Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - VIDAS SECAS

Belluci0 09/05/2023

Definitivamente um clássico.
Vidas secas de Graciliano Ramos é um livro que trás uma visão pouco explorado nos livros atuais, gosto bastante de sua escrita. Entretanto, o livro não me prendeu como du esperava.

Rosangela Max 01/05/2023

O retrato de uma família forjada pela miséria.
Uma história profunda sobre a vida de uma família itinerante que sofre com os longos períodos de seca, sobrevivendo em um estado de extrema pobreza. E que sonha com dias melhores que parece que nunca chegam.
Apesar da história ter um cenário específico, acho que ela retrata bem a vida da família brasileira que vive na miséria, independente da região em ela more. É uma vida de luta interminável e de constante perda.
A escrita de Graciliano Ramos é simples e direta, mas forte ao mesmo tempo. Assim como seus personagens.
Recomendo a leitura.
Jhaze 02/05/2023minha estante
Nossa esse livro ainda existe?!?. Tem mais de 30 anos que li... até acho que devo reler novamente algum dia, pra ver se com a experiência de vida que tenho hoje muda alguma perspectiva no impacto da história...

Rosangela Max 02/05/2023minha estante
Existe sim. Os grandes clássicos são eternos! ?

Jhaze 02/05/2023minha estante
É verdade...os clássicos nunca morrem!

pedronardelli534 14/04/2023

Vidas secas
Simplesmente maravilhoso. o graciliano descreve com perfeição a dificuldade vivenciada pelos personagens e o que acontece no psicológico de cada um. apesar de a maioria dos capítulos trazer pouca ? ou nenhuma, em alguns casos ? ação, eu não achei arrastado pela maneira com que ele consegue desenvolver a psicologia da família perfeitamente.

?As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.?

Diogo Crema 12/04/2023

Uma triste realidade
Uma tsite realidade, 80 anos após este conto de Graciliano Ramos.. pouco mudou, a vida dura do sertanejo...
O sonho com a cidade... E a mais triste realidade encontrada os centro urbanos... porém agora sem preas para serem caçadas...

Maria8300 01/04/2023

Desgraça atrás da outra
Não é uma leitura pra qualquer um, MAS CARAMBA. Quando vc pega o ritmo o livro torna as desgraças poéticas.

Você vai conquistar o mundo, Fabiano.

Cecilia 25/02/2023

Dolorido
Quando li a 1° vez foi na escola, de todos que mandaram ler foi meu favorito, mas nessa releitura percebi que na época eu não tinha entendido nada, mas me identifiquei. Não com a dor, mas com a luta pra sobreviver. É uma história que dá vontade de julgar, mas não há espaço pra isso. Marcante e mto dolorido com um final esperançoso.

Rafahcasti 23/02/2023

Ecô, ecô!
Facilmente um dos meus nacionais favoritos. Muitos criticam a escrita do autor, mas ela é exatamente como gosto. Profundo, crítico, realista, descritivo. Animalização x Humanização. Baleia vive dentro de nós!

marcosandrade.e 21/02/2023

Graciliano Ramos escreve em Vidas Secas uma realidade triste comum à muitas pessoas desse Brasil: a de miséria, precariedade e fome.
Uma leitura necessária, interessante e uma obra incrível.

lendoeuconto 29/01/2023

Tão contemporâneo
Tão Brasil, tão distante da metrópole, de cidades onde o dinheiro circula, tantos Fabianos em cada canto desse país que tem tanta história semelhante para contar. Leitura necessária.

AndrAa 10/01/2023

Sonhos...
Qual é seu sonho? Vamos me diga, para Fabiano o seu sonho era ser um Homem, para sinhá Vitória uma cama com lastro de couro, para o filho mais velho o conhecimento das palavras, para o filho mais novo ser igual ao pai e para a cachorrinha Baleia um mundo cheio de preas.
Em Vidas Secas de Graciliano Ramos acompanhamos Fabiano e sua família em busca de dias melhores fugindo da seca do nordeste e com seu instinto de sobrevivência passando por diversas situações que mexem com o leitor. Passamos a acompanhar cada personagem e seus conflitos, vemos um animal se humanizar, e humanos se transforma em animais devido às circunstâncias.
Lendo esse livro lembrei das histórias da minha vó, dos contos do meu pai, vislumbrei cada cena, ri chorei, sofri, mas tbm sonhei com Fabiano e sua família.
??????????????

joy 10/01/2023

?Vidas secas? é um convite para analisar diferentes cosmovisões e realidades distantes da nossa. embora durante o período escolar e acadêmico estudemos sobre desigualdade social, êxodo rural, evasão escolar, entre outros, nunca somos introduzidos ao lado humano e emocional das pessoas que vivem estas situações. durante o livro, conseguimos entender um pouco do universo familiar (que é a história real de tantas), e como os personagens demonstram amor de maneira diferente. não são as palavras que configuram o ?sentir? dos personagens, mas suas atitudes e esperança em sempre buscar o melhor uns para os outros.

Anna Paixão 07/01/2023

Atemporal
Vidas Secas foi o primeiro livro considerado clássico escolhido para minhas leituras de 2023.
Há algum tempo venho ensaiando a leitura dessa obra e por um motivo outro acabava sempre deixando para depois. Quando encontrei essa edição comemorativa à venda foi como se surgisse um clique.
Graciliano brilhou com a escrita da obra. Que história comovente, real e sensível nos detalhes da realidade em que a família de Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorrinha Baleia, e aqui abro um adendo para a importância de Baleia para a história, precisam enfrentar na seca cruel que assola o sertão.
Um ponto positivo, entre muitos, que eu não poderia deixar de citar é o tipo de narrador presente na história, que permite com que a experiência de leitura seja ainda melhor.

Maick 20/12/2022

Vidas secas
Uma leitura maravilhosa onde se compreende a vida de uma família que convive com hábitos(linguagens) próprias entre si,enfrentando a cada dia os impactos impostos a cada um .

OssosDePapel - Instagram 28/11/2022

Eu me sinto estranho quando gosto de algo que me faz sofrer, e foi assim com esse livro. Especialmente com o capítulo Baleia, uma das coisas mais tristes que já li na vida. A personagem, sem dúvida, me marcou para sempre.

Confesso que a princípio a objetividade da escrita me assustou. Achei direta demais. Porém, à medida que avançava na leitura, ia captando a sensibilidade do autor e percebendo que a dureza do texto não só era condizente com a história, como também a deixava mais imersiva. Desse modo, o leitor pode sentir a hostilidade do universo que cruelmente exaure a família de retirantes

Entrar nas mentes simplórias (só que não) desses sertanejos, e até mesmo na da cachorrinha, foi uma jornada psicológica dolorosa. Recomendaria como exercício de empatia para muita gente.