Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Letícia Azevedo 30/04/2024

O livro é um clássico, gostei muito, mas um pouco lento, no todo senti falta de um pouco mais de interação do casal principal.
Passei toda a parte da Lydia revirando os olhos, ela e a mãe poderiam dar as mãos e sumir que eu não sentiria falta, amei o pai, as interações entre ele e Lizzie eram as melhores

Nathalia1005 30/04/2024

Não sei porque demorei tanto pra ler esse livro, é muito bom. Eu tive um pouco de dificuldades e demorei pra ler por ser uma escrita meio antiga, e também achei que faltaram mais interações entre o Darcy e a Elizabeth, mas por ser uma romance antigo relevei.
Tirando isso é muito bom.

Patricia Kessler 30/04/2024

Obra prima
Ao reler encontrei muitos detalhes que acabei esquecendo, e assisti ao filme para encontrar as diferenças entre a obra e a película, esse livro não tem a escrita atualizada, por isso leva um pouco mais de tempo para ler

Sara 30/04/2024

Um casal muito de dois orgulhosos e preconceitusos
Personagens:???
História:???
Fluidez:??
Plot:?

Eu achei bom, mas eu esperava mais, e não tanta enrolação, acho que romance de época não é muito a minha vibe.

Kaillanyviih 30/04/2024

Jane Austen é um caminho sem volta
Já quero dizer que eu simplesmente amei ler o livro, foi uma experiência incrível, ainda mais que esse é o meu primeiro livro clássico e sai completamente apaixonada tanto por clássico como pela Jane Austen, já quero ler os próximos livros dela. Eu dei 4,5 estrelas pro livro, achei que o começo do livro é um pouco lento e confuso, até você se acostumar e se apegar aos personagens. Não é um livro que tem muitos plots ou super movimentado mas vale muito a pena ler e a escrita achei algumas palavras difíceis de entender ou diálogos mas por ser um clássico não tem como correr disso. Eu já tinha assistido o filme antes e já era apaixonada pela história e o casal, mas depois de ler o livro fiquei mais ainda, achei incrível a química do casal e a história como foi se desenvolvendo. A evolução dos personagens também é principalmente sobre o Darcy que fica um mistério sobre a personalidade dele e você sai apaixonada pelo os outros lados dele que ele vai mostrando aos poucos. O romance eu amei, mas queria ter tido mais cenas dos dois juntos e com mais detalhes de cenas e principalmente no final que queria ter visto a vida deles juntos e não teve aprofundamento nisso e demorou bastante pra acontecer o casal, mas valeu a pena. A cada mínima interação deles eu tava pirando e a química é de milhões de verdade e muito apaixonante. Enfim amei o livro e com certeza vale a pena ler, e vou querer ler mais clássicos e livros da Jane Austen e esse livro já ficou muito importante pra mim esse ano, porque tava em uma ressaca horrível e lendo bem pouco e devagar e esse foi o meu primeiro livro do ano lido e to muito feliz que consegui voltar a ler mais ativamente e ainda mais sendo um livro clássico que é mais difícil e com muitos capítulos. Mas é isso leiam orgulho e preconceito não vão se arrepender. Fiquem com a declaração de milhões. I LOVE YOU, MOST ARDENTLY AAAAAAA
Nicoly. S 30/04/2024minha estante
como uma leitora viciada em Jane Austen eu digo: Leia Persuasão, não vai se arrepender
Quando terminei Orgulho e Preconceito fiquei sofrendo achando que nenhum livro da Jane seria tão bom, mas Persuasão ganhou meu coração

Kaillanyviih 30/04/2024minha estante
nossa que legal, persuasão tá na minha lista pra ler. Já to louca pra começar uma hora, ai vai ser difícil me desapegar de orgulho e preconceito como livro favorito dela kkkk

Victor225 29/04/2024

Pride & Prejudice
Jane Austen, com sua refinada ironia e perspicazes observações, baila por entre os jogos de aparências e interesses da aristocracia da época. A renomada abertura, "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de uma boa fortuna está em busca de uma esposa.", como diz Eagleton, não apenas antecede o que está por vir, mas apresenta de forma sucinta a racionalização feita pelas personagens, a fim de que suas ações, não importa quão rebaixantes, sejam, então, vistas como parte natural da vida.
O caráter enigmático de Mr. Darcy, primeiro tomado como um homem orgulhoso e indiferente, toma-nos a curiosidade por toda a trama. Quais são suas intenções? Que esconde por trás do suposto "orgulho"? Tudo o que pensamos saber dos personagens prova-se incompleto, inexato, errado.
É de se notar também a habilidade de Austen em compreender os comportamentos humanos, as motivações escusas, os sentimentos repulsivos que são disfarçados por bons gestos. Há, por trás de toda ação, sentimentos e razões ignoradas, às vezes, pelo próprio agente. Mr. Darcy, por exemplo, impossibilitado de ver seus erros de conduta, engrandecido desde o berço, confessa seus sentimentos para Elizabeth sem jamais cogitar uma recusa. Vê-se enganado. Mas é a partir deste ponto que passamos realmente a compreendê-lo, e nos deliciamos com sua vontade de desfazer todos os nós de seu passado, ao passo que tenta reconciliar sua relação com Elizabeth. E que jogo de vai-e-vem se desenrola! Elizabeth é inteligente, compreende profundamente a natureza humana e cogita todas as possibilidades. Diferente de todas as mulheres que facilmente cairiam nas graças de Mr. Darcy, ela o confronta. Que maneira melhor de se destacar, qual maior forma de tornar-se atraente?
E o que falar de Mrs. Bennet? Nada a interessa mais do que casar suas filhas. Não importa quão ausente de escrúpulos seja o futuro marido, quão faltoso seja, tudo é esquecido em um instante, e substituído pela risada alegre de uma mãe que vai em breve ver a filha casada. Sem dúvida seus comportamentos escandalosos, sua "falta de miolos" e sua rápida aceitação de alguém que garantirá a infelicidade da sua descendente hão de arrancar risadas.
Minha primeira obra de Austen. Já estava deprimido por tanto tempo sem ler literatura, e que escolha acertada! Um clássico certamente merecedor de tal título.
letAcia1104 30/04/2024minha estante
esse livro de fato é maravilhoso! otimas as suas observações

MairêCarrion 29/04/2024

Envolvente (pelo menos a segunda parte kkksks)
Então? é bem complicado dar uma nota para esse livro porque li metade, parei, e meses depois retomei a leitura. E complicando um pouco mais, a primeira metade do livro lembro de ter sido uma leitura cansativa onde nada acontecia ? a n ser gente fofocando e supondo coisas, é claro ?, enquanto a segunda parte eu voltei com tudo, li rapidinho, n foi uma leitura nenhum um pouco cansativa e pareceu que as coisas andaram mais, tanto em acontecimentos quanto em conflitos internos dos personagens, me envolvi com eles e tive vários surtos, foi uma leitura muito gostosa e >>divertida

esther.crisrocha 29/04/2024

De um livro que eu tinha muito preconceito em ler, orgulho e preconceito, acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida.
Não tem como não amar esse livro, ele tem um casal que se odeia no início e acaba se apaixonando, críticas a sociedade da época, personagens bem construídos.
A narrativa desse livro é ótima, como Jane faz críticas a sociedade, mostrando como várias coisas da época que se passa o livro muitas vezes eram grandes bobagens e ela faz isso utilizando os próprios personagens.
A construção dos personagens também é maravilhosa, chagando a parecer que são pessoas reais, com suas falhas, acertos, preconceitos, orgulho, etc.
E outra coisa interessante no livro é que ele não é só focado no casal principal, mas em toda a família Bennet e como cada irmã é diferente da outra e como elas vivenciam o mundo a sua volta.
Falando do nosso amado casal principal, Elizabeth e senhor Darcy, que casal é esse, não tenho palavras para poder descrever o quanto amo eles. Toda vez que leio esse livro me apaixono cada vez mais por eles. Cada farpa trocada por eles, e o romance construído gradualmente e sem ser o grande enfoque dos livros. Adoro a forma que o senhor Darcy se declara para Elizabeth, ele fala sem deixar nenhuma dúvida dos seus sentimentos por ele.
Outra coisa que acho divertido nesse livro são as viagens que os personagens fazem durante o livro. Eles simplesmente vão para os lugares e passam meses longe de casa e não se preocupar como estão as coisas em casa.
Esse livro é uma dos meus preferidos quando se trata em poder dar uma olhada ao passado.

notopodomundo 29/04/2024

Completo
Amei todas as reviravoltas deste livro. Amo também que não é somente sobre Elizabeth e Darcy, mas sobre a família Bennet. Gosto de livros com várias histórias. Amei o desenrolar do amor entre os dois. E gostei muito de conhecer todos os personagens. Jane Austen foi muito visionária.

Fairyt 29/04/2024

Simplesmente Jane
O livro tem uma personagem feminina muito. Frente do seu tempo e o seu par romântico é um rico antipático com um ótimo desenvolvimento.

Mainara Bovo 29/04/2024

Romance e época resumem
Eu gostei muito da história de romance que é muito bem desenvolvido, a construção do sentimento dela por ele e tudo o que ele enfrenta pra conquistar o amor dela é muito lindo, mas acho que eu gostaria mais se vivesse naquela época, achei a leitura muito cansativa e floreada, se estendendo em coisas que não precisavam.
A história da família dela (mãe e irmãs) me irritou muito pela falta total de sensibilidade e civilidade com as pessoas que mais as amam, porém por mais que seja injusto não quer dizer que não exista né.
Ainda gostei muito do livro, mas não tenho vontade de ler outros de 1770.

Lopes74 29/04/2024

Um clássico
Jane austen inventou o enemies to lovers com esse dois.
É uma escrita difícil e creio que foi por isso que demorei tanto para ler.
Porém lizzy e darcy são O casal.
Jane Austen foi gigante quando pensou neles

??????

Jub00p 28/04/2024

Sou a maior viciada em orgulho e preconceito.
A sensação que esse livro trás é inexplicável, ele é o filme são meus xodós.
(Sou doida para comprar o livro em si ?

alessa_fragnello 28/04/2024

Perfeitamente Instigante e Confrontadora Leitura
É preciso dizer primeiramente que ao recomendar a leitura deste livro, recomendo antes uma autoanálise minuciosa, a fim de despir-se o leitor de qualquer preconceito. Preconceito esse com relação aos fatos narrados e falas tão francamente ditas pelos personagens.
Ouvi muitas críticas infundadas a esse respeito. Saliento que a presente obra foi escrita em uma época distante da nossa. Portanto, é natural que cause certo choque, estranheza e até mesmo julgamento, como em muitas páginas me vi expressar. Corrigi-me nessas situações lembrando tratar-se de uma ímpar cultura com seus valores e juízos singulares a época.
Dito isso, destaco também a primorosidade da autora ao enredar e cativar, construindo a narrativa de tal forma que, os personagens, ao refletirem sobre as razões por traz de suas opiniões ou atitudes, convidam o leitor a semelhante reflexão.
Senti-me confrontada em diversas ocasiões. Creio que todos estamos sujeitos a fazer juízos incorretos em determinadas situações.
O que de fato me surpreendeu foi quando, ao julgar os personagens por suas ações impensadas ou opiniões pouco realistas e infundadas, me encontrei em seu lugar.
Quais são as motivações que nos levam a ter essa ou aquela concepção sobre as pessoas? É a forma como se dirigem a nós? É fruto de nossa vaidade e orgulho?
Seguramente, uma das falas mais intrigantes desse livro foi a de Elisabeth, quando confessou:

"Eu não teria dificuldade em perdoar o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu".

Beatrizgo042 28/04/2024

Com certeza o livro possui muito mais detalhes e também cita eventos que ocorreram em lugares diferentes ao do filme. Mas achei muito interessante já ter visto o filme antes e ter lido o filme depois, pois é possível imaginar os atores do filme vivendo todas as cenas do livro e acho que isso dá um toque a mais, se o leitor foi, assim como eu, cativado por eles.