Um Crime da Solidão

1) Depressão;
2) Suicídio;
3) Depressão Gay;
4) Cura.

1) A depressão pode acarretar em suicídios. A depressão, geralmente, surge através de fatores genéticos e ambientais. A depressão tira o doente sua energia vital. Desta forma, as coisas mais triviais como tomar um banho e lavar a louça se torna o trabalho mais difícil que existe. Infelizmente, poucos conhecem bem sobre a doença e a tratam com grande preconceito.

2) O suicídio é o ato final depois de muitas tentativas. Algumas motivações para o suicídio são: a depressão, problemas econômicos, álcool, opióides, solidão, falta de propósito, falta de energia para viver, homofobia, acesso a armas e desespero. O suicídio pode ter um ódio sobre si, uma falta de amor por si.

3) Os gays são mais vulneráveis à depressão e ao suicídio. Enfrentam mais dificuldades sociais e enfrentam muita homofobia. Sentem ódio de si, pois enfrentam a homofobia interna, que vem da criação machista e sexista da criação paterna e materna. A influência das Igrejas com suas repressões sexuais acabam por dificultar sua inclusão social.

4) Os remédios e o tratamento psicoterapêutico é essencial para a melhora do quadro depressivo. Infelizmente, muitos profissionais ainda não têm preparo para o diagnóstico correto para o tratamento é o trabalho de atendimento. Quem tem depressão, geralmente, enfrenta problemas cíclicos. Mas é possível ficar estável.

Ak 17/11/2021

Ótima reflexão.
Entendo que para algumas pessoas pode ser um gatilho porque assuntos assim são bem delicados de se tratar e cada um age, se comporta e recebe a informação de um jeito, mas achei bastante esclarecedor principalmente o capítulo "A depressão também é uma coisa com penas" onde Andrew conta histórias de pessoas que contaram suas experiências pra ele, e me identifiquei ao mesmo tempo que foi muito esclarecedor porque pensei que só eu me sentia perdida em relação ao que sou de verdade ou até que ponto deixei de ser por conta da depressão, ou se o que sinto e estou passando é apenas depressão ou preguiça? Creio que é um ótimo livro tanto para aqueles que querem entender e ajudar alguém que conhece e está passando por isso, quanto aqueles que estão passando pela depressão no momento.

Carla.Parreira 10/02/2024

Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio (Andrew Solomon). Melhores trechos: "...Depressão é uma doença da solidão, e a privacidade de um deprimido nada tem a ver com dignidade; é uma prisão... Uma vez decidido o futuro, pudemos viver plenamente o presente... É verdade que, em pessoas com tendência significativa para o suicídio, fatores externos podem deflagrar o ato, mas situações difíceis não costumam explicar por completo a escolha de alguém de acabar com a própria vida. As pessoas devem ter uma vulnerabilidade intrínseca; para cada homem que se mata quando é abandonado pela mulher, há centenas que não se matam ao passar pela mesma situação... Cinquenta por cento dos suicídios americanos envolvem arma de fogo. O controle de armas de fogo seria a forma mais rápida de reduzir suicídios nos Estados Unidos. fogo conseguem pôr fim à vida. O suicídio é, com frequência, um ato impulsivo e, se os meios não estiverem à mão, o impulso passa e as pessoas vão em frente e vivem bem... Suicídio se propaga na família. Não se sabe com clareza até que ponto é uma predisposição genética e até que ponto ter um pai ou uma mãe que se matou torna a opção mais prontamente disponível, embora as duas coisas sejam sem dúvida verdadeiras. O suicídio é o ponto-final de muitas depressões, mas inúmeras pessoas, apesar de agudamente deprimidas, não se tornam suicidas. Cometer suicídio requer um misto de depressão e impulsividade; a depressão em excesso é passiva, submissa e neutralizante. A dor pode ser intolerável, mas a perspectiva de tomar uma providência deliberada como o suicídio é esmagadora... Numa depressão a pessoa se sente tão totalmente destruída, tão pouco ela mesma, que isso pode levar a uma disposição suicida... depressão tende a ser cíclica. O episódio inicial com frequência combina uma vulnerabilidade biológica com um gatilho ambiental. Algumas pessoas são imensamente vulneráveis e ficam deprimidas depois de um minúsculo gatilho ambiental. Outras não são tão vulneráveis e precisam de um gatilho grande de fato para caírem em depressão aguda. Uma vez desencadeada a doença, chegase a um ponto em que, com ou sem gatilhos ambientais, a tendência é experimentar ciclos alternados de bem-estar e depressão... Vivíamos trocando de remédio. Mas eu apenas continuava afundando. Acreditava nos meus médicos. Sempre concordei que eu acabaria voltando ao normal. Mas não conseguia esperar. Não conseguia esperar nem mesmo o próximo minuto. Eu cantava para apagar as coisas que a minha mente dizia, que eram: ‘você nem merece viver. É uma inútil. Nunca vai ser nada. Você não é ninguém’. Foi quando de fato comecei a pensar em me matar. Na depressão, você não acha que colocou um véu cinza e que está vendo o mundo através da névoa do mau humor. Você acha que o véu foi tirado, o véu da felicidade, e que agora é que você está enxergando de verdade. Você tenta pegar a verdade e desmontá-la. E acha que a verdade é uma coisa fixa. Mas a verdade é viva e corre de um lado para o outro. Você consegue exorcizar os demônios de esquizofrênicos que acham que há alguma coisa estranha dentro deles. Mas é muito mais difícil com pessoas deprimidas, porque nós acreditamos que estamos vendo a verdade. Só que a verdade mente..."

Kelly 28/09/2023

Sobre Um crime da solidão
Eu sempre ouvi uma frase que diz, seja gentil com todo mundo, você não sabe pelo que as pessoas estão passando. E isso é uma grande verdade. Nunca se falou tanto em suicídio como atualmente e ainda assim não estamos preparados para lidar com pessoas depressivas. A grande verdade é que a sociedade é hipocrita e ponto, mas precisamos nos esforçar para salvar vidas. Se você está triste por qualquer razão ou conhece alguém e situação de vulnerabilidade, ligue para o cvv (centro de valorização da vida) 188.
Sobre o livro? As vezes eu me lembro que sou psicóloga e volto a ler algo da minha área rs. O autor conta um pouco sobre sua vida e de alguns conhecidos e celebridades, todos passaram pela depressão, alguns souberam lidar com isso, outros chegaram à conclusão de que morrer era a saída!

Teste de leitura 19/11/2023

Bacana, mas
Olha é um livro com a linguagem muito fluída, mas a obra é um compêndio de outras obras publicadas pelo autor. :(

Sarateni ðª 25/10/2020

bem interessante
para um primeiro contato com as obras desse autor, achei bem interessante o jeito q ele trata do assunto e das histórias q conta, gostei bastante e estou interessado em ler "o demônio do meio-dia" q é um livro mais completo sobre esse tema.

antonio.mms 09/07/2020

Leitura obrigatória pra quem deseja conhecer o lado mais angustiado da natureza humana!
Solomon aborda, com uma linguagem objetiva e poeticamente empática, temas que são tão onipresentes quanto demonizados nas sociedades: a depressão e o suicídio. A partir de relatos sensíveis próprios e de outras pessoas que vivenciaram esses males, o autor destrincha algumas relações íntimas que existem entre a humanidade e as sensações de desespero e desamparo. O livro instiga a esperança de que pode restar algo de bom após a queda: a vontade de buscar aprender com o ciclo [infindável] de recaídas. É também notável o modo como a obra mostra que a angústia não discrimina: perpassa as barreiras socioeconômicas, orientações sexuais, sucessos pessoais etc., trazendo exemplos que marcaram o imaginário popular dos últimos tempos.

Natália 10/02/2020

Curto, mas objetivo.

marcioenrique 29/11/2019

fala mais da depressão do que propriamente de suicidio...
...além de repetir vários trechos do demónio do meio dia, livro sobre depressão do mesmo autor.

Wellen 02/04/2023

Uma visão acessível sobre suicidio
Andrew Solomon escreve de maneira muito acessível, ao meu ver. Este livro me despertou menos gatilhos do que o seu outro título " o demônio do meio dia". Penso ser importante desmistificar a ideia de que falar sobre morte e suicidio leve a atos de auto-extermínio. Muitas vezes é podendo falar do que dói que percebe-se outras possibilidades.

Charilson 24/05/2023

Este livro merece 5 estrela pois aborda um tema muito preocupante e que muita gente está a ver mas finge não ver... É necessário muita coragem pra falar assim tão abertamente sobre suicídio...
Prémio para o autor

heyjcf 13/09/2021

Ótima leitura!
Em uma manhã li o livro tranquilamente. É de rápido entendimento, com uma escrita simples e completa. Trás vários e incríveis pontos de vista, fatos interessantes, dados de pesquisa, e é bem bacana. Não é um livro técnico nem científico é um público mais leigo consegue lê-lo sem problemas.

luadepaginas 10/04/2024

Eu esperava um livro com um pouco mais de base científica sobre o assunto, mas me deparei com relatos do autor sobre sua experiência e a de pessoas conhecidas. É uma leitura válida, mas não me entregou o que eu estava procurando.

Thiago.Milani 21/06/2020

Resumido
O livro apresenta dois casos ocorridos com o autor e depois uma divagação psicológica sobre os efeitos e possíveis tratamentos da depressão.

Cintia F. Leite 10/09/2019

Leitura emocionante e necessária a todos
Livro com poucas páginas, mas completo e objetivo. “Um Crime Da Solidão – Reflexões sobre o suicídio” não deixa nada escapar, você consegue lê-lo rapidamente e ter uma visão ampla sobre esse grande assunto obscuro. Podem ser dias curtos de leitura, porém serão intensos com direito a desabafos e revelações.

(…) ‘A depressão leva tudo que eu realmente gosto em mim, que, aliás, nem é tanta coisa assim. Me sentir desamparada e cheia de desespero é apenas um jeito mais lento de estar morta’.

Quem possui ideação suicida, ou seja, aquele que pensa, planeja e deseja sua própria morte. Quem viveu o suicídio de alguém querido. E até mesmo, a sociedade que é privada da real dimensão dos suicídios não revelados para não incitar mais ocorrências. Falar sobre suicídio é desagradável? Sim, mas necessário. Enquanto não olharmos para aquilo que nos assombra, não enxergaremos luz alguma e, mais casos como estes, tristes contidos no livro poderão ocorrer.

Para ler a RESENHA COMPLETA, viste melkberg.com !

1 | 2 | 3 | 4