Falsa Acusação

Falsa Acusação T. Christian Miller

Resenhas - Falsa Acusação

Brenda 17/05/2021

Bom mas cheio de gatilhos
Livro começa um pouco confuso com as histórias se misturando um pouco. É preciso prestar muita atenção pois há muitos nomes mas a história te prende a partir de um pouco antes da metade e até quem não tem nenhum tipo de trauma começa a ficar nervoso com a situação e as informações passadas no livro. Recomendo a leitura mas que seja feita com cautela pois o livro o tempo inteiro trata abertamente do tema estupro.

Kaah 07/05/2021

Ainda não superei o que li
Estava pensando ainda nesse caso que li, tô sentindo a mesma sensação que senti quando li Vox, queria distribuir pra todos ler, pra tentar ajudar a diminuir o quanto as mulheres são atacadas de todas formas, fazer homens entender, mulheres anti feministas entender (apesar de infelizmente não ter 100% de esperança que casos assim possa mudar algo nessas pessoas, já que a gente vê diariamente). Em Vox é sobre a Voz das mulheres ser caladas, contadas, controladas, nesse livro, sobre o seu mais íntimo ser invadido de uma forma mais brutal que possa existir para uma mulher, pior que isso, o seu relato de abuso ser questionado por dois homens que se dizem pra servir e proteger você.

Estou indignada que ainda possa existir tantos casos assim, esse questionamento, essa pressão pra uma mulher admitir que só quer chamar atenção. Marie foi muito forte, não sei como conseguiu passar por tanta merda que segundo ela, pode ter sido pior que o estupro em si.

Maria Eduarda 05/05/2021

Foi muito interessante acompanhar essa investigação, apesar de acabar ficando confusa diversas vezes pela quantidade de pessoas que aparecem neste livro.

Minha curiosidade se elevava nas partes onde contava sobre a vida e os pensamentos do criminoso, e também ficava muito revoltada com a negligência policial.

Os dados expostos nesse livro de vítimas que sofreram agressão sexual, denunciaram mas que acabaram voltando atrás por conta dos indagamentos policiais são enormes e podemos ver como muitas unidades de polícia são extremamente despreparadas para lidar com casos de estupro e atendimento a vítima.

Miry 30/04/2021

Esse livro foi sensacional
Muita gente pode reclamar que o livro é muito parado e as vezes chato, por causa da linguagem técnica policial, mas eu achei fantástica. Agitei muito de conhecer os procedimentos por dentro de cada investigação e meu ódio pela polícia estadunidense está lá no topo, eles são burros demais e se baseiam na opinião de pessoas de 1600, sem condições sabe!!!!

Vanessa 07/04/2021

Quanta humilhação uma mulher precisa passar para que acreditem que foi vítima de violência? O texto retrata a realidade de muitas mulheres que por vezes preferem sofrer caladas.

Paloma F. 01/04/2021

É uma história muito intensa de ler, demorei um pouco pra engatar, mas fiquei bem entretida na história

Desireé (@UpLiterario) 29/03/2021

Uma história real. Que te fará duvidar de tudo. (@upliterario)
Em um clima de thriller com documentário, conhecemos Marie, uma garota de 18 anos que passou a infância em diversos lares adotivos. Agora ela tem um apartamento só seu, um emprego, está prestes a tirar a carteira de motorista, tudo isso graças a ajuda do projeto Lader que auxilia jovens na mesma situação de Marie a terem sua vida própria. Até que Marie sofre o pior dia da sua vida: um homem invade sua casa e passa horas a violentando. Mas o pior ainda estaria por vir.
"Embora seja um dos crimes violentos [estupro] mais frequentes, não existe um consenso universal sobre qual é a melhor forma de combatê-lo."
Sua narrativa parece cruel demais, inverossímil. A polícia e conhecidos começam a duvidar da história de Marie até que ela retira a acusação e volta atrás em seu depoimento. O que apenas deixa a polícia local ainda mais irritada com as idas e vindas de seu caso e iniciam um processo penal de falsa acusação.
"A lei, por vezes, parecia não se importar muito com as vítimas."
Um livro denso, repleto de informações coletadas sobre casos de estupro nos EUA, seus números, suas vítimas e o descaso da população, da força policial e dos tribunais. Além de passar por um trauma, um crime horrendo, a vítima, muitas vezes, ainda precisa convencer a todos sobre sua história. Reviver o terror e torcer para que suas palavras sejam ouvidas.
Uma leitura dura que faz nosso estômago revirar. Um estuprador em série, vítimas desacreditadas, crimes indescritíveis. Estaria Marie mentindo desde o início?
"Aquele sujeito só apareceu aqui um dia e depois foi embora, mas nos seis anos seguintes ninguém acreditou em mim. Eu perdi minha família, perdi minha liberdade. Perdi uma parte da minha sanidade."
A netflix tem uma adaptação que estou bem ansiosa para assistir, mas recomendo fortemente essa leitura. É esclarecedora e deveria ser lida por todos.

site: www.instagram.com/upliterario

Evy 23/03/2021

Gosto muito! Toda a narrativa das investigações são muito boas e trazem bastante informações, e ainda tem emoção ao contar a história da vítima e as injustiças que ela sofreu após passar por algo indiscutivelmente terrível e lutando para superar tudo isso.

Apesar de ser um livro muito interessante, definitivamente o tema é triste e perturbador, ainda mais pensando que é, ou já foi, uma realidade para muitas mulheres.

??(a adaptação em série feita pela Netflix também é boa, mas o livro ainda me transmitiu mais emoções)

YasCiri 04/03/2021

Necessário...
“Falsa acusação: uma história verdadeira” é um livro dos autores T. Christian Miller e Ken Armstrong, e foi publicado no ano de 2018, deu origem a uma série da Netflix que se chama “Unbelieveble” (ou em português “Inacreditável”). Nasceu inicialmente de uma matéria intitulada “An Unbeliveble Story of Rape” e é baseado em uma história real, na qual ambos os autores estavam trabalhando, e foram encorajados a levar esse projeto adiante. Antes de falar a respeito da história abordada ao longo do livro, creio ser importante alertar que a obra pode ser uma fonte de gatilho, pois ao longo do livro é abordado o ESTUPRO, então se você tem a noção de que não consegue ler obras que abordam o tema não aconselho que leia ele, ou se pretende ler faça isso com cautela, respeitando seus limites.
A história é conduzida de uma forma que é possível perceber a existência de três focos narrativos e são eles: a investigação do caso de Marie, a investigação de outras vítimas em outros condados e um pouco da história de Marc O’leary, e por mais que pareçam ser histórias totalmente distintas elas se conectam. A narrativa é construída de uma forma bem interessante, que mistura partes de entrevistas realizadas com as vítimas, investigadores, o próprio estuprador, dentre outras pessoas que fizeram parte da história das vítimas. O que me chamou mais atenção foi a presença de tanta informação, tanto a respeito dos casos, e como eles foram conduzidos, como também a quantidade de informações que enriqueceram a narrativa.
Agora contarei um pouco da minha experiência ao realizar a leitura do livro. De início confesso que não fiquei muito presa a história, apesar de já saber como era por conta de já ter assistido a série, no entanto decidi não abandonar o livro, justamente por saber que é uma história importante, apesar de ser pesada e difícil de digerir, e que não deve cair no esquecimento, pois não se trata apenas de contar a história de vítimas de estupro, mas também uma forma de fazer as mulheres serem ouvidas e entendidas, pois sabemos muito bem que, apesar de já termos conquistado muitas coisas com a luta feminista, ainda há muito o que mudar. E creio que é exatamente isso que o livro faz, ao nos fazer enxergar que ainda somos subestimadas e ignoradas. Apesar do livro ter sido escrito por dois homens, acho importante ressaltar que os autores tiveram a sensibilidade de não apenas contar a história de mulheres que foram vítimas, mas também dar voz a elas, espaço para que contassem sua história, isso sem rebaixá-las.
Talvez surja um questionamento em sua mente de qual seja a relação do título do livro com a história em si, aparentemente ambos não possuem uma ligação muito direta, no entanto ao longo da leitura é possível entender o motivo da escolha desse título e da importância dele para a relevância da história, o que obviamente deixarei a cargo de vocês para descobrir.

Débora 19/02/2021

Impressionante
Um livro perturbador e emocionante, que te prende a cada página.
Uma história triste, que dói na gente saber que é um fato real, mas vale a pena a leitura.

Nat 15/02/2021

O que se pode escrever na resenha de um livro sobre o qual a sinopse já diz tudo e qualquer coisa que você escreva parece spoiler? Apesar de fugir de temas polêmicos nas minhas escolhas de leitura, este livro foi o mais atrativo na lista dos vencedores mais atuais do Prêmio Pultizer. Violência sexual, a questão do gênero, são assuntos que se discutem bastante hoje em dia, e o livro prende a atenção pela quantidade de informações, que mostram a quantidade de casos não resolvidos, além de mostrar o quanto o sistema ainda age de forma muito preconceituosa com as vítimas, na maioria das vezes as transformando em culpadas nesse nosso mundo culturalmente patriarcal. Fiquei curiosa para ver a série da Netflix (o episódio de Law & Order eu já vi e confesso que me deixou muito insatisfeita com o fim dele). 2021 mal começou, mas já posso afirmar que este foi uma das melhores leituras do ano.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/01/falsa-acusacao-t-christian-miller-e-ken.html

Jana 21/01/2021

Falsa Acusação
Ai, achei o livro mal escrito, arrastaaaaado demais, exagerado. A pesquisa foi bem feita, dá pra perceber isso, mas ficam dando um ar de dramaticidade muito exagerado. Para um livro com temas tão importantes, deixou a desejar. Poderiam ter explorado mais a questão da mente do acusado que diz muuita coisa é só no final é falado bem superficialmente, e aí em coisas mais banais, ficam dando detalhes desnecessários.

Aline.Sacramento 14/01/2021

Ótimo
É muito bom, fácil de ler, porém que ódio. Meu Deus que ódio. Realmente dá muita indignação. Mas gostei muito de explorar o que leva a sociedade a desacreditar a vítima. Sigo com raiva, não consigo dormir de raiva que me dá pensar no cara, na polícia....

Amanda Cabral 31/12/2020

Um livro para refletir!
É muito diferente ler sobre crimes tão frios feitos por uma homem totalmente fora de suspeita. Como uma vítima pode ser desacreditada pelo simples de não existirem tantas evidências e a má vontade de profissionais, que por sua também não eram bem treinados. O livro é incrível, não encontrei defeitos, somente parabéns aos jornalistas escritores.
Todos deveriam ler esta obra ?

"Pesquisas mostram que, quanto mais íntima a natureza do crime, mais as pessoas tendem a jogar o foco de sua atenção no comportamento da vítima, e é claro que não existe crimemais íntimo do que a violência sexual", explica Archambault.
Pág 92.

PS: cada pessoa reage de uma maneira, e neste livro, vamos entender muito bem.

Inspirações Literárias 30/12/2020

A única verdade real é a da vítima...
Neste livro encontramos um alerta poderoso sobre revitimização das vítimas de violência sexual. E o quanto ainda possuímos um sistema imerso em preconceitos e desqualificação das vítimas numa sociedade patriarcal.