A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 13/03/2020

Uma tremenda surpresa
Interessante pensar que o apelo emocional que Southernmost tem, e que me impediu de desfrutar melhor sua leitura, tenha se filtrado , melhorado e direcionado em A Filha do Rei do Pantano me fazendo ficar fascinado com a historia do início ao fim.
A escrita da autora e firme, decisiva e crua. Ela conta sua narrativa de forma direta, impactando o leitor nos detalhes. Sua obra tem um grau de emoção que nunca cheguei a ver em outros livros (sabendo que eu não sou muito adepto de livro que grau emocionais mais fortes , então não é tão grande coisa), ela consegue emocionar, entristecer e enraivecer seus leitores em um mesmo capitulo.
Sobrevivência e a maior descrição desse livro e de sua protagonista. Estamos falando tanto da cultura do local que se passa, a cultura da caca, de invernos rigorosos, de tradições indígenas fortes, quanto da força que Helena ganha com a sua vida e história . Sobreviveu nós pântanos, salvou sua mãe de seu sequestrador, que era seu pai. Teve força pra continuar sua vida , sua família e, ainda depois de tudo , enfrentar mais uma vez aquele que ela tanto amou e odiou , que moldou seu caráter e foi um ponto decisivo na sua história.
A Filha do Rei do Pântano talvez não agrade a todos. O tom do livro e muito sério, a tensão estabelecida e tremenda e só aumenta no decorrer da narrativa . As vezes temos que parar e respirar pra não se afogar nessa historia. Como antes dito tem toda a cultura da caça mostrada em detalhes. Temos um dos psicopatas mais realistas que já me reparei na ficção, um sádico e narcisista que dá medo. Vale a pena lê-lo pela força da história, mas não espere nada romântico ou finais felizes de contos de fadas,pois citando a própria obra:
"Coisas ruins acontecem. Aviões caem, trens descarrilam, pessoas morrem em enchentes, terremotos e tornados. Motos de neve se perdem. Cachorros levam tiros. E meninas são raptadas."

Felipe 30/04/2020

Foda!
Esse livro conta a história de uma mulher que faz de tudo para caçar um cara que a prejudicou muito no passado e pode tirar tudo o que ela tem atualmente, o cara que por um acaso é o pai dela.

Ela tem um segredo: é fruto de um sequestro. Sua mãe foi raptada quando adolescente por seu pai e mantida em uma cabana nos pântanos. Ela nasceu dois anos depois do sequestro. Ela amava sua casa na natureza e, apesar do pai ser absurdamente ogro, ela o amava também... Até perceber o quão selvagem ele poderia ser.

É um livro muito legal de se ler, ele se apega muito a cultura nativa norte americana e isso pode causar um certo desconforto com a leitura se você não é tão familiarizado com o tema.

Tirando esse fato, é uma leitura agradável que prende a atenção e isso faz com que queria ler rápido para conhecer os desfechos das histórias. Recomendo!

Sanny 28/12/2021

Bom..
A Helena me incomodou muito quando mostra o passado e os seus pensamentos, mas sei que é o produto que o pai dela criou, não me liguei muito com os personagens, e achei que deram uma boa enrolada. Ex: a menina acha um corpo no fim do capítulo, e aí o próximo é contando a história da carochinha da vida da menina, isso me frustou durante a leitura. Mas é bom

Thay.Neves 24/05/2020

A filha do rei do pântano
A leitura é bem rápida, e gostosa. Tem vários flashbacks entre passado e futuro. Na minha concepção a história do passado é mais sólida, enquanto a do futuro é um pouco fraca. É um livro que surpreende e te deixa intrigada. Recomendo!!

Lua 07/06/2020

Muito bom! A escrita é muito envolvente! Assustador as coisas que o rei do pântano faz

pontes 27/01/2022

eu estava muito interessada na infância da helena, mas nem aí pra o que acontecia atualmente com os personagens

gostei que o pântano era como se fosse um personagem da história também

Jamily 15/07/2020

Bom?
Este livro me deixou dividida. Por um lado, acho a ideia da história muito boa. A temática é inovadora, a história é boa e tem uma estrutura excelente. No entanto, me vi tendo muita dificuldade em terminar o livro por conta da narratividade arrastada. A execução falhou um pouco, deixando a obra pesada até nos momentos eletrizantes. Mesmo assim, acho a leitura muito válida pelas questões levantadas de forma brilhante pela autora.

Nat Nat 14/06/2022

Nada do que eu estava esperando
Eu sinceramente, nem sei bem o que tava esperando, mas com certeza não era isso hahah

A personagem tem atitudes, sentimentos e pensamentos questionáveis e por muitas vezes problemáticos, mas que ao passar das páginas podemos compreender o pq.

O livro se prende muito ao passado, onde aconteceu os fatos para poder explicar o pouco do que acontece no presente, e quando digo pouco, pq realmente é pouco.

O livro não é ruim, mas também não achei nada demais (:

Chm_Henrique 31/05/2022

Péssimo!
Livro parado, enredo que não te prende final que já era esperado.... Não recomendo, escritora se perdeu legal!

Lavínia 12/08/2020

Interessante
O livro é narrado por Helena - como o título já diz, a Filha do Rei do Pântano -, e tudo que saberemos sobre a história será a partir dos olhos dela.
Helena é filha de um sequestrador com sua prisioneira. Ela contará coisas sobre sua infância, e sobre sua caçada ao pai que fugiu da prisão e ela é a única pessoa poderá captura-ló.
Muitas vezes, o livro me incomodou, pela admiração e amor que Helena sente pelo seu pai, mesmo com tudo que ele já fez. Mas a autora consegue fazer o livro funcionar bem para que a gente compreenda a relação que a moça teve com seu pai, que derivou o amor apesar da repulsa.
O livro tem pouquíssimos diálogos, a maior parte é narrando os fatos. Mas a autora consegue fazer com que o leitor queira virar à página para que possa descobrir o que o aguarda.

Rosana.Oliveira 24/07/2022

Adorei!
Gostei muito do livro. Uma história que nos prende até o final, além de nos trazer à tona muitos sentimentos.

Mari :) 21/08/2020

Surpreendente
Um livro que eu não via a hora de ver quando chegou. Por mais que eu não goste muito de best-sellers, esse me surpreendeu. Como grande parte de livros que já li, esse se encaixou perfeitamente no momento de minha vida.
Por mais que meu pai faça coisas erradas que eu nunca irei aprovar, eu ainda o amo, meu pai que me ensinou muitas coisas que só sei e aprendi por conta dele.
Foi um livro leve para se ler, mas que também pode ser Sombrio. Um final que tira do ar de tanta tenção mas nas últimas páginas te dar um suspiro de alívio, de uma história - que mais uma vez- o bem sempre reina.
Todos os dias eu rezo para que tudo ocorra bem em meu dia a dia e que meu pai crie consciência.
Apesar de seus podres, eu te amo pai!

Dani 13/09/2020

esse livro me deixou sem chão
Cara é muito difícil dar só 3 estrelas pra esse livro, porque o que ele me fez sentir foi de outra magnitude tlgd? Massssss vou explicar oq rolou KKKKKK

A filha do Rei do Pântano tem uma temática muito pesada e pode ser difícil de ler pra algumas pessoas (como pra mim por exemplo). Em alguns momentos, as descrições das crueldades que eram feitas pelo Jacob me deixava mal de verdade, senti ódio em tipo 90% dessa leitura, chorei em 50% dela, e descobri que sou muito sensível a ver pessoas sofrendo (kkkscr).

No começo do livro, até a metade mais ou menos, eu só queria terminar logo. Tava achando a narrativa arrastada, em alguns momentos nos capítulos do passado, eu pulava parágrafos inteiros porque nao aguentava maissss tanto detalhe desnecessário, e tava achando o suspense muito raso, a única coisa que tava fazendo eu continuar a leitura era a vontade de acabar. Até que, na terceira parte do livro + ou -, O LIVRO FICOU INCRIVEL. Tanto os capítulos do presente, quanto os capítulos do passado estavam me instigando muito, e eu não conseguia largar mais.

Esse livro me proporcionou uma avalanche de emoções, entre elas DOR, ódio, esperança, MAIS DOR, e foi isso que me fez gostar dele. É impossível não se colocar no lugar da Helena e sentir toda a confusão que passava na cabeça dela quando ela era menina. E ao mesmo tempo, você quer quebrar ela na porrada por ela não enxergar a maldade no pai dela, e venerar tanto ele. Só de imaginar o sofrimento que a mãe dela passou, me fez sofrer também.

Enfim, resumindo: esse livro foi agoniante, e ao mesmo tempo foi eletrizante. Adorei demais, e nao vejo a hora de sair uma adaptação cinematográfica dessa belezura. É um livro que realmente vale a pena ler, eu recomendo muito.
Cadu 13/09/2020minha estante
Ela faz a resenha dela ???

Cadu 13/09/2020minha estante
Perfeito amg parece ser muito bom mesmo, e eu não sabia que vai ter adaptação

Limão 02/10/2020

Ótimo
Adorei esse livro! Foi muito interessante ver o ponto de vista da criança em relação a família, lembrando que ela não sabia que a mãe estava em cativeiro. A ligação que ela tinha com o pai e como ela foi criada para sobreviver no pântano me fizeram pensar nesses tempos de pandemia, pois ela vivia confinada ao convívio do pai e da mãe, tudo o que aprendeu partiu deles. O ponto forte da narrativa, para mim, é ser uma mulher com tantas habilidades impressionantes, ela não foi criada para ser indefesa, pelo contrário! Isso enfatiza que a educação é capaz sim de moldar a pessoa.