Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Sarah 28/07/2023

Conquiste as estrelas
Spensa é uma garota extremamente decidida quanto ao seu futuro.
Mesmo sendo considerada apenas como a filha de um Covarde, ela vai mostrar a todos que merece a chance de se tornar uma Desafiadora.

O livro é muito bom, Spensa por mais teimosa que seja consegue nos prender com suas ideias e sonhos.

O Babaca e os demais colegas de aula de Spin são incríveis, amei conhecê-los e tentar entender por que escolheram arriscar as próprias vidas para proteger a humanidade.

Cobb tem meu coração, mesmo sendo rabugento e muitas vezes severo demais com os alunos. Também amo o M-Bot...

Que final, simplesmente incrível, eu não tinha ideia de como este livro ia terminar mas me surpreendeu muito.

Pomaila 23/07/2023

Que livro maravilhoso. Eu sou apaixonada por histórias assim, cativantes, de narrativa leve, fluída, gostosa. Pra mim, o livro traz tudo que espero de um primeiro livro de saga, um mundo bem construído, uma história que se sustenta e é boa de ler, entrega respostas o suficiente pra te fazer entender bem o universo e o conflito inicial e deixa aquela sensação de quero mais. Espero q os próximos não sejam uma decepção.

Neitanx 19/07/2023

Simplesmente incrível!
Personagens cheio de personalidade, mistérios que ao mesmo tempo que são respondidos ficam mais intrigantes, combates aéreos incríveis e leitura fluida e fácil.

Comecei irritado com a infantilidade da protagonista Spensa mas ela amadureceu junto com os acontecimentos e tenho certeza que vai seguir amadurecendo com os próximos livros, os combates são muito bem descritos e cinematográficos.

O autor te enche de perguntas e aos poucos vai te dando respostas e te deixa ansioso por mais.

gfb_04 17/07/2023

Às vezes, as respostas que queremos não batem com as perguntas que fazemos.
A GRANDE CONTRADIÇÃO DA MINHA VIDA. EU NUNCA TERIA VALOR, A MENOS QUE EU PUDESSE ME PROVAR - MAS EU NÃO PODIA ME PROVAR PORQUE NINGUÉM ME DAVA UMA CHANCE.

eloisagroshevis 16/07/2023

Li faz um tempo e esqueci de falar dele aq hehe
Eu estou ZERO acostumada com fantasias que envolvem espaço, naves, alienígenas, e robôs hiperinteligentes. MAS, a leitura fluiu MUITO, eu adorei as cenas de ação e as tecnologias que eles usam, e o ambiente de treinamento, gostei mt mt de tudo.

PORÉM, nesse primeiro livro, a Spensa - nossa querida protagonista - é novinha e enfrenta muito coisa pesada pra idade, por isso ela É UM PORRE, misericórdia, chata chata chata chata chata chata. Mas no segundo livro ela melhora MUITO, então dou uma passada de pano.

Nas cenas finais, eu CHOREI de emoção KSSKSKSKS eu sou um pouco desesperada, não sei se foi pra tanto, mas nossa, ACHEI MUITO BOM.

Todo dia antes de dormir eu oro pela saúde e longevidade do Brandon Sanderson, recomendo que façam o mesmo.

Bia 13/07/2023

Brandon Sanderson é realmente tudo isso
Ameeei esse livro, a narrativa é muito envolvente, apesar de mais jovem o crescimento da personagem principal é gritante e só tornou o livro mais interessante, não consegui largar.

Karenina 11/07/2023

Conquiste as Estrelas
Primeiro queria começar pontuando que a sinopse desse livro é extremamente ruim porque além de dar um puta spoiler que você não entende até o final do livro, estraga o plot twist.

Gosto da ambientação do livro, me lembra um pouco algo como Star Wars, Fúria Vermelha e Duna mas com um sistema menos complexo de mundo e personagens.
A pegada Top Gun é muito bem vinda também e a maior parte do livro se passa em ambiente de combate aéreo, o que mantém o livro animado.
Temos uma protagonista que vai se construindo aos poucos, partindo da clássica introdução da jornada do herói com a infância passada sofrendo bullying, mas a medida que a narrativa vai avançando temos as dúvidas, os fracassos e os refinamentos na personagem. Acho que faltou um pouco de desenvolvimento na parte dos colegas de equipe do Esquadrão Celeste, gostaria de ter visto mais também do romance sugerido ali.
É um livro bom.

Ley 10/07/2023

Protagonista determinada
Esse livro me deu um começo conturbado, mas no final estava tão eufórica que não entendia como eu não tinha insistido para ler ele antes. Simples assim. Depois fiquei lamentando por não ter um segundo volume em mãos para suprir minha curiosidade. Essa história me fez ficar verdadeiramente envolvida, mas sinto dizer que não começou bem assim.

Tive um início mediano por ficar irritada com a protagonista e com todos ao seu redor. Aqui, o ser humano teve avanços o suficiente para encontrar um planeta chamado Detritus decidindo residir ali. O impedimento para que tudo fique na mais perfeita paz, é que repetidamente eles lutam contra um inimigo chamado Krell, dispostos a aniquilar a humanidade, mas sem nenhum contato ou sequer conhecimento do motivo ou o como eles se parecem. É tudo bem nebuloso mesmo, mas a história segue Spensa, que sonha em ser piloto, vivendo a margem da sociedade, sendo rotulada como covarde pelo legado de seu pai, que desertou em uma batalha e foi abatido em seguida.

Spensa acredita firmemente que seu pai não é covarde, culpa a instituição por isso, mas é determinada em seguir os passos do pai, ser piloto e provar que não carrega o mesmo título. Embora seja uma posição bonita da parte da protagonista, ela é barrada por todos, contrariada, e impedida de seguir com seus objetivos. A personalidade de Spensa guerreia com sua força de vontade, ao mesmo tempo que é esforçada, ela tem um tipo de teimosia que pode ser um problema para si mesma.

Suas atitudes são mais irritantes no início, grande parte disso se dá por ela viver em uma bolha e não conhecer todos os fatos. O mesmo digo sobre como tudo é administrado. Os humanos vivem em uma batalha constante pela vida, mas a FDD (Força de Defesa Desafiadora) seleciona e sacrifica seus pilotos, querendo ou não. Os humanos agem com segregação, quando a manobra mais lógica seria unir-se apesar das diferenças e aceitar qualquer ajuda que lhes seja oferecida.

Na longa jornada da protagonista que luta pelo seu lugar como piloto, ela se depara com mais desafios do que se esperava, e descobertas que podem lhe ajudar futuramente. É revoltante, mas inevitavelmente torci e fiquei mais apegada a Spensa. A determinação dela foi minha qualidade favorita sobre a personagem. Da metade para o final, ela tinha se tornado uma inspiração de força.

A história e construção dos personagens são incríveis, mas uma adição igualmente louvável é como a ficção científica funciona, entrelaçada com a vivência dos personagens, tornando-a urgente e emocionante. Com naves e aspecto futurístico, tudo o que sabemos inicialmente é um grãozinho de feijão comparado com as dimensões do que é descoberto nos momentos finais. Vai deixando a narrativa difícil de largar, que foi o que aconteceu comigo.

Skyward foi uma leitura surpreendente. A protagonista adolescente tem uma personalidade mais impetuosa, mas não é nada leviana. É impressionante seu crescimento, seu fardo a carregar, tudo o mais. Ao começar a história não imaginava ficar tão apegada, mas foi o que aconteceu, e fico contente. É comum sobre a história se perguntar se será difícil compreender termos envolvendo esse cenário de ficção, e a resposta é que, sim. É tudo muito simples de entender, e ajuda que as descobertas são feitas em conjunto com a protagonista, sem sobrecarregar o leitor, enquanto as descrições possuem uma linguagem objetiva.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-skyward-livro-1.html

Rebeca 09/07/2023

?Conquiste as estrelas, Spensa?
Se aventurar em mais um universo do Brandon Sanderson é sempre uma grata surpresa e dessa vez não foi diferente. Skyward me deixou envolvida de uma forma que eu não esperava de uma ficção científica e eu não poderia estar mais grata por isso.

Essa história é narrada através da Spensa, codinome Spin. Uma garota lutadora, que sonha desde sempre com as estrelas e levantar voo. Para ela, querer se tornar uma piloto da FDD é sua única certeza.

?? Conquiste as estrelas, Spensa ? ele falou.
Eu ia ser piloto algum dia. Voaria bem alto e lutaria.?

Nesse universo a raça humana se vê tendo que sobreviver no planeta Detritus, onde há ameaças inimagináveis. Nesse planeta, ver o céu é quase uma dádiva, ele é obstruído por imensas estruturas que orbitam o planeta e volta e meia caem na superfície. Além disso, os cidadãos formaram esquadrões para se protegerem de constantes ameaças alienígenas.

Este é o mundo conhecido por Spensa e que tem ele virado de cabeça para baixo quando seu pai, em uma grande batalha, foi nomeado como covarde e morto. Agora sua única missão é voltar a trazer honra e mérito para sua família. O ato da covardia do seu pai, pesa em seus ombros, quando ser corajoso e desafiador é o que parece mover seu povo.

?? Meu pai me disse para conquistar as estrelas. Temo que elas o tenham conquistado, em vez disso.?

Quando uma oportunidade para entrar no grupo de cadetes surge, ela aceita, sem imaginar que terá que lutar com unhas e dentes para que permaneça ali.

A construção de Skyward é brilhante, Brandon parece nos oferecer migalhas dele no momento certo, nos deixando imersos em um mistério fascinante e inovador. Não vemos as páginas passando e ficamos presos a história desses personagens que a cada capítulo nos revela uma nova camada.

Os personagens desse livro sem dúvidas são o que mais trás brilho e verdade a essa história. Mesmo os que inicialmente parecem ser os mais babacas e impossíveis de se simpatizar, nos revelam serem lutadores e sobreviventes desse planeta onde a elite parece ser a única merecedora disso.

Alguns estão ali por mérito, sonhos, para serem o que de fato sonharam em ser ou até mesmo tentando se auto desafiar. Já outros pelo simples fato de serem privilegiados por toda a sua vida. Aqui a gente vê um reflexo da nossa própria realidade e aos poucos o autor nos revela a humanidade de cada um.

?Eu nunca tive medo do escuro. A escuridão me fazia lembrar do exercício que Vozinha me ensinara, quando eu flutuava na direção das estrelas que cantarolavam. Não dava para ter medo do escuro quando se era um combatente. E eu era uma combatente.?

A Spensa é a típica adolescente que se encontra naquele limbo da fase adulta. Cheia de receios, sonhos e com aquela ânsia de tornar o mundo melhor que todos nós temos ou já tivemos nessa fase, chegando até a ser chata. Ela é densa, real e sem exageros. Iremos acompanhar ela nessa caminhada em que irá errar, acertar e sentir medo inúmeras vezes. Com certeza você irá rir, se divertir, sentir um pouco de vergonha alheia, tomar todas as suas dores e anseios e sem dúvidas se emocionar com a trajetória dessa personagem.

?Sentia-me oca. Vazia. Não assustada, claro. Eu me banhava nas chamas da destruição e revelava o grito dos derrotados. Eu não ficava assustada.?

Em muitos momentos me senti assistindo Star Wars, Top Gun e Herbie. Uma mistura perfeita dos três, em um universo de ficção científica. A narrativa é lenta em alguns momentos, para dar espaço a batalhas épicas onde não sabemos quem serão os felizardos a saírem vivos.

Jorgen, codinome babaca. Ele foi um personagem que surpreendentemente eu simpatizei desde o começo, porque eu sabia que ele tinha mais para nos mostrar. Para um líder de esquadrilha em que esse papel foi dado de forma fácil, ele é uma surpresa por ser uma dúvida para a Spin e até mesmo um adversário. Mas que se revelou ser um amigo e parceiro de esquadrilha.

Eu amei todos os personagens desse livro, desde aqueles que pareceram serem os vilões inicialmente, aos que se foram precocemente.

?? E alguma coisa é justa? Ele sorriu. ? A morte. Trata todos do mesmo jeito.?

Cobb, o treinador, ex-piloto e ex-parceiro do pai da Spensa. Ele é aquele personagem cru e verdadeiro, que abriu portas e deu oportunidades para a Spin. É através dele que vemos as falhas da FDD, que não são poucas. Vemos as diversas cicatrizes que ele carrega por causa disso. Não tem como não se perguntar a certa altura quem são os verdadeiros vilões e heróis dessa história.

M-bot foi uma surpresa e o alívio cômico que esse livro precisava. Uma nave abandonada, misteriosa - que tem inteligência artificial e uma personalidade cativante, sarcástica e debochada. Ele é uma das coisas que trás ainda mais mistério para o enredo.

Sinceramente gostei de tudo um pouco desse livro. A construção lenta e constante, sem jogar vários plots em nossa cara e sair correndo depois, tem seu valor.
Acho que esse é um livro perfeito para quem quer iniciar no mundo do Brandon Sanderson. Não tem como não se apaixonar por tudo o que vier a seguir.

Lidia Valverde 09/07/2023

Amei!!!
Estou simplesmente apaixonada por esse universo e esses personagens. Uma história gostosa de ler, com personagens apaixonantes e uma história que me fez amar cada detalhe dela.

Acompanhar esses jovens aprendendo a pilotar e encontrando tantos desafios ao longo do caminho, foi uma jornada incrível. Amei a Spin, M-Bot, Lad, Jorgen, Arrojada, Cobb e tantos outros personagens.

Que história gostosa de ler. Ler as descrições de luta aérea e ficar imaginando isso foi muito divertido.

Me apaixonei pela escrita do Brandon Sanderson. Super recomendo!

Henrique 29/06/2023

Que livro!
Branderson tem uma um cérebro e uma imaginação que não dá pra descrever!

Tirando também o fato de ter uma escrita super fluída...

Esse livro me surpreendeu demais! O livro prometeu e entregou o dobro!

Recomendo para fãs do gênero de ficção científica que envolva naves, etc

Hanajima 28/06/2023

Brandon é Brandon
Segunda série dele que eu começo e também tem um começo épico. Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas nos últimos 75% eu devorei esse livro, não conseguia parar de ler só queria ver o que ia acontecer no final. Eu gostei de ver a evolução que os personagens tiveram e a dor que cada um deles sentia e, realmente era algo muito triste.
Enfim, vou continuar a série. Depois desse final eu preciso saber o que vem a seguir, como pode um plot tão bom??