A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

Raiane 06/01/2021

Me prendeu do início ao fim
Um livro fantástico. Foi uma leitura rápida e cativante, que me prendeu do início ao fim com a história de Helena. No começo, me senti um pouco desconfortável com algumas questões relacionadas ao pai da protagonista - Helena, principalmente pelo fato de ela tanto exaltá-lo mesmo depois dele ter feito tantas coisas ruins. Mas conforme avança a leitura, você percebe o quão complexas são essas questões e acaba se tornando compreensível, afinal, era uma criança vivendo em um contexto muito peculiar, além de envolver aspectos da cultura dos nativos que talvez não caiba a nós julgarmos.

Gosto da forma como o livro aborda essa perspectiva, esses elementos culturais que acabam por suscitar muitas reflexões a respeito da história como um todo e especificamente do comportamento do pai.

Helena é uma grande personagem, gosto da forma como ela narra a própria história e como depois ela reconhece o papel da mãe naquilo tudo, agindo da maneira certa.

O apoio do marido dela, apesar de não ser um dos pontos principais da história, é muito marcante.

A dinâmica de alternar entre o atual e o passado de Helena ao longo da escrita também me agradou muito, principalmente porque sempre, ao alternar, ficava aquela ansiedade pra saber logo o que aconteceu e o gosto de ter que esperar pra saber, mas ainda assim se entreter com a próxima parte.

Daria um ótimo filme. Enfim, gostei mesmo do livro e recomendo muito!

Elis 03/01/2021

Surpreendente
Quando comecei a assinar a TAG, foi porque vi a propaganda dessa obra e algo fez um clique e comecei a assinar a caixinha, que me encanta todo mês.

A sinopse era instigante e confesso que a leitura também foi. Afinal todos temos nossas vidas, mas passar por tudo que a Helena passou e ainda saber que tem que defender os seus, do seu próprio pai, não é para qualquer um.

Jamais sabemos a guinada que a vida vai dar, porém dê valor ao que tem. Seja especial e fantástica. Faça a diferença, a vida é uma e merece ser bem vivida.

Helena tinha uma vida incrível aos seus olhos, caçadas, armadilhas, manejar uma faca, seu pai era seu herói. Mas ela não percebia o que sua mãe sofria. E quando descobriu, tomou uma atitude porque se deu conta de que seu herói, também era um monstro.

Jéssica 28/12/2020

Valente Helena
Uma história incrível, com elementos completamente diferentes, como por exemplo a cultura indígena norte americana. Me surpreendi positivamente com a história da valente Helena.

DomDom 27/12/2020

Sabe aqueles livros que te chamam a atenção pela capa e título? Foram essas características que me prenderam inicialmente. Ao decorrer da leitura, fui sendo surpreendido e, confesso que terminei com uma vontade de conhecer mais essa autora.
A história é contada toda através da narração em primeira pessoa da personagem Helena, que vai nos transportando por seu presente (a vida pós sequestro) e passado (fase de crescimento no cativeiro) com uma riqueza de detalhes impressionante. Nossa protagonista é fruto de um sequestro-estupro. Sua mãe foi raptada por seu pai quando ainda era muito jovem, e mantida em cativeiro em meio aos pântanos de Michigan por mais de uma década. E foi nesse ambiente que nossa protagonista nasceu e passou seus primeiros anos de vida. Um local sem água encanada, sem energia elétrica, sem contato nenhum com outras pessoas (apenas seus pais). Seu único conhecimento do mundo exterior era através de uma antiga coleção de revistas National Geografhic, as quais já conhecia de cor. Por não ter referência alguma fora seus pais, cresceu acreditando que aquele modelo de família era o ideal. Nutria um certo "despreso" por sua mãe, e uma verdadeira adoração por seu pai (que a ensinou tudo sobre sobreviver em meio aos pântanos), mesmo ele sendo bastante violento.
"...Mas, ver meu pai quase afogar minha mãe me aterrorizou - especialmente porque eu não entendia por que ele quis matá-la ou o que ela havia feito de errado. Eu não sabia, na ocasião, que minha mãe era sua prisioneira, ou que ela poderia de fato estar tentando fugir. Se eu fosse ela, aquele quase afogamento teria me deixado mais determinada do que nunca a escapar do meu sequestrador. Mas uma coisa que aprendi desde que deixei o pântano é que cada pessoa é diferente. O que uma pessoa deve fazer outra não consegue." Página 131

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2019/10/a-filha-do-rei-do-pantano-karen-dionne.html

Rafa 24/12/2020

Helena Pelletier tem a vida sonhada por muitos. Mas ela também tem um segredo: é fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada por seu pai quando ainda era uma adolescente e Helena nasceu 2 anos depois e, junto com a mãe, permaneceu no cativeiro até os 12 anos. Helena amava sua casa na natureza e também seu pai, até perceber o quão selvagem ele poderia ser. 2O anos depois após a fuga das duas, seu pai mata dois guardas da prisão, escapa e desaparece. Helena sabe que só ela é capaz de encontrá-lo!

O começo do livro é bem interessante e me deixou bastante instigado para a continuação da trama. Mas quando Helena parte para a caçada ao pai, tudo desanda...

Em minha avaliação, a autora se perdeu na estruturação da história. Logo no começo, nós já compreendemos que Helena amava o pai até que ela entendeu tudo o que ele estava fazendo, deixando o ódio por ele imperar a partir daí. Mesmo assim, a autora soca um monte de flash backs, que levam a lugar nenhum, para reafirmar essa situação, acabando deixando tudo muito enfadonho.

Acredito que se ela tivesse ordenado a trama em ordem cronológica, teria sido mais interessante e eficaz, pois descobriríamos aos poucos a transformação dos sentimento de Helena e tornaria a história mais atraente, pelo menos pra mim.

Isso é uma pena, porque Helena é uma personagem das mais intrigantes e merecia uma história melhor contada. A história de A Filha do Rei do Pântano, de Hans Christian Handersen, que é contada no começo de alguns capítulos, acabou sendo mais interessante!!

Deza 21/12/2020

A Filha do Rei do Pântano
Nesse livro, Helena narra a sua vida, desde a infância em que idolatrava seu pai até descobrir quem ele era de fato e o que fez à sua mãe, até o momento presente, em que está casada e tem duas filhas. Conhecemos toda a sua história até o momento atual, a partir da sua perspectiva, mesclando capítulos entre o passado e o presente.
Agora seu pai fugiu da prisão e ela sente que é a única capaz de encontrá-lo no pântano para mandá-lo de volta, mantendo a sua família a salvo.

Gostei bastante desse livro. A narrativa é muito boa, tornando a leitura fluída. Algumas partes em que Helena relembra fatos da sua infância são bem explícitos, mas nada muito chocante. Apenas para termos uma real noção de como ela era completamente alheia a maldade do pai a ponto de não perceber quão suas atitudes eram erradas.
Recomendo a leitura.

Bruna A Santos 09/12/2020

A filha do rei do pântano
Helena Pelletier tem um marido amoroso, duas filhas lindas e um negócio que preenche seus dias. Mas ela também tem um segredo: é fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada quando adolescente por seu pai e mantida em uma cabana nos pântanos do Michigan. Nascida dois anos depois do sequestro, Helena amava sua casa na natureza e, apesar do comportamento às vezes brutal do pai, ela o amava também... Até perceber o quão selvagem ele poderia ser. Vinte anos depois, ela já enterrou seu passado tão profundamente que até o marido não sabe a verdade. Mas agora seu pai matou dois guardas, escapou da prisão e desapareceu. A polícia começa uma caçada, e Helena sabe que não irão descobrir nada, pois apenas uma pessoa, treinada por ele mesmo, tem as habilidades para encontrar o sobrevivente que o mundo chama de Rei do Pântano. E essa pessoa, claro, é Helena.

cris.leal 23/11/2020

Prende a atenção...
Tendo Helena como narradora, a história é contada alternando passado e presente, enquanto ela rastreia o pai, que fugiu da prisão de segurança máxima onde cumpria pena de prisão perpétua por ter, entre outras coisas, raptado a mãe dela, que na ocasião tinha apenas 14 anos. Até os 12 anos, Helena viveu numa cabana isolada cercada por pântanos, no Estado do Michigan. Durante todo esse tempo viveu sem eletricidade, sem água encanada, em condições miseráveis e extremas de sobrevivência, tendo contato apenas com a mãe e o pai, sem ter a mínima ideia de que ela e a mãe eram prisioneiras. Helena nasceu no cativeiro, ela era fruto de um crime do seu pai. Enquanto esteve aos cuidados do homem que os jornais chamavam de “Rei do Pântano”, Helena aprendeu tudo sobre sobrevivência e tornou-se uma exímia caçadora. Sabia que ao fugir da prisão, o pai iria para o pântano e que ela era a única pessoa capaz de capturá-lo e enviá-lo de volta para a cadeia.

Quinze anos se passaram desde a prisão até a fuga do Rei do Pântano e nesses anos, Helena não manteve contato com ele. Ela criou uma nova vida para si, bem diferente da antiga. Aos 18 anos, para se livrar do estigma de ser a filha de um sequestrador, estuprador e assassino, trocou o sobrenome e mudou de endereço. Um pouco depois, casou-se e teve duas filhas. O grande incentivo para caçar o pai, é impedir que ele, perturbado, manipulador e ardiloso, se aproxime da sua família. Apesar de idolatrá-lo quando criança, não esqueceu das vezes que testemunhou e foi vítima do seu lado sádico. Por tudo isso, não o quer perto de suas filhas jamais.

O clima de suspense da caçada humana empreendida pela Helena adulta, entremeado pelos flashbacks das circunstâncias terríveis da sua infância, dá à trama um ritmo rápido e instigante. Eu simplesmente não consegui largar o livro, mesmo não gostando muito do realismo excessivo usado nas cenas de violência. A verdade é que não sou muito fã de thrillers, mas às vezes me arrisco e me surpreendo por gostar, como aconteceu agora.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/11/resenha-filha-do-rei-do-pantano-de.html
Deza 23/11/2020minha estante
Amei a sua resenha, Cris * - * só me deu mais certeza ainda de que quero ler esse livro ^^ muito obrigada!!

cris.leal 24/11/2020minha estante
Vou ficar torcendo pra vc gostar tbm, Deza! ?

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literárioooooos.

Hoje iremos conversar sobre "A filha do rei do pântano", lançado pela @veruseditora .

Com uma vida absolutamente normal, Helena guarda um enorme segredo do seu passado. Sua mãe ,quando mais nova, foi sequestrada por um homem conhecido como "Rei do pântano" e ela é fruto desse sequestro.

Helena porém cresceu naquele ambiente achando tudo muito normal e amando seus pais, apesar do pai ter um comportamento bem bruto as vezes.

Mas em dado momento, depois de muitas anos, ela cresce e amadurece como pessoa e ela decide deixar tudo isso para trás. Mas o seu pai volta à fazer coisas terríveis e foge da justiça para dentro do pântano. Policiais e investigadores então vão atrás dele, mas Helena sabe que se ele não quiser ele nunca será achado, ele só será achado por alguém treinado por ele e com suas mesmas habilidades, e claro que esse alguém é a própria Helena. Então começamos uma caçada frenética por justiça e visitas á um passado sombrio.

Esse é um livro muito rápido e intenso. Apesar de ser curto ele é o suficiente para o que se propõe. Fala sobre como é o poder que uma pessoa para ter controle sobre outra, incluindo sua percepção de mundo e seus sentimentos.

As relações retradas no livro são muito fortes e cheias de nuances. Tem todo o processo de algo bem doloroso de se curar e enquanto isso acontece ainda tem uma caçada em paralelo, o que deixou a leitura ainda mais dinâmica.

Helena não é uma personagem fácil de se compreender, pois às vezes você gosta dela e às vezes você quer simplesmente gritar com ela por certas coisas que ela faz e parecem inaceitáveis. Mas tudo isso faz parte da construção da personagem.

Adorei o livro e fica aqui mais uma ótima indicação.

Paula 24/10/2020

Morno
Demora um pouco pra começar. Depois que começa fica interessante e acaba. Algumas situações interessantes.

Areboucas 17/10/2020

Gostei
Foi um livro fácil de ler, por muitas vezes não gostei da forma que ela se referia a mãe, mas compreendia pelo fato de ela não saber a verdade. E também conseguia entender a forma como ela via o pai, afinal era uma criança. Mas gostei do desenrolar.

Cirne 09/10/2020

Uma caçada ao longo de sentimentos conflitantes
Drama e thriller ao mesmo tempo, "A filha do rei do pântano" é um conto complexo e, por vezes, perturbador. Conta a história de Helena, uma jovem mulher fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada e mantida em uma cabana na floresta, onde a protagonista nasceu e permaneceu sem saber a verdade até aos 12 anos, quando foi resgatada. Enquanto esteve isolada, desenvolveu um forte vínculo com o pai criminoso.

Agora, depois de muitos anos preso, o sequestrador foge da penitenciária. Então, Helena decide caçar seu pai, pois sabe que é a única pessoa capaz disso, em virtude de ter sido treinada por ele, com a capacidade de percorrer o pântano e seguir seus rastros.

"A filha do rei do pântano" é uma leitura viciante, pesada e curiosa. A protagonista navega por sentimentos conflitantes durante toda sua jornada, entre amor e ódio dirigido ao seu opressor. O caminho em busca da superação se revela bastante violento conforme Helena precisa lidar com diversos traumas. Recomendo!

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)

Limão 02/10/2020

Ótimo
Adorei esse livro! Foi muito interessante ver o ponto de vista da criança em relação a família, lembrando que ela não sabia que a mãe estava em cativeiro. A ligação que ela tinha com o pai e como ela foi criada para sobreviver no pântano me fizeram pensar nesses tempos de pandemia, pois ela vivia confinada ao convívio do pai e da mãe, tudo o que aprendeu partiu deles. O ponto forte da narrativa, para mim, é ser uma mulher com tantas habilidades impressionantes, ela não foi criada para ser indefesa, pelo contrário! Isso enfatiza que a educação é capaz sim de moldar a pessoa.