Amor em Minúscula

Amor em Minúscula Francesc Miralles

Resenhas - Amor em Minúscula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tati 30/11/2012

Confesso: Comprei o livro pela capa (ninguém em sã consciência consegue resistir a gatos), e pelo preço (9,90 em uma promoção, verdadeira pechincha). Não tinha grandes expectativas e levei quase um ano pra tirá-lo da estante, até que um dia, sem nada pra ler, lembrei do bichinho e... Foi amor ao primeiro parágrafo. Sinceramente, não esperava uma história tão sensível e cheia de mensagens nas entrelinhas.

Samuel é um professor universitário solitário e metódico, até que um gato aparece em seu apartamento. Contrariado ele resolve colocar leite para o bichano e, depois disso, sua vida dá uma virada. Diferente do que possa parecer, o livro não foca em Mishima (o gato), e sim no emaranhado de situações e relações que Samuel passa a ter após dar abrigo para o inesperado visitante.

O autor mostra que tudo e todos estão entrelaçados, e que coisas tão banais, como alimentar um gato, podem trazer consequências inesperadas. É um verdadeiro brinde à vida em sua forma mais pura. As frases inspiradoras de autores como Hermann Hesse e Kafka, e as referências à música clássica, dão um toque a mais na obra.

A revisão na edição em português poderia ter sido feita com mais carinho. Alguns erros banais saltam aos olhos até mesmo dos leitores mais distraídos. Também esperava um desfecho mais elaborado, o que não aconteceu. O fim era realmente previsível, mas não tirou o brilho da história.

Simples, meigo e apaixonante. Um livro que merece ser lido e relido muitas vezes. Aposto que cada vez que fizer isso, ficará com o coração mais leve.

Resenha: http://caldeiraodecaraminholas.blogspot.com.br/2012/11/dica-de-leitura-amor-em-minuscula.html

Mirian 24/10/2012

A simplicidade da capa e o seu título me fizeram comprar este livro. E acho que o título dele resumi perfeitamente a história toda.
"Amor em minúscula" conta a história de Samuel, um homem solitário, que leva uma vida sem grandes novidades, até que por acaso do destino, um gato - Mishima - aparece em sua vida trazendo um acontecimento atrás do outro e modificando totalmente o seu cotidiano e sua maneira - até então pessimista - de enxergar a vida.
Adoro a história pela sua simplicidade, adoro os trechos em que ele andava pelas ruas de Barcelona e principalmente a forma com que cada personagem - às vezes um tanto excêntricos - lhe ensinavam algo sobre a vida.
Só confesso que esperava mais do final. Não aconteceu o que eu queria, mas ainda assim, vale a pena a leitura!

Helder 24/08/2012

Um pequeno enorme livro
Na minha opinião, as pessoas deveriam sempre ler por prazer e nunca por imposição, e este pequeno livro é um bom exemplo de prazer em ler.
Como detesto estórias de animais (Nunca gostei nem de filme da Lassie), confesso que pensei 2x antes de comprar este livro, mesmo encontrando-o numa estante de ofertas, mas graças a Deus dei uma lida nas resenhas aqui publicadas e decidi investir naquela capa com um gatinho, e assim como ele fez com Samuel, posso dizer que ele também me levou por outros caminhos, e de uma maneira extremamente suave e gentil.
Resumindo, acho que posso dizer que o tema principal deste livro é o acaso.
Samuel começa um novo ano sem grandes perspectivas. Quarentão solitário, vai sobrevivendo. Até que naquela manhã de ano novo, um gato aparece em sua casa e o faz sair de sua zona de conforto, levando-o a conhecer Titus, um velho escritor que mora no andar de cima e pede sua ajuda para arrumar um ferrorama. Sem conseguir dizer não ao velho, Samuel vai ao centro procurar uma loja especializada em ferroramas e ao atravessar a rua, cruza com Gabriela, seu 1o amor de infância, que lhe deu um beijo de borboleta. Buscando rever seu antigo amor, Samuel passa a frequentar um bar onde conhece o estranho Valdemar, sempre carregando seu manuscrito sobre a face oculta da Lua.
Ao parar para escrever esta resenha agora, isso tudo me parece um monte de nada, mas é tudo tão lindamente amarrado na estória que a leitura vai fluindo e em paralelo a tudo o que vai acontecendo, o autor vai desfiando cultura. Mendelsson. Kafka, Herman Hesse, Marylin Monroe e muito mais.
Uma estória, diversos contos, aulas de filosofia. É um pouco disso tudo.
Mas deixe-se levar por Mishima, o gato, e conheça estes personagens.
Impossível não se emocionar com o reencontro de Samuel e Gabriela. A falta de palavras, as sensações.
Dificil de explicar. Só lendo mesmo.
Recomendo para limpar o coração e acreditar que o mundo pode ser simples e bom.
DIRCE 26/08/2012minha estante
Oi Helder!
Às vezes, tenho uma vaga impressão que estou em dívida com esse livro: preciso fazer uma releitura um pouco mais atenta. Sua resenha me deixou convicta : preciso ,realmente, dar uma nova chance a esse livro.
Também naõ gosto de histórias de bichinhos,mas os filmes de Lassie e Rin- tin- tin eu adorava( não deve ser do seu tempo.
Tenham, todos, um ótimo final de semana e uma semana iluminada.

do subsolo 16/08/2012

Um livro leve, muito agradável de ler, diálogos inteligentes, personagens impactantes. A riqueza de detalhes permite um acompanhamento mental "cinematográfico", assim como dá a impressão de que o personagem no enredo vive dia apos dia, pois ele dorme, acorda, faz tarefas diárias.
Há personagens marcantes como velho Titus um cara vivido e de boas palavras, e o lunático Valdemar com suas teorias surreais, personagens que me fazem balançar.
Me agradei com a solidão do protagonista e seu modo calculista de pensar.
Uma coisa que ficou: pequenos atos te levam a coisas maiores, e como uma coisa leva a outra.
Terminado de ler e apos alguns dias, percebi que tem coisas que leio que fica somente no momento e no inconsciente, muitas das sensações não consegui por aqui e ate esqueci. Muitas passagens que me fez desviar os olhos das letras e mirar algum ponto em vazio de modo a conseguir digerir o que acabara de ler anteriormente.
É engraçado como podemos afetar o rumo das pessoas, se podemos realmente, não só com uma relação direta mas com coisas banais e secundarias, como por exemplo jogar um objeto no caminho ao ver alguém vindo em sua direção; simplesmente para fazer tal pessoa confrontar com objeto e ter reações diversas como desviar, pular, pegar... Querendo ou não, isso mesmo que por um instante afetaria ou cortaria o fluxo de pensamentos antes do objeto. O que mudaria nessa pessoa? O rumo da historia seria o mesmo? E seguindo essa lógica um influenciaria o outro ate que ponto?
A um filme que aborda isso, "efeito borboleta"

Mihh :) 01/08/2012

Li "Amor em minúscula" pela primeira vez há uns dois anos atrás e desde então eu quero reler. Acabei de reler e novamente tenho a sensação de que vou querer ler de novo e de novo.
É como se o livro fosse o Mishima pra mim, talvez algo grandioso esteja por vir, apenas por lê-lo. Esse é o amor em minúscula!

Um livro simples, cheio de quotes lindos e encantador.
Esta semana foi publicada a continuação de Amor em Minuscula no Brasil

Cinara 16/01/2012

Solidão
Professor universitário pragmático e descrente, o protoganista havia perdido toda a esperança de que sua vida fosse mais do que uma sucessão melancólica de dias absolutamente idênticos, até o surpreendente aparecimento de um misterioso felino que acaba mudando não só sua rotina, mas toda a sua vida e visão de mundo. Um alento para os solitários misantropos que ainda não perderam de todo a esperança de encontrar companhia, mesmo que não consigam admitir tal pensamento nem para si mesmos. Delicado e interessante.

LaraF 16/01/2012

a leitura flui facil, facil..o tema nao chega a ser profundo, mas certamente a narrativa prende o leitor. a descoberta de um mundo novo se da atraves da influencia de uma simples mudança na rotina: o aparecimento de um gato na porta do apartamento - quantos pequenos detalhes em nosso dia-a-dia nos levam por caminhos indefinidos e misteriosos?
o gato, como uma nova perspectiva - uma novidade no mundo previsivel e solitario de Samuel - da nova tonalidade para a rotina; abre os olhos do personagem para os incriveis matizes da vida!
um lindo romance, que nos relembra que é importantissimo manter o olhar atento, o coraçao aberto para as delicadezas da vida aue chamamos de acasos... =D

Paloma 16/12/2011

A minúscula que se torna maiúscula.
Ah, amor em minúscula não é somente um romancinho mamão com açúcar para ler enquanto você brigou com seu parceiro. É mais que isso. Porém é preciso ser analista, é preciso detectar os ensinamentos que o autor deixa sutilmente nas páginas do livro. Sinceramente eu amei esse romance, mas não pela história entre Samuel e Gabriela, e sim por ter tantos pitacos de filosofia. Francesc faz com que a gente enxergue uma pessoa por completo, quando entra na parte dos lados iguais da moeda. Ele diz sobre o quão perigoso pode ser querer entrar na vida de alguém, e que temos de estar preparados para tudo. Ele mostra que pessoas não são de todo bem, ou de todo mal, e que existe um equilibrio. Ele faz com que você abra os olhos para as pequenas coisas que acontecem e desencadeiam grandes coisas.
Uma pessoa apegada à detalhes e à filosofias pequenas vai adorar Amor em Minúscula, diferente de alguém que só procura um romance estilo Edward e Bella e deixa passar despercebido tantos trechos cheios de metáforas.
Fora que algumas coisas que o autor menciona dá curiosidade de pesquisar mais, por exemplo as canções, as palavras que não tem tradução em outra lingua, o livro..
Claro que comprei pela capa, mas não me arrependi nem um pouco.

"Desfrute as pequenas coisas, porque
talvez um dia você olhe para trás e se dê conta
de que eram as grandes coisas.
Robert Brault"

Helder 25/07/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha. Estou começando o livro agora, mas sua resenha me deu vontade de sair do trabalho e ir para casa ler! Tomara que eu consiga enxergar as pequenas coisas.

Jhonata 24/11/2011

Um romance trivial que transcende a literatura contemporânea.
Eu me espantei, sinceramente. Nunca dei valor a literatura contemporânea, mas o escritor espanhol Francesc Miralles soube fazer um romance como ninguém.
Cheio de detalhes e de um vesto repertório cultural, o livro Amor em Minúscula trás a tona a banalidade e a trivialidade do ser humano, que de repente é mudada drasticamente por causa do aparecimento de um gato. A partir daí, o professor com o espírito de Schopenhauer, passa a presenciar memoráveis encontros e desencontros.
Sinceramente? Mais que recomendo!

Adriana 16/09/2011

“Agradeçamos, porque se hoje não aprendemos muito, ao menos aprendemos um pouco. E se não aprendemos um pouco, ao menos não adoecemos. E se adoecemos, ao menos não morremos. Portanto, agradeçamos.” Página 168

Simples, belo e cativante. São alguns dos adjetivos que poderia usar para descrever este livro. Apesar de achar que não o li no melhor momento possível, apreciei bastante a narrativa. Entretanto, não acredito que seja um livro para o público mais jovem, que gosta de ação, personagens ágeis e uma trama extremamente bem amarrada e desenvolvida.

Amor em Minúscula conta a história de Samuel de Juan, um professor de meia idade muito solitário. Ele não tem propósitos reais em sua vida, mas isso está prestes a mudar. Com a chegada de um gato em sua porta, vários acontecimentos os levam ao convívio de outras pessoas. Mishima, o gatinho, o faz sair de sua casca e enfrentar o mundo.

Nessa jornada, ele acaba reencontrando Gabriella, uma personagem coadjuvante de sua infância, mas que ele sempre acreditou ser sua alma gêmea. Além dela, ele descobre Valdemar e Titus, dois estranhos amigos que lhe ensinarão muitas lições importantes.

“Pela primeira vez me dava conta que nosso valor se mede, sobretudo, pelo bem que fazemos aos demais” Página 180

Esse foi um livro que me fez refletir bastante sobre o amor, a vida e a morte. O autor nos apresenta diversos temas de forma superficial e vamos nos aprofundando em cada um deles ao longo dos capítulos. Mencionei que não li a obra no momento adequado porque acho que não consegui captar todo o significado que ela passa.

Mesmo assim, foi uma leitura prazerosa. Adorei as referências à literatura e cultura germânica, que eu adoro. Também fiquei fascinada com a descrição dos cafés e da cidade de Barcelona, cidade que desejo muito conhecer pela rica arquitetura!

Um ponto negativo foi a tradução, que em alguns momentos deixou a desejar. Por se tratar de um escritor espanhol, a tradução poderia ter trabalhado melhor diversas frases, que ficaram confusas. Isso porque dá pra perceber que se trata de uma escrita espanhola pelas características marcantes dessa língua.

Fora isso, fica a dica de um livro mais adulto, um romance encantador que te prende às páginas e te faz terminar a leitura suspirando.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/09/12/francesc-miralles-amor-em-minuscula/
Esta semana foi publicada a continuação de Amor em Minuscula no Brasil

mura 22/07/2011

Esse livro foi um bela surpresa. Comecei e lar sem esperar muito, mas a história me fisgou e não consegui mais parar de ler. É uma história de amor com muitos desencontros. E entre esses desencontros o personagem principal, que tem uma vida pacata, encontrar novos amigos, e com esses novos habitantes na sua vida ele tem conversas curiosas. O autor cita vários escritores, Kafka, Castaneda entre outros. Realmente um excelente livro, um dos melhores que li este ano.

Brubs. 18/05/2011

Você é burro.
A princípio o livro parece imbecil. Só o fato de ter um gato na capa me deixou um pouco apreensiva, porque fiquei com medo de ler e ser aquelas histórias tipo "Marley e Eu" ou pior que isso, aquele tipo de história que rende enredo de filmes com animais falantes ou super-heróis da sessão da tarde da Globo.

Fui surpreendida, graças a Dieu.

O autor dá uma surra em quem não tem base de leitura e em cultura no geral. Cita desde Goethe e Kafka, até autores de música clássica, haikais e parábolas de Buda. Parece cult demais, mas juro que faz sentido.

Todo esse contexto intelectual é bem explicado pelo protagonista ser um filólogo alemão, mas mesmo assim, o livro pode te deixar meio desconfortável (e burro) por abordar, dentre diversos exemplos, uma interpretação à parte do "Enigma do Castelo" de Kafka e umas piras muito loucas, que não sei bem se partem do contexto de conhecimento do Samuel (protagonista), ou se são uma sessão de show-off cult do Miralles (escritor).

O livro conta a história desse tal professor, que lá pelos seus 30 anos se vê solitário, e até bem conformado com a sua situação. Com o aparecimento do gato Mishima, Samuel acaba criando vínculo com o velho Titus, morador do andar de cima de seu apartamento, acreditando que o gato seja dele. Depois de uma negativa e de um favor pedido por Titus, Samuel se vê num daqueles desenrolares do acaso, onde acaba encontrando na rua uma antiga paixão, a tal da Gabriela, que há 20 e tantos anos, lhe dera um "beijo de borboleta" debaixo da escada.

Assustado pela coincidência, Samuel se determina em reencontrar a moça, e com isso, criando uma rede de acontecimentos, que alongam o livro para uma história viciante.

A narrativa tem o ritmo excelente e talvez por isso seja difícil abandonar a leitura. Comecei a ler o livro na noite de domingo, e terminei de madrugada mesmo. Não da pra se contentar em parar num capítulo e dizer "ah, vou continuar depois...".

E no fim, o livro não se trata de amor, mas sim de uma série de conceitos, dúvidas, comparações geniais que o autor faz. Achei lindo.

Mah 12/02/2011

Uma agradável surpresa. É assim que posso definir essa leitura.
Julgando pela capa ( eu mentiria se dissesse que não ligo a mínima para capa) acreditei que seria um livro sobre a vida de um gatinho, num estilo " Marley e eu" e me enganei redondamente. Não é, mas é mais.
Amor em minúscula é um romance rápido e gostoso se ler, não possui nenhuma emoção forte mas é sereno, suave.
O personagem principal, o professor universitário Samuel, já está numa fase madura de sua vida. Madura e solitária, até que um gato aparece em sua casa o que acaba trazendo como conseqüência o convívio com algumas pessoas ( um vizinho igualmente solitário e um até então desconhecido na rua) e o reencontro com um antigo amor.
E surge aí o título do livro, pois Samuel acredita que foi o simples ato de oferecer um pratinho de leite ao felino que desencadeou todas aquelas transformações em sua vida.Um pequeno gesto de amor. Um amor em minúscula.

Visite >> http://resenhandomm.blogspot.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6