagens estão, conhecemos um fiapo de história e um sussurro do que virá nos próximos livros, mas nada importante ou que irá fazer falta. Por último, devo dizer que a tradução do título não me agradou muito, Corte de Geada e Luz Estelar soa melhor, mesmo sendo um pouco maior.

Corte de Gelo e Estrelas é um spin-off para aqueles que sentiram falta dos personagens, não apresenta nada novo e deixa um gosto amargo às vezes, mas que pode ser aproveitado se suas expectativas forem baixas.
Cristina B 09/11/2018minha estante
Estou me enrolando na leitura justamente com medo de estragar uma série tão maravilhosa. Mas com esta resenha, já vou mais preparada.

Gabrieli Gudniak 10/11/2018minha estante
Fico feliz em ter ajudado

Danni 10/11/2018minha estante
Vamos debater, finalmente alguém leu kkkkk
Spoiler

Concordo c quaseeee tudo o q vc escreveu, então vamos por personagens
Rhys, raros os momentos em q o reconheci. Concordo como desnecessária a cena do vôo/sexo. E a parte dele preocupado por Feyre ser bemmmm mais nova q ele, ridículo. As 2 partes c Tamlin foram constrangedoras, ele sempre foi superior a tudo isto.
Feyre, gostei e não gostei. Ela ainda está tentando se encontrar. Mas as brigas dela c Rhys pq não aceita críticas sobre as irmãs mostram um lado, ainda, bem imaturo.
Tamlin, ou cara 8 ou 80 viu. Jura q vai ficar de bode em casa??? Todo mundo sabe q vc não queria ser GS, mas vc é. E só ficou arrasado depois q viu o quanto Feyre ama Rhys, juraaaa
Mor, ainda estou c raiva dela. Porra, 500 anos enganando Az, jura. Não diga toda a verdade mas converse c ele. Só eu acho q aquela coisa nas terras dela é Briaxis?
Cassian, tem muitaaaa coisa p resolver na vida dele e parece q chegou o momento. Gostei de ver esse outro lado dele. Vc tb acha q a mãe dele tem algum mistério? Ou está viva ou tem uma irmã, sei lá, algo mais. Tb acho q quem vem insuflando os Illyrianos é Keir, q tem todo um plano, parecido c o de Feyre na corte primaveril.
Nestha, é muito difícil. Diferente de vc eu a entendia e agora não entendo klkk Aconteceu algo de muito ruim c a destruição do caldeirão. Eu a adorei nas últimas partes da guerra e agora voltamos ao ponto zero.
Az, não vimos muito dele, mas não o quero c Elain, por muitos motivos, mas principalmente pq ela nunca vai poder ser 100% dele, ele merece mais. Sabe quem eu quero c ele? Vassa, imagina comigo, o feitiço não pode ser totalmente quebrado, ela se torna imortal e pode se transformar quando quiser. Ele merece alguém forte, decidida.
Elain, está melhorando, mas ainda é muito tadinha de mim, me salvem!!
O q vc acha daquela teoria do laço ter sido forjado por Hybern?
Queria mais de Lucien. Q estivesse na corte noturna, q estivesse refazendo a vida dele, q Rhys e Cassian e Az e Feyre o integrassem, lhe desse um recomeço. Mas ele só ficou na mesma. E isso dos renegados é ridículo

Gabrieli Gudniak 11/11/2018minha estante
Spoiler

O Rhys eu fingi que era outra pessoa, porque né. A Feyre para mim estava lá, eu só achei meio bobinho a maneira como ela se relaciona com a população, mesmo que eles queiram ser o mais próximo possível do povo, o povo ainda precisa ter respeito por seus governantes. Achei a coisa toda com o Vazio e Esperança forçadíssimo e espero não ver mais nos próximos livros sobre isso.
E quanto a escola que ela abriu... Velaris já não tinha escolas comunitárias? Nenhum tipo de curso gratuito para crianças? Sei que é meio bobo pensar nisso, mas não consegui evitar, se eles tem até bolsas para artistas, por que não ter uma escola para artistas? Acho que isso pode ter a ver com a autora ser dos EUA, idk. Eu fiquei chocada com ela pagando a irmã porque ela e a Elain se sentiriam melhor assim, sem se preocupar com como a Nestha se sentiria, e me deu muita pena quando ela disse que a fogueira era como ossos estralando, imagina todo mundo ao seu redor feliz, enquanto você não consegue parar de reviver as mortes que viu, e ninguém percebe. Entretanto, acho que se foi para fazer uma cena tão forte com ela e o Cassian no fim do terceiro livro, eles deveriam estar um pouco mais juntos nesse.

Eu estou com raiva da Mor também, e pelo visto ela vai viajar sem falar para o coitado do Az que é lésbica e estava brincando com ele o tempo todo. Eu acho que não é Briaxis, mas algo novo que a autora vai usar na próxima série, e ao mesmo tempo... Parecia que a autora só colocou lá como desculpa para "ligar" as séries, porque se não fosse por isso, esse livro mal teria uma justificativa para ter sido lançado. Tudo parece bem forçado.

Concordo com você, acho que o Keir vai dividir os Illyrianos, parte deles vai ficar do lado do Rhys, parte do Keir, e que o... O herdeiro da Outonal vai tomar o trono ou arranjar um jeito de colocar sua corte contra a Noturna, então serão a Cidade Escavada, Illyrianos e a Outonal contra o Rhys e a Feyre.

Eu quero o Az com a Elain porque já foi dito várias vezes que é raro um laço de parceria ser tão perfeito quanto o do nosso casal principal, então ver um casal lutando contra esse laço para poderem ficar juntos seria muito interessante. E pelo caminhar das coisas a Vassa vai ficar com o Lucien, não sei se compro muito a história da Vassa, porque parece algo bem mal feito com o lago dos cisnes, e para falar a verdade, quando falaram dela, eu fiquei "quem??????", porque nem me lembrava dela do último livro. Eu gostaria de ver a Elain se tornar um oráculo poderoso, personagens que começam com várias falhas e vão evoluindo são mais legais de acompanhar, como a própria Feyre, porque quando eles já são fortes desde o começo, os conflitos são mais lugar-comum.

Eu não conheço essa teoria, como ela é?

Eu também queria ter visto mais do Lucien, sempre gostei dele, ele nunca conheceu um ambiente saudável, primeiro com sua família, depois com o Tamlin. Achei ridícula o negócio dos renegados, pf, vou até fingir que não vi. Quanto ao Tamlin... É difícil, mas gostaria de o ver reconstruindo sua corte. Ele está sem família, sem amigos, sem a antiga namorada, sem ninguém leal a ele, está percebendo quão ruim foram as coisas que fez. Vê-lo vivendo com a ciência de que fez tudo isso seria legal.

Danni 11/11/2018minha estante

Novamente personagens kkkk
Feyre, tb achei fraco. Principalmente pq Rhys no livro 2 diz q Velaris foi cuidada por eles, como q ainda tem pessoas como o dono do prédio de Nestha, afinal Velaris não seria uma espécie de refúgio, uma utopia de boas energias, pessoas justas e q se tratam como iguais. Como q a corte dos sonhos ainda deixa existirem "favelas" ? Concordo q p Feyre existiriam outras formas dela ajudar a reconstruir. No fundo ela está vivendo aquele sonho de vida ideal q ela teve no livro 2 quando estava na cabana. Seria muito melhor a Sarah admitir q Feyre está vivendo este sonho e mostrar outras formas de ajudar a reconstruir Velaris.
Sobre Az e Elain ainda não quero kkkkk Pq ele é forte, mas ao mesmo tempo é inseguro e Elain é tão mosca morta. Talvez se realmente acontecer essa mudança de grande oráculo, pode ser, dependendo de como for construída. Acho Az melhor c alguém q o tire o equilíbrio, dê uma balançada.
A teoria do laço. Acho q vc não leu Trono de vidro, vou dar um leve spoiler, mas não vou dar nomes, então não tem como saber de quem falarei até ler. Tem um casal q assim q se viram, o laço aconteceu e logo se casaram e blábláblá, depois foi revelado q não existiu nenhum laço, q tudo foi um feitiço c um objetivo. Pronto não falo mais nada. Então algumas pessoas estão falando q c Lucien e Elain é a mesma coisa. Q o rei de Hybern, c o caldeirão, fez o feitiço para q Lucien fosse mais maleável. Q eles não são parceiros de verdade e sim Elain e Az. Particularmente não acho q a Sarah usaria 2x a mesma trama, ainda mais em livros paralelos. Mas explicaria muita coisa, principalmente a resistência de Elain em ter Lucien por perto, seria pq ela sente q é errado e tb o pq dela ficar tão a vontade c Az.
Concordo sobre a relação de Cassian e Nestha. E ao mesmo tempo me pergunto pq ele não tentou mais ajudá-la. Mas acredito q foi p criar a necessidade de levá-la p as montanhas Illyrianas e juntos formarem o exército feminino. Mas novamente teriam outras formas menos apelativas e mais condizentes c trauma de guerra.
Não concordo c vc sobre a corte outonal. Até pq essa trama teria um grande foco em Rhys, e a Sarah já disse q vai ficar em segundo plano. Acredito q Cassian e Nestha vão descobrir o q Keir tem feito e juntos vão resolver a revolução dos Illyrianos. No fim vão entregar a Rhys as provas da traição de Keir, então sim Rhys o matará.
Quanto a outonal, algo me diz q Eris é um segundo Rhys, mas diferente de nosso GS favorito, ele não tem c quem se abrir, talvez a mãe. Preste atenção nas partes em q ele aparece no livro 3, a Sarah sempre deixa um pouquinho vc na dúvida. Principalmente na reunião na cidade escavada, quando ele diz a Mor q jamais a tocaria, q ela não deu opção a ela. Mas q ele sabia quem ela é, acho q ele sim sabe a verdade. Sabe quem eu queria p parceira dele? Nuam kkkk a alquimista q fez o olho de Lucien. Pensa só, tudo o q o pai dele tem nojo ser a parceira do herdeiro dele. Sarah disse q vamos ter 3 livros e mais 1 novela. Apesar de achar q a outra novela ou vai ser sobre Tamlin ou contando como foi q aconteceu o romance de Miriam e Dracon (Sarah uma vez falou q iria escrever sobre os 2), eu iria preferir um novela sobre Eris (isto se realmente ele for bom).
Lucien tem q parar de ser capacho de todo mundo, é por isto q eu o queria em Velaris, recomeçando a vida e não voltando a ser o jogado q sempre foi. Acho q Vassa vai terminar c Jurian.
Outra teoria, esta, como a de Eris, é minha. Vc não achou estranho durante a reunião dos GSs quando Nuam apareceu, não ter reconhecido Tamlin, nem ele a ela, MAS Rhys ter reconhecido o nome e informar q ela foi a responsável pelo olho de Lucien? E se não foi Tamlin quem foi atrás de salvar o olho? E se mais uma vez Tamlin resolveu ficar calado e se fazer de salvador? Vc viu q a história de Lucien chegar na corte primaveril não foi bem como Tamlin contou a Feyre no livro 1, e se mais uma vez ele se passou por salvador. No livro 1, Tamlin diz a Feyre q salvou Lucien q foi brigar por ele. Hora nenhuma ele diz q recebeu uma dica anônima do q estava acontecendo, hora nenhuma ele conta q só recolheu Lucien e deu abrigo. E se foi Rhys c Thesan?
Meninaaaaa e esse babado de Lucien filho de Helion!!!
Só eu acho q Viviane vai se tornar Grã Senhora?
Só eu acho q Mor vai ter romance c a irmã de Viviane?
Só eu acho q o feiticeiro do lago, q jogou a maldição em Vassa, é o irmão mais velho do entalhador e da tecelã?

Danni 11/11/2018minha estante
Esqueci uma coisa kkkkk
Spoiler

Notou como Elain "esqueceu" Nestha?
Ela era tão apegada, tão dependente. Agora vive a vida e mal se dedica a ajudar a irmã. De Feyre eu meio q esperava, mas de Elain não

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Feysand tem que se aposentar. Está na hora deles se tornarem oficialmente personagens secundários queridos, que dá aquela sensaçãozinha feliz quando eles são citados em outros livros. Essa novella já deu uma boa decaída. Eu queria tanto um livro pelo ponto de vista do Az, mas confesso que depois de todas essas decepções, estou até com medinho xD Também acho Elain mosca morta, mas estou disposta a dar o benefício da dúvida, só deus sabe o quando eu senti raiva da Feyre no primeiro livro, coitada.

Acho que seria bobo se essa teoria fosse verdade, porque como você disse, ela já usou essa mesma estratégia, e soaria como uma ferramenta barata para nos enganar, para fugir de ter que resolver os conflitos da Elain e do Lucien serem parceiros e ela não querer ver ele nem pintado de ouro. E não shippo nenhum pouco os dois, nesse caso eu que digo que o Lucien merece mais ahsuhausahuashasuh a única coisa que ela não fez ainda foi cuspir na cara dele, e ele sempre andando em cacos de vidro para estar perto dela.

Entendo o que você quer dizer, mas acho que a Nestha precisa de espaço, não gostei de ver ele a seguindo, ela é uma mulher adulta e tem direito à privacidade. Apesar de tudo, a Nestha é forte e parece estar encontrando ajuda na Amren, ter ela reconhecendo que quer estar com ele é muito maior que o Cassian forçando sua companhia. Acho que eu prezo muito pelo respeito em um relacionamento, então se um cara insistisse em me levar para casa nesse cenário, em que não tem nenhum perigo no caminho, eu não olharia para ele duas vezes. Se seu companheiro não respeita suas decisões, como pode respeitar você? Mas fiquei bem curiosa sobre o presente que ele tinha comprado, queria ter visto.

Estou achando a coisa com as mulheres Illyrianas muito mal executada. Toda vez que o assunto surgia, parecia que a Maas não sabia muito bem o que estava fazendo. E achei o Rhys muito passivo, vimos como as fêmeas são tratadas lá, e só agora algo está sendo feito?

Não gostaria que o Eris fosse um mocinho "disfarçado", como o Rhys, porque estaria repetindo a mesma coisa, os leitores já estão esperando, e depois da Amarantha, estou sentindo falta de um vilão para botar os protagonistas para suar. O rei de Hybern era mais... Não sei explicar, mas ele não tinha a mesma presença da Amarantha ou do próprio Rhys no primeiro livro. Eu já sou o contrário, gostaria de ter uma novella com o Eris como vilão xD

Eu acho isso sobre a Nuam bem provável, seria legal ver um pouco mais da história dela. Pois é, menina, e você reparou como a autora "esqueceu" que o Lucien pode ser filho do Helion? NINGUÉM disse a ele essa possibilidade ainda? Ninguém perguntou se ele não queria falar com a mãe dele agora que a guerra tinha acabado?

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Eu sempre tive curiosidade de ler Trono de Vidro, você acha que vale a pena? Acabei perdendo o ânimo quando todo mundo começou a falar, eu não aguentava mais ver esse bendito livro em todo lugar.

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Algo que me faz pensar é assim. Nós tivemos uma guerra, todos os problemas em Prythian, e agora nossos personagens estão reconstruindo suas vidas. Se houver uma segunda guerra em Prythian, nós, como leitores, vamos ficar insatisfeitos, porque vai parecer que nada do que os personagens fizeram ou passaram valeu a pena. Então que caminho a autora vai seguir? Será que ela vai levar as tretas maiores para outras terras, e em P. desenvolver a parte do romance, reconstruir as cidades, mudar a hierarquia, etc, ou vai se arriscar em deixar tudo em P.?

Eu quero que todas as Senhoras se tornem Grãs-Senhoras, mas espero que isso seja desenvolvido com cuidado, não é só porque a Feyre chegou que eles vão acabar com um sistema machista que se perpetua há milênios em uma sociedade de cujos habitantes vivem séculos e séculos. Não é tão simples.

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Concordo sobre o o feiticeiro do lago, confesso que gostaria que eles seguisse o lago dos cisnes à risca e a mocinha morresse no final. Eu tenho uma veia em mim que é muito angst, não posso evitar ahsuhsuhasuhsuhauhs mas menina, estou animada para ver isso.

Eu perdi parte do meu respeito pela Mor, então... É difícil. Ela nem precisa se abrir sobre sua orientação sexual, só deixar claro para o Azriel que não queria nada com ele. Ela vai ter que se redimir sobre isso primeiro, você não pode usar seus melhores amigos dessa maneira.

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Eu fiquei chocada da Feyre não ter se lembrado nem de comprar um presente para a Nestha, só a Elain e o Cassian. Isso passou ainda mais a impressão de que a Feyre queria a Nestha lá só para completar seu cenário feliz. Eu não esperava nada da Elain, mas espero agora. Se vai colocar ela como uma das protagonistas, então que ela se torne uma personagem muito foda. E que não aja como se a Nestha fosse um móvel, útil para decoração apenas.

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Mds, eu falei demais, mas só mais uma coisa, você também se incomodou da narração ficar alternando entre terceira e primeira pessoa?

Danni 12/11/2018minha estante
Vou responder logo a última kkkk Sim, muito fora da caixinha, se decida. É p vc pensar q foi escrito de qq forma, q até a editora responsável pelos livros da Sarah não tivesse lido nem feito nada.
Vamos a Nestha, encarei aquilo de Cassian seguindo por 2 motivos. Primeiro querer dar o presente sem q mais ninguém visse, segundo por uma frase q ele disse a Feyre quando estavam indo p o jantar na casa dos ventos "pq não consigo ficar longe ". Lembre-se q ela tb sentiu algo similar na batalha final, quando ela disse p fugir e ela disse q não podia. Enfim, não encarei como acompanhar p proteger. Rhys mesmo disse a Feyre no livro 2 q tentou muito ficar distante e não conseguia.
Quanto as mulheres Illyrianas vamos fazer umas contas. Na primeira guerra Rhys não era GS, então não podia fazer nada. Depois ele só foi se tornar GS muitos anos depois, lembre-se q Tamlin (q nasceu durante a guerra), já era adulto e tinha anos de treinamento. Assim q se tornou GS ele teve q garantir a ordem na corte, não podia fazer uma revolução de encontro as tradições assim. Depois veio Amarantha. Então entendo pq só agora, e entendo pq deixou nas mãos de Cassian, afinal tem q delegar algo e Cassian é o general dele.
Concordo q outras guerras ficaria repetitivo. E acredito q serão mais assuntos inacabados. Vamos a lista Illyrianos se revoltando, algo q Rhys anuncia desde o livro 2(já sabemos q Cassian e Nestha vão limpar esta bagunça), bem como a revolta de Keir e o troco por tudo o q fez p Mor ; O lago c o feiticeiro p salvar Vassa (acredito q vá ser algo c Lucien e Elain. Acho q o 2 livro vá ser p definir se vai ou racha os 2); temos ainda as rainhas, q Rhys tb já disse q sabe q vão ser uma dor de cabeça(creio q vá ser no livro de Az). Temos mais alguma bagunça? Simmmm antes q eu esqueça, acho q Lucien vá tentar salvar Vassa e vá pedir ajuda a Helion, e então esta parte vá se desenvolver.
Tb estou maluca pelo livro de Az, como tb p saber dos poderes q Amren vá ter ou não kkkk E o livro de feitiços do rei de Hybern? Esqueceram novamente de pegar?
Quanto a Eris, vamos combinar de não termos expectativas. Afinal ele ser vilão e pronto tb é muito esperado.
E Nuam, vc não me disse o q acha daquela teoria minha q foi Rhys quem ajudou Lucien, e não Tamlin.
Concordo c Rhys e Feyre de plano de fundo, já deu.
Aquele "ser" nas terras de Mor não me sai da mente.
Vamos cruzar os dedos c Elain. E rezar p a teoria do laço não ser verdade.
Concorda comigo q o Calanmai era p ser Ianthe c Tamlin? Foi muito sem graça ser c Lucien.
Quanto a Trono de Vidro, eu sou apaixonada. Principalmente pelo livro 3. O livro 2 é o mais fraco. O tomo 1 do livro 5, não é fraco, só não é coerente c quem ela se tornou ao longo de 4 livros. E a Sarah exagerou no romance. Mas no tomo 2 tudo volta aos trilhos. O final de cada livro é de vc pirar pelo próximo.
Antes q eu me esqueça. Vc tb não queria mais das outras cortes?
Concordo sobre as outras Grã Senhoras. No fim acho q só vai ser Viviane.
Nossa muito decepcionada c Mor, vai ser preciso muito p perdoar.

Danni 12/11/2018minha estante
E fale muito, adorando

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Eu vou sair um pouquinho do assunto aqui, mas é bem rápido and I have a point to make. Eu vi nos seus livros que você nunca leu Anita Blake, mas vou dar uma explicada no que aconteceu, é uma série de romance paranormal que começa BEM meia-boca, fica bem melhor a partir do segundo livro, e quando fica bom de verdade, lá pelo sétimo, começa a despencar até o desastre total no onze. Se não me engano, agora tem vinte e nove livros o próximo sempre pior que o anterior. Só que a autora, Laurell K. Hamilton... Como explicar? Fica evidente cada fase da vida dela nos livros. Casamento, separação, descobertas sexuais, novas coisas que conheceu. Chegou em um ponto que a heroína se tornou o que combatia e... I have a point. O que quero dizer com esse exemplo, é que talvez algo parecido esteja acontecendo com a Maas. Não sei se você leu os agradecimentos, mas ela diz que descobriu que estava grávida. E isso aconteceu enquanto escrevia o livro em que a Feyre decidia que queria ter filhos.

Voltando ao assunto, acho que me sentiria mais confortável se tivesse sido tudo na primeira pessoa, mas vou dar o benefício da dúvida aqui, talvez ela tenha feito assim assim para... Idk, deixar isso para os livros que sejam mesmo desses personagens, ou não provocar estranhamento quando for para a terceira pessoa na próxima série. E a escrita dela estava bem diferente do restante dos livros, fiquei realmente surpresa.

Sim, você está certa sobre o Cassian querer entregar o presente e não conseguir se manter afastado, eu não tinha pensado por esse lado. É só que eu não aguentava a Nestha nos outros livros, e agora quero só gritar com todo mundo por causa dela e ver a personagem maravilhosa que ela já é e vai se tornar.

Entendo o que você quer dizer sobre o Rhys não ter tido as melhores condições para lidar com as tradições Illyrianas, mas insisto que algo deveria ter sido feito, elas estavam passando por coisas horríveis, ainda estão passando. Não precisaria ser uma revolução, mas se ele tivesse ao menos começado, já teria um caminho para seguir agora que voltou e a guerra acabou. Mas mds, como eu quero ver a Nestha chegando lá. Uma coisa boa desse livro foi me fazer ficar louca por esse casal e eu ainda nem sei como isso aconteceu.

Falando em coisas boas, você disse sobre os poderes da Amren, e eu adorei ela nesse livro, principalmente ela com o Varian, eu amo um casal. Acho que ela e a Nestha vão se ajudar, as duas que podem ou não ter poderes novos, gostaria de ver a amizade entre as duas sendo explorada, não só citada.

Se o Eris fosse um vilão, acho que se encaixaria na trama do Az, ele é um espião e poderia lidar com tudo e impedir um golpe. Mas depois dele falando sobre os humanos, apesar de desejar que ele seja, não acredito que isso vá acontecer, acho que no máximo ele vai ficar como um personagem meio duvidoso, mas que você vê que faz coisas boas. Eu gostaria que ele não fosse o novo Rhys, algo que vai ser difícil se a autora usar esse movimento de novo.

Algo que não me sai da mente é o quão fácil os humanos poderiam voltar a ser dominados. Será que eles vão ter que lidar para sempre com a boa vontade dos Grãos-Senhores para não serem escravos de novo, ou eles vão conseguir uma forma eficiente de se defender?

Eu realmente não sei muito bem o que pensar sobre a escuridão, se não for Bryaxis, acredito que vai ser algo ancestral, que talvez tenha despertado com todo o barulho que a guerra que tinha o Caldeirão, a Tecelã, o Entalhador de Ossos, Bryaxis e a Amren full pistola causou. Mas como a autora já subverteu o conceito de luz - corte primaveril - ser bom e a escuridão - corte noturna - ser ruim. Talvez seja um aviso, porque realmente muitas coisas mudaram em um período de tempo curtíssimo, então outras coisas poderiam ter surgido. Pode ser uma ameça também. É só uma ideia.

Vamos concordar que eles "esqueceram" muitas coisas nesse livro xD eu só consigo me lembrar do quão doloroso foi acompanhar a Feyre fazendo compras. O que você achou sobre o Vazio e Esperança?

Eu disse, sim, menina, concordo contigo sobre a Nuam e o Rhys, acredito que seria ainda melhor o Tamlin percebeu o quão pouco fez por aqueles que amava de seu jeito distorcido. AAAAAAAAAAAAAAAAAAa também acho que o Calanmai tinha que ter sido Tamlin e Ianthe, vamos combinar que eles se mereciam. Mas acho que agora com o Lucien a autora tem a chance de trabalhar o ponto de vista de um homem que foi abusado sexualmente, já que o Rhys nunca falou sobre isso e não foi algo muito desenvolvido no arco dele, o que não é um problema, mas eu gostaria de ter visto.

Eu queria ver não só mais das outras cortes, mas ver elas interagindo entre si, ver a diversidade de feéricos e outras criaturas que habitam suas cortes. Além disso, foi só focarmos um pouco mais em Velaris para ver algumas incoerências por ali xD

Gabrieli Gudniak 12/11/2018minha estante
Falando em outras séries, você acha que Crescent City vai dar bom?

Danni 13/11/2018minha estante
Entendo o que vc quer dizer com novas descobertas, de possivelmente a Sarah estar em um outro momento e por isto a mudança de sua escrita nos livros. Não tinha pensado nisto.
A mudança no ponto de vista tb concordo. O Trono de vidro é escrito em terceira pessoa. Aaaa uma coisa q esqueci de te dizer, no livro 3 de Trono (meu favorito) entram novas personagens e uma delas já é queridinha minha.
Mas pensei bem sobre Eris, e acompanha comigo. O Beron tem 3 ou 4 filhos (sem contar Lucien) e é conhecido por serem cruéis. Será mesmo q nenhum puxou a bondade da mãe? E outra, Beron morrendo a corte outonal vai sempre ser governada por uma pessoa ruim, não vai ter uma chance. Pegou a trama?
Sobre as outras cortes, queria pelo menos 1 livro sobre cada corte. Pensa Tarquin lutando p transformar sua corte. Helion descobrindo seu herdeiro. Thesan abrindo sua corte para quem quisesse recomeçar. Eris revolucionando a outonal, levando a uma era de ouro. E Tamlin se redimindo e reconstruindo a primaveril. E todos os GS se reunindo e decidindo proteger os humanos através de um pacto mágico q qq q tentasse explorar ou escravizar um humano sofreria graves consequências. Q eles finalmente entendessem q sim, tb é responsabilidade deles.
Concordo sobre Nestha estar se transformando e se tornando um protegida. Expectativa grande.
Se vc pensar bem, até a corte dos pesadelos precisa de uma revolução. P as fêmeas deixarem de serem éguas premiadas.
Amandoooo nossos debates
Sobre a nova série, ainda não lí nada sobre como vai ser. Mas seria interessante algo mais diferente de Trono e Corte

Danni 13/11/2018minha estante
Voltei, esqueci de comentar sobre Lucien. Tb estou ansiosa pelo livro dele, e acredito q vá ser o próximo depois de Cassian e Nestha. Pensa só, ele q raramente é valorizado, q estava em uma puta depressão, q foi abusado físico e psicologicamente. Tomara q ela explore mesmo.
Tb achei sofrível ver Feyre fazendo compras. E o vazio foi forçado. O pior é vc saber q poderia ter sido muito melhor c pouco esforço

Voltei 2 KKKK
Esqueci de comentar contigo. Não sei se vc escutou uma teoria no livro 2. Que Tamlin e Amarantha eram parceiros, por isto a fixação dela com ele, mas este recusou o laço. Imagina só se for verdade. Pq era muito estranho o modo como ela tentou e tentou e tentou tê-lo. Já pensou uma novela ou um livro da corte primaveril e esta bomba

Danni 13/11/2018minha estante
Apaguei e reescrevi, tinham tantos erros de concordância
A mudança no ponto de vista tb concordo. O Trono de vidro é escrito em terceira pessoa. Aaaa uma coisa q esqueci de te dizer, no livro 3 de Trono (meu favorito) entram novos personagens e uma delas já é queridinha minha.
Mas pensei bem sobre Eris, e acompanha comigo. O Beron tem 3 ou 4 filhos (sem contar Lucien) e são conhecido por serem cruéis. Será mesmo q nenhum puxou a bondade da mãe? E outra, Beron morrendo a corte outonal vai sempre ser governada por uma pessoa ruim, não vai ter uma chance. Pegou a trama?
Sobre as outras cortes, queria pelo menos 1 livro sobre cada corte. Pensa Tarquin lutando p transformar sua corte. Helion descobrindo seu herdeiro. Thesan abrindo sua corte para quem quisesse recomeçar. Eris revolucionando a outonal, levando a uma era de ouro. E Tamlin se redimindo e reconstruindo a primaveril. E todos os GS reunindos e decidindo proteger os humanos através de um pacto mágico q qq q tentasse explorar ou escravizar um humano sofreria graves consequências. Q eles finalmente entendessem q sim, tb é responsabilidade deles.
Amandoooo nossos debates

Gabrieli Gudniak 13/11/2018minha estante
Eu quero ver mais sobre esse homão que é o Hellion, além de ver a mãe do Lucien em segurança, ela merece isso e eu não lembro de o nome da coitada.

O problema é que mesmo se eles entenderem que é responsabilidade deles, tudo que basta é um Grão-Senhor decidindo que não está feliz, ou então alguém novo em um trono querendo os humanos como escravos, ou mesmo pequenos grupos, e os humanos estão sob ameaça de novo.

Pois é, eu estava lendo a Feyre falando sobre querer estar grávida e pensei que a autora talvez tivesse cedido ao fandom e suas artes maravilhosas, porque, para mim, não parecia o intento dela fazer isso tão cedo, mas foi só ler os agradecimentos para pensar "ah, agora faz sentido". E já que estamos falando da autora, espero que ela fique bem, ela passou por alguns momentos difíceis.

Eu fico pensando que todas as cortes precisam melhorar, e como isso será feito, já que revoluções entre criaturas seculares deve ser mais difícil ainda.

Eu achei muito clichêzinho a sinopse da nova série, mas sem dúvida vou ler, a Maas ainda tem aquele ar de nunca se sabe o que esperar.

Cida Oliveira 14/11/2018minha estante
Não sei se você acompanha Trono de Vidro da Sarah, o que está faltando nesse livro ela soube compensar em no último livro Kingdom of Ash. Que livro magnífico!!!

Gabrieli Gudniak 14/11/2018minha estante
Oi, Cida, eu não acompanho, mas planejo ler, principalmente agora que a série foi terminada, o problema é arrumar espaço na lista de leituras que nunca acaba xD

Danni 14/11/2018minha estante
Aff, toda vez esqueço q não dá p colocar link. É o link de um álbum de corte

Gabrieli Gudniak 14/11/2018minha estante
Esse álbum está maravilhoso, Danni < 3

Cida Oliveira 15/11/2018minha estante
hahahaha essas listas de livros são um problemas. Na minha sempre tem uns que furam a fila rsrsrs e ainda tem a questão de que Trono de Vidro são 7 livros, e tem alguns que são grandes.

Danni 15/11/2018minha estante
Que bom q gostou, e q bom q deu p ver. Toda vez q acho uma fanart nova eu coloco

Gabrieli Gudniak 24/11/2018minha estante
Sabe o que eu estava pensando? Será que esse livro passou por um editor direitinho? Porque a escrita dela está muito diferente dos outros livros e tem uns acontecimentos que não dá pra engolir. Tipo o Rhys narrando a "cena" dele voando, ou a Feyre pagando a Nestha para ir na festa.

Danni 25/11/2018minha estante
Pois é, concordo q a impressão é terem dado carta branca e pronto. Teve muita apelação. Tinha tudo p ser uma boa novela

Lili 11/05/2020

Arrastado
Poxa, esse livro pra mim é totalmente dispensável. Fui esperando ver certos acontecimentos que nem chegaram perto de acontecer kkkk

Basicamente, o livro mostra um feriado e compras compras etc etc, sei lá, nada que me prendeu. Nada que concluiu.

Nesta e Elain como sempre chatíssimas, poxa, queria ver um amadurecimento delas também. Pensei que aconteceria nesse livro ? ao menos um pequeno avanço. Dava pra ter, tendo em vista que metade do livro são disparates e encheção de linguiça.
Pena.
Mesmo.

Não sei se lerei os próximos. ?
lightweaver 11/05/2020minha estante
Na versão inglesa desse livro, no final, existe o primeiro capitulo do próximo livro e esse capítulo é da Nesta. Todo Hype que você poderia ou não ter ganho se encontra nesse capítulo em especial. Pelo menos para mim foi assim. kkkkk

Joyce Adrielle 11/05/2020minha estante
Tem ele traduzido na internet. Leia, que fará um pouco de sentido kkk

Lili 11/05/2020minha estante
Aaaah vou ler kk não sabia

rah gustavo 27/06/2020minha estante
Onde acha esse capítulo gente me manda via DM please

Joyce Adrielle 27/06/2020minha estante
Vou te passar Raul o link do site por DM

Raissa Black 04/07/2020minha estante
Poderia mandar para mim também?

Rafaella.Lemes 10/07/2020minha estante
Realmente, é um livro que vai de nada a lugar algum. Mais um produto para faturar em cima dos fãs trouxas como eu, rs :(

alex 23/07/2020minha estante
eu também quero esse capítulo a
se alguém tiver por favor me manda

Joyce Adrielle 23/07/2020minha estante
Oi, Dany te mandei na dm

Mimi 29/07/2020minha estante
Alguém me manda também, por favor

Iara Fernanda 30/07/2020minha estante
Alguém me manda o link pra baixar o capítulo por favor??

Rafaela.Carvalho 04/08/2020minha estante
Também queria ler esse capítulo, alguém pode me mandar?

Klissia 04/09/2020minha estante
Ainda não li, mas pretendo. Não gosto da Nestha e para mim tanto faz a Elain. Mas, sinceramente, achei que a sjm iria fazer algo melhor com elas, considerando como elas foram na guerra.

Regina 13/10/2020minha estante
Alguém poderia me mandar esse capítulo da Nestha por favor...

11/11/2020minha estante
Alguém me manda esse capítulo da Nestha tb, pfff!!!!

Leticia 22/11/2020minha estante
Ok respeito, eu amo o livro sério mesmo acho que ele é único e consegue sair tao completamente dos clichês de fantasia que torna o universo tão aconchegante e caseiro e os personagens tem uma Química não somente romanticamente de amizade família mesmo sabe? Acredito que ele tem seus altos e baixos, mas os defeitos dele nos faz viajar tanto para lugares tão distantes e míticos que me hipnotiza e eu nem reparo em certas coisas. Então e é isso só queria expressar sei que tem gente que não gosta e tá tudo bem nem todo mundo gosta das mesmas coisas enfim é isso...

Kako 25/11/2020minha estante
Achei bem chato pq ela podia falar mais sobre os outros personagens eu achei q gadtei dinheiro por nada

Lutty1 23/12/2020minha estante
Concordo plenamente. Passaria muito bem sem ele...

Ana Carolina 04/01/2021minha estante
eu ainda não consegui terminar de ler esse livro........ de tão chato. gostei muitooo dessa série. mas esse livro é totalmente dispensável e para ser escrito desse jeito melhor seria ñ ter sido escrito.

Karen 12/01/2021minha estante
Concordo com todos ,nunca li um livro tão sem sentido

belle. 23/01/2021minha estante
Eu já até marquei ele como abandonado. O terceiro capítulo é desanimador. Pretendo ler só Corte de Chamas Prateadas por se tratar do relacionamento de Nestha e Cassian, mas Gelo e Estrelas me decepcionou no segundo capítulo.

Juliana 04/02/2021minha estante
Exatamente! Decepcionante é pouco para esse livro. E a continuação a Nestha que era forte e virou uma bêbada? Sério! Abandonei essa série!

Elaine.Borges 12/02/2021minha estante
Também quero esse capítulo, alguém me manda, por favor!

Timbalinha 01/03/2021minha estante
Nossa sim! Fui total com sede ao pote e nada acontecia gente, eu terminei mais por amor aos personagens que tudo

Karol Alencar 04/09/2021

Que soninho ??
Fiquei bem entediada durante toda a leitura, quase dormir?.
Tem partes fofas ? Tem !! Mas pra mim não foram suficientes pra eu gostar do livro?
Pra mim a Sarah só fez esse pra ganhar mais uns dinheirinhos de nós fãs trouxas kkkkk
Sinceramente? Chato pra c@r@lho !!
Só li pq sou fã da triologia?. Minha nota se justifica pelas cenas fofinhas, mas ainda tô avaliando, talvez baixe pra 2 estrelas? Vamos ver ???
Enfim estou ansiosa pra ler Corte de chamas prateadas!
CPF1964 06/09/2021minha estante
Fantasia e Sono são sinônimos......????

Kkkkkkkkk nada disso

Karol Alencar 06/09/2021minha estante
É que tu não leu o livro que me prometeu !?

CPF1964 06/09/2021minha estante
Será o meu livro número 100. Promessa é dívida.

??

No aguardo kk

CPF1964 06/09/2021minha estante
Tenha fé Carol. Você está muito descrente do ser humano....

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Tabom amigo kkkk

CPF1964 06/09/2021minha estante
Como está a sua amiga Michela. Faz tempo que não falo com ela .....

Karol Alencar 06/09/2021minha estante
Ela tá bem, mas é melhor vc perguntar pro João, desde que apresentei o João pra ela, ela me esqueceu kkk só fala com ele? Estão bem amiguinhos os dois kkkk

CPF1964 06/09/2021minha estante
Babado !!! Eu percebi. Ela não te ama mais....

Karol Alencar 06/09/2021minha estante
Ama não kkk Ela só ama o João kkk Ainda bem que não sou ciumenta ??

CPF1964 06/09/2021minha estante
??? Ainda bem que você não é ciumenta e não lê os Thrillers que eu leio......

??????

Camila.FArias 21/07/2020

Gostei mais agora na releitura
Não acho q ele seja essencial. A única coisa pra mim q faz dele realmente importante são os capitulos de cassian ( sim! Aqui temos pontos de vista de outros personagens,mas a maioria é feyre ainda),pq mostra como nestha esta emocionalmente ( temos relance disso do ponto de vista de feyre tb) pra o próximo livro ( sim! Estou prontissima para mais livros tia sarah!!!!). De resto, é mais o dia a dia de um mundo pós guerra, sem grandes revelações. Continuei extramente incomodada com as atitudes de morrigan e elain.
Letty 21/07/2020minha estante
Amei os capítulos de Cassian! Mas queria q ele mesmo tivesse narrado

Letty 21/07/2020minha estante
Me partiu o coração vendo ele sofrer por Nestha, e embora eu tenha um abusinho dela, EU QUERO MUITO ESSE CASAL

Letty 21/07/2020minha estante
Queria um cap de Elain e Az, tão apagadinhos... Queria esse casal tbm KKKK porém pena de Lucien

Letty 21/07/2020minha estante
E Mor, sigo sentindo falta de explorar melhor essa mulher incrível

Camila.FArias 21/07/2020minha estante
Mulher, eua doro lucien então ver azriel e elain me dói, só pq queria lucien feliz. Como pessoa acho elain pior q a nestha. Não suporto ela. Não merece nem o lucien nem o azriel,mas como tem a parceria fico com pena dele. Acho mor uma ótima personagem,mas tenho muito ranço dela segurar os outros como escudo. Sem necessidade de usar cassian e azriel dessa forma, não acho justo! Eu adoro a dinamica nestha e cassian! Esperando muito o próximo livro!

Letty 21/07/2020minha estante
Sim! Fico de coração partido vendo Lucien sendo forte e aguentando Elain ignorando ele. Aliás, acho muito desnecessário ela fazer isso com ele, oq custava só dar atenção?! E concordo com oq disse sobre Mor, principalmente por ela n mandar a real para Azriel e ficar nesse negócio estranho com ele há séculos...

Camila.FArias 22/07/2020minha estante
Passando pra avisar q tem capitulo extra de gelo e estrelas tah?! Foi de alguma edição especial e é focado em nestha e cassian!

Letty 22/07/2020minha estante
Quêee, vou procurar!!

Adrielen.Ribeiro 23/07/2020minha estante
Aaaaah eu amo o Cass, eu tenho uma pena dele correndo atrás da Nestha, mas quero mto esse casal ? o fogo deles é essencial pra história ??

Adrielen.Ribeiro 23/07/2020minha estante
Querida Tia Sarah, encontre logo um amor de vdd pro Az, o bichinho não merece ficar sofrendo desse jeito não,
Com amor Dri ?

Adrielen.Ribeiro 23/07/2020minha estante
Acho a Elain mto estranha, tenho a impressão de que a qualquer momento ela possa dar um surto e tentar matar todo mundo ??

Camila.FArias 23/07/2020minha estante
Kkkkkkk eu odeio elain! Acho sonsa é nao servi pra nada! Pelo menos nestha não é falsa, ela é chata e não esconde. Quero azriel feliz e quero lucien feliz. Abuso absurdo de elain e as vezes de mor por causa disso!

Adrielen.Ribeiro 23/07/2020minha estante
Acho a Mor maravilhosa, mas ela merece encontrar alguém logo, pra parar de fazer o Az de capacho coitado

Camila.FArias 23/07/2020minha estante
Eu nao consigo achar ela maravilhosa por causa disso. Não com azriel mas com cassian tb. Esperava mais maturidade de todos com mais de 500 anos de vida. Acabei de reler a série e me incomodava demais ler as cenas deles sabendo dos acontecimentos. Pra mim, a culpa dela por não conseguir corresponder os sentimentos dele faz com q ela dê pequeno fraguimentos de atenção q azriel interpreta da maneira dele, principalmente qd ela vai pra cama com outros machos e usa isso pra passar na cara dele... acho isso muito baixo. Espero q se resolva logo e as coisas sequências desses atos sejam justas sabe?! São segredos demais e azriel definitivamente não é normal psicológico e emocionamente. Ele é muito fechado, se cobra demais, não desistiu de mor mesmo após 500 anos.... veremos

Adrielen.Ribeiro 23/07/2020minha estante
Pois é, ôh bichinho que sofre, é esse Az viu, tadinho ?

Amanda 31/12/2018

Sério gente, a autora tanto tentou que conseguiu acabar com o meu encanto pela saga. Primeiro que eu não sou muito fã de livro extra, se há a necessidade de histórias complementares para se ter pleno entendimento da história oficial o/a autor/a falhou miseravelmente em sua função. Segundo que se eu estou questionando a existência de um livro extra o meu relacionamento com a história já não está muito bom. Mas já que o livro existe, o mínimo que eu espero é que COMPLEMENTE A HISTÓRIA DE ALGUMA FORMA!!!!

Não sei exatamente o que eu estava esperando desse livro, eu nem tinha grandes expectativas para ele, até porque minha única esperança era ter uma amarração decente de tudo que a autora deixou solto no final do livro anterior (A Court of Wings and Ruins). Mas a trama escolhida não agrega em nada, é uma história preguiçosa e sem propósito, além de focar nos personagens que já conhecemos e nos locais que já conhecemos. Nem a narração com POV. diferente conseguiu apresentar algo novo.

A escrita da autora, que já elogiei outras vezes, em alguns momentos beira a vergonha alheia. Parece que nem ela estava muito feliz em escrever o que escreveu. Rola um drink game da hora com as frases "I fell more than I saw", "My toes curled", "Siphons flickering" e qualquer momento que a Feyre pensa no Rhys e explica "Rhys - my mate", ou qualquer citação de "mate"... Ok, eu não queria confessar, mas cheguei ao final da leitura embriagada.

Já que a história escolhida pela autora poderia ser reduzida a um único paragrafo bem narrado, as outras 200 páginas tinham que ser preenchidas de alguma forma. Uma das maneiras escolhidas pela autora foi mostrar como o casal principal é perfeito, o café da manhã é perfeito, os pensamentos se completam, um entende o outro com uma troca de olhares, o sexo é perfeito - vale o adendo que se eles não estão fazendo sexo, eles estão lembrando do sexo, estão falando sobre sexo pelo bond ou estão reclamando que estão fazendo pouco sexo -, mas voltando ao mundo perfeito deles, o Rhys é perfeito, o macho perfeito que toda mulher quer... Nossa, eles são muito perfeito juntos... É muita perfeição...

NÃO DÁ MAIS!

Veja como tudo é perfeito na atual vida da Feyre e do Rhys, mas o mesmo não pode ser dito para a vida de nenhum outro personagem, a única diferença entre o casal e o resto é que eles dois são um casal e o resto... Bom o resto ainda está na busca do seu lugar ao sol, ou melhor, ainda está em busca de um amor perfeito para chamar de seu. E é aí que começa meu segundo grande problema.

Já disse em resenhas anteriores e vou repetir, PRA QUE A NECESSIDADE DE FORMAR CASAL? E não é só formar um casal, é uma fixação patológica para a validação existencial de uma pessoa. Parece que a todo momento a autora diz que para a vida ter algum sentido precisa-se ter alguém do lado, todo instante que se passa sozinho não vale a pena porque não se tem um macho - perfeito - ao lado.

Veja como a autora conduz a história para o leitor pensar que tudo está tão merda que o único momento bom na vida do personagem é quando ele tem a chance de encontrar o amor, e que depois disso, tudo vai dar certo. Nem vou citar a Feyre, porque só com ela dá uma tese, mas olhe para as irmãs, a Nesta sempre foi a irmã carrancuda de mal com a vida que ia ficar para a titia, aí milagrosamente surgiu o Cassian. Depois da Elain passar pela pior experiência que ela poderia ter na vida, ela ganhou um mate a jato (o que é ser transformada à força se você ganhar um macho de brinde nénom?) Mas se o mate não parece ser a salvação para os problemas dela, o Azriel surge como possível candidato perfeito.

Depois de um conto inútil, temos o sneak peek do próximo livro com o POV. da Nesta e pela primeira vez eu consegui enxergar a pessoa por baixo da caricatura criada para ela. A menina tá só o caco, o trauma que ela teve ao ser transformada, ao ver a irmã ser transformada, ter que lidar com a mudança e se aceitar, ter que lutar contra os medos, a coitada está no fundo do poço. E como a autora quer resolver isso? COM MACHO!

Meeeeeooo, que ódio que eu fiquei. A autora quer porque quer que Nesta e Cassian sejam um casal, na cabeça dela deve ser assim "Qual a maneira mais fácil de forçar esses dois a ficarem juntos? Claro, obrigar os dois a conviverem juntos!" Como eu disse, a Nesta tá no fundo do poço, e a autora vai criar a falsa impressão que a saída para esses tipos de problemas é ter um FUCKING MACHO. Pior que ela já fez isso uma vez com a Feyre e está a um passo de repetir.

Essa leitura foi a gota d'água, eu não só me enchi disso, como voltei para o começo da série e analisei tudo de uma maneira diferente. E agora eu estou quase me odiando por não perceber essas coisas antes. Provavelmente eu vou ler o próximo livro porque eu preciso ver a Nesta achar sentido na própria vida sem ser por causa do Cassian, eu preciso que ela quebre esse ciclo dentro da série. Nesta se salva e me salva.
JANEREINANDO 04/01/2019minha estante
Você quase tomou a caneta da mulher para escrever o livro não foi?Rindo horrores aqui??? Mas ela deixou vários Ganchos eu creio que vai haver sim novos livros para resolver a vida desses personagens que ficaram arrasadas

Amanda 05/01/2019minha estante
Oi, bem que eu queria arrancar a caneta dela. Se não fosse pra escrever no lugar dela, pelo menos para a autora não fazer tanta merda na história. Eu torço muito muito muito para a Sarah acertar a mão nos próximos, porque provavelmente vou ler e não quero mais passar raiva.

JANEREINANDO 05/01/2019minha estante
??????

gabivcamargo 11/01/2019minha estante
Manaaa, me identifiquei muito com sua resenha. Realmente, essa coisa de precisar de um macho para tudo ou de tudo ser um mar de rosas na história, enche o saco. Não nego que peguei um rancinho da série por isso. Me senti representada :)

Ellem 13/01/2019minha estante
Adorei sua resenha, faço da suas minhas palavras. Eu gostei mais do primeiro porque ele não tinha esse apelo sexual que ficou depois que ela soube que tinha um parceiro. O que está me deixando com mais raiva nesse último livro, é esse espaço onde faz o leitor ver que para elas se descobrirem vão precisar de um macho. Claro que Cassian e Nestha vão formar um casal que eu particularmente gosto muito, onde ela não vai calar a voz para agradar macho, só que tenho certeza que a autora vai transformar ela em um bichinho de estimação.

Amanda 13/01/2019minha estante
Eu não gostava muito da Nestha, mas também, a autora não se importou em dar nenhuma profundidade além da básica personalidade de "irmã ressentida". Só agora percebi o potencial que ela tem, e realmente não queria que sua evolução ficasse atrelada ao homem ao seu lado. Ela é uma mulher forte, que sabe o que quer e não abaixa a cabeça. É perigoso colocar todas as descobertas, motivações, escolhas e evolução de uma personagem mulher na sombra de um homem.
Que bom que também conseguem perceber isso e questionar a história. ;)

Karenina 28/01/2019minha estante
Muito verdade. Eu até gosto de certo conteudo sexual, acho que deixa tudo mais emocionante se for pouco, mas agora já teve MUITO, encheu, não tem mais emoção alguma, só parece um grande livro hot estilo 50 shades.
Amei a história Feysand no 2 livro, mesmo, gosto de como foi uma ajuda mutua ali, mas DEU cabo, ela tem que parar de ficar de drama ta chato já.

Karenina 28/01/2019minha estante
E a Nestha me irrita, muito, mas ainda sim eu gosto de Nessian, espero que a autora amadureça a personagem sozinha para dar continuidade ao relacionamento ali.
E Lucien meu amorzinho,é claro. Amo ele. Elain tá sendo chata, sem sal, nunca gostei, e certamente não gosto de Elain e Azriel juntos.
MOR RAINHA tem que se achar sozinha, sem femea, sem macho, linda e plena, empoderada
Azriel tem que superar, basicamente.

Amanda 02/02/2019minha estante
A pior parte do conteúdo sexual dessa saga é porque é muito "vergonha alheia" (digo o mesmo para as cenas de trono de vidro). A Sarah é um péssima escritora desse tipo de cena, não sei se ela é ruim naturalmente ou se ela busca por metáforas e se usa de artifícios para narrar o sexo sem dar muito na cara que é sexo e o que está acontecendo, afinal, isso ainda é uma série de fantasia que tem pré adolescentes como público alvo. Então querendo ou não fica uma porcaria de qualquer jeito. Como não são bem feitas e, recentemente, não agregam em nada para história melhor tirar a vibe 50shades...

Sobre os personagens, mais uma vez a Sarah se perdeu. Ela criou tantos personagens interessantes ao longo da saga, que quando todos se juntaram alguns se transformaram em meros coadjuvantes, papel que não lhes cabe, ou foram bem mal desenvolvidos... muitos personagens que poderiam ser sensacionais se resumiram a tongos, simplesmente por não terem espaço para brilhar. Lucien, tem potencial para mais, foi um dos meus favoritos em Acotar, Elain quem? Acho ela muito "passiva" para ficar com o AZ, acho que ele merece a emoção de um furacão, não de uma brisa leve de verão, e Elain não pode ser o furacão que ele merece. Vai Mor, se liberta e reina sozinha, vc merece!

-Koraline 15/03/2021

Um presentinho para os fãs
Neste conto especial, acompanhamos Feyre em seus desafios para se acomodar ao título de Grã-Senhora e conseguir reunir a família no Solstício de Inverno. Apenas de não ter uma história em si, é muito interessante acompanhar as continuações nada previsíveis dos personagens após a batalha. Este livro serviu para me deixar morrendo de vontade de saber o desfecho de Cassian e Nestha, e espero que futuramente tenha um especialmente para Az.
Samara.Maria 20/04/2021minha estante
Achei muito gostosinho de ler,super leve.Amei

Carina Andrade 05/05/2021minha estante
Eu acabei literalmente de ler e to só o meme do Jhon Travolta. Cade o restante mds?? Eu preciso da Nestha e do Cassian juntos. E da Elain e do Az tbm kkk e da Mor se assumindo pra família. Aaaaaah ?
Alguém sabe algo sobre um próximo livro?

lau 02/07/2021minha estante
nossaaa eu li acotar acomaf acowar e acosf tô doida o ler esse livro, cassian e a nesta são incríveis

lau 09/07/2021minha estante
o do cassian e da nesta são tudo p mim, eu preciso de um do az urgente
Pra sarah publica o outro livro logo tem criança passando mal

Maria 14/08/2021minha estante
Esse vem depois do corte de chamas prateadas?

minipatinhas 25/11/2021minha estante
Super levinho e gostoso, agora irei para o da Nestha!

Figueiredo 10/08/2023minha estante
Quero um especial para Az e para a moringan, sinto que vem ai...

Carina Andrade 10/08/2023minha estante
Ai meu sonho hahahah

Samy 03/01/2024minha estante
feyre é uma chata

Duda 20/06/2021

fã service delicioso, obrigada Sarita Jamais

vontade nenhuma de ler o livro da Nestha em seguida, fica pra uma próxima
Lari 20/06/2021minha estante
A Nestha dá uma raiva nesse livro né?

Duda 20/06/2021minha estante
Meu deus Lari, sim!!! E o pior é que eu gosto da personagem, de verdade. Mas é extremamente irritante ver que ela não tenta nem ficar feliz pela Elain (pela Feyre eu já não esperava mesmo kk)

Lari 20/06/2021minha estante
Olha, eu li o livro da Nestha e vou te falar umas coisas(nd de spoiler fica tranquila)

Lari 20/06/2021minha estante
Caso vc devida ler eventualmente, já saiba q vc vai sentir MTA raiva na Nestha em algumas partes do livros(principalmente no começo), mas tbm tenho q dizer q a contrução e evolução da personagem q a Sara fez é MTO boa

Lari 20/06/2021minha estante
Ainda mais pq vc vai acompanhar o envolvimento dela com o Cassian, vão aparecer mais personagens importantes que vc vai amar e tbm aparece umas coisas bem importantes da Feyre e do Rhys

Duda 20/06/2021minha estante
Nestha me matando de ódio até o final da semana que vem, é isso?
Eu quero ler, até pq gosto da personagem, mas vou dar um tempo do universo pra não pegar ranço de ninguém.

Brigadaaa!!

Lari 20/06/2021minha estante
O livro é narrado em terceira pessoa,senti mta falta da narração em primeira da Feyre?, mas foi bom pq o Cassian é focado tbm e consequentemente vc conhece mais sobre ele

Lari 20/06/2021minha estante
Ent eu indico mto q vc leia, ainda mais q vc gosta da Nestha, se prepare pra passar mta raiva, mas pra se apaixonar pela personagem tbm. Espero a Elain tenha uma construção tão boa assim, pq até agr ela parece uma planta

nicoleb 22/06/2021

comfort book estilo acotar !!
Bom, eu to me sentindo destruída.
De coração vazio, ta tão frio aqui dentro.
Eu amo esse universo, mesmo tendo todas as imperfeições possíveis.
Foi uma leitura bem calminha comparada aos outros livros dessa saga, mas mesmo assim me senti acolhida pelos personagens.
Me senti em Velaris, curtindo o Solstício com todos.
Quero muito acosf pra entender melhor a Nestha!
Senti falta de representatividade do meu nenê Azriel, quero um livro dele pra ontem.
Vou dar 3 pois demorei pra terminar, foi bem chatinho e calmo mas eu entendo perfeitamente o pq de ser uma novelinha.
Não canso de dizer, Az, eu te amo com todas as minhas forças.
lyreadings 22/06/2021minha estante
Me encontro mais ansiosa ainda para ler??

Luana 22/06/2021minha estante

nicoleb 22/06/2021minha estante
@Hondaa
é um amorrr

lyreadings 22/06/2021minha estante
Nick, PODE DEIXAR QUE IREI MESMO, VC VAI TER QUE ME ATURAR PQ EU COMPREI SOBRE INFLUÊNCIA SUAAAA ??

luiza luiza 23/06/2021minha estante
Simm, acho que a autora só escreveu pra ser uma novelinha mesmo e pra gente poder rever os personagens dessa série

nicoleb 23/06/2021minha estante
@Luiza
exato, n foi tanta emoção e afins

Sammy Castilho 18/03/2020

Reencontrando velhos amigos
A escrita se mantém no estilo tradicional da autora. É uma leitura leve e fácil de se engajar, contada à partir de vários pontos de vista diferentes.
É como reencontrar velhos amigos para uma festividade e para os fãs que tanto se encantaram com a série, é um bálsamo depois do tempo sem notícias.
Porém em questão da história em si, teve pouco a agregar além do que já era suposto que ocorreria. Os eventos se passam cronologicamente pouco tempo depois do último livro, mas as histórias dos personagens não sofrem mudanças reais e permanecem em aberto. Recomendo para os fãs matarem as saudades dos personagens tão queridos, porém que não abram o livro com pretensão de fortes emoções e novidades na história.
Anny 18/03/2020minha estante
Saudade dessa trilogia, a Sarah bem q podia lançar um segundo spin-off :'(

Sammy Castilho 18/03/2020minha estante
Realmente. Esse livro deixa com gosto de quero mais. Até porque nada se desenrola de verdade nesse.

Concordo plenamente

Sammy Castilho 18/03/2020minha estante
Já leu a série Trono de Vidro? Também dela. Ainda preciso ler o último. Também é ótima, mesmo que os da Corte sejam meus preferidos.

Anny 18/03/2020minha estante
Lido todinhos, foi por TDV que conheci a autora. São absolutamente maravilhosos, Sarah existe pra acabar com os leitores. LEIA o último livro kjjjkk o tamanho assusta, mas é incriveel

Sammy Castilho 18/03/2020minha estante
Kkkkk, sim ele está na meta desse ano. Estou muito ansiosa.

Anny 18/03/2020minha estante
Vc não vai se arrepender ??

Stephany.Simplicio 29/10/2021

Eu vi tanta gente esculachando com esse livro que eu realmente não dei nada por ele, li só pra continuar a ordem cronológica ( a princípio), mas o livro é bem bom sim! Uma história leve e gostosinha, a literal calmaria depois de um furacão. Eu amei! Amei os planos pro futuro, amei eles se permitindo sonhar com dias melhores e amei eles superando juntos tudo pelo que passaram, mesmo que cada um do seu jeitinho! ?
Priscylla 29/10/2021minha estante
Eu adoro esse livro! Ele é a calmaria depois da tempestade e ele mostra os traumas de cada pós-guerra. Todos tentando se reerguer ou se afundando ainda mais.

Mirela.Lucia 29/10/2021minha estante
Eu adorei, principalmente a gurrra de bolas de neve, é fofo eles fazerem isso resde sempre

Jess_ 29/10/2021minha estante
deve ser mais ruim pra quem esta lendo a história direto, um livro após o outro. Mas quem já leu a muito tempo e estava lendo de acordo com o lançamento deve ser muito melhor a experiência por conta da saudade dos perdonagens. Mas ainda sim é um ótimo livro ?

Stephany.Simplicio 29/10/2021minha estante
Senti exatamente a mesma coisa, Priscylla!

Stephany.Simplicio 29/10/2021minha estante
A guerra de bolas de neve me salvou demais, Mirelaa!

Stephany.Simplicio 29/10/2021minha estante
Olha Jeeh, eu tô lendo direto e ainda sim achei o livro um mimo! Um afago no coração depois de tanto problema!

Priscylla 29/10/2021minha estante
Eu li direto kkkkkkk amei o livrinho

Geórgia 03/06/2020

Adorei o livro, apesar de que eu queria q tivesse mais partes sobre o Cassian e a Nestha. Só eu q shippo a Elain é o Azriel????
Julia5256 03/06/2020minha estante
Entre Elain e Lucien e Elain e Azriel, eu shippo mais ela com o Az, mas eu acho que ele merece coisa melhor que a Elain

Geórgia 03/06/2020minha estante
Pse mais até agora n apareceu mais ninguém para shippar com o Az então vai com a Elain mesmo kkk, fora q ela combina mais com ele do que com o Lucien.

Julia5256 03/06/2020minha estante
Não sei de onde é que a Sarah tirou que esses dois eram parceiros, o Lucien não aguenta nem ficar no mesmo cômodo que ela!

Geórgia 03/06/2020minha estante
Pse, agora pior q isso foi o fato de ter sido a Elain a matar o rei! N fez sentido

Julia5256 03/06/2020minha estante
Acho que foi só para ela ter feito alguma coisa na série, e não só existir

Geórgia 03/06/2020minha estante
Kkkkk deve ter sido, espero q nos próximos livros a Elain deixe de ser planta e a Nestha seja menos grossa

Também espero

Julia 24/12/2021

Não li
Mas fingi que eu li, acho ele muito caro pra um livrinho tão fino, mas me dá agonia não ter lido ele.

Feyre rainha. ?
Juh 24/12/2021minha estante
amg c vc quiser dá pra arranjar pdf

Lai 24/12/2021minha estante
baixa pdf amgggg

Juh 24/12/2021minha estante
vc quer q eu arranje pra vc?

Julia 24/12/2021minha estante
Eu sei baixar amgs, mas não sei se vale a pena, o que vcs acham?

Lai 24/12/2021minha estante
vale simmm, dai vc lê td certinhoooo

simm

Thais 06/07/2021minha estante
caraleo KKKKKKKKKKKK o senso crítico que eu queria ter:

Vicky 06/07/2021minha estante
Kkkkkkk eu não sou fã do Tamlin, mas aplaudir o Rhys por humilhar quando o coleguinha já tá no chão é demais! Queria ver se fosse o Tamlin sendo escroto desse jeito, saia fã raivosa até do bueiro pra dizer q ele é babaca, mas o Rhys pode, né? Meu pano pro Rhys tem limites!

Thais 06/07/2021minha estante
verdade, nunca tinha parado pra pensar por esse lado até porque além de não ter senso crítico sou extremamente influenciável KKKKKKKKKKKKK

Vicky 06/07/2021minha estante
Me diga que a Netha melhora, ou que ela tem uma razão muito boa pra ser insuportável assim. Pq tô sentindo que vou ler o outro livro na força do ódio kkkkkk

Rafa,ela 06/07/2021minha estante
@Vicky ela melhora, começa virar uma pessoa decente, cria seu próprio círculo intimo, entende a depressão dela e inicia um processo se cura

@Rafa,ela graças a Deus kkkk

Artemis24 05/08/2021

Novelinha
É realmente uma novela com diferentes povs e eu gostei por isso.
confesso que o pov que eu mais queria era/esperava era do cassian e sua relação com a nestha.
em geral foi muito gostosinha essa leitura, leve, só pra complementar o pós-guerra e achei fez isso bem, além de ter dado uma ~intro~ pra acosf, o livro de cassian e nestha.
Hell 05/08/2021minha estante
amg tem um conto que introduz a nestha e o cassian antes de acosf

alice 05/08/2021minha estante
eu também amei essa novela, ver a feyre voltar a pintar foi tudo pra mim

Artemis24 05/08/2021minha estante
amg hellen, qual?

Hell 06/08/2021minha estante
Ártemis, é "Asas e brasas". Pesquisa no Google "Asas e Brasas, conto oficial". Vai aparecer o Site de acotar

Artemis24 06/08/2021minha estante
hmm blz amg, vou procurar obgg

Hell 06/08/2021minha estante
de nada amg, poucas pessoas sabem desse conto, mas ele é oficial

Star 11/05/2022

Aaaii como amos eles, todos perfeitos mesmo tendo certas dificuldades continuam em frente.
Só queria q a Nesta compartilhasse seus problemas ao invés de guarda tudo pra si.
Emanoelly.RosArio 11/05/2022minha estante
Isso da Nestha vai ser explicado ao longo do próximo livro

Star 11/05/2022minha estante
Eu infelizmente peguei spoiler

Emanoelly.RosArio 11/05/2022minha estante
Putzzz, qual você pegou?

Star 12/05/2022minha estante
Sobre certas coisa q ela faz, e uma fala q deixou o rhys puto da vida com ela

Emanoelly.RosArio 12/05/2022minha estante
Já até sei que frase é ?

Star 13/05/2022minha estante
Então vc entende meu sofrimento ??