Falsa Acusação

Falsa Acusação T. Christian Miller

Resenhas - Falsa Acusação

Mila 29/06/2020

Falsa acusação
Que livro.... no começo achei que não fosse gostar, achei muito pesado. Mas persisti, e concluo assim: livro maravilhoso, real e necessário.

Vanessa.Cristina 20/06/2020

Leitura impactante!
Ler Falsa Acusação foi impactante e estarrecedor! A leitura é fluída e apresenta muitos documentos e teorias que fundamentam a situação em que um estupro ocorre. Embora saibamos que estupro é real, ao ler o livro fiquei incomodada com o quanto ignoramos as vítimas ou "normalizamos" a cultura do estupro. É uma leitura necessária!

Queli.Bastos 14/06/2020

O preconceito com a mulher diante da acusação de estupro
Marie é uma jovem que finalmente está conquistando sua independência depois de anos sendo jogada de lar em lar adotivo. O que parecia ser um sonho vai se desmoronar após ela ser estuprada em seu próprio apartamento, além de lidar com o trauma de um crime inacreditável, ela vai se ver passando de vítima a acusada de um crime. Esse livro choca pelos detalhes e pela forma como a sociedade lida com a notificação de um estupro, e em como as mulheres são desacreditadas e pressionadas. Uma história real que expõe o preconceito e o sexismo, mas também mostra que há quem lute pela causa, que não descansa até obter as respostas. Simplesmente necessário essa leitura!

Beatriz 13/06/2020

Muito mais q uma história, um livro para esclarecer
Uma grata surpresa. Uma história de estupro, em que aborda os passos investigativos, as ferramentas desenvolvidas para casos de estupros, os preconceitos e estigmas desses crimes violentos e as estatísticas de forma esclarecedora a partir de um caso de falsa acusação.

Laura.Novelli 06/06/2020

Inacreditável
Excelente texto sobre a ocorrência verídica de uma série de estupros, em que uma das vítimas foi acusada de falsa acusação. Os autores fazem uma pesquisa minuciosa sobre todo o caso, com texto fluído e fácil de acompanhar, apesar do teor e da quantidade enorme de informações que sempre acompanha livros como este.

É particularmente impressionante observarmos, além é claro dos crimes de estupro em si, como pequenos detalhes podem distorcer tanto o resultado de uma investigação.

E, com mais inconformismo ainda, podemos testemunhar o quanto a falta de conexão entre as diversas polícias e também as regionalizações de municípios, estados e até países podem facilitar o cometimento de crimes em série.

Um livro para se reler de tempos em tempos, para que não nos fuja à memória tantos assuntos pertinentes e informações preciosas trazidas pelos autores.

mayara.marinheiromartinelli 17/05/2020

Um livro dolorosamente devastador sobre como as denúncias de estupro não são levadas à sério e como as pessoas da sociedade e encarregados de investigações levam mais tempo duvidando das vítimas do que gastando ele com investigações que poderiam levar os culpados à cadeia!! Ninguém duvida de vítimas de roubo e assalto!! Pq com o estupro tudo é tão diferente?

Pâmela Sampaio 13/05/2020

INACREDITÁVEL.
NOTA | 5.0

O livro é inacreditável. Em certos momentos, cheguei a me questionar se as informações eram, de fato, verdadeiras. E são. Duras e enfuriantes verdades. É doloroso pensar em quantas outras mulheres passaram pelo mesmo que Marie por causa de pré-conceitos seguidos de incompetência por parte da policia, e da sociedade, no geral.

É uma leitura necessária para se entender como o estupro ainda é tabu, e, principalmente, como mulheres são má vistas quando o reportam. O livro conta uma história que ocorreu nos EUA, mas não duvido que tenham muitas narrativas iguais as de Marie aqui no Brasil.

Agora vou assistir a série da Netflix para passar mais um pouco de raiva e desacreditar ainda mais no sistema judicial.

Aline Oliveira 13/05/2020

Inacreditável
Muito interessante. Apesar de ser meio cansativo de ler em alguns pontos devido à linguagem super técnica, é.muito interessante ver como uma.investigacao é conduzida. Por outro lado, é difícil pensar em tudo que a vítima passou.

csartoretto 04/05/2020

Vítima duas vezes
Nenhuma pessoa com o mínimo senso de justiça vai conseguir ficar imune a esse livro. Meu sentimento foi raiva, indignação e tristeza, ao constatar que as pessoas que deviam trabalhar a empatia são as primeiras a emitir julgamentos e onde deveria haver apenas escuta e investigação, existe desconfiança e desrespeito. A vitima sofre violência duas vezes e a segunda pode ser bem mais devastadora, por ter sua dor ignorada.
O que hoje chamamos cultura do estupro é muito mais antigo de que eu poderia supor e na realidade faz todo sentido, as histórias de bruxas estão aí pra provar que sempre tentaram silenciar, diminuir e utilizar o gênero contra as mulheres.
Existe uma pesquisa municiosa não só dos casos, mas dá origem histórica da hostilidade e desprezo com que são tratadas as vítimas de violência sexual, onde essaa vítimas são consideradas culpadas pela violência sofrida ou acusadas de serem interesseiras e vingativas fazendo uso da denúncia como arma contra homens considerados inocentes, vítimas dessas megeras sem coração.
Em 1670 podia fazer sentido esse argumento, embora não consiga entender, mas o que é inadmissível é que até bem pouco tempo esses tratados ainda eram aceitos nas cortes americanas.
Não foi uma leitura fácil, ver como os agentes da lei são influenciados por uma cultura
machista e misógina que não acolhe as vítimas e as transforma em culpadas, e constatar que ainda temos um longo caminho pela frente pra acabar com essas distorções.
Apesar de dolorido vale muito a leitura!

Lilian_89 02/05/2020

Pertubardor
Um livro baseado em fatos reais com descrições horripilantes que escancara uma realidade perturbadora em relação às investigações de crimes sexuais de estupro. O livro narra uma história real de uma jovem que denunciou um crime de estupro e que, em uma reviravolta aterrorizante se vê sendo acusada por aqueles que deveriam protegê-la de estar mentindo. A polícia não apenas não acredita na vítima como também a acusa de estar mentindo e move um processo contra a mesma pelo crime de falsa denúncia criminal. Abalada emocionalmente a jovem se vê sem saída e acaba por ser coagida a admitir estar mentindo o que acaba com seu psicológico. Tempos depois, o criminoso, que por não ser sequer investigado apropriadamente, comete o mesmo crime novamente vezes seguidas e acaba sendo preso. Somente após essa prisão o caso da jovem acusada de mentirosa pode ser provado por outros policiais, o que finalmente faz com que a garota possa seguir em frente após as humilhações sofridas.
Um fato perturbador é que isso não é um caso isolado, na verdade muitas vítimas de estupro e crimes sexuais se negam a realizar denúncias justamente por isso, o medo de ser desacreditada é enorme.
Uma leitura impactante e perturbadora e infelizmente real.

Jess 02/05/2020

Falsa acusação
O livro conta a história de uma jovem que foi estuprada e teve que lidar com policiais e pessoas próximas não acreditando nela, é realmente inacreditável que isso tenha acontecido. Além de ter sofrido o abuso, ter que viver com todo aquele trauma praticamente sozinha. Aborda o lado de todos os envolvidos, para entendermos qual foi a linha de raciocínio de cada um. O começo achei bem emocional, depois foi bem focado na investigação (dos bons policiais) e também conta um pouco da história (antiga) de como as mulheres sofreram como vítima do agressor e do sistema que deveria ficar do lado delas.

Andrea M 01/05/2020

Ver pra crer.
A leitura é densa e têm vários cenários por se tratar de um documentário. Parece ficção, mas não é... Muitos casos iguais também acontecem na justiça Brasileira, como outros que não estão relacionados somente a estupro.

Ingrid Guratti 10/04/2020

Uma leitura muito forte. Não é fácil ler sobre o assunto, ainda mais quando a vítima é acusada de ter mentido.
Mas vale cada palavra da leitura.