Amor em Minúscula

Resenhas - Amor em Minúscula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ericona 01/02/2011

Pequeno grande amor
"Amor em minúscula" é um livro encantador. Me faz muito bem lê-lo durante o primeiro mês do ano, disso eu tenho certeza. Por que esperar que grandes coisas aconteçam, se com apenas pequenos gestos, pequenas mudanças podemos encontrar aquilo que tanto esperávamos, e até mesmo coisas que jamais desconfiávamos que encontraríamos?
O ponto é: precisamos nos permitir. Quando a gente se permite, vive sem reservas e temores, a gente pode se deparar, sim, com a felicidade. É essencial que a gente saia da própria casca e decida encarar o mundo seja lá o que esse mundo tenha a nos oferecer. Não temos nada a perder; muito pelo contrário, se ficarmos presos à nossa solidão, estagnados, com medo do que está por vir, é que estamos perdendo o que poderíamos ganhar se não fôssemos tão covardes e acomodados.

Vivamos! Vivamos o "Amor em minúscula"!

Esta semana foi publicada a continuação de Amor em Minuscula no Brasil

Carolina2647 16/12/2010

Não sei se gostei ou odiei esse livro. Achei a linguagem fácil, rápida porém dessinteressante. Não sei se foi porque o livro é meio filosófico e eu estava em um momento nada parecido, ou porque tinha saido de uma leitura ótima e romântica (Desculpa se te chamo de amor) e quando começei a ler esse livro, meio parado, cheio de mensagens para nos fazer pensar e refletir sobre a vida.
Começa com o Samuel no ano-novo pensando que mais um ano solitário ele irá passar, quando na manhã seguinte ele encontra um gato. E por esse gato, Samuel, muda sua rotina, conhece pessoas novas, reencontra o amor de sua vida e consequentemente sua vida vira de cabeça para baixo. "Como um simples gato pode mudar sua vida?" é o que se pergunta Samuel, que a partir do gato é levado ao andar de cima e conhece Titus, e posteriormente conhece Valdemar e depois reencontra Gabriela... Tudo isso além das amizades que faz.
É um daqueles livros para se ler em momentos de reflexão da vida. Não é um livro que eu recomende mas também não é uns dos piores.

Paulinha 01/11/2010

Esse livro é lindo!!!

Amor em minúscula fala, além do amor de um gato, sobre como todas as coisas estão interligadas numa teia invisível e como cada ato nosso pode mudar nossas vidas de forma inimaginável.

De leitura leve e bom humor, o livro nos mostra a mudança na vida de um solteirão que vive sozinho e descobre o mundo com a chegada de um gato na porta de seu apartamento.

É um livro que deve ser lido e relido!

Natalia 10/10/2010

As grandes coisas da vida
Desfrute as pequenas coisas, porque
talvez um dia você olhe para trás e se dê conta de que eram as grandes coisas"
Robert Brault

Amor em minúscula é um livro delicado que fala da solidão, das amizades que podem mudar a sua vida pelo olhar do protagonista que vê sua vida mudada quando aparece Mishima, o gato que muda sua vida ele conhece Titus e sensacional e lunático Valdemar, o engenheiro dos 17 minutos e sua paixão Gabriela. Eu me encantei como autor conduz a história falando sobre poetas, filmes, música clássica coisas que gosto e nas dicas do protagonista fica melhor. Eu amei tanto esse livro que resolvi comprá-lo na feria de livros que tinha perto do meu trabalho para poder marcar as partes bem legais e as dicas de livros e música.

Fernanda 12/09/2010

Sublime
Achei um lindo livro, cheio de reflexões acerca da solidão e da vida de uma maneira geral.
O livro nos convida a filosofar um pouco sobre o cotidiano e os acontecimentos triviais.
Muito interessante mescla filosofia, mistério, amizade, solidão ou seja nos fala sobre as pequenas coisas da vida. Lindo e lindo!
Alessandra.Calixto 19/05/2017minha estante
Esta semana foi lançada a continuação de Amor em Minuscula.

Alexandre Marchito 21/08/2010

Mais um DEWEY em minha vida.
Mais um livro que comprei pela capa... e também pelo primeiro capítulo...
Sou apaixonado por gatos... mas o livro me decepcionou muito... pensei que o livro falaria mais sobre o gato e seu dono... e não a vida do dono e seu gato.

Camila 02/07/2010

Amor em Minúscula
Com uma narrativa simples e recheada de informações sobre música e literatura, esse livro me conquistou!!! Um acontecimento tão pequeno transforma a vida de um homem solitário e das pessoas a sua volta!! Com certeza é um livro que merece ser degustado... deve ser lido com tempo e com atenção!!

www.leitoracompulsiva.com.br
Esta semana foi publicada a continuação de Amor em Minuscula no Brasil

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

“Entendi de repente que nosso futuro depende de atos tão mínimos como o de alimentar um gato…”

Esse livro é bastante interessante.
Começa despretensioso, mas, no decorrer do livro, eu tive que parar várias vezes a leitura para refletir sobre mim e os que me cercam.
Adorei isso no livro! Essas pausas necessárias para refletir, para digerir o que foi lido! Acho que esse é o papel do livro, fazer com que você reflita.
Inicialmente, conta a história de Samuel, um professor de alemão que vive em Barcelona.
Samuel é um homem solitário, cheio de muros em torno de si que impedem o contato com o mundo exterior. Vive recluso em si próprio e não enxerga a beleza da vida que se desenvolve ao seu redor.
Até que um dia Mishima entra em sua vida e tudo vira ao avesso. Mishima é um pequeno gatinho tigrado que surgiu no apartamento de Samuel. (ele ganhou esse nome em homenagem a um escritor japonês).
A partir da chegada de Mishima, Samuel torna-se mais receptivo e conhece Titus, seu vizinho e Valdemar, aparentemente um lunático.

“Você tem nostalgia do futuro?”

O livro é cheio de referências a outros escritores, como Kafka e Goethe (me fez começar a ler Os sofrimentos do jovem Werther, tamanha a paixão com que descreve a obra). E também faz várias referências a músicas clássicas.
Enquanto a vida de Samuel é virada do avesso por seus novos amigos, ele reencontra um amor de infância, Gabriela.

“Alguém já lhe deu alguma vez um beijo de borboleta?”

Há então uma série de desencontros com sua amada enquanto encontra-se consigo mesmo.
Não posso deixar de chamar a atenção sobre os diálogos entre Samuel e seus novos amigos. O livro todo é narrado por Samuel, por sua perspectiva de quarentão quadrado e carente. Imperdível!
Leiam! Reflitam…foi muito bom para mim lê-lo.

“O contrário é o conveniente.”

SARITA 04/05/2010

É um livro que você não pode se limitar em ler as linhas, mas estar disposto a ler as ENTRElinhas. Vejo que poucos o indicam, justamente por ser um livro que se pode resumir num único parágrafo, se tivermos que contar a história.

Mas há muito, nas entrelinhas, de solidão, de amizade, de descoberta e de inquietação humana.

Sim, o livro é um marasmo. Não leia se você estiver querendo algo prático. Leia se estiver disposto a refletir sobre a simplicidade.

Ani Rovere 09/02/2010

descobertas em minúscula
No final, ainda que tenha ficado com uma sensação estranha de ter não visto a "face oculta" da história, no mínimo, devo dizer que foi uma leitura interessante.

Comecei a lê-lo como um livro comum, mas, felizmente, a tempo, vi que esse não era o caminho e o encarei como pequenas pílulas a serem ingeridas devagar. Algumas fizeram bem e provocaram reflexões; outras,no entanto, me deixaram com a raiva de ter engolido um placebo.

Portanto, não é um livro para qualquer um.

Recomendo a leitura de O Mundo de Sofia primeiro.

Se as perguntas forem ainda mais numerosas ao término do livro, você se sentirá estranhamento familiar em Amor em minúscula.

Cris 23/01/2010

"Desfrute as pequenas coisas, porque
talvez um dia você olhe para trás e se dê conta
de que eram as grandes coisas."

(Robert Brault)

Assim começa Amor em Minúscula. Felícia que sou, comecei a ler convicta que se tratava de história sobre bichos e seus donos... Na realidade, não é bem isso... A relação com o um bicho, no caso um gato, é somente o ponto de partida.

Samuel é um solitário professor adjunto - espanhol - de literatura alemã começa a ver a vida diferente a partir da chegada de um visitante que foi se instalando: Mishima, o gato. Por causa dele, entra na vida do professor, Titus, um vizinho rabugento, redator. Coisas aparentemente sem relação como um gato, um vizinho, um vislumbre no farol, uma foto velha achada num sótão, citações e um físico levam a história a lugares inesperados em busca de um significado, de um amor de infância, de si mesmo...

A doença do vizinho leva o protagonista a ser incumbido de redigir o trabalho pendente - Pequeno curso de magia cotidiana - , tendo que encontrar aspectos de si mesmo e do mundo que não percebia antes.

O título do livro faz referência a um dos capítulos deste livro, sobre a força das pequenas coisas e como elas podem levar a lugares antes não imaginados, na linha de uma corrente do bem. É uma obra diferente, o que não significa ruim, ao contrário, é muito bem construída sem seguir caminhos óbvios.

Marina 06/12/2009

Nada é por acaso
Samuel leva uma vida solitária e sem grandes acontecimentos, até o dia em que um gato aparece misteriosamente em seu apartamento, e o leva a situações que desencadeiam muitas outras surpresas. É como a teoria do Caos, um pequeno acontecimento que leva a proporções que eram inimagináveis antes dele. Tudo que acontece com Samuel converge para uma única origem: o gato Mishima (nome dado em homenagem ao escritor japonês Yukio Mishima).

É interessante como o escritor nos faz perceber que um [minúsculo] detalhe ou pequenas ações podem fazer uma grande diferença. A história é bonitinha, boa para passar o tempo, o livro é pequeno e conta com capítulos curtos (alguns parece que estão lá só para "encher linguiça"). Mas fica só por aí, acho que eu espera mais dele, não achei muito marcante. Uma coisa boa é que o livro está repleto de referências literárias e musicais.

Concluindo, não é o tipo de livro que eu recomendaria, mas também não vou dizer que foi inteiramente chato.

Cláudia 07/12/2009minha estante
Gostei muito da sua resenha, eu adorei o livro, mas lendo ele dá para perceber que não ia agradar a todos.

Bjus e boa semana!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6