Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Janaina Vieira - Escritora 02/05/2019

Fogo e sangue o tempo todo
Sou fã dos livros de George R. R. Martin e estou muito satisfeita com esse primeiro livro da família Targaryen, que adoro! Recomendadíssimo para os fãs da saga, que poderão conhecer os detalhes de tantas tramas emocionantes, repletas de fogo, sangue, traições, dragões e lutas por poder. Porém, como a saga dos Targaryen não é feita somente de sangue, também podemos conhecer histórias de amor verdadeiras, que muitas vezes praticamente salvaram Westeros de sérios conflitos e grandes perdas.

Estou ansiosa pelo livro II!

Guilherme Amaro 06/05/2019

Fogo e Sangue
Fogo e Sangue G.R.R Martin, são estórias anteriores a Crônicas de Gelo e Fogo, livro publicado pela editora Suma - 2018, contém 598 páginas, com 80 novas ilustrações em preto e branco no decorrer da história de autoria do artista Douglas Wheatley no e também no final do livro uma árvore genealógica da família Targaryen e uma lista de sucessão Targaryen.

Enquanto todos leitores e admiradores desse universo aguardavam ansiosamente o lançamento do Sexto Livro ( Ventos de Inverno). O Martin resolveu dar uma pausa eterna, a estratégia ou melhor jogada do Martin é esperar a série da HBO ter um fim, assim lançar o sexto livro para modificar rumos da história e atrair mais leitores e com isso ter maiores vendas( já perdi as contas de quantos anos desde o quinto livro).

Fogo e Sangue são 300 anos antes de a Guerra dos Tronos, quando os dragões governavam Westeros. A história da dinastia Targaryen desde que Aegon I decidiu conquistar Westeros e transformar os Sete Reinos em um só, Dança dos Dragões luta pelo Trono de Ferro travada entre dois rivais da Casa Targaryen. Muitas dessas fontes aconteceu atrás de portas fechadas, na privacidade de escadarias, salas de conselhos e quartos de dormir, e a verdade completa provavelmente jamais será conhecida.

Enfim são testemunhos e registros narrados por um velho meistre e historiador Arquimestre Gyldayn, da Cidadela que produz um volume e apresentar a ascensão dos Targaryen e a constituição dos Sete Reinos de Westeros.

Sumário:

A Conquista de Aegon
Reinado do Dragão: As guerras do rei Aegon I
Três cabeças tinha o dragão: O governo do rei Aegon I
Os filhos do dragão
De príncipe a rei: A ascensão de Jaehaerys I
O ano das três noivas: 49 DC
Uma abundância de governantes
Um tempo de testes: Um reino refeito
Nascimento, morte e traição sob o governo do rei Jaehaerys I
Jaehaerys e Alysanne: Triunfos e tragédias
O longo reinado Jaehaerys e Alysanne: Política, progênie e provação
Herdeiros do dragão: Uma questão de sucessão
A morte dos dragões: Os pretos e os verdes
A morte dos dragões: Um filho por um filho
A morte dos dragões: O dragão vermelho e o dourado
A morte dos dragões: Rhaenyra triunfante
A morte dos dragões: Rhaenyra destituída
A morte dos dragões: O breve e triste reinado de Aegon II
O momento posterior: A hora do lobo
Sob os regentes: A Mão encapuzada
Sob os regentes: Guerra e paz e exposição de gado
Sob os regentes: A viagem de Alyn Punho de Carvalho
A Primavera Lysena e o fim da regência
A sucessão Targaryen: Datada dos anos após a Conquista de Aegon
Linhagem Targaryen

Fabiana 26/05/2019

Saga Targaryen
A obra conta como Aegon conquista os Sete Reinos, tornando-os a Westeros dos 5 livros Crônicas de Gelo e Fogo. Passa-se alguns séculos antes da já conhecida história de Game of Thrones.
Com muitos personagens, marca de GRRM, a trama é muito bem construída e envolvente.

Paula 20/06/2019

A casa mais misteriosa do mundo de gelo e fogo...
Fogo e Sangue conta a história dos targaryen em Westeros desde a conquista de Aegon I. É interessante ver como Martin recicla personagens, suas personalidades, que aparecem em Got.
Estou curiosa para saber quantos livros serão no total, já que esse é o livro 1.
Fogo e sangue deixa muito claro que a loucura targaryen não é exatamente uma loucura e nem é a metade deles que demonstra um comportamento mais explosivo ou cruel, até mesmo estranho.
Gostaria muito que o Martin sintetizasse mais o seu trabalho, porque o número de histórias simultâneas e paralelas deixam uma confusão na cabeça, ainda mais como se trata dos targaryen, que tem nomes parecidos/iguais.

PorEssasPáginas 18/01/2019

angue & Fogo conta a história do reinado da Casa Targaryen desde a união dos 7 reinos sob a liderança de Aegon I, abrangendo toda a história do reinado (e dos amores, guerras, traições e tudo o mais que já conhecemos bem) de Aegon I, Aenys I, Maegor I, Jaehaerhys I, Viserys I, Aegon II, até o início do reinado de Aegon III.

Aegon Targeryen, posteriormente intitulado Aegon I, acompanhado de suas duas irmãs e esposas (não irmãs + esposas, mas irmãs/esposas; uma prática comum para manter a pureza da linhagem), Visenya e Rhaenys, e seus três dragões Balerion, Meraxes e Vhagar, se auto intitulou Rei dos Sete Reinos e enviou corvos com a mensagem de que eles poderiam se submeter ao novo Rei ou seriam atacados. Os que resistiram foram eliminados (foi nesta Guerra da Conquista que Harrenhal, o maior castelo já construído em Westeros, foi queimado e acredita-se que se tornou amaldiçoado) e outros se renderam poupando a si e a seu povo. As espadas recolhidas dos derrotados em batalha e aquelas retorcidas pelo fogo do dragão Balerion em Harrenhal foram utilizadas para forjar o Trono de Ferro, que se tornaria alvo de tanto desejo!

E isso tudo é só o primeiro capítulo do livro!

***Resenha completa no blog***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-fogo-sangue

Carla1229 11/10/2019

Dia 24 finalizei a leitura do meu segundo livro para a #Kingtona2019. Esse livro foi "Fogo & Sangue: Volume 1" do Martin, publicado aqui no Brasil pela Suma de Letras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim que foi anunciando o lançamento eu fiquei desesperada para ler kkkkkk, (sou partidária da casa Targaryen) decidi começar a saga das Crônicas de Gelo e Fogo por esse livro e nossa, como me apaixonei pela escrita desse infeliz. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu adoro biografias de governantes famosos e mesmo essa sendo uma biografia de um universo de fantasia, provavelmente foi a melhor que já li em minha vida kkklll. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As batalhas são formidáveis e os cenários que o Martin construiu na minha cabeça dificilmente vão ser esquecidos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vamos deixar uma coisa esclarecida aqui: dos Targaryen que chegaram ao trono de ferro antes da queda, só dois foram ótimos reis o resto.... se queimasse tudo não juntava uma colherzinha de chá de cinza. PENSA NUM BANDO DE MACHO BURRO PQP. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo com muita gente idiota no poder, a história não deixa de ser envolvente e fascinante mas é aquele ditado né: "Você tem um dragão? Não? Então eu acho melhor você se curvar."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma grande surpresa para mim foi que no começo da história de Westeros KkLkKkKK os Starks lkkkkkkkkkll eles eram kkllll (Não acredito que vou falar isso) inteligentes kwkeskwlwksks MDS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parece que inverteram as coisas com o tempo pq pensa nunca casa burra é a dos Starks - quem assistiu a série vai entender - e nossa, eu adoraria que o próximo livro dessa, não faço a mínima ideia de quantos livros vão compor essa nova publicação do Martin, fale sobre os Starks. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que livrinho lindo e cheiroso, ansiosa para começar a saga propriamente dita. ⠀

site: https://www.instagram.com/p/B23rZmqjHDN/?igshid=1tq4rvyvx1xwc

@fernando.e89 17/12/2019

Os altos e baixos de uma Escrita!
Eis um livro cheio de altos e baixos, momentos de grandes emoções e momentos de grande tédio. Uma leitura extremamente cansativa em sem foco. Se por um lado a narrativa dos dragões a história e governo de Aegon I, O Conquistador e Jaehaerys I foi excepcional, a dança dos dragões e os demais governos foi narrado de maneira desfocada, repleta (de maneira desnecessária) de personagens sem peso historico tirando a atenção proposta do que realmente era o foco do livro, a visão dos governos Targaryen. Um livro bom mas que se perde muito ao logo das paginas.

Pretto 27/12/2019

No início, achei que o livro seria igual ao Mundo de Gelo e Fogo, uma espécie de enciclopédia do universo de Game of Thrones (os capítulos iniciais de cada livro são idênticos, exceto por alguns sinônimos). Entretanto, à medida que se aprofunda pela história dos Reis Targaryen, percebe-se que Fogo & Sangue apresenta muitos mais detalhes de cada monarca. No fim, apesar de não ter nenhuma novidade em relação ao primeiro livro citado, é interessante conhecer mais a fundo a personalidade de cada um dos reis descritos no romance, além das histórias não contadas anteriormente, ainda mais para quem é fissurado neste universo e não vê a hora para que o sexto livro da série principal seja lançado.

Obs: O livro não conta a história de todos os reis Targaryen, o que nos leva a crer que mais exemplares serão lançados (e que vamos ter que esperar ainda mais pelo sexto livro da série principal ?).

C. Aguiar 01/01/2020

Nesse livro encontraremos momentos fantásticos e sangrentos quando os dragões ainda voavam sobre os 7 reinos. Somos apresentados a Aegon I, o Targaryen desembarcou em Westeros e anos depois foi coroado rei, acompanhamos sua linhagem até Aegon III "desgraça dos dragões". Óbvio que Aegon I não conseguiu tudo logo que chegou em Westeros, então prepare-se para batalhas interessantes.

Os Targaryen não eram a casa mais poderosa de Valíria, mas em breve seriam a única que restou. Eles acabaram deixando a cidade anos antes de sua queda, pois há haviam previsto, e assim que todos fossem destruídos apenas eles seriam senhores de dragões.
Vamos acompanhando a história da dinastia Targaryen contada através dos registros que foram feitos durante o passar dos anos. O livro também aborda a Dança dos Dragões, a guerra civil entre o rei Aegon II e sua irmã Rhaenyra.

Presenciamos guerras, traições e intrigas políticas. Não é um romance propriamente dito, trata-se mais de um apanhado histórico sobre os Targaryen, por causa disso algumas pessoas acabaram ficando frustradas com a leitura, pois estavam esperando algo menos histórico/biográfico.
Em meio a ilustrações vemos todo o crescimento da casa Targaryen e como eles decaíram. Apesar de ser um pouco enfadonho em alguns momentos, o livro é bastante interessante para quem costuma acompanhar o universo criado pelo autor.

Confesso que ainda não terminei a leitura de A Guerra dos Tronos, mas mesmo assim não me deixou confusa ou algo do tipo.
A leitura é um pouco cansativa e tem seus altos e baixos, por isso sugiro ler aos poucos e quem sabe até mesmo intercalando com outras leituras da saga.

O livro possui um sumário simples sem indicações de número de capítulos, contendo apenas títulos. A diagramação está boa e as ilustrações são lindas, e não encontrei erros enquanto lia!
A escrita do autor é bastante fluída apesar da história ser um pouco parada em alguns momentos, é possível ficar preso na leitura com as batalhas épicas e situações conflitantes que são descritas de forma empolgante.
Talvez essa não seja uma leitura para todo mundo, mas se você é fã da série ou está pensando em iniciar: vá com cautela, respire fundo e boa leitura.

Laiz 10/02/2020

- prequel dos eventos de as crônicas de gelo e fogo, relatando eventos mais emocionantes que a merda da 8ª temporada
- perdição de valíria
- conquista de aegon
- dança dos dragões
- QUEIMA, QUENGARAL!

Marcelo 16/02/2020

Origem de tudo.
É a história de quando tudo começou. Vale a pena ler! Espero o segundo livro.

Flademir 28/02/2020

Daenerys não foi a primeira a conquistar com fogo e sangue
Em ?Fogo & Sangue? eu achei, pela primeira vez, que o George R. R. Martin não estava tão disposto a destrinchar para destrinchar uma história como ele faz na série principal. A escolha do autor de contar a história em terceira pessoa (diferente dos outros livros) como se um arquimeistre a estivesse contando abre espaço para que várias partes da história não sejam contadas, pois simplesmente não se sabe. Isso me incomodou, mas ao mesmo tempo é muito interessante saber a história de Westeros da mesma forma que a própria Westeros a conhece.

Esse primeiro volume conta desde de a conquista de Aegon I até o início do reinado de Aegon III, ou seja, o livro conta 135 anos de história perpassando por sete reinados e muitos outros reis e rainhas que não necessariamente sentaram no Trono de Ferro. E, claro, muitas guerras, intrigas e traições aconteceram nesses anos e a mais interessante e sangrenta com certeza é a Dança dos Dragões, na qual podemos ver o início da extinção do dragões (sofri com cada morte) e a grande intriga em que Targaryen lutou com Targaryen.

Além das guerras é muito interessante ver o surgimentos e crescimento de Porto Real e ver como tantas coisas que vemos na série principal surgiram e se estruturaram, desde castelos até conformações políticas como o pequeno conselho.

Enfim, é sim uma boa leitura para quem quer se aprofundar mais na história da dinastia dos Targaryen e também de toda Westeros depois da conquista, já que o livro ainda conta aventuras de outros personagens que não fazem parte da família real.

Pereira134 09/04/2024

O livro conta toda saga da casa Targaryen e seus reinados em Westeros. A história e rica em detalhes dos personagens, tramas e reviravoltas, pra quem gosta do universo criado pelo G.R.R. Martin é uma ótima dica de leitura.

Brunna188 30/03/2020

Fogo e sangue
Para quem gosta das Crônicas de Gelo e Fogo, este livro é excelente! Se inicia com a conquista de Westeros por Aegon Targaryen, o dragão, e vai até o reinado de Aegon III, o desgraça dos dragões. Conta como a casa Targaryen se manteve por tanto tempo no poder, apesar de intrigas e disputas entre irmão. É uma acréscimo importante na história dos sete reinos.

Jonh 24/04/2020

Bom para quem quer se aprofundar.
Não é um livro para iniciar nesse universo, leia se você já gosta muito e quer se aprofundar na história dos Sete Reinos e mais especificamente do Reinado e das tramas da Família Targaryen.

É uma série de recortes históricos, alguns bem explicados, sobre todos os reis Targaryen.

Interessante para entender algumas tramas das Crônicas de Gelo e fogo e varios personagens já citados.

Não dei nota maior porque, apesar de surpreendente e misteriosamente George R R Martin conseguir atiçar nossa curiosamente em um livro histérico, não é uma história como estamos acostumados. O viés histórico é bem presente, não dando espaço ao que gostaríamos de saber. Inclusive muita coisa, como de costume, fica sem resposta (pois logicamente os personagens não as têm).