Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

AnoukBu 26/04/2024

A inteligência artificial roubou meu coração
Mais um livro lido do meu autor favorito, e dessa vez foi um livro com uma temática completamente diferente, uma ficção científica, que foi escrita de forma belíssima, como esse homem consegue escrever tantos gêneros literários de uma forma incrível, ele é tipo a Taylor Swift só que dá literatura.

É uma trilogia, e senti que esse primeiro foi mais uma introdução do mundo e sobre algumas respostas que geram mais perguntas e mais reviravoltas. Apesar de ter bastante ação esse livro é bem leve de se ler e bem fluido, me tirou muitas risadas.

Vamos falar da Spin, meu deus, simplesmente me cativou, ela tem uma personalidade tão diferente, tão desafiadora e humorística, foi maravilhoso acompanhar o seu desenvolvimento em ser uma piloto de caça.

Os personagens secundários eles são também desenvolvidos só queria que o Lad (melhor amigo da Spin) fosse mais trabalhado, a sua parte de ter um propósito e sonhos próprios é bem falado por ele, mais ocorreu de não ser tãoo explorado assim.

E cara Brandon Sanderson conseguiu fazer um dos melhores desenvolvimentos de personagem com uma MÁQUINA, sim uma I.A, mais conhecida como M-Bot meu protegido, ele consegue simular emoções humanas, mas chega a um ponto que realmente parece que não está simulando, ele é um personagem, a própria Spin diz " Você pode ter uma mente de máquina, mas ainda é uma pessoa".

Para quem gosta de um romancizinho na história, aqui tem, mass por enquanto são só migalhas já avisando.

Iza 02/02/2022

Concentre-se em algo mais grandioso. Conquiste as estrelas.
Minha primeira fantasia e eu não esperava gostar tanto. Sempre adiava ler fantasias por ter medo de não conseguir acompanhar o universo, ou ficar com ressaca literária por ser muito descritivo (a apresentação de um universo completamente novo, né, não dá pra saber o que esperar).
Escolhi esse livro porque já gosto de ficção científica e me surpreendi demais, amei a ambientação, as discussões, os personagens e a forma como o autor não deixa em nenhum momento que tudo fique monótono ou muito detalhado. Eu amei, amei, amei.

Já quero ler as sequências aaaaaa
gabedoslivros 02/02/2022minha estante
pretendo ler esse ano ainda! o brandon é meu autor favorito (inclusive eu acho que você ia amar mistborn, viu?) e ele nunca errou hihi

Iza 02/02/2022minha estante
@Gabe, leia mesmo, é incrivel!! acabei de dar uma olhada na série de mistborn. enorme, né? Vou tentar ler o primeiro livro e se eu gostar, continuo. Muito obrigada pela indicação. Amei a escrita do brandon

leiturasdaursula 06/04/2023

Super diferente e bem escrito
Este é um romance de ficção científica escrito pelo autor americano Brandon Sanderson. A história se passa em um planeta alienígena onde a humanidade luta para sobreviver em meio a uma guerra intergaláctica contra uma raça alienígena conhecida como Krell.

A protagonista, Spensa, é uma jovem determinada a se tornar uma piloto e seguir os passos do seu pai, que foi acusado de trair a humanidade e se tornou um covarde em meio a batalha. Spensa luta contra a discriminação da sociedade em relação à sua família, e trabalha duro para ser aceita na academia de pilotos.

Ao longo do livro, Spensa enfrenta diversos desafios e obstáculos em sua jornada, incluindo a desconfiança de seus colegas e superiores, bem como a descoberta de segredos obscuros sobre sua família e a verdadeira natureza da guerra em que está envolvida.

Esta história é emocionante e envolvente, que apresenta uma narrativa intrigante e personagens que cativantam. O livro é repleto de ação, com cenas de combate aéreo que mantêm o leitor preso do início ao fim. Sério, em muitos momentos eu prendia a respiração rsrs

Além disso, Brandon Sanderson apresenta um mundo rico em detalhes e com uma mitologia interessante, o que torna a leitura ainda mais fascinante. A escrita do autor é fluida e cativante, e ele consegue transmitir as emoções e pensamentos dos personagens com muita habilidade.

Skyward é um livro excelente para quem gosta de ficção científica e histórias de superação. Com uma protagonista forte e determinada, um inteligência artificial cheia de humor, um serzinho fofo, uma trama cheia de reviravoltas e um universo fascinante, esta obra é altamente recomendada para todos os fãs do gênero!
Vale ressaltar que este livro faz parte de uma série composta por 4 obras. Já temos no Brasil os 2 primeiros livros publicados!

Mariana113 20/11/2023

Gostaria de poder transmitir cada fio de sentimento que senti lendo esse livro, mas como é impossível, gostaria de tentar dizer.

Skyward foi sem dúvidas uns dos melhores livros que já nos último dias e meses. Foi um dos pouquíssimo livros onde eu não achei a protagonista chata em nenhum momento sequer ( O que é muito difícil pra mim )

Felizmente a Spensa, nossa protagonista ( Nossa Spin ) é uma personagem que não abaixa a cabeça pra ninguém e muito menos deixa que falem de seu pai que foi rotulado como um covarde anos atrás. Mesmo que seja uma personagem que não aceita qualquer ofensa de ninguém, ela não é o tipo de personagem que só ela está certa e é egocêntrica. ( As vezes ela pode sim até pensar que só ela está certa, mas na mesma página ela se reconhece ou logo tenta entender o lado da outra pessoa ) E mesmo dizendo isso tudo infelizmente não consigo descrever o quão maravilhosa a Spensa é e o quando ela cresce durante todo o momento nesse livro aprendendo, se superando e se reconhecendo sempre

Alguns personagens no começo até não me importei em estarem ali, mas com o passar do tempo, todos, sem excessão de nenhum, senti como se fosse a minha família. Cada perda, cada adeus, mesmo que não fosse por muito tempo, fez com que eu chorasse igual criança como se estivessem arrancando uma parte de mim. Em um livro relativamente pequeno, o Brandon teve a capacidade de fazer isso. Você se importa, se choca ou chora com as perdas, despedidas, reencontros e companheirismo.

Como a Spensa, todos os personagens cresceram, aprenderam e tiveram um desenvolvimento simplesmente gigante e perfeito.

E, como é muito difícil de acontecer, não teve um personagem que eu deixei de gostar. É uma livro maravilhoso, com 100% dos personagens incríveis e cativantes; uma história que você quer saber o final e se importa em saber, com plots gigantescos que fazem você parar alguns minutos pra pensar " pqp???? " ( Se não estiver chorando como eu em 80% do livro )

A conclusão disso tudo é: Se tiver a oportunidade de algum dia ler esse livro, então não hesite sequer um momento.
Tayná Rezende 20/11/2023minha estante
Esse livro é um obra de arte, todos deveriam ter a experiência que é ler skyward ??

luanivea 13/01/2021

UAU!
Sei nem o que dizer sobre esse livro. Meu deus, é muuuito bom!
Me envolvi completamente com a história e me senti uma piloto junto com os personagens.
Tem algumas coisas que me incomodaram, em um momento a leitura ficou um pouco arrastada e senti que faltou um aprofundamento melhor do Jorgen, ele é um personagem muito interessante.
Mas o livro traz taaantas coisas boas que esses detalhes ficam quase irrelevantes!
Achei a Spin muito geniosa e chata, mas apesar de ter me irritado às vezes, ela tem uma justificativa para se comportar daquela forma, então faz todo sentido e acaba que tudo compensa. O M-Bot é o melhor robô que existe! O final é maravilhoso, a evolução de cada um é muito prazerosa de acompanhar, estou tão ansiosa para saber o desfecho!
Enfim, Brandon Sanderson arrasa demais! Quero ler mais coisas dele logo.
Anselmo_ 13/01/2021minha estante
Brandon causa isso kkk
Fiquei exatamente desse jeito depois de ler Mistborn dele.
Perdi a oportunidade de já ter lido Skyward, mas já vai pra lista com essa resenha.

luanivea 13/01/2021minha estante
Quero muito entrar no universo de mistborn, mas os livros dele são difíceis de conseguir (eu acho né) kkkkkkkk
Mas lê Skyward sim, é super bom. Tm no Kindle unlimited, caso tiver.

Anselmo_ 13/01/2021minha estante
Pois é, eles andam bem difíceis mesmo. Mas valem a pena, se você gosta de fantasia (ficção científica). Acho sensacional o jeito que ele desenvolve a história e os personagens, parecem muito reais.
Lerei, sim, Skyward. Só não tenho Kindle, então o jeito é comprar ahahaha

luanivea 14/01/2021minha estante
Simm, se esse livro já foi bom imagina mistborn, super ansiosa kkkkkkkk

gabriellamoreira 25/04/2021

não tinha espectativas nenhuma pra esse livro e ainda assim não vi nada demais, vou ler o segundo pq achei esse uma grande introdução de universo e só no últimos 10% algo aconteceu de verdade
Joy 25/04/2021minha estante
Oi! Criei um grupo no WhatsApp para leitores. Lá falamos sobre livros, séries etc. Se quiser entrar, manda teu número com DDD no meu direct que eu te add! ??

Marcos.Trindade 26/05/2021minha estante
Nossa, concordo muito. Não vi nada demais. Na maioria das partes eu fiquei com muito tédio por ler aquele monte de página sobre luta aérea. Já sei que esse não é meu estilo favorito de livro.

gabriellamoreira 26/05/2021minha estante
eu via tanta gente falando bem e eu??? sera q a gente ta lendo o mesmo livro? pq pareceu um grande prólogo para um livro q ainda vai vir

Marcos.Trindade 26/05/2021minha estante
Siiiim, eu senti isso também. Mas poxa, sacanagem né. Não teve nada atrativo pra mim no primeiro livro.

Guilherme6421 01/07/2022

Puro entretenimento
Fiquei surpreso como um livro "simples" conseguiu ser tão divertido. Não consigui ver nada muito diferente do que já estou acostumado, mas a forma que a história foi contada fez tudo ser muito envolvente.
As coisas progridem rápido, mas em nenhum momento fica uma sensação de que algo está faltando; os personagens são muito legais e orgânicos; o mistério é interessante e, pra mim, foi desenvolvido na medida certa, mesmo o desfecho sendo bem rápido.
Gostei demais, foi um ótimo primeiro contato com o autor.

Uelinton.Caique 09/08/2021

Um excelente livro, mas difícil deixar passar como pilotos totalmente novatos conseguem se sair tão bem ou até melhores que formandos e pilotos mais experientes... Esse foi o principal ponto negativo que me incomodou, mas o final deixou a vontade de continuar a série.

clara 28/04/2024

Valeu brandon sanderson
Meu primeiro contato com o autor e com esse gênero e foi uma experiência ótima,
grande universo grandes personagens grande construção grandes desenvolvimentos e ótimas respostas

te amo spensa lad jorgen arturo nedd fm kimmalyn arrojada bim e alvorecer, esquadrilha celeste você sempre será famosa

jusousan 26/07/2020

Skyward - Conquiste as estrelas
Devastada e levada à beira da extinção, a raça humana se vê presa em um planeta distante que segue sendo constantemente atacado por uma raça alienígena. No meio de tudo isso, a jovem Spensa anseia em se tornar piloto e fazer parte da resistência, ideia essa tirada das diversas vezes que viu o pai seguir até as estrelas. Porém, por motivos envolvendo o seu próprio pai, Spensa descobre uma nave velha e percebe que enfim seu sonho de conquistar as estrelas pode tornar-se realidade.

Bem, movida pelo desejo de conhecer obras do Brandon, resolvi engatar nessa estória. Não imaginei que daria cinco estrelas, mas veja bem, tudo que comentam a respeito de Sanderson não é em vão e sim, a obra vale cinco estrelas.

O mundo criado por ele, ao meu ver, é excepcional. Os personagens são envolventes de uma forma que não sei explicar. Tudo me pegou completamente e me vi engolindo um livro de quase 400 páginas em pouco tempo.

A personagem principal tem uma garra e você consegue entender o porque de tudo aquilo. Sabe das suas lutas e consegue acompanhar e perceber o quanto ela cresce e amadurece.

A estória não é corrida, se mantém equilibrada e levanta questões de uma forma tão natural que te instiga a querer mais e mais do que ela oferece.

Terminei o livro querendo o segundo rápido. Terminei o livro querendo ser piloto. Terminei o livro querendo mais do Brandon em minha vida.

Ivy (De repente, no último livro) 21/03/2022

Excesso de páginas, plot elaborado
Um 3,5 na realidade...

Acho que as expectativas me frustraram um pouco nessa primeira parte de série. Claro que achei Skyward bem legal, com essa vibe guerra alienígena, um mistério bacana em torno do pai da protagonista. Enfim, é um plot novo e interessante que me prendeu a atenção e que eu imaginava que ia gostar bastante. Mas... ao mesmo tempo que é original, interessante, bem fundamentado e elaborado, achei também imensamente cansativo. O livro se centra nas aulas de vôo e pilotagem de Spensa e sua equipe, a relação entre eles, e o autor usa capítulos e mais capítulos elaborando apenas isso. é um livro metódico, que muitas vezes parece que não ia chegar a lugar nenhum (e eu tive o mesmo problema com Elantris do mesmo autor).

Além de achar o livro extenso e cansativo demais na maioria do tempo, não consegui conectar completamente com nenhum personagem. Há um rol de personagens secundários interessantes como Jorgen, Cobb, a almirante Férrea e também Gali, mas nenhum deles ficou extremamente aprofundado. Tudo é extremamente centrado na Spensa, a protagonista.

Sobre a Spensa, tive uma relação de amor e ódio com ela. Eu me identificava muito com ela em alguns momentos, sua maneira de reagir sempre na defensiva era fácil de entender e até de empatizar porém... em vários momentos a garota peca sendo excessivamente arrogante e até mesquinha e isso dividia meus sentimentos me relação à ela. A fé e adoração cega que ela tem na FDD, mesmo sabendo que nem tudo que reluz é outro, também me molestava.

Eu gostei bastante mesmo foi dos momentos finais. Tem umas batalhas aéreas elaboradíssimas, algumas surpresas inesperadas e achei que o livro fechou bem sua primeira parte, apesar de toda a enrolação do início até mais ou menos 75% de trama.

Enfim, se sou sincera, ainda não entendo o hype com esse livro. Talvez a segunda parte consiga me conquistar e convencer da genialidade da série, mas até aqui achei só um livro bacaninha e original, mas que infelizmente peca na enrolação e no excesso de páginas e divagações.

Regina 05/04/2021

Com certeza um dos melhores livros que eu já li
Skyward é um livro que quando você começa a ler, provavelmente você vai achar meio chatinho, pois grande parte do livro é a mesma coisa, treino, lutas e mais treinos e lutas,mesmo eu gostando de tudo isso fica um pouco monótono, mas o que realmente vale a pena ler o livro é o Plot Twist do final.

A Spensa é meio chatinha no início, mas você vai se apegando a personagem no decorrer do livro, e os personagens secundários, ahhh os personagens secundários... Eles são MARAVILHOSOS, você se apega a eles de uma maneira totalmente diferente.

O livro é muito bem escrito, ele é direto sem muito arrudeio, é um Young adult muito bom, não é focado só no romance como a maioria, onde o mundo tá se acabando e o personagens só pensa na outra pessoa que ela tá apaixonado, mas mesmo assim tem um romancizinho para aquecer nosso coração.

Com certeza Skyward não decepciona, o livro é muito bom e eu recomendo a todos.

Savin 16/08/2021

Estrelas? Ele tem todas!
?Claim the stars? nunca fez tanto sentido. Que livro espetacular, começa de baixo, ambientando (quem me conhece sabe que odeio essa parte da ambientação, mas sei que é importante) com poucos recursos, uma trama aqui, um mistério acolá? cresce de uma forma louca, logo você não quer largar! Você quer saber a verdade! E você se vê junto da protagonista, lutando pela vida, pelos sonhos e toda aquela confusão entre aliens e humanos e guerra, muita guerra, luto, naves que? não posso falar! (mas é a melhor parte pra mim) e muita emoção! Cinematográfico! Brilhante!

Julia Ledra 28/02/2022

Esperava mais, mas não foi pra mim
Eu costumo amar os livros do Brandon Sanderson, mas esse não foi escrito pra mim. Eu não gosto muito de livros foçados em ação, tenho um pouco de preguiça disso, então não me conectei com esse livro.

Gosto do cenário de escola, nesse caso uma escola de pilotos de guerra, e eu gostei que as coisas não são fáceis, os alunos não aprendem a voar em um capítulo e no próximo são pilotos incríveis. Muito pelo contrário?

As partes que eu mais gostei no livro foram a história de como os humanos chegaram nesse planeta, o que aconteceu com o pai da Spensa e qual é o rolê dessa guerra sem fim que eles estão lutando contra os Krell (basicamente eu gostei dos mistérios do livro, a parte de ação realmente me entediou)

O final não me empolgou muito pra continuar lendo a série e acho que num geral eu não sou o público alvo desse livro, apesar de amar outros livros desse autor (mas quando ele foca em fantasia, mistérios e politicagem em vez de ação)

Hercilio.Helton 11/08/2021

"Só os tolos iam até a superfície. Era estúpido correr um perigo daqueles, minha mãe sempre dizia. Tinha a chuva de detritos quase constante do cinturão de destroços, mas, além disso, nunca dava para saber quando os Krell atacariam"

Skyward é uma ficção científica/fantasia que se passa vários anos no futuro num planeta chamado Detritus.

Detritus tem esse nome pois é cercado por uma camada de lixo espacial tão densa que, mesmo da superfície do planeta, é muito raro conseguir ver as estrelas.
Os humanos, ou o que restou da humanidade, vive no subsolo do planeta, se escondendo dos ataques constantes dos Krell - alienígenas que enviam naves para bombardear a superfície de Detritus.

Os humanos viviam separados em pequenos grupos pois qualquer aglomeração muito grande podia ser 'sentida' pelos Krell que focavam aquele local para exterminar a todos.
Porém, com a descoberta de uma base subterrânea que possibilita a produção de naves de combate, foi criada a FDD - Força Defensiva Desafiadora - para proteger a humanidade.

"Então..." falei. "Está dizendo que, no fim do nosso treinamento, você espera que sejamos capazes de usar ganchos feitos de energia para esmagar nossos inimigos com pedaços flamejantes de detritos espaciais?"
"Sim."
"Isso.." sussurrei. "é a coisa mais linda que já ouvi"

Durante a história seguimos Spensa, uma personagem bem... interessante.
Spensa é filha de um dos grande pilotos da FDD. Um dos melhores pilotos que a humanidade já teve. Porém seu pai foi marcado como desertor, traidor e covarde ao fugir de uma batalha direta contra os Krell e por em risco a vida de todos de sua equipe.
A nave de seu pai foi abatida em combate e Spensa foi então taxada como a filha do covarde, e tem sua vida inteira moldada por esse único fato.

"Algumas vezes, as respostas de que precisamos não combinam com as perguntas que fazemos. E, algumas vezes, os covardes fazem os sábios de tolos"

Porém Spensa não desiste. O sonho dela é ser piloto da FDD e ela não vai descansar até conseguir.

"As pessoas precisam de histórias, filha. Ela nos trazem esperança, e essa esperança é real. Se esse é o caso, então o que importa se as pessoas das histórias realmente existiram?"

Spensa cresceu ouvindo as histórias de sua Vozinha - uma das poucas sobreviventes da última nave humana que pousou em Detritus - que conta à ela as lendas dos heróis humanos, e a inspiram a, apesar de todo o preconceito que sofre, tentar sempre dar o melhor de si.

Embora vejamos a história à partir dos olhos de Spensa o autor conseguiu trabalhar muito bem a construção de todos os personagens.
Todos os outros pilotos da equipe são muito bem desenvolvidos de uma forma real e crível à medida que o livro vai se desenvolvendo.

Skyward traz emoção, combates aéreos, questionamentos filosóficos e até bastante comédia. Perdi a conta de quantas vezes ri lendo as conversas entre Spensa e os outros personagens 😂

O desenvolvimento da história é incrível, os personagens são espetaculares, o vilão é interessante e enigmático e existe até um enemies to lovers que a galera desse mundo literário tanto gosta 💜

Recomendo pra todos os fãs de YA (jovem adulto) e de ficção científica.

"Não devemos nos esconder nas sombras porque tememos a fagulha dentro de nós. A resposta não é deixar a fagulha de lado, mas aprender a controlá-la"

É isso então.
E você, já conquistou as estrelas?