Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - VIDAS SECAS

Raquel 18/10/2023

Vidas Secas
A principal coisa a falar do livro é, NÃO TENHA RECEIO DE LER POR SER UM CLÁSSICO. A escrita de Graciliano Ramos foi simples, direta, capítulos curtos, trazendo termos regionais, que seriam as palavras "complexas", mas que nos ajudam a entrar bem na história.

É um romance de ficção, mas que está cheio de verdades. É possível que sinta certo desconforto e tristeza, ao comparar a sua realidade com a de Fabiano e sua família. Faz você pensar o quanto alguns "problemas" que temos são tão superficiais, se comparados ao esforço diário dos personagens para coisas tão essenciais do ser humano, como por exemplo ter água e comida para se manterem vivos.

Edição linda, história fluida e impactante.

Bia 07/10/2023

Muito bom mas a escrita é bem cansativa
Eu gostei do livro ele tem uma mensagem e uma crítica muito importante mas a escrita dele é muito cansativa, li por causa que a escola mandou mas foi um livro que me trouxe mais conhecimento, eu gostei

Vania.Cristina 27/09/2023

Entre a natureza hostil e a sociedade opressora
Estava devendo essa resenha... A história é aparentemente simples, mas tem enorme profundidade. A narrativa é fluída e sofisticada. Cada capítulo pode ser lido de uma forma independente (embora juntos tenham linearidade), o narrador é onisciente e a perspectiva muda de um personagem para outro, às vezes dentro de um mesmo capítulo. São poucos personagens e eles são universais, podem ser compreendidos em outros contextos, em outras partes do mundo, por isso alguns nem nome tem. É a história de uma família de migrantes nordestinos, sem posses, que vaga pelo sertão e às vezes se abriga trabalhando para outros. Na maior parte do tempo estão sobrevivendo, enfrentando uma natureza hostil ao extremo e uma sociedade que oprime, explora e ignora. Um ponto importante na obra é que os personagens não tem estudo, são analfabetos, e por isso estão mais indefesos. Sem o entendimento do significado das palavras não entendem o mundo, não conseguem se comunicar, e as coisas sem nome tornam-se misteriosas e intimidadoras. O casal de protagonistas se entende nos gestos, no silêncio e no companheirismo que um encontra no outro. O pai, Fabiano, sofre porque se vê menor, ignorante e sem perspectivas. Já seus filhos se sentem injustiçados mas curiosos em compreender o mundo e seus mistérios. As palavras às vezes assombram, outras encantam. Quem melhor se comunica na história é a cachorrinha Baleia. Cuidadora, afetuosa, inteligente, expressiva, proativa, é considerada parte importante da família. Dessa forma, os protagonistas humanos são animalizados, enquanto Baleia é humanizada. Fabiano é ruivo, não se identifica com os negros escravos, porque eles "pelo menos" podem ser "alforriados", mas também não se identifica como branco, porque essa é a cor de quem está no poder. Brancos são os donos do comércio, o patrão, os funcionários da prefeitura, a polícia, o soldado... Todos os que oprimem. O livro me remeteu a outros dois, um clássico e um contemporâneo: O Velho e o Mar, de Hemingway, onde a natureza é admirável mas também violenta e assustadora, enquanto que a sociedade abandona e ignora. E A Cachorra, de Pilar Quintana, onde a natureza é hostil, violenta, incompreensível, e a sociedade cobra da mulher o que ela não pode dar, e oprime, julga, abandona.

Marcos 19/09/2023

Um livro que mostra o mundo de opressão, de miséria, mas também do sonho de liberdade.
O livro se articula no problema do outro, todos os personagens tem seu ponto de vista de tudo que acontece. Vivenciamos o trabalho, a fadiga e os limites natureza e dos aspecto social. Mas todos tem sonhos, inclusive a cachorrinha Baleia.

Bruna 15/09/2023

Vidas Secas
Primeiro contato com algo escrito pelo Graciliano e acho que não poderia ter começado melhor... que história maravilhosa, virou um dos favoritos do ano!
Nathani 17/09/2023minha estante
é muitooo bom

Tati.Lima 17/08/2023

Com certeza, uma obra-prima...
Siiiiiiiiiim!!!!! Com toda a certeza uma obra prima da literatura brasileira! Não sei ainda quantos clássicos de nossa literatura lerei, mas com certeza, esse ornarará entre os favoritos. Principalmente por despertar diversas reflexões sobre relações humanas, a força do ser humano em tentar ver cor mesmo diante do sofrimento e profundas experiências vividas e sofridas. Essa obra foi publicada em 1938, e se mostra completamente real e atual. Todos deviam ler Vidas Secas. O livro é a cara do povo brasileiro, e mostra sem filtros, não só a seca nordestina, mas tbm a desigualdade social que, sempre atingiu o nosso país. Tudo no livro é profundo e mexe com a nossa emoção. Fabiano, um personagem maravilhoso. Mas preciso dizer q todo o meu amor, carinho e devoção, é da Baleia. A cachorrinha é fantástica. A cachorrinha com certeza sempre será uma das personagens mais marcantes e encantadoras da literatura tupiniquim. Um livro visceral, real e muito profundo. Eu realmente amei essa leitura.

Maria.Solar 09/08/2023

Brasil... Um retrato verídico
Inicio a resenha dizendo que, na minha opinião, este é o melhor livro nacional. Dentre vários motivos, a identificação com as personagens e toda a ambientação roubam a cena. Certamente, uma ótima representação do regionalismo, situando-se no sertão nordestino.
Em resumo (sem spoiler), acompanhamos uma família que vive no sertão e que, por conta do clima, precisam deslocar-se para alguma região mais "habitável" (pelo menos até que haja chuva).
Todos os fatos que acontecem e todos os problemas pelo qual a família passa são muito compreensíveis para nós brasileiros. Sendo assim, a identificação se torna natural.

Uma vez eu escutei um crítico comentando sobre o filme "Tropa de Elite" (2007) e ele disse que nós, somente nós brasileiros entendemos o filme com profundidade. Não por conta da linguagem ou gíria, mas sim pela nossa consciência de como as coisas funcionam por aqui (entendem?).

Em suma, o livro de Graciliano é repleto de momentos tipicamente brasileiros e situações que, por mais que não sejam habituais e corriqueiras, nós sabemos que acontece aqui (um bom exemplo, o êxodo sazonal e rural no Brasil).

Nota: 4,9

Ingrid Elen 13/07/2023

Gostei!
Mostra a realidade do sertão, onde há a pobreza, fome, falta de educação entre outras coisas.
A vida de Fabiano e de sua família era muito dura no sertão, e o que mais me pegou foi a falta de conhecimento dele, ele entendia que sempre era lesado pelas pessoas mas por conta da falta de entendimento não sabia como argumentar que tinha algo errado.
O que não dei nota 5 foi por conta de algumas palavras eu não entender por conta da época que foi escrita.
Mas gostei e aaaaah que dó da dogzinha Baleia ?

dygxyq0m1ylc 12/06/2023

Na minha opinião, este livro é um dos mais marcantes de Graciliano Ramos, faz uma crítica à condições de miséria, descaso social e exploração humana, um livro de grandes ensinamentos e mobiliza o leitor a cada capítulo. Vidas Secas não é apenas para se sensibilizar com a estória, o livro deve levar o leitor a refletir sobre a dura realidade do sistema que vivemos, a opressão do homem contra o homem.
Uma coisa que devo destacar foi a linguagem que o Graciliano Ramos usou durante o livro, foi um estilo de escrita seco, direto e de poucas palavras. Eu, particularmente, achei bem peculiar essa escrita e muito original, porque ele usa expressões nordestinas de uma maneira formal e seca (eu achei genial). A escrita combinou com a seca.
Este livro é revolucionário, pois foi produzido na época da Ditadura Militar no Brasil e até contrabandearam seus livros pela América Latina. A militância de Ramos é objetiva, um perfil intelectual que nunca se inclinou à literatura panfletária. Vidas Secas foi um grito de liberdade, expôs a faceta "escondida" das condições precárias e da exploração do homem no Brasil (especificamente, no Nordeste).

Marcelo 12/06/2023

O livro é um marco da literatura brasileira, e com razão, ele trata o assunto de uma forma perfeita, e com certeza merece o sucesso que tem.

Cíntia 07/06/2023

Nada mudou
Vidas secas narra a história de Fabiano e sua família, a peregrinação dessa família para fugir da seca e da fome que assola o nordeste brasileiro.
O livro foi escrito há 85 anos, porém quase nada mudou, ainda vemos os mesmos problemas abordados no livro nos dias de hoje.

Ramon 01/06/2023

Com prefácio de Benjamin Abdala Junior (USP), tanto o leitor de primeira viagem quanto o reincidente aprendem como entrar no cenário hostil de Vidas Secas. Vê-se de perto o processo e a ótica desumanizadora do homem sertanejo flagelado pelo capitalismo pós-colonialista. Ao mesmo tempo que, ironicamente humanizada, nos apegamos ao personagem mais icônico da cultura literária nordestina: a cachorra Baleia, que nos arranca muitos momentos de genuína compaixão mas também de muitas lágrimas não só por ela, mas por todo o contexto sufocante do sertão.

É possível encontrar essa obra em várias línguas, incluindo inglês e francês.

Matheus 28/05/2023

Comovente
Finalizada a leitura dessa obra-prima da literatura brasileira. Já esperava uma história comovente de uma família sertaneja. Porém, a experiência foi muito mais marcante e reflexiva do que o esperado.

Publicado em 1938, o romance narra a história da família de Fabiano, composta por ele, sua esposa Sinhá Vitória, seus dois filhos pequenos e a cadela Baleia. A trama se desenrola no sertão nordestino do Brasil, em uma época marcada pela seca e pela pobreza extrema.

Uma das principais características da obra é a linguagem seca e direta utilizada por Graciliano Ramos, que reflete a aridez do ambiente em que se passa a história.

Através da história dessa família, Graciliano Ramos nos apresenta uma crítica social contundente à realidade do sertão nordestino e à desigualdade social no Brasil. A falta de oportunidades, a exploração dos trabalhadores rurais, a fome, a seca implacável e a falta de educação são retratadas de maneira realista e impactante.

Além disso, "Vidas Secas" aborda temas universais como a solidão, a alienação, a luta pela sobrevivência e a desumanização. A obra também traz reflexões sobre a condição humana e a capacidade de resistência diante das adversidades.