Um Crime da Solidão

Um Crime da Solidão Andrew Solomon

Resenhas - Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio

1 | 2 | 3 | 4

joazevedom 09/12/2018

Precisamos falar sobre transtornos mentais
O suicídio é um tema complexo, pois nele reside o ato extremo de alguém que sofreu ao ponto de colocar um fim na própria existência. Contudo, Andrew Solomon consegue nessa reunião de ensaios humanizar essa prática ao ponto de levar o leitor a refletir sobre o ato extremo em si, bem como a dor por trás de tal ato. Nesses ensaios é possível perceber o trabalho dedicado de alguém que, ao sofre uma forte depressão, se colocou como um pesquisador do tema. Algumas vezes para superar as suas próprias dores, outras para tentar entender os motivos que levam algumas pessoas a conseguirem superar seus transtornos mentais e outras não. Através de relatos que vão desde o que o autor tem de mais íntimo na sua própria história, até a análise de suicídios "famosos", como da escritora Virgínia Woolf, Solomon nos convida a refletir sobre suicídio, depressão, ansiedade, tratamentos e mudança de postura com relação aos transtornos mentais. É preciso falar sobre isso para que assim possamos iluminar o caminho daqueles que já não enchergam um lugar firme onde pisar.
Uma das melhores leituras desse ano.

Caio 17/09/2021

Triste, analítico e anedótico
Esse livro é inevitavelmente um livro triste. Mesmo diante de uma tendência a romantizar situações como a depressão e o suicídio, nenhum dos dois é assim e esse livro é sobre isso. É sobre como as pessoas que se matam vivem em uma espécie de realidade paralela, cuja a percepção sobre si e a vida é fortemente distorcida. O uso de casos pessoais anedóticos experienciados pelo autor junto a textos sobre as recentes compreensões sobre as causas e possíveis soluções para essa calamidade pública, torna a leitura ao mesmo tempo melancólica e informativa. Não é a mais agradável das combinações, mas acho produz o resultado desejado: terminei a leitura mais sensível a dor alheia e consciente das minhas limitações e possibilidades...

heyjcf 13/09/2021

Ótima leitura!
Em uma manhã li o livro tranquilamente. É de rápido entendimento, com uma escrita simples e completa. Trás vários e incríveis pontos de vista, fatos interessantes, dados de pesquisa, e é bem bacana. Não é um livro técnico nem científico é um público mais leigo consegue lê-lo sem problemas.

Lisiane.Dutra 30/12/2020

Bonito
Um livro que trata a delicada questão do suicídio de maneira respeitosa e esclarecedora.

Gisa 31/10/2020

Excelente reflexão
O autor nos faz encarar uma realidade tão próxima e pouco abordada. Sem sensacionalismos, trazendo o assunto de forma clara e com diversos pontos de vista. Esclarecedor!! Super indico.

Thiago.Milani 21/06/2020

Resumido
O livro apresenta dois casos ocorridos com o autor e depois uma divagação psicológica sobre os efeitos e possíveis tratamentos da depressão.

@pedro.h1709 21/03/2020

Um crime da solidão.
Apesar de ser difícil encontrar um adjetivo ou uma locução adequada para caracterizar esse livro, "muito significativo" parece se aplicar bem.

Conheci duas pessoas que cometeram suicídio, apesar de não pertencerem ao meu círculo próximo de amizade. Não posso dizer o mesmo, entretanto, de pessoas que tentaram suicídio; pois estas fazem até mesmo parte da minha família; e é um grande choque descobrir que alguém com quem você conversou ou conviveu durante certo período, tirou a própria vida.

Como militar, reconheço que as pressões pessoais somadas àquelas relacionadas às profissões de segurança podem ser extremamente perigosas, apesar de não haver grande difusão destes riscos. O militar deve ser impassível, o policial destemido e assim por diante; e se não o é, então é indigno da função que desempenha. O mesmo pode acontecer com os mais religiosos quando ouvem que "a depressão provém do inimigo ou do demônio".

Talvez esses sentimentos de inadequação ao mundo somado à solidão tenham sido alguns dos motivos que fizeram com que um rapaz, que se formou comigo nas forças armadas, viesse a tirar a própria vida dentro das instalações de material bélico. Quantos casos chegaram ao meu conhecimento de soldados que tiraram suas vidas enquanto de serviço, ou mesmo em casa?

O livro menciona um estudo em que foram apresentados históricos clínicos, para profissionais de saúde, de pessoas que deveriam ser julgadas como portadores ou não de doenças mentais. Quando a frase "cometeu suicídio" estava presente nos relatórios, 90% foram avaliados com doenças mentais, enquanto que, quando não havia a frase, apenas 22% forma julgados dessa maneira. Isso revela o quanto é difícil fazer uma avaliação prévia da condição mental do indivíduo.

O trecho mais marcante para mim, trata-se da definição do psiquiatra Karl Menninger de que o suicídio requer o desejo de matar, o desejo de ser morto e o desejo de morrer. Ressalto, portanto, assim como abordado no livro, que não devemos manter a ideia errônea de que perguntar a alguém sobre o suicídio vai aumentar o risco, mas saber que, na realidade perguntar não só não aumenta o risco de suicídio como pode salvar uma vida.

Este é um ótimo livro para nos fazer questionar o quanto estamos atentos para compreender os sinais de aflição daqueles que nos rodeiam.

Cintia F. Leite 10/09/2019

Leitura emocionante e necessária a todos
Livro com poucas páginas, mas completo e objetivo. “Um Crime Da Solidão – Reflexões sobre o suicídio” não deixa nada escapar, você consegue lê-lo rapidamente e ter uma visão ampla sobre esse grande assunto obscuro. Podem ser dias curtos de leitura, porém serão intensos com direito a desabafos e revelações.

(…) ‘A depressão leva tudo que eu realmente gosto em mim, que, aliás, nem é tanta coisa assim. Me sentir desamparada e cheia de desespero é apenas um jeito mais lento de estar morta’.

Quem possui ideação suicida, ou seja, aquele que pensa, planeja e deseja sua própria morte. Quem viveu o suicídio de alguém querido. E até mesmo, a sociedade que é privada da real dimensão dos suicídios não revelados para não incitar mais ocorrências. Falar sobre suicídio é desagradável? Sim, mas necessário. Enquanto não olharmos para aquilo que nos assombra, não enxergaremos luz alguma e, mais casos como estes, tristes contidos no livro poderão ocorrer.

Para ler a RESENHA COMPLETA, viste melkberg.com !

Elo 11/06/2019

Lindíssimo e importante
O livro me deixou mal em alguns pontos, admito, mas o final tem uma visão positiva da depressão, não de que ela possa ser "curada", mas é possível levar uma vida normal, tendo momentos bons e se preparando para os ruins. Fiquei apaixonada na visão do autor.

1 | 2 | 3 | 4