O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Léo 28/08/2022

Bom, gostaria de dedicar ótimos bons minutos para falar a mudança que esse livro fez na minha vida.
Minha primeira leitura lgbt, realizada a 8 anos atrás, quando tinha saido do armário, recomendação do meu companheiro que também está comigo a 8 anos.
Tão cedo saber, que o MEU mundo e a minha comunidade estavam em livros, que era normal o suficiente para ter sexo entre 2 homens exposto de tal forma e 2 homens com uma terceira mulher. É uma das minhas primeiras leituras adultas de adolescência e ainda consegue ser uma das melhores até hoje, logo cedo me fez ver tudo de outra forma, ele tem uma trama totalmente controversa e assustadora que deixa qualquer um em estados sentimentais indescritíveis, terminei o livro aos prantos, mas com conceitos e pensamentos muito mais estruturados! Muito obrigado pela indicação amor e muito obrigado Nelson Luiz de Carvalho, pela obra de arte!

Thais 25/08/2022

O terceiro travesseiro
Mesmo tendo uma escrita complemente diferente do que estou acostumada e de ter repetições de nomes sem motivo, acho que é um bom livro para refletir sobre certas questões.

É um livro que carrega uma história verdadeira, não imagino como foi relembrar de cada detalhe e tentar trazê-lo da melhor forma possível.

Mostra a mente confusa de um adolescente, como é viver em um mundo de rótulos e tão hipócrita, como o processo de se autoconhecer é confuso. Algumas descrições não foram usadas de forma apropriada, e não concordo com certas coisas dentro do livro, mas chorei bastante quando os dois travesseiros azuis tomaram coragem de contar quem são e com o final inesperado e de partir o meu coração.

Repassou a realidade de se assumir, o medo, a reação temida dos pais e a maneira como decidiram lidar com a nova realidade em seus olhos. Alguns respeitam apesar de não saber nada sobre isso, outros, não querem nem saber e fazem qualquer coisa para mudar tudo. A chegada da pessoa que é o terceiro travesseiro foi muito confusa e inesperada, assim como a presença dela.

Não tenho muito a dizer se não isso. Foi uma boa leitura, me emocionei, mas de fato, não é o meu favorito.

Jeh New 19/07/2022

Emocionante. Uma ótima obra do gênero.
A maior lembrança que tenho deste livro é que foi o primeiro que me fez chorar! A história é bacana, momento de diversão, momentos que nos deixa a flor da pele e de forma impactante é triste do jeito que precisava ser. Atualmente pode ser um livro que não envelheceu bem, porém para os mais velhos essa história funcionou muito bem quando foi lançado. Tenho ele guardado com muito carinho em meu guarda roupa.
DidioAzul 14/01/2024minha estante
Exato. Vejo críticas ao livro com as lentes de hoje. E as coisas evoluem e mudam rapidamente. Me marcou demais esse livro. Profundamente.

Gabs 06/06/2022

A leitura é fluida e envolvente com muitas reviravoltas , MAS O FINAL É COMPLETAMENTE FRUSTRANTE. tô com raiva até agora

Caio 23/05/2022

Potencialmente impactante
Sem dúvidas um dos livros mais chocantes que eu já li, com o olhar adolescente que tinha na época. Muitos ambientes do livro me são familiares, primeiro por ter crescido na mesma cidade, e segundo porque muito do que se relata me lembra os meus primeiros passos saíndo do armário.
A história é rica em detalhes, tive momentos de chorar soluçando enquanto lia, bem como também inevitavelmente me excitei no sentido mais claro da palavra.
Sugiro ler com uma caixinha de lenços ao lado pra não ensopar o livro com as lágrimas.

Chico.Ewerton 28/04/2022

Aos prantos
Terminei O Terceiro Travesseiro chorando tamanha era minha emoção. Pra quem é LGBTQIA+ o livro aborda muito sobre descobertas e do que vivenciamos quando a gente tá com quem ama? é um livro forte é muito lindo do início ao fim. Já vou reler, porque ele é simplesmente tudo pra mim.

@_leandropaixao 23/04/2022

Te envolve, porém não crie expectativas?.
Apesar de alguns pontos irritantes é bem forçados pelo autor, os pontos da tramas fora do sexo são interessantes e apesar de ter sido escrito a tanto tempo ainda se faz presente na nossa atualidade? o final me pegou de surpresa porém me deixou um tanto quanto decepcionado, mas devemos levar em consideração de que é baseado em uma história real, o que te faz pensar em algumas coisas antes de gostar ou deixar de gostar?
Joao 12/06/2022minha estante
Eu li esse livro faz alguns anos. E fiquei impactado com o final. Sério, eu não estava preparado.

Felipe Ogawa 31/03/2022

Não foi a pior leitura, mas foi o pior livro que li esse ano. Que história ruim, confusa, sem graça. Personagens rasos, idióticos, tudo é caótico e sem sal. Misericórdia.

Ãlex Santos 24/03/2022minha estante
Li esse livro em 2009, se não me engano, e me marcou muito também.

Luiz.Garrido 24/03/2022

Marcante
Acabei de terminar esse livro e sinto-me sem palavras. Os sentimentos e o êxtase trazido pelo final me deixaram arrepiado. A história é cheia de altos e baixos, justamente por ser baseada numa história real e a vida é assim: com amores e tristezas. Depois de ler esse livro saio com a certeza de que temos que amar e ser amados intensamente, faz bem para a alma.

ggabrike 04/03/2022

É AQUELAS COISAS?
Não sei por onde começar. O livro não é ruim, jamais, é muito bom, mas também não é maravilhoso.

Na história deixou de contar detalhes importantes para conhecermos a personalidade, anseios e desejos de alguns personagens importantes. Informações são ditas de forma vaga e leviana, se torna indiferente pra você.

Por se tratar de um romance, senti falta do básico em uma relação, que seria aquela troca mútua de afeto com uso de palavras mais carinhosas e íntimas. Os personagens citam uns aos outros pelo nome do começo ao fim.

PORÉM, TODAVIDA, ENTRETANDO, o romance LGBT foi escrito em 1998, por isso passei bastante pano durante a leitura. É importante entender que na época o tema não era tão desenvolvido como hoje e o diálogo entre personagens faz total sentido, eles basicamente se tratam da seguinte forma: ?e aí cara? Tudo bem cara?? Kkkkkk É estranho pra atualidade em que vivemos.

Novamente, todavia o livro aborda vários pequenos temas que não são aprofundados e não obtém desenvolvimento.

Porém a mensagem do livro é refletir sobre amores, independente da forma de ser, acreditar, de optar. O importante é respeitar e ser feliz.

Fato curioso: não me identifiquei com os personagens, porém um momento mais ao fim senti um grande vazio por conta da história narrada pelo Marcus. Os sentimentos dele são bonitos, mas ele tem atitudes que desencontra aos meus ideias, talvez por isso eu não me identifiquei.
E no fim eu lembrei que na capa do livro tem: romance verídico. Ou seja, deixa tudo pior.

Tatyane.Carmela 27/02/2022

Pisquei, e já acabou.
Que livro!
Um mix de emoção, ele te leva a alegria genuína a lágrimas de tristeza.
Li em apenas dois dias.
Hiper recomendado.

Italo.Loiola 18/02/2022

Sei que é preciso levar em conta que o livro foi escrito em 1998, porém eu achei uma história muito problemática, cheia de esteriótipos que reforçam o preconceito contra pessoas LGBTQIA+. Achei muito forçado transformar uma história de amor entre dois garotos em um trisal completamente sem sentido, apenas pra empurrar isso pra sociedade ?aceitar?.
Esses erros acontecem constantemente quando pessoa heterossexuais acham que possuem conhecimento e vivência necessária pra construírem uma história sobre pessoas LGBTS.
O final completamente sem sentido algum, ficou muito forçado.
Eu não achei legal e não voltaria a ler esse livro.