Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Margarete 26/11/2023

Talvez funcione como sci-fi juvenil, não sei...
Não vou dizer que foi uma leitura ruim, pois já passei da fase de ir até o fim de um livro só pra ver se melhora. Juro que pensei em fazer isso logo no começo, quando percebi que eu não era o público -alvo, mas tive que reconhecer que era bem escrito, embora não interessante. Continuei. E olha que é um calhamaço. Se alguém conhecer um livro do Sanderson para adultos, por favor, me indique. Escrever bem e ter boas ideias, ele tem. Eu é que já estou passei do tempo de ter paciência para as problemáticas juvenis (recomendo para o pessoal +16.

Mariana113 20/11/2023

Gostaria de poder transmitir cada fio de sentimento que senti lendo esse livro, mas como é impossível, gostaria de tentar dizer.

Skyward foi sem dúvidas uns dos melhores livros que já nos último dias e meses. Foi um dos pouquíssimo livros onde eu não achei a protagonista chata em nenhum momento sequer ( O que é muito difícil pra mim )

Felizmente a Spensa, nossa protagonista ( Nossa Spin ) é uma personagem que não abaixa a cabeça pra ninguém e muito menos deixa que falem de seu pai que foi rotulado como um covarde anos atrás. Mesmo que seja uma personagem que não aceita qualquer ofensa de ninguém, ela não é o tipo de personagem que só ela está certa e é egocêntrica. ( As vezes ela pode sim até pensar que só ela está certa, mas na mesma página ela se reconhece ou logo tenta entender o lado da outra pessoa ) E mesmo dizendo isso tudo infelizmente não consigo descrever o quão maravilhosa a Spensa é e o quando ela cresce durante todo o momento nesse livro aprendendo, se superando e se reconhecendo sempre

Alguns personagens no começo até não me importei em estarem ali, mas com o passar do tempo, todos, sem excessão de nenhum, senti como se fosse a minha família. Cada perda, cada adeus, mesmo que não fosse por muito tempo, fez com que eu chorasse igual criança como se estivessem arrancando uma parte de mim. Em um livro relativamente pequeno, o Brandon teve a capacidade de fazer isso. Você se importa, se choca ou chora com as perdas, despedidas, reencontros e companheirismo.

Como a Spensa, todos os personagens cresceram, aprenderam e tiveram um desenvolvimento simplesmente gigante e perfeito.

E, como é muito difícil de acontecer, não teve um personagem que eu deixei de gostar. É uma livro maravilhoso, com 100% dos personagens incríveis e cativantes; uma história que você quer saber o final e se importa em saber, com plots gigantescos que fazem você parar alguns minutos pra pensar " pqp???? " ( Se não estiver chorando como eu em 80% do livro )

A conclusão disso tudo é: Se tiver a oportunidade de algum dia ler esse livro, então não hesite sequer um momento.
Tayná Rezende 20/11/2023minha estante
Esse livro é um obra de arte, todos deveriam ter a experiência que é ler skyward ??

L D 19/11/2023

Resenha: Skyward (segunda leitura - sem spoilers)
Ri, chorei, ri e chorei de novo assim como na primeira leitura. Brandon é Brandon.
Skyward tem uma narrativa cativante a qual me identifiquei muito com a protagonista. Spensa(codinome:Spin) é uma garota muito orgulhosa de si, mas que sofre do estigma social devido a circunstância na qual seu pai, um piloto Desafiador, morreu, dando a ela a alcunha de ''Filha do Covarde'', algo terrível dentro da sociedade em que ela vive. O orgulho aqui é uma defesa natural que ela construiu para desafiar o desprezo.

Mas toda moeda tem duas faces, durante um conflito centenário contra alienígenas que tentam destruir a raça humana Spensa tem que lutar contra seus próprios inimigos em terra para conquistar seu sonho de ser uma Desafiadora, inimigos esses que estão no topo da cadeia e que não a querem voando por razões que soam injustas, mas que no fundo parecem ter seus motivos. As palavras Desafiador e Covarde sofrem várias desconstruções e reconstruções ao longo do livro.

Ficção científica, futurismo, descrições deslumbrantes e corretas de pilotagem, uma pitada de Star Wars e com um ritmo excelente, Skyward vai te fazer secar muito os olhos e vibrar quando algo bom acontecer. É uma história inspiradora e divertida.

jes 19/11/2023

PERFEITO
Esse é aquele livro que facilmente você engole em dois/três dias de tão boa que é a escrita e a história.
O desenvolvimento dos personagens é muito bom, principalmente da protagonista.
Algumas coisas ainda não ficaram explicadas (ou eu fui burra e não percebi) mas acredito que serão no volume 2.
Recomendo muito, quando eu não estava lendo eu estava pensando em ler.

Gabes_Ricci 17/11/2023

Eu tô louca pra continuação!!
Okay, então eu estou procrastinando escrever essa resenha, e o porquê é bem simples, por mais que eu pense todas as vezes que tentei escrever sobre não senti que era o bastante para representar minha leitura, então vou me contentar com isso:

Quando acabei o livro, me senti um tanto quanto desolada, até pensei em dar 4.5 na leitura porque achei que estava me sentido assim porque o final não era tão bom, ou algo assim. Mas então descobri que o livro tinha continuação, e sério - só não sai dançando pela casa porque não queria que minha mãe achasse que fiquei louca, mas ficou muito, MUITO, fácil dizer que esse livro é cinco estrelas!

Se eu tivesse que dos livros que li esse ano fazer uma lista dos 7 melhores, não sei como faria isso, mas esse teria que estar lá!
Amei os personagens, o desenvolvimento, a história - mesmo não entendendo bulhufas de maquinaria de aviação, a personagem principal que é incrível - e ainda sim erra. No mesmo tempo que eu estava me acabando de chorar já tava indo com os outros personagens, sem me sentir forçada nem nada, mas acompanhando o ritmo frenético de luta deles que não dava espaço pro luto.
Amei o fato de serem adolescentes, agirem como adolescentes, mas atuarem como a situação exige, mesmo com a imaturidade lá. Amei o desenvolvimento da história e deles.

Simplesmente, leiam!

Luanaleticiadf 16/11/2023

5 estrelas e favoritado
No começo demora um pouquinho pra se apegar nos personagens, mas depois que engata minha filha é eita atrás de eita, que obra de arte, os personagens são maravilhosos, amei todos (principalmente o M-Bot), ele tem uma vibe meio Hoid hahahahaha sensacional, a batalha final vai te deixar sem fôlego, leiam

Carolina Miranda 11/11/2023

Ele não erra
Eu tinha certeza que não gostava da temática espacial, naves e combates. Pra tirar a prova fui dar uma chance pro meu autor favorito.
Como eu estava errada, esse livro, seus personagens, a narrativa, tudo, foi absolutamente impecável.
Não consegui largar o livro por vontade própria e não vejo a hora de ler o próximo.
Não vou falar mais do que isso pra não estragar a experiência de quem for ler.
Mas indico e indico muito.

Vitinho 10/11/2023

Persistência e dedicação
Essas foram duas palavras que pra mim definiram bem a história.
Eu estava super ansioso para ler algo do Brandon, e devo dizer que esse primeiro contato foi muito bom.
O livro é envolvente e em vários momentos marcados por atitudes que vemos como injustiça então queremos seguir para ver até onde vai tudo isso e se vai mudar de alguma forma.
E eu só posso dizer leiam, vale a pena de mais, é cada reviravolta melhor do que a outra, e o final é tudo o que eu nunca imaginaria que seria kkkkkkkkk
Os personagens se desenvolveram muito bem e eu gostei de mais do amadurecimento da Spensa, do Jorgem e dos colegas de turma. Enfim, para quem tinha perdido o costume de ler ficção científica foi um ótimo retorno e já quero ler os próximos ???

Izabella 10/11/2023

Skyward
Geralmente eu não tenho vontade de consumir nada relacionado ao espaço, então esse foi meu primeiro livro pelo que posso me lembrar que trás essa temática, e eu simplesmente amei, eu estava receosa em como seria o processo de leitura em relação a fluidez porque o primeiro livro que eu li do autor foi Elantris e para mim até a metade de Elantris foi extremamente arrastado, mas eu tive uma enorme surpresa positiva lendo Skyward eu não sentia o tempo passar nem um minuto foi tão rápido e tão fluido que eu acho que posso colocar como um dos livros com maior fluidez de escrita que eu já li, quando pisquei já estava na página 100 muito bom mesmo, a protagonista é meio clichê de "cabeça dura, esquentadinha" mas mesmo assim eu gostei bastante dela Spin é muito legal e divertida e ousada e os outros personagens também são muito cativantes como um todo, principalmente uma certa máquina e a "Flácida" me arranca um risinho toda vez que eu leio esse codinome, enfim sem mais delongas amei demais essa leitura e pretendo ler a continuação logo logo.

Milenna.Pessoa 04/11/2023

Muito bom, confesso q no início foi difícil me apegar a leitura, mas depois fluiu tranquilamente, Brandon Sanderson arrasa!

Ruth 30/10/2023

Não sou covarde ?
Mano QUE LIVRO FOI ESSE?

Confesso que no início minha leitura dele foi bem enferrujada pq tava saindo de uma ressaca literária, mas depois engatei direitinho e... sério, que livro.

Os persoangens são cativantes, a história é genial e tudo sobre esse livro parece ter sido muito bem planejado (e executado, diga-se de passagem).

Eu não poderia dar menos estrelas pra esse livro.

Skyward me lembrou do porque eu gosto tanto de ficção científica. Sério.

O arco do personagem da Spensa foi simplesmente icônico. O desenvolvimento dela não foi repentino ou bruto, mas foi gradual e trouxe ela pra onde ela tá. Simplesmente impecável.

Superou TODAS as expectativas que eu tinha mesmo. A leitura vale muito a pena.

Bruna 25/10/2023

O CHAMADO DAS ESTRELAS
Minha primeira experiência com Brandon Sanderson e o que posso dizer é, que escrita incrível! Em buscas de novas aventuras decidi me aventurar pelo mundo literário da ficção e fui nocauteada.

Skyward entrega tudo que sua premissa promete, e um pouco mais. Nesse livro iremos acompanhar a jovem Spensa em sua jornada de auto descoberta, em um mundo que anseia que ela desista, temos um universo muito bem estruturado em todos os aspectos que nos fazem sentir parte daquela sociedade durante a leitura. Grande parte das informações que recebemos enquanto lemos tem relevância ao desenrolar da história, mostrando o quão bem fechado esta esse universo de Sanderson.

Temos grandes cenas de ações, com direito a perseguições, naves e despedidas.

Um único ponto que me incomodou foi a personalidade da nossa protagonista, Spensa é uma garota muito difícil e ao meu ver algumas de suas reações me fizeram sentir um pouco de distanciamento e falta de empatia, mas ao longo das páginas, chegando mais ao fim do livro conseguimos observar o desenvolvimento e amadurecimento da personagem. Os momentos mais esperados para mim eram a interações de Spensa com M-Bot, uma nave com uma personalidade única que ganha o seu coração mas ao mesmo tempo te deixa com um pé atrás sobre a sua origem.

De modo geral todos os personagens tiveram bons desenvolvimento durante a história, mas algo que o escritor deixou claro é que não tem dó de dar fim a suas criações.

Skyward é um livro que com certeza vale a pena a leitura, ele te prende do começo ao fim com todos os seus mistérios por trás de Detritus, e com respostas que eu certamente não esperava. Ainda sim o autor consegui deixar ganchos importantes o suficiente para embarcar na leitura do segundo volume da série.

Sérgio Moura 16/10/2023

Gostei, mas nem tanto.
Achei a construção do universo fantástico interessante, a questão das batalhas aéreas, todas as nuances das aeronaves, os treinamentos dos pilotos etc. Mas, sinceramente, não foi um livro que me prendeu tanto. Demorei a engatar e, no fim, já estava querendo que acabasse logo. Não sei se vou dar chance à continuação.