Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Nascimento68 23/03/2023

Livro com a escrita perfeita, nunca tinha lido um livro tão bem escrito, mas não esperava o final do mesmo, confesso que fiquei bem triste, mas ainda assim não deixa de ser perfeito. ?

Francisco240 22/03/2023

Um livro forte e percursor como romance antiescravista e com raizes românticas e com pela primeira vez já literatura brasileira temos vozes negras tendo fala num romance que quase esquecido foi, mas para felicidade de todos foi redescoberto e republicado.

Murilo Lorençoni 22/03/2023

Úrsula
A leitura é interessante e a escrita de Maria Firmina dos Reis é muito rica. Uma classica obra do Romantismo. As críticas à escravidão sao presentes na obra. Vale a pena a leitura

KY+ 20/03/2023

Maranhão me querido Maranhão!!com todas as tuas belezas !!
Ao primeiro ver e necessário saber que Úrsula e uma obra Maranhense escrita e publicada por Maria Firmina e eu como uma boa maranhense de coração me vi inebriada ao ler esse livro.
SIM e um livro clássico nacional! Sim a linguagem e formal mas ainda sim esse livro me cativou de tal maneira, não vou mentir nas primeiras duas páginas fiquei um pouco perdida mas depois que peguei o rumo, li ele todo em 10 horas entre pausas.
Conhecer o mundo de Úrsula foi um abrir de olhos, pois a história de Úrsula se passa no Brasil ainda na era da escravidão,onde mulheres não tinham poder e nem local de fala e a justiça era totalmente delinquente,onde vamos comer os nossos personagens principais: Úrsula, Trancredo, Tulho, Susanna, Luisa B e Fernando P, e em meio a tantas reviravoltas e plots twisted cada um mais inacreditável que o outro a história de cada um deles vão se fundir.

Indico a todos que buscam um grande amor,aqueles que buscam redenção,aqueles que se fissuram por algo ou alguém, e apesar de tudo aqueles que buscam conhecer.

Ass KR

caiothulius 16/03/2023

Legalzinho
Só li por causa da escola, mas em si as ideias por trás do livro são muito boas, só não gostei muito da escrita(mas tbm é um livro de 200 anos atrás então faz sentido ser assim)

sicklove 13/03/2023

Não tava nem um pouco animada pra ler, ainda mais sabendo que era muito descritivo mas a história realmente me prendeu muito e eu adorei. não vou negar que eu seria um fernando p se ele não me quisesse

Jessica Dias 12/03/2023

Primeira escritora negra da nossa literatura
Tudo o que ela escreveu foi um tesouro. E eu fico pensando como foi que deixaram isso ser esquecido por tanto tempo?
Ursula é uma obra prima; a Escrava me marcou por um bom tempo; Gupeva com uma pegada indianista também é muito bacana, as poesias então nem se fala? Vamos ler mais Maria Firmina, ela merece todo o nosso reconhecimento.

Ursa_Menor 08/03/2023

O começo do livro foi bem lento pra mim, tanto é que passei quase um mês inteiro pra ler só essa parte. Depois dos 50% a leitura fica bem mais fluida.
É inegável a importância desse livro pra nossa história, em vários momentos a autora coloca personagens pretos e escravizados como centro da narrativa, falando sobre os horrores da escravidão e a violência do tráfico negreiro, e isso para a época era algo revolucionário.
Acredito que esse livro deveria ser levado para a sala de aula, para ser lido e discutido e evidenciar debates que são necessários até hoje.

Luiza 07/03/2023

Experiência única
Sinceramente, eu amei!
É uma mistura de romance com críticas e denúncias
Linguagem linda e poética

Raquel Araújo 04/03/2023

Primeiro romance abolicionista brasileiro
O livro Úrsula é um clássico da literatura brasileira que representa o romantismo e foi o primeiro romance abolicionista no Brasil. Esse livro também marca o primeiro romance publicado por uma mulher brasileira. O romance é caracterizado por uma mistura de poesia e prosa de leitura rápida e fácil.
Relata o amor entre Úrsula e Tancredo que transcede a vida.

skuser02844 02/03/2023

AMEI ESSE LIVRO
Eu amei a história, tem cada reviravolta q eu n esperava nem um pouco. Por ser meio antiga a escrita tem palavras difíceis de se entender, porém dá pra entender a história sem nenhum problema. Por ser também de uma época em que as escritas estavam relacionadas a religião,essa hitoria é tão boa q eu ñ me incomodo tanto com isso. Recomendo bastante que q leiam esse livro é muito bom

Thainá Almeida 01/03/2023

Essa mulher tem que ser abordada nas escolas! Maria Firmina escreve excelentemente bem, seja em prosa ou poesia, e desafia padrões da sua época. Um tesouro escondido na literatura brasileira.

Joanne.G.P. 27/02/2023

Romance triste e belo
Conhecer Úrsula e Tancredo foi lindo, o livro tem uma linguagem dramática e poética, exaltando a pureza e inocência dos seus protagonistas, bem como o amor entre eles. Vale a pena conhecer pela linguagem e pela importância histórica.