Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Reccanello 08/05/2022

Décadas depois da destruição de Valyria, e quase 300 anos antes dos eventos das Crônicas de Gelo e Fogo, Aegon e suas irmãs/esposas, Visenya e Rhaenys, tomam o poder, unindo sob o fogo de seus três dragões (Balerion, Vhagar e Meraxes) todos os Sete Reinos de Westeros. A partir desse ponto, o livro nos traz, com detalhamento assombroso, toda a história da Dinastia Targaryen, relatando todos os acontecimentos desde a Conquista até o reinado de Aegon III, o azarado (eventos apenas citados nas Crônicas). Guerras e execuções, casamentos e escândalos, traições e intrigas, nascimentos, doenças e mortes, religiões e alianças, nada escapa à narrativa (nada fluida) do autor, que nos mergulha no fogo e no sangue que marcaram aquela época. Para fãs das Crônicas, que esperam ansiosamente por sua continuação, é um prato cheio, destacando-se as magníficas ilustrações de Doug Wheatley.

AnaPaulaSaoli 27/04/2022

Fogo e Sangue
A história da Casa Targaryen é sem dúvida de uma riqueza esplendorosa, mas o leitura desse livro não foi fácil, afinal foram cerca de 150 anos de história até aqui.

Não se pode deixar de mencionar a ambição de cada um membro dessa família, as intrigas individualmente demonstram o motivo que levou cada um ao fim.
Sem dúvida A Dança dos Dragões (guerra entre Rhaenyra e seu meio irmão Aegon II) é o que há de mais sangrento que a ambição pode causar e as marcas que ficaram mesmo depois do fim da guerra.

Como já dito anteriormente a leitura não é fluida, mas ainda assim vale a pena.

EricaRompon 23/02/2022

Dracarys
Fogo & Sangue é um livro do renomado escritor George RR Martin, que antes escreveu as Crônicas de Gelo e Fogo. Neste livro, ele nos apresenta acontecimentos históricos que envolveram a casa Targaryen. Ele nos mostra reis expendidos e reis malditos, dragões poderosos e dragões medíocres, personagens cheios de personalidade e carisma e histórias para lá de sangrentas.
De longe, minha personagem preferida foi a rainha Alysanne, esposa de Jaehaerys I. Inteligente e capaz, ela defendia os direitos dos mais fracos, sendo amada pelo povo e por seu reino. Ela era a maior conselheira do rei Jaehaerys, falando o que era necessário no momento certo, como na página 230: "A primeira noite é uma ofensa contra a Paz do Rei. Uma ofensa não apenas contra a donzela, mas também contra o marido dela... sem contar a esposa do senhor. O que essas senhoras nobres fazem enquanto seus maridos saem para desvirginar donzelas? Elas cosem? Cantam? Rezam? Se fosse comigo, eu talvez rezasse para o senhor meu marido cair do cavalo e quebrar o pescoço quando estivesse voltando para casa."
Eu achei o livro meio corrido, pois é a intenção dele, narrar os acontecimentos acontecidos. Porém, alguns desses acontecimentos eram um tanto entediantes. Mas tenho certeza de que se alguém que leu as Crônicas de Gelo e Fogo e saiu com várias dúvidas, vai gostar desse livro, pois sairá de lá com mais dúvidas ainda.

Guilherme Dehon 20/02/2022

Interessante...
Uma obra muito interessante sobre a dinastia Targaryen, escrita pelo Arquimeistre Gyldayn, que descreve com riqueza de detalhes, o reinado de Aegon I até Aegon III...

O livro é muito bem escrito, bem amarrado, um tanto moroso, mas de leitura fluída.

As ilustrações deram um destaque muito bacana ao contexto da obra.

Quem já conhece as outras obras de George R. R. Martin, pode matar saudades de Westeros, as tramas mirabolantes, armações, guerras, dragões, festejos, pompa, declínio... Inverno!

Gostei muito da obra, me surpreendeu pois achei que a narrativa seria mas parecida com dos demais livros, porém foi uma boa surpresa... Recomendo.

Lia 04/02/2022

Casa Targaryen
Uma das casas mais intrigantes de Westeros.
Com descritivo e histórias desde a conquista dos sete reinos até o início do governo de Aegon III

Raphs 30/01/2022

Fascinante
Podemos definir esse livro como um livro de história com diálogos em terceira pessoa...

Temos aqui a visão de 2 escritores( e um bobo da corte) nos dando detalhes da chegada dos Targaryen a Westeros.

O livro é cheio de guerras, traições, política e dragões; para quem gosta de game of thrones é um prato cheio.

Erilane.Rocha 23/01/2022

Era pra ser o último livro de 2021, mas...
Atrasei. O livro é um pouco extenso e enrola em algumas partes e isso deixa a leitura meio cansativa e demorada.

O livro é baseado na história dos Targaryen e explica como o rei Aegon I conquistou Westeros bem antes da história que se passa em Guerra dos Tronos. Além, de acompanhar todos os Reis sucessores até Aegon III.

O estilo de escrita se baseia em relatos de fatos históricos citados por outras obras descritas durante os acontecimentos da época e que foram reunidos neste volume. E isso faz com que se pareça com um grande livro de história.

Quase não possui diálogos e o que sabemos dos personagens é baseado apenas pelo relato de terceiros. Isso pode dar uma grande abertura para recriar esses personagens na série que promete ser lançada ainda esse ano.

Eu gostei muito desde o início, porém na metade a história vai se arrastando, mas ainda assim é muito emocionante entender como tudo começou e como os Targaryen e seus dragões conquistaram o coração de todos, com muito fogo, é claro.

O livro também conta com ilustrações maravilhosas de algumas cenas e alguns personagens que me deixaram encantada.

A história não é finalizada nesse volume, o que me deixou muito insatisfeita, visto que o Cidadão, autor dessas histórias maravilhosas ainda não nos deu uma previsão do segundo volume, mas estou na expectativa.

No geral eu gostei muito do livro e agora estou na espera da série.

Ari Phanie 15/01/2022

Os Targaryen são os maiores, não tem jeito.

Spoilers logo ali...

Ah, eu sou MUITO fangirl de George Martin, então sou suspeita pra falar de qualquer livro envolvendo Westeros, mas vamos lá. Fogo e Sangue é um livro dentro de um livro. Como em O Mundo de Gelo e Fogo a narrativa é feita por um meistre, então temos a sensação de estar lendo um livro de História com transcrições de depoimentos e escritos. No começo, achei que isso não me passaria claramente as personalidades dos milhares de Targaryen e assim eu continuaria a confundi-los, como sempre aconteceu, principalmente porquê vários deles tem os mesmos nomes. Mas eu esqueci que se trata do Martin e ele consegue imprimir tantas características individuais aos seus personagens que fica difícil confundi-los. Pelo menos, os que tem maior foco. Então, acompanhamos a primeira metade da dinastia Targaryen começando com Aegon, o Conquistador e as MARAVILHOSAS Visenya e Rhaenys, e terminando em Aegon III, o mais sofrido dos reis. Como já se esperava de tudo que se sabe sobre os Targaryen desde as Crônicas, essa é uma narrativa cheia de grandiosidade e paixão; é envolvente, cruel, dramática, intensa, e cheia de personagens tão memoráveis que verdadeiramente ganham nosso imaginário e fazem dos Targaryen ainda mais mitológicos e extasiantes. Confesso que depois de Fogo e Sangue, os Targaryen me conquistaram de tal modo que chutaram os Stark do primeiro lugar no meu coração.

Obs: Os meus personagens preferidos foram Visenya (a primeira rainha), Jaehaerys e Alysanne (os melhores rei e rainha da história), Rhaena (irmã dos reis Alysanne e Jaehaerys), Baela (irmã de Aegon III) e Aegon III.

Obs2: Agora sabemos de onde vieram os ovos que se tornaram Drogon, Viserion e Rhaegal.

Obs3: Valíria vive, e Aerea provou isso com sangue. E também, Martin já tá pronto pra escrever Terror. Que episódio horrível!

Obs4: Asaprata não quis ir além da muralha. A dragão já sabia da chegada dos Outros? Taaaaaantas perguntas ficaram sem resposta :/

Obs5: Martin cita um livro chamado "Quando as mulheres governaram: senhoras do pós-guerra" e eu já quero ler esse. Vê se colabora, meu velho.

thaynara 12/01/2022

pra sempre um dos meus livros favoritos da vida, releio ele sempre que posso acho que é o livro que eu mais fiz anotações na vida k não vejo a hora de hotd estrear

Andre.Victor 20/12/2021

Simplesmente perfeito
Sim, demorei cerca de 2 meses pra terminar porém valeu todo o tempo. Não demorei por que estava chato ou entediante, demorei porquê realmente é uma leitura mais lenta, cheia de detalhes e personagens. Quando ultrapassei as 100 primeiras páginas que a coisa realmente pegou e eu já tinha me acostumado com o ritmo e tipo de livro, que ele é como se fosse um conjunto de relatos de mestres de westeros.
Eu amei demais. (Tinha escrito mais coisa aqui embaixo e apaguei a [*****] sem querer e agora n vou escrever dnv, sinto mt)

Dadá 20/12/2021

Cansativo
Gente, eu amo a escrita e o universo do George Martin. Mas teve momentos (grandes momentos) em Fogo e Sangue que eu tive certeza de que ele escreveu esse livro com uma baita preguiça e com intuito único de ganhar dinheiro dos fãs. É um tal de repetição de nomes e nomes infinitas (ou breves) sem muito sentido. Cansei demais, custei a terminar de ler. Mas enfim terminei.
Paralelo a isso, teve momentos bons, com escrita boa que faz a gente se lembrar de porquê que somos fãs do mundo de Crônicas de Gelo e Fogo.
Kabrine 20/12/2021minha estante
Agora me empresta!

Dadá 20/12/2021minha estante
Claro!

Dadá 20/12/2021minha estante
Na parte de repetição, o correto é: É um tal de repetição de nomes e guerras infinitas (ou breves) sem muito sentido.

Cdmm 06/12/2021

Meu Deus que livro chato...
Apesar de ser um livro declarado de relato histórico da dinastia Targaryen, é um relato chato, distante, com os 900 personagens de sempre. Apesar de ser muito fã das crônicas de gelo e fogo não foi possível me conectar com nenhum personagem aqui ou qualquer acontecimento escabroso com a família Targaryen. Chato demais. Não via a hora de acabar e supostamente haverá uma continuação.

Fabiano 28/11/2021

Perfeito
Que maravilhoso ler sobre parte da história durante o reinado da Casa Targaryen. A famosa Dança dos Dragões era o meu maior interesse, porém fui surpreendido com a história do rei Jaehaerys I. Fica aquele gosto de quero mais para saber como será o reinado de Aegon III até a queda do Rei Louco.