Falsa Acusação

Falsa Acusação T. Christian Miller

Resenhas - Falsa Acusação

Nilson 17/03/2020

PERSISTÊNCIA
Não fosse isso, uma injustiça ficaria eternizada. História muito interessante que deve se repetir com bastante frequência muito mais ainda em nosso País. Uma pessoa denunciar um estupro que alem de ser desacreditada corre o risco de ser acusada de fazer a policia perder tempo com suas invenções.
Estupros sao mais comuns do que se imagina e nem metade deles são denunciados por pura descrença das vítimas de levarem a sério suas denúncias. Bom livro

Riva 13/03/2020

É inacreditável!
É um daqueles livros em que você fica sem graça ao dizer que amou!
Esse livro estava na minha estante desde o ano passado, mas sempre que o pegava para ler acabava o colocando de volta na estante.
Resolvi encará-lo agora e, para a minha surpresa, descobri que já havia visto a série (documentário) e que havia ficado indignada com o que eu vi.
É raro eu ler um livro depois ter visto um filme e vice-versa.
Contudo, abro exceções para livros desse tipo, pois sei que o livro vai trazer informações relevantes (dados estatísticos, dados históricos, por exemplos) que não existem no filme.
Infelizmente, o caso dessa jovem não é único.
Policiais sem preparo para lidarem com um crime dessa gravidade (e, no caso específico, polícias íntegros, com mais de 20 de carreira, mas que atuavam em outras áreas); informações que não deviam ter sido levadas ao pé da letra, sem antes terem sido averiguadas; pressupostos do tipo, “nossa, ela nem chorou”, “ela saiu contando para todo mundo”, “o tênis estava simetricamente alinhado”; a crença - quase - inabalável de que a vítima do estupro não é tão vítima assim fizeram com que essa jovem vivesse um pesadelo por quase 3 anos.
É revoltante! É deprimente! É inaceitável! É cruel! É inacreditável!
Drica 13/03/2020minha estante
Só vi a série, mas gostei muito!

Drica 13/03/2020minha estante
Verdade, Unbelievable!!!!!! Só vi a série, mas gostei muito!

Riva 13/03/2020minha estante
É doido! Muito doido!

Luna 13/03/2020

Inacreditável!
É desesperador ler sobre o inferno que Marie viveu. Não é fácil ler tudo o que está escrito neste livro. Não é fácil saber que tudo foi real. Que aos dezoito anos de idade, após ter tido uma vida tão complicada, e mesmo assim nunca tendo desanimado, ela passou por um pesadelo como esse, sendo violentada não só pelo estuprador, mas pelo próprio sistema judiciário, que a agrediu de uma maneira ainda pior. Que destruiu a sua vida. Porque quando a polícia a tachou de mentirosa e o judiciário a processou, Marie passou a sofrer todo tipo de ameaça e acusação. Perdeu seus amigos, seu emprego, suas mães adotivas já não a queriam mais por perto, as pessoas das quais antes ela era próxima a olhavam com ódio, como se ela fosse um monstro. Todos os seus sonhos foram assassinados. E seu emocional ficou em ruínas. A depressão tomou conta, o medo intenso, a sensação de que nada nunca mais daria certo, que tudo tinha chegado ao fim.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/02/falsa-acusacao-uma-historia-verdadeira.html

Júlia Morales 05/03/2020

Falsa acusação
É um livro inacreditável e ao mesmo tempo cheio de pesquisas e informações.
A cada página parecia que eu estava lendo algo de ficção, mas quando os autores aprofundavam em suas pesquisas eu percebia o quanto isso ainda é tão real.
É uma leitura rápida, que só tem a acrescentar... Eu recomendo muito esse livro.
Quel Fagundes 14/05/2020minha estante
Tive a mesma sensação, precisei me relembrar muitas vezes que era real.

Júlia Morales 14/05/2020minha estante
Achei esse livro muito bom, mas muitas vezes, acho que por ter acontecido tanta merd* com a menina, parecia que eu não estava lendo algo real... Quando eles me lembravam que aquilo era de verdade eu ficava chocada, é muita cagada, da muita dó da menina.

Quel Fagundes 14/05/2020minha estante
Acabei de começar a ver a série sobre esse livro.... É impressionante!

Mih 18/02/2020

Impactante
Quantas Marie não estão perdidas por aí, guardando dentro de si toda dor física e emocional de alguém que sofreu um estrupo? Esse livro é o tipo de leitura que nos tira da nossa zona de conforto, não tem como não se colocar no lugar das vítimas e imaginar de onde elas tiram força pra sobreviver depois disso? Ao mesmo tempo em que acompanhamos duas detetives incansavelmente buscarem por justiça, vemos o descaso de pessoas que deveriam estar preparadas para dar o suporte nescessário as vítimas, sendo cruéis e fazendo com que a vítima se sinta culpada. O que mas vai te impactar nesse livro, é descobrir que ele realmente é baseado em fatos reais pois a medida que nos aprofundamos na história, vamos reconhecendo as vítimas da história, em pessoas próximas de nós que também sofreram nas mãos de um estrupador em série. Mas torcemos para que assim como no livro, haja pessoas dispostas a lutar incansavelmente por todas as Marie

- J 05/02/2020

Por favor, leiam as informações finais do livro!
Escrito por dois jornalistas investigativos, este livro conta a história dos inúmeros estupros praticados por um ex-militar e o modo como ele finalmente foi capturado. Passando por delegacias em que o tratamento às vítimas foi ultrajante (chegando ao cúmulo de acusar uma delas de comunicar falsamente o crime) e também por outras em que os esforços intermunicipais em conjunto foi o que levou à prisão do estuprador em série, o leitor depara-se com o incrível estudo feito pelos autores.

Quando vi que a série Inacreditável saiu na Netflix, precisei imediatamente começar este livro, que já estava na minha lista há tempos. Mas esse livro me surpreendeu de inúmeras formas. Primeiramente pela linguagem não muito apelativa do livro; mais como uma reportagem ou notícia mesmo. Nisso, entra também o fato de não terem os autores escondido detalhes que poderiam desacreditar as personagens. Outra questão que me chamou muito a atenção foi o estudo sobre a história das acusações de estupro e como a abordagem a esse crime foi se modificando com o tempo.

Em suma, é um estudo memorável igualmente sobre o descaso e a colaboração policiais. Sobre o feminismo e a resiliência das sobreviventes. E principalmente sobre a força de uma vítima falsa e precipitadamente julgada.

Luisa1033 14/01/2020

Inacreditável (Netflix)
Falsa Acusação é um livro de não ficção. Dois jornalistas juntam-se após descobrir que estão escrevendo sobre a mesma história: um caso de um estuprador em série. O livro lhe apresenta a história de Marie uma garota que foi estuprada e tem sua história desacredita e sobre uma queixa de Falsa Acusação; duas detetives do Estado Colarado que formam a colcha de retalho que é a investigação de dois casos de estupro que possuem as mesmas características e poucos dados do suspeito e o estuprador, toda a mente desse homem.
A escrita é incrível. O livro não é sensacionalista e procura não expor as vitimas mais que necessário mas, lhe apresenta todo o processo desde a chamada a policia, os passos da investigação, quem é o criminoso, como o processo seguiu a tribunal e dados estatísticos e históricos sobre estupro. Como a doutrina jurídica e como delegacias tratavam casos de estupro.

O tema é pesado e bastante forte as consequências de toda a história para os envolvidos. Ao mesmo tempo, o livro é um exercício de visão sobre um assunto sério e, infelizmente, tão presente no mundo.
Obs. Falsa Acusação é o livro que serviu de base para a série Inacreditável (Netflix). O caso é real e o nome do estuprador é dito no livro e é possível ver matérias sobre o caso e o rosto do criminoso na internet.
Obs2: O livro acompanha toda a investigação e todo o processo. As garotas foram estupradas então, se o tema for sensível não é a leitura ideal.

Erica 25/10/2019

A desconstrução de uma vítima real de estupro. “Aliás que estupro?”
Nunca passei por uma situação onde alguém duvidasse avidamente da minha honestidade, mas com certeza se isso acontecesse eu ficaria puta da vida, agora imagine você dizer para todo mundo que foi estuprada e as pessoas simplesmente duvidarem porque você não está sendo tão convincente e sua versão é contraditória, pois uma pessoa que acabou de ser violentada tem que fazer sentido, chorar bastante, tem que ser lucida e narrar o crime de forma gráfica e em mínimos detalhes pra polícia, afinal o que são as palavras “trauma”, “vergonha”, “choque”...? É algo de comer?

Eu acredito que deva existir acusações falsas de estupros, mas primeiro é preciso fazer uma investigação decente e não simplesmente duvidar só de olhar pra cara da pessoa, é absurdo julgar depoimentos de supostas vítimas com esse descaso todo, a impressão que dá ao ler o livro é que a polícia é vidente, preguiçosa e que em maioria dos casos é preciso ser uma policial para compreender uma vítima feminina. Absurdo!

Bom... deixando de lado minha indignação, o livro é muito bom, ele tem uma crítica forte e pesada em relação ao estigma que vítimas reais de estupro carregam graças a casos isolados de pessoas que mentiram que foram estupradas, ou seja, se você quiser que alguém acredite em você, tem que fazer aulas de dramatização em Hollywood com direito a indicação ao Oscar, porque simplesmente fazer uma denúncia e mostrar evidencias, não dá! É inacreditável, mas é a realidade que o livro mostra através do relato chocante de uma jovem que passou por essa discriminação, o que faz com que o estuprador cometa o crime uma, duas, três...várias vezes sem ser pego. Aliás que estuprador? Se todo mundo está mentindo (óooodio!).

A história é baseada em fatos reais e é narrada em forma de investigação, apesar de indigesta e triste, pra mim foi uma leitura indispensável com tema importante e necessário, a escrita também foi bem viciante. Recomendo bastante!

Patty 15/10/2019

Impossível não se sensibilizar!
Falsa Acusação: Uma História Verdadeira, nos apresenta a jovem Marie, que aos 18 anos foi vítima de estupro e ao dar queixa se deparou com a polícia e as pessoas mais íntimas de seu círculo duvidando da sua história e acusando a de estar querendo chamar a atenção. Paralelamente a isso, vemos a saga da detetive Stacy Galbraith e da sargento Edna Hendershot para conseguir prender Marc O'Leary, que violentou Marie e várias outras mulheres na região de Washington e no estado do Colorado.
O fato de ser uma história real deixa o livro bem atraente, mas o triste é saber que casos como o de Marie são comuns em pleno século XXI.
Que ainda exista um certo machismo na sociedade em achar que a vítima de estupro o provocou com seu tipo de roupa e/ou comportamento, já sabemos, mas é duro ver essa mentalidade em quem mais deveria apoiar e proteger essas pessoas em um momento de fragilidade.
Não sei como está estatisticamente no Brasil, mas os autores nos mostram que ainda é grande nos Estados Unidos o número de mulheres que deixam de denunciar a violência sexual por temerem não acreditarem em sua história e consequentemente, o que se pensará e dirá sobre elas.
Você pode dizer que esse é um pensamento arcaico, e é, mas é real e permeou o treinamento de muitos policiais até pouquíssimo tempo atrás.
É assustador ver a frieza com que Marc O'Leary tratava suas vítimas e a meticulosidade dele para não deixar rastros para a polícia conseguir identificá-lo.
Confesso que essa foi uma leitura que mexeu demais comigo como ser humano e principalmente como mulher, pois fica claro o quanto estamos a mercê de sermos subjugadas e ultrajadas tanto por pessoas como Marc O'Leary como por aqueles que deveriam nos proteger e cuidar de nós.
Infelizmente foi necessário o caso de Marie para a polícia de Lynnwood aprender a lição, mas até quando teremos que ver casos como esse?
Fica a esperança de termos mais pessoas como Galbraith e Hendershot, que por mais difícil e estranho que o caso pudesse parecer, não duvidaram e nem desistiram enquanto não chegaram no fim do caso.

Simone de Cássia 07/10/2019

Livros de enfoques jornalísticos costumam ser bons e esse aqui não fugiu à regra. O triste é o assunto do livro, os absurdos relatados, os traumas criados. A cada página, uma revolta. Bom livro.
Kah 07/10/2019minha estante
Tô assistindo a série a conta gotas pq dói ver aqueles absurdos...

Simone de Cássia 08/10/2019minha estante
Nem sabia que tinha série... vou ver! Obrigada pela dica! bjim

Drica 10/10/2019minha estante
Simone, gostei muito da série Unbelievable, Inacreditável

Simone de Cássia 11/10/2019minha estante
Adoro essas dicas de série! Brigadim, Drica. Saudades! Bj

Nana 10/09/2019

Revoltante!!!!
Ler sobre estupro é difícil! Quando o livro é uma história verdadeira é pior ainda, e quando você lê que além de estuprar jovens ele também estuprava mulheres com mais de 60 anos é muito revoltante.
Não quero dizer com isso, que estuprar jovens seja normal, é horrível, assustador, repulsivo e absurdo! E estuprar pessoas idosas é completamente inconcebível!

A história começa com Marie, uma jovem que passou anos sendo atendida pelo serviço social, foi adotada por várias famílias e quando completou 18 anos foi morar sozinha em um pequeno apartamento. Quando sofreu o estupro, as mães adotivas duvidaram que fosse verdade pois achavam que ela queria chamar atenção.Isso deixou a menina tão confusa que acabou mudando o depoimento e dizendo que tinha inventado toda a agressão.
Paralelo a isso, foram investigados uma série de estupros no Colorado, EUA, e com o empenho de ótimas policiais o estuprador foi localizado, preso e veio a tona a ligação dele também com o estupro de Marie, que já tinha até sido indiciada por ter inventado um crime para a policia. Assim foi comprovado que a menina tinha falado a verdade.
O livro é muito bom, com um trabalho fantástico de jornalismo que nos fornece um relato bem detalhado do estuprador e também nos mostra como são tratadas as vítimas de estupro, que na maioria das vezes tornam-se as acusadas, pois são questionadas e pressionadas até que acabam desistindo de dar queixa.
Um livro envolvente que nos faz pensar em como o ser humano é capaz de coisas tão absurdas. A mente das pessoas é um enigma!

Isa 07/09/2019

Falsa acusação, uma história verdadeira
Livro jornalístico excelente. Trata-se da história do estuprador Marc O'Leary que violentou diversas mulheres, jovens e também senhoras. Mas retrata principalmente a história de Marie, também vítima dele aos 18 anos, em 2008. Porém, como ninguém acreditou em sua denúncia, passou de vítima para acusada. Mais de dois anos depois, graças ao trabalho investigativo de ótimos policiais de diferentes localidades que juntaram suas provas, conseguiram não só prender O'Leary como provar que Marie falou a verdade. É uma história emocionante principalmente por saber que é real. Todos deveriam ler e ter conhecimento sobre esse assunto, que ainda hoje, é visto com desconfiança e indiferença pelas autoridades responsáveis.

Bruna 28/07/2019

Um tapa na cara da sociedade
Antes de mais nada: recomendo fortemente este livrão!
Agora posso falar sobre a leitura rs

Um livro de tema denso e de leitura que pode conter vários gatilhos, ou seja, se prepara porque vai ter descrições dos crimes e o ponto de vista "frio e calculista" do criminoso. Mas que apesar disso, é escrito de uma forma que eu não diria que "minimiza", mas que suaviza os acontecimentos como uma forma de respeito as vítimas e a nós, leitores.
É um trabalho primoroso feito pelos dois autores- jornalistas investigativos-, que além de darem uma aula de como é feita uma boa investigação jornalística, trás a luz um tema que ainda provoca arrepios em muita gente por aí: casos de estupros.
E os arrepios a que refiro-me não é o do crime ser hediondo (o que é), mas a forma como ele é tratado tanto por parte dos policiais como pela sociedade em um modo geral.
Quem nunca se deparou com uma matéria que tratava-se de um caso de violência sexual e que não tenha sido escrita/realizada de forma sensacionalista? Ou o descaso com que autoridades tratam alguns desses casos? Até mesmo, a vergonha e o medo que as vítimas sentem ao relatarem o crime e serem desacreditadas e marginalizadas por amigos e familiares!?

Neste livro de pouco mais de 320 páginas, encontraremos além do relato e dados do caso (estuprador em série que aterrorizou Denver e arredores), uma discussão sobre os preconceitos que giram em torno deste tipo de caso e todas as implicações que isso vem a ter quando se necessita investigar este tipo de denúncia.

Eu já falei que recomendo fortemente a leitura deste livro a pessoas que se interessam sobre este tipo de discussão? Para, também, aquelas que querem se aprofundar com dados sobre este tipo de crime e todo o preconceito que ronda sobre ele? rs

Obs.: Quer saber mais sobre o livro?! Vem comigo no Podcast "Papo de Biblioteca", disponível nas plataformas:
Google Podcast: encurtador.com.br/HIJO6
Anchor: https://anchor.fm/brucksoares

site: encurtador.com.br/amoCQ

Lídia Dias - @lendoquandoda 09/07/2019

Um trabalho incrível
O ano era 2008 e Marie, com 18 anos, tinha acabado de conquistar a tão sonhada independência. Após passar por diversos lares adotivos ao longo dos anos, sua vida parecia ter tomado um novo rumo. Com o apoio de uma ONG, tinha um apartamento para chamar de seu e a perspectiva de um futuro repleto de possibilidades. No entanto, os sonhos da jovem foram frustrados quando um homem entrou em seu apartamento no meio da madrugada e a violentou sexualmente em sua própria cama. Marie prestou queixa na polícia, mas por apresentar um comportamento ?fora do padrão? para uma vítima de crime sexual, seu depoimento foi desqualificado e os investigadores a coagiram a dizer que tudo não passava de mentira. Quando ela tentou voltou atrás, a trataram como criminosa. Além disso, Marie foi acusada de comunicação falsa de crime e praticamente todos que a conheciam acreditavam que ela, de fato, tinha inventado tudo.
Simultaneamente a história de Marie e as consequências do estupro negligenciado pela polícia, acompanhamos uma investigação realizada por duas detetives, de cidades vizinhas a da jovem, que acabam unindo forças e recursos quando percebem que vários crimes sexuais acontecidos nos últimos anos podem ter ligação. Em contrapartida, alguns capítulos mostram a visão do estuprador e como, quando e de que forma ele começou a cometer os estupros.
Os autores, T.Christian Miller e Ken Armstrong, são jornalistas do ProPublica e são vencedores do prêmio Pulitzer. Uma coisa que fez com que eu me demorasse na leitura é o detalhamento da vida pessoal das investigadoras e de alguns policiais envolvidos no caso, entendo que os autores optaram por contextualizar e enrobustecer o protagonismo desses personagens, mas achei desnecessário em alguns momento, o que não diminui a perfeição com que esse livro foi escrito.
Antes de ler esse livro, é importante saber que há passagens fortes, que podem ser consideradas gatilhos. Por outro lado, é um livro reportagem muito completo e foi escrito com base nos artigos de investigação policial e entrevistas realizadas durante a apuração. Como se trata de uma investigação policial, e muitas mulheres foram violentadas, é importante ficar atento aos nomes dos personagens, para não se perder. A obra traz à tona como as vítimas de estupro são tratadas com desconfiança e como a polícia ainda é despreparada para lidar com casos desse tipo.

@lendoquandoda

Ana 22/04/2019

Um chute no estômago
Para começar, não é surpresa que um ganhador do pulitzer tenha uma escrita impecável, mas a escolha da linha do tempo e a linguagem similar a de um romance traz fluidez ao livro que não perde nada para a ficção em termos de escrita e trama. O tema delicado do estupro não é espetacularizado para gerar desconforto, lágrimas nem nenhum tipo de reação forçada, pelo contrário, os autores abordam o tema com delicadeza, mas com a relevância necessária. As vítimas de crimes sexuais são vítimas do crime em si e do procedimento policial e jurídico no qual é preciso que se desdobrem para provar a violência cometida contra elas e reviver o crime diversas vezes na frente de policiais machistas e de um ambiente hostil, no qual este tipo de crime é muitas vezes relegado a um crime de segunda importância se comparado ao homicídio, e que traz à tona questões profundamente incômodas para a sociedade que ainda é, na sua grande parte, moralista e que não gosta de tratar esses temas na esfera pública. Achei particularmente incômoda a parte na qual a polícia e o judiciário possuem um tipo de vítima padrão que estabelece os parâmetros de credibilidade para se acreditar se o crime de estupro realmente ocorreu ou não. Os capítulos que trazem o ponto de vista do criminoso são de embrulhar o estômago pelos detalhes sórdidos e as tentativas de justificativa de um predador, mas também nos faz refletir sobre como poderíamos prevenir esse tipo de crime ao tratar esses criminosos sexuais desde o início, sem moralismos e de forma mais objetiva. Como romance policial o livro é de tirar o fôlego, acompanhar na mesma velocidade as descobertas da polícia de pistas aleatórias e crimes aparentemente desconectados por todo o território nos dão uma ideia melhor de como o processo investigativo funciona realmente e como as falhas de comunicação e compartilhamento de informações ainda impedem operações conjuntas e eficazes. Uma série será lançada ainda este ano no Netflix com base na obra, mal posso esperar.
Alex Nascimentto 14/08/2019minha estante
Qual vai ser o nome da série? Quando estreia?

Ana 17/08/2019minha estante
Unbelievable, prevista para estrear em 2019, mas sem data exata.