Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Rafa 28/02/2022

Eu demorei TANTO pra ler esse livro que só por Deus. O começo eu achei MUITO chato e a protagonista não ajudava em absolutamente nada, já que ela é outra insuportável, e até uns 50% do livro eu não tinha a mínima vontade de ler. Depois que a coisa começou a desenrolar, foi um pouco mais fácil de ler e eu engatei, mas ainda assim não foi pra mim. O livro não é ruim, gostei bastante da construção e descrição de mundo até. O desenvolvimento da personagem foi bom, mas ainda acho ela uma chata e o final eu senti que ficou meio acelerado e algumas coisa deixaram a desejar.

Pedro Michel 10/03/2023

Mistérios e batalhas espaciais.
Sendo fã de Star wars ou não, você irá amar esse livro.
A história me cativou do início ao fim. Todos os personagens são desenvolvidos, o mistério é instigante, a tensão das batalhas é imensa e o final me surpreendeu.

Marco 15/03/2023

Não esperava gostar tanto desse livro. A sinopse é bem ok, não revelou nada do quão bom seria essa leitura. Gostei dms de como o autor escreve e entendi porque tanta gente gosta dele.

Favoritado com certeza e 5 estrelas só porque não tem como dar mais.

Marília 16/04/2023

Mais um romance de formação só que esse em ritmo de Guerra nas Estrelas. Gostei da história consegui entrar no clima.

Vitória 24/05/2023

O melhor personagem é uma inteligência artificial. alguém devia avisar os escritores que o complexo de personagem principal que aí de mim sou tão pequena não é fofo

lele 29/03/2022

AAAAAAAAAAAAAAAAAA
Que. Perfeição. Meu. Deus.
Me apeguei tanto a essa história e aos personagens, não imaginava que fosse amar. A Spensa é talvez a primeira protagonista de sci-fi que eu leio SENTINDO que é uma adolescente mesmo, e mesmo assim não sendo nada irritante (como geralmente os adolescentes são).
As batalhas desse livro são simplesmente perfeitas, Brandon teve uma escrita tão fluída, leve e impecável aqui. Ainda bem que o livro tem bastante humor, pq senão eu ia precisar de terapia real.
Eu pensei que as paradas mais técnicas e científicas não fossem me interessar, mas por incrível que pareça me prendeu bastante essas descrições.
Um livro leve e divertido, mas ao mesmo tempo tão pesado. Obrigada por essa obra prima, Brandon Sanderson.
Rique19 01/04/2022minha estante
Sabe se tem o 2° livro em português?? Queria ler esse livro, mas sinto que dps vou querer ler as continuações e acho que NN foram traduzidas pra português ainda

lele 01/04/2022minha estante
Com ctz vc vai querer ler as continuações pq eu ouvi falar q esse livro não é nada perto dos próximos, e olha q ele é incrível. O 2° livro tem só tradução em epub msm, e os próximos só tem em inglês ?

Rique19 06/04/2022minha estante
Ahhhhhh, obrigado por responder??

Rique19 06/04/2022minha estante
Vou ler o 1° em inglês então, e dps com certeza vou ler os outros!

Nyclaxs 15/05/2022

Resenha
Olha, o início desse livro foi uma tortura pq eu achei tudo muito chato e cansativo, tinha sono toda vez que começava a ler, se eu tivesse insônia o início desse livro seria meu remédio. Mas... meus amigos... Depois tudo melhora, começa a ter umas batalhas espaciais muito loucas que te deixa preso em todo capítulo.

A história de skyward é muito interessante, e a história da Spensa é muito revoltante. Estou muito ansioso para ler os próximos livros.

Pra mim não merece 5 estrela só pelo início, mas talvez para você mereça.

Kenia Pinheiro 25/01/2021

Aventura espacial
O livro narra, em primeira pessoa, a vida de Spensa, sobrevivente em um mundo subterrâneo, no qual adolescentes são treinados para comporem a guarda defensiva humana, na superfície, contra os misteriosos Krell - guerra com cada vez mais baixas humanas.
O ponto central é a luta de Spensa para entrar e permanecer no centro de treinamento, visto ser considerada por seus recrutadores como uma espécie de "defeito", problema que acometeu seu pai e o fez virar-se contra seus companheiros em meio a um combate.
Confesso que, a princípio, pensei ter caído em mais uma história de garota chata adolescente, em um ambiente distópico e triângulo amoroso bobo, mas a narrativa não se apega a isso: Spin - Spensa - é fruto do seu meio e educação, irascível pelas próprias circunstâncias, ela vai se rebelando contra o sistema, não por uma revolta repentina, mas por uma percepção que vai acontecendo de forma natural.
Seus amigos são outros adolescentes, uns mais outros menos privilegiados, mas nenhum sem uma certa profundidade que forme suas características principais. O ponto engraçado e que dá alguma leveza à trama é a amizade dela com M-Bot, uma nave autocesciente que a ajuda, de forma indireta, a descobrir sobre sentimentos e livre-arbítrio.
Há muitas lutas pilotadas, explosões, descrição de manobras, perdas. Para quem gosta do gênero - eu - é um prato cheio. É um livro gostoso de ler, pois o autor realmente não se prende aos clichês do gênero. Os personagens são fenotipicamente diversificados e não há papeis sexistas.
O final não é bem um plot twist, mas uma explicação dos fatos, dando espaço a continuações que podem ser tão boas quanto o livro original.
Nota 6/10.

SassA 21/05/2022

Conquiste as estrelas ???
Esse livro é espetacular!!!
Spensa é uma protagonista incrível, engraçada e doidinha kkkkkkkk
Apesar do mundo ter lhe virado as costas, ela nadou contra a correnteza e seguiu seus sonhos??
A dinâmica do livro é ótima, os personagens são muito cativantes e quando você vê, já está completamente apegada com eles e suas convicções.

M- bot é a nave mais fofa do mundo! E que lance é esse de cogumelos??? ????

Spin e Babaca entre tapas e beijos, vai dar namorooo que eu seiii ??

A melhor ficção científica que já li na vida ????

Ley 10/07/2023

Protagonista determinada
Esse livro me deu um começo conturbado, mas no final estava tão eufórica que não entendia como eu não tinha insistido para ler ele antes. Simples assim. Depois fiquei lamentando por não ter um segundo volume em mãos para suprir minha curiosidade. Essa história me fez ficar verdadeiramente envolvida, mas sinto dizer que não começou bem assim.

Tive um início mediano por ficar irritada com a protagonista e com todos ao seu redor. Aqui, o ser humano teve avanços o suficiente para encontrar um planeta chamado Detritus decidindo residir ali. O impedimento para que tudo fique na mais perfeita paz, é que repetidamente eles lutam contra um inimigo chamado Krell, dispostos a aniquilar a humanidade, mas sem nenhum contato ou sequer conhecimento do motivo ou o como eles se parecem. É tudo bem nebuloso mesmo, mas a história segue Spensa, que sonha em ser piloto, vivendo a margem da sociedade, sendo rotulada como covarde pelo legado de seu pai, que desertou em uma batalha e foi abatido em seguida.

Spensa acredita firmemente que seu pai não é covarde, culpa a instituição por isso, mas é determinada em seguir os passos do pai, ser piloto e provar que não carrega o mesmo título. Embora seja uma posição bonita da parte da protagonista, ela é barrada por todos, contrariada, e impedida de seguir com seus objetivos. A personalidade de Spensa guerreia com sua força de vontade, ao mesmo tempo que é esforçada, ela tem um tipo de teimosia que pode ser um problema para si mesma.

Suas atitudes são mais irritantes no início, grande parte disso se dá por ela viver em uma bolha e não conhecer todos os fatos. O mesmo digo sobre como tudo é administrado. Os humanos vivem em uma batalha constante pela vida, mas a FDD (Força de Defesa Desafiadora) seleciona e sacrifica seus pilotos, querendo ou não. Os humanos agem com segregação, quando a manobra mais lógica seria unir-se apesar das diferenças e aceitar qualquer ajuda que lhes seja oferecida.

Na longa jornada da protagonista que luta pelo seu lugar como piloto, ela se depara com mais desafios do que se esperava, e descobertas que podem lhe ajudar futuramente. É revoltante, mas inevitavelmente torci e fiquei mais apegada a Spensa. A determinação dela foi minha qualidade favorita sobre a personagem. Da metade para o final, ela tinha se tornado uma inspiração de força.

A história e construção dos personagens são incríveis, mas uma adição igualmente louvável é como a ficção científica funciona, entrelaçada com a vivência dos personagens, tornando-a urgente e emocionante. Com naves e aspecto futurístico, tudo o que sabemos inicialmente é um grãozinho de feijão comparado com as dimensões do que é descoberto nos momentos finais. Vai deixando a narrativa difícil de largar, que foi o que aconteceu comigo.

Skyward foi uma leitura surpreendente. A protagonista adolescente tem uma personalidade mais impetuosa, mas não é nada leviana. É impressionante seu crescimento, seu fardo a carregar, tudo o mais. Ao começar a história não imaginava ficar tão apegada, mas foi o que aconteceu, e fico contente. É comum sobre a história se perguntar se será difícil compreender termos envolvendo esse cenário de ficção, e a resposta é que, sim. É tudo muito simples de entender, e ajuda que as descobertas são feitas em conjunto com a protagonista, sem sobrecarregar o leitor, enquanto as descrições possuem uma linguagem objetiva.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-skyward-livro-1.html

laraximenes 09/06/2022

[*****] sanderson
eu comecei esse livro faz muito tempo e deixei ele na estante porque não estava acontecendo muitas coisas interessantes. nas primeiras cem páginas. é uma tristeza atrás da outra pra vida da protagonista e eu não tava afim. mas eu tô muito feliz que persisti, porque eu estava gritando berrando no final desse livro

Karenina 11/07/2023

Conquiste as Estrelas
Primeiro queria começar pontuando que a sinopse desse livro é extremamente ruim porque além de dar um puta spoiler que você não entende até o final do livro, estraga o plot twist.

Gosto da ambientação do livro, me lembra um pouco algo como Star Wars, Fúria Vermelha e Duna mas com um sistema menos complexo de mundo e personagens.
A pegada Top Gun é muito bem vinda também e a maior parte do livro se passa em ambiente de combate aéreo, o que mantém o livro animado.
Temos uma protagonista que vai se construindo aos poucos, partindo da clássica introdução da jornada do herói com a infância passada sofrendo bullying, mas a medida que a narrativa vai avançando temos as dúvidas, os fracassos e os refinamentos na personagem. Acho que faltou um pouco de desenvolvimento na parte dos colegas de equipe do Esquadrão Celeste, gostaria de ter visto mais também do romance sugerido ali.
É um livro bom.

Debs 14/05/2021

Nem estou surpresa
eu ameeeeeei. Uma pegada meio Star Wars de um jeito único. Me senti dentro do livro, cada batalha e cada perda eu senti real. Brandon não me decepcionou mais uma vez e não vejo a hora de ler os próximos.

Nadilma 30/05/2021

Cinco estrelas, sim!
Iniciei esse livro sabendo que seria um desafio, não li muita coisa sobre o espaço...mas cara, valeu muito a pena! A maneira como o autor vai construindo a personagem principal, personalidade, amizade e convívio, no decorrer do livro não acontece nada muito grandioso, mas ainda assim você é instigado a continuar. Em meados do fim você ainda tem muitos questionamentos em aberto, é aí que entra o plot, surto atrás de surto e muitas resposta vem a tona. Enfim, já quero a continuação!